Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


segunda-feira, 17 de março de 2014

Entenda o que é voto proporcional, distrital e suas variáveis - Notícias - Política









Direto ao assunto


Entenda o que é voto proporcional, distrital e suas variáveis


Do UOL, em Brasília
02/07/201311h56





Comunicar erroImprimir


A mensagem enviada pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional nesta terça-feira (2) sobre a reforma política inclui o sistema eleitoral do país -- ou seja, a forma pela qual os políticos são eleitos.

- Voto proporcional: é o sistema utilizado atualmente no Brasil. Segundo o livro "Sistemas Eleitorais - Uma Introdução", do cientista político Jairo Marconi Nicolau, cada Estado (ou distrito eleitoral) elege um determinado número de representantes de acordo com sua população (por exemplo, o Estado de São Paulo, o mais populoso, tem direito a 70 cadeiras na Câmara dos Deputados). O objetivo do sistema proporcional é garantir um grau de correspondência entre votos e cadeiras recebidas pelos partidos em uma eleição. Por exemplo, um partido que tenha recebido 15% dos votos teria direito a cerca de 15% das cadeiras. Nesse sistema, o partido apresenta uma lista de candidatos para as eleições e, a distribuição das cadeiras parlamentares é feita de acordo com os votos dados em cada lista. Há, no entanto, diversos métodos para distribuir as cadeiras entre os partidos, envolvendo cláusulas de exclusão e coligações partidárias.

- Voto distrital: nesse tipo de votação, o Estado seria dividido em vários distritos, e cada distrito elegeria um deputado por maioria simples (50% dos votos mais um). Assim, o candidato mais votado é eleito.

- Proposta em dois turnos: segue o mesmo modelo do voto distrital, mas, para ser eleito, o deputado tem que receber pelo menos 50% dos votos dos eleitores. Na prática, seria como se houvesse segundo turno também na eleição para deputado.

- voto distrital misto: É uma combinação do voto proporcional e do voto majoritário, de acordo com proposta em tramitação no Senado. Os eleitores tem dois votos: um para candidatos no distrito e outro para as legendas (partidos). Os votos em legenda (sistema proporcional) são computados em todo o estado ou município, conforme o quociente eleitoral (total de cadeiras divididas pelo total de votos válidos). Já os votos majoritários são destinados a candidatos do distrito, escolhidos pelos partidos políticos, vencendo o mais votado.

- voto "distritão": proposta semelhante à do voto majoritário. Seriam eleitos os candidatos mais votados nos Estados e no Distrito Federal, que seriam entendidos como circunscrições eleitorais, ou seja, não seriam divididos em distritos - daí o nome "distritão". O sistema seria semelhante ao do voto majoritário - usado para cargos do Executivo e para o Senado -, só que para deputados federais, estaduais e vereadores

Vitória das ruas: o que mudou após os protestos pelo Brasil33 fotos8 / 33
PLEBISCITO PARA REFORMA POLÍTICA: No dia 24 de junho, a presidente Dilma Rousseff propôs cinco pactos para a melhoria dos serviços públicos no país (pela responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte público e educação). Ela também afirmou que irá pedir um plebiscito para a reforma política. Na foto, a presidente recebe representantes de movimentos sociais para ouvir propostas e discutir soluções para encerrar a onda de manifestações no país Leia mais Evaristo Sa/AFP
Comunicar erroImprimir
Notícias relacionadas



COMENTÁRIOS 31









Luann Wayne 

9 meses atrás

Não é preciso uma super constituição rígida para que possamos avançar politicamente. Creio mais na conscientização do povo, por meio da educação. O sistema proporcional é um dos mais evoluídos do mundo, mas ele não tem culpa pelo fato de homens corruptos o utilizaram de modo errado. Nesse sentido, qualquer sistema eleitoral seria falido no Brasil. Já dizia o antropólogo Gilberto Freire, "o brasileiro tem uma tendência natural para desonestidade", ele só errou porque generalizou, mas isso não deixa de ser verdade. Maior exemplo é a lei da ficha limpa. Inúmeros brasileiros, com muito esforço, conseguiram aprovar uma lei que impede que pessoas com processos sejam candidatos. Aí o que acontece: esses candidatos com ficha "suja", são ,respectivamente, os mais votos em seus estados. Não há como pensar numa reforma eleitoral, sem antes mudarmos a nossa consciência, senão corremos ricos de todos esses esforço ser em vão.
Responder
0



Rianni 

9 meses atrás

Nem adiantaria trocar todos os deputados e senadores por outros que nunca tiveram mandado porque continuam existindo os Partidos Políticos que INDICAM QUAIS OS SEUS REPRESENTANTES E NOS PEDEM SEU AVAL NO VOTO. Precisamos de uma nova Constituição, com modelo diferente de Sistema Político que revise os três poderes constituídos e mudem sua forma para que ELES REALMENTE FUNCIONEM OU NÃO PRECISAMOS DELES. Não vejo outro meio de começarmos a fazer alguma coisa pelo país sem uma Constituição que não possa ser rasgada, sujada, jogada, cuspida, emendada, remendada, esquecida. Isso não é Constituição e vale tanto quanto um gibi do Homem Aranha (pensando bem, o gibi vale mais). Uma Constituição deve conter no seu todo cláusulas pétreas que impeçam sua modificação e só poderá ser alterada por outra se chegarmos à conclusão que caducou (daqui a dois ou três séculos).
Responder
0



