Direto ao assunto
Entenda o que é voto proporcional, distrital e suas variáveis
Do UOL, em Brasília
02/07/201311h56
Comunicar erroImprimir
A mensagem enviada pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional nesta terça-feira (2) sobre a reforma política inclui o sistema eleitoral do país -- ou seja, a forma pela qual os políticos são eleitos.
- Voto proporcional: é o sistema utilizado atualmente no Brasil. Segundo o livro "Sistemas Eleitorais - Uma Introdução", do cientista político Jairo Marconi Nicolau, cada Estado (ou distrito eleitoral) elege um determinado número de representantes de acordo com sua população (por exemplo, o Estado de São Paulo, o mais populoso, tem direito a 70 cadeiras na Câmara dos Deputados). O objetivo do sistema proporcional é garantir um grau de correspondência entre votos e cadeiras recebidas pelos partidos em uma eleição. Por exemplo, um partido que tenha recebido 15% dos votos teria direito a cerca de 15% das cadeiras. Nesse sistema, o partido apresenta uma lista de candidatos para as eleições e, a distribuição das cadeiras parlamentares é feita de acordo com os votos dados em cada lista. Há, no entanto, diversos métodos para distribuir as cadeiras entre os partidos, envolvendo cláusulas de exclusão e coligações partidárias.
- Voto distrital: nesse tipo de votação, o Estado seria dividido em vários distritos, e cada distrito elegeria um deputado por maioria simples (50% dos votos mais um). Assim, o candidato mais votado é eleito.
- Proposta em dois turnos: segue o mesmo modelo do voto distrital, mas, para ser eleito, o deputado tem que receber pelo menos 50% dos votos dos eleitores. Na prática, seria como se houvesse segundo turno também na eleição para deputado.
- voto distrital misto: É uma combinação do voto proporcional e do voto majoritário, de acordo com proposta em tramitação no Senado. Os eleitores tem dois votos: um para candidatos no distrito e outro para as legendas (partidos). Os votos em legenda (sistema proporcional) são computados em todo o estado ou município, conforme o quociente eleitoral (total de cadeiras divididas pelo total de votos válidos). Já os votos majoritários são destinados a candidatos do distrito, escolhidos pelos partidos políticos, vencendo o mais votado.
- voto "distritão": proposta semelhante à do voto majoritário. Seriam eleitos os candidatos mais votados nos Estados e no Distrito Federal, que seriam entendidos como circunscrições eleitorais, ou seja, não seriam divididos em distritos - daí o nome "distritão". O sistema seria semelhante ao do voto majoritário - usado para cargos do Executivo e para o Senado -, só que para deputados federais, estaduais e vereadores

Vitória das ruas: o que mudou após os protestos pelo Brasil33 fotos8 / 33
PLEBISCITO PARA REFORMA POLÍTICA: No dia 24 de junho, a presidente Dilma Rousseff propôs cinco pactos para a melhoria dos serviços públicos no país (pela responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte público e educação). Ela também afirmou que irá pedir um plebiscito para a reforma política. Na foto, a presidente recebe representantes de movimentos sociais para ouvir propostas e discutir soluções para encerrar a onda de manifestações no país Leia mais Evaristo Sa/AFP
Comunicar erroImprimir
Notícias relacionadas
COMENTÁRIOS 31


Luann Wayne
9 meses atrás
Não é preciso uma super constituição rígida para que possamos avançar politicamente. Creio mais na conscientização do povo, por meio da educação. O sistema proporcional é um dos mais evoluídos do mundo, mas ele não tem culpa pelo fato de homens corruptos o utilizaram de modo errado. Nesse sentido, qualquer sistema eleitoral seria falido no Brasil. Já dizia o antropólogo Gilberto Freire, "o brasileiro tem uma tendência natural para desonestidade", ele só errou porque generalizou, mas isso não deixa de ser verdade. Maior exemplo é a lei da ficha limpa. Inúmeros brasileiros, com muito esforço, conseguiram aprovar uma lei que impede que pessoas com processos sejam candidatos. Aí o que acontece: esses candidatos com ficha "suja", são ,respectivamente, os mais votos em seus estados. Não há como pensar numa reforma eleitoral, sem antes mudarmos a nossa consciência, senão corremos ricos de todos esses esforço ser em vão.
Responder
0

Rianni
9 meses atrás
Nem adiantaria trocar todos os deputados e senadores por outros que nunca tiveram mandado porque continuam existindo os Partidos Políticos que INDICAM QUAIS OS SEUS REPRESENTANTES E NOS PEDEM SEU AVAL NO VOTO. Precisamos de uma nova Constituição, com modelo diferente de Sistema Político que revise os três poderes constituídos e mudem sua forma para que ELES REALMENTE FUNCIONEM OU NÃO PRECISAMOS DELES. Não vejo outro meio de começarmos a fazer alguma coisa pelo país sem uma Constituição que não possa ser rasgada, sujada, jogada, cuspida, emendada, remendada, esquecida. Isso não é Constituição e vale tanto quanto um gibi do Homem Aranha (pensando bem, o gibi vale mais). Uma Constituição deve conter no seu todo cláusulas pétreas que impeçam sua modificação e só poderá ser alterada por outra se chegarmos à conclusão que caducou (daqui a dois ou três séculos).
Responder
0

Paulista indiginado II
9 meses atrás
Sem reforma politica so muda o nome dos cabritos que irão tomar conta da horta..So isso...Acho estranho alguns atribuirem corrupção somente aos governantes atuais, politicagem a parte alguem se lembra das privatizações inclusive da vale vendida por menos de 1/3 do valor, do proer para salvar banqueiro falido, do sivam, do Pais ter quebrado mesmo tendo vendido o melhor de suas estatais, da emenda da reeleição com compra de votos comprovada..etc etc..Corrupção com os governantes atuais..??????
Responder
0