Paulista indiginado II 

9 meses atrás

Sem reforma politica so muda o nome dos cabritos que irão tomar conta da horta..So isso...Acho estranho alguns atribuirem corrupção somente aos governantes atuais, politicagem a parte alguem se lembra das privatizações inclusive da vale vendida por menos de 1/3 do valor, do proer para salvar banqueiro falido, do sivam, do Pais ter quebrado mesmo tendo vendido o melhor de suas estatais, da emenda da reeleição com compra de votos comprovada..etc etc..Corrupção com os governantes atuais..??????
Responder
0



Alexandre Alatzatianos 

9 meses atrás

AMIGOS !!!! ENTREM NO FACEBOOK ... QUEM NAO TEM...COMECE UM....É ALI NOSSO MEIO DE COMUNICAÇÃO....#MOVIMENTO CONTRA CORRUPÇÃO #VEMPRARUA BRASIL E OUTROSSS.... DIA 11 VAMOS MOSTRAR NOSSA FORÇA.... NAO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE...
Responder
1



Marco70 

9 meses atrás

Me perdoem a contrariedade, mas o problema do País não é o sistema de governo e sim a "corrupção nos governantes atuais". Vamos fazer plebiscito para que? Confirmar corruptos no poder com algum sistema diferente? Isto seria para desviar a atenção?
Responder
2



Paulista indiginado II 

9 meses atrás

Sem reforma politica so muda o nome dos cabritos que irão tomar conta da horta..So isso...Acho estranho vc falar governantes atuais, vc lembra das privatizações inclusive da vale vendida por menos de 1/3 do valor, do proer para salvar banqueiro falido, do sivam, do Pais ter quebrado mesmo tendo vendido o melhor de suas estatais, da emenda da reeleição com compra de votos comprovada....Corrupção com os governantes atuais..??????
0



heloisaleal 

9 meses atrás

Creio que corrupção se combate com Educação de qualidade PARA TODOS, pois cidadãos mais éticos e mais conscientes politicamente escolheriam melhor seus representantes. Porém, o atual sistema político já provou suas deficiências e sua falência, pois estimula e favorece a corrupção.
0



Renato Soares Sousa 

9 meses atrás

...já que a nossa presidente Dilma vai importar médicos para resolver o problema da saude no país que tal importar poíticos honestos para a câmara e o senado para resolver os problemas de incopetência também no país? que tal essa susgestão ?
Responder
2



duarte-macedo 

9 meses atrás

SOLUÇÃO - Guilhotina pros PETISTAS - SEM DÓ. TEMOS QUE NOS LIVRAR DESSA CORJA SEM ESCRÚPULOS E DE PÉSSIMO PREPARO.
Responder
0



Antonio Fouto 

9 meses atrás

Voto distrital sim, sem lista fechada ou misto. O voto proporcional como é hoje faz com que se posa votar em candidato que não seja da região. Fim do voto secreto no Congresso Nacional, Redução de três para dois o número de senadores por estado e na mesma proporção o número de deputados federais. Fortalecimento do ficha limpa, fazendo com que parlamentar perca o mandato no ato de eventual condenação. Mandato de cinco anos sem reeleição para cargos executivos e também de cinco anos para senadores e deputados, podendo participar apenas de uma reeleição. Redução do número de Ministérios e de cargos em comissão.
Responder
2



MOVENDAS 

9 meses atrás

Parabéns pelos seus comentários Antônio Fouto, concordo plenamente com suas argumentações.
0



edsonbr 

9 meses atrás

VOTO FACULTATIVO - PRESIDENCIALISMO - FUSÃO PARTIDARIA PARA DOIS GRANDES PARTIDOS OPOSIÇAO X SITUAÇÃO PROIBIR MUDANÇA DE PARTIDO PROIBIR REELEIÇÃO DE PARTIDO - PERMITIR BRASILEIRO SEM PARTIDO FICHA LIMPA EDUCADO SE ELEGER A QUALQUER CARGO - REFORMAR CONGRESSO NOS PADRÕES SUECOS - NÃO AO FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA -REFORMA JÁ!! PARA O BRASIL MELHORAR!!
Responder
0



edsonbr 

9 meses atrás

VOTO FACULTATIVO E PROPORCIONAL - NADA DE PARTIDO ESCOLHER CANDIDATO EM LISTA!! ABAIXO GOLPISMO!! VOTO DISTRITAL ENFRAQUECERIA O CANDIDATO DEPENDENDO DA REGIÃO POBRE POLITICAMENTE QUE ELE REPRESENTA!! MELHOR COBRAR SEU DEPUTADO COM VOTO FACULTATIVO E PROPORCIONAL
Responder
0


Página 1 de 4
Anterior
Próxima
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. 
UOL Cursos Online




Imagens do dia
Você viu?




Vote

O que você acha que aconteceu com o avião que desapareceu na Malásia?

Foi sequestrado

Desintegrou-se no ar

Caiu em uma ilha deserta

Foi derrubado por míssil

Caiu no marVotarResultado parcial
Especiais







Bichos
Mais lidas do dia

COMPARTILHE
SUA LEITURA
SIGA UOLNOTICIAS NO
Comunicar erroErratasFale com o Política  BUSCAR
ESPECIAIS

SIGA UOL NOTÍCIAS


© 1996-2014 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host












Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905