Alexandre Alatzatianos
9 meses atrás
AMIGOS !!!! ENTREM NO FACEBOOK ... QUEM NAO TEM...COMECE UM....É ALI NOSSO MEIO DE COMUNICAÇÃO....#MOVIMENTO CONTRA CORRUPÇÃO #VEMPRARUA BRASIL E OUTROSSS.... DIA 11 VAMOS MOSTRAR NOSSA FORÇA.... NAO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE...
Responder
1

Marco70
9 meses atrás
Me perdoem a contrariedade, mas o problema do País não é o sistema de governo e sim a "corrupção nos governantes atuais". Vamos fazer plebiscito para que? Confirmar corruptos no poder com algum sistema diferente? Isto seria para desviar a atenção?
Responder
2

Paulista indiginado II
9 meses atrás
Sem reforma politica so muda o nome dos cabritos que irão tomar conta da horta..So isso...Acho estranho vc falar governantes atuais, vc lembra das privatizações inclusive da vale vendida por menos de 1/3 do valor, do proer para salvar banqueiro falido, do sivam, do Pais ter quebrado mesmo tendo vendido o melhor de suas estatais, da emenda da reeleição com compra de votos comprovada....Corrupção com os governantes atuais..??????
0

heloisaleal
9 meses atrás
Creio que corrupção se combate com Educação de qualidade PARA TODOS, pois cidadãos mais éticos e mais conscientes politicamente escolheriam melhor seus representantes. Porém, o atual sistema político já provou suas deficiências e sua falência, pois estimula e favorece a corrupção.
0

Renato Soares Sousa
9 meses atrás
...já que a nossa presidente Dilma vai importar médicos para resolver o problema da saude no país que tal importar poíticos honestos para a câmara e o senado para resolver os problemas de incopetência também no país? que tal essa susgestão ?
Responder
2
duarte-macedo
9 meses atrás
SOLUÇÃO - Guilhotina pros PETISTAS - SEM DÓ. TEMOS QUE NOS LIVRAR DESSA CORJA SEM ESCRÚPULOS E DE PÉSSIMO PREPARO.
Responder
0

Antonio Fouto
9 meses atrás
Voto distrital sim, sem lista fechada ou misto. O voto proporcional como é hoje faz com que se posa votar em candidato que não seja da região. Fim do voto secreto no Congresso Nacional, Redução de três para dois o número de senadores por estado e na mesma proporção o número de deputados federais. Fortalecimento do ficha limpa, fazendo com que parlamentar perca o mandato no ato de eventual condenação. Mandato de cinco anos sem reeleição para cargos executivos e também de cinco anos para senadores e deputados, podendo participar apenas de uma reeleição. Redução do número de Ministérios e de cargos em comissão.
Responder
2
MOVENDAS
9 meses atrás
Parabéns pelos seus comentários Antônio Fouto, concordo plenamente com suas argumentações.
0

edsonbr
9 meses atrás
VOTO FACULTATIVO - PRESIDENCIALISMO - FUSÃO PARTIDARIA PARA DOIS GRANDES PARTIDOS OPOSIÇAO X SITUAÇÃO PROIBIR MUDANÇA DE PARTIDO PROIBIR REELEIÇÃO DE PARTIDO - PERMITIR BRASILEIRO SEM PARTIDO FICHA LIMPA EDUCADO SE ELEGER A QUALQUER CARGO - REFORMAR CONGRESSO NOS PADRÕES SUECOS - NÃO AO FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA -REFORMA JÁ!! PARA O BRASIL MELHORAR!!
Responder
0

edsonbr
9 meses atrás
VOTO FACULTATIVO E PROPORCIONAL - NADA DE PARTIDO ESCOLHER CANDIDATO EM LISTA!! ABAIXO GOLPISMO!! VOTO DISTRITAL ENFRAQUECERIA O CANDIDATO DEPENDENDO DA REGIÃO POBRE POLITICAMENTE QUE ELE REPRESENTA!! MELHOR COBRAR SEU DEPUTADO COM VOTO FACULTATIVO E PROPORCIONAL
Responder
0
Página 1 de 4
Anterior
Próxima
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
UOL Cursos Online
Imagens do dia
Você viu?
Vote
O que você acha que aconteceu com o avião que desapareceu na Malásia?
Foi sequestrado
Desintegrou-se no ar
Caiu em uma ilha deserta
Foi derrubado por míssil
Caiu no marVotarResultado parcial
Especiais
Bichos
Mais lidas do dia
COMPARTILHE
SUA LEITURA
SIGA UOLNOTICIAS NO 
Comunicar erroErratasFale com o Política BUSCAR
ESPECIAIS
SIGA UOL NOTÍCIAS
© 1996-2014 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host


















30 fotos para relembrar o 
Imagens do dia - 16 de março de 2014
Deixada para trás, cadela dispara buzina de carro em protesto
Tartaruga que vive em ilha pode ser animal mais antigo do planeta
Apostador de São Paulo (SP) leva sozinho mais de R$ 7 milhões
Para americanos, pilotos seriam responsáveis por sumiço, diz CNN
Malásia pede ajuda a mais países para localizar avião desaparecido
Ministro da Ucrânia anuncia acordo de trégua com a Rússia
Ciclistas protestam pelo Brasil e pelo mundo
Samsung GalaxyWi-Fi, 3G e GPS, a partir de12x de R$ 23,25
Panela ElétricaDiversas ofertas a partir de6x de R$ 10,49
Barbeador ElétricoIdeal para você a partir de14x de R$ 18,28
SuplementosDiversos tipos, a partir deR$ 3,43
RelógiosDiversos modelos, a partir de3x de R$ 15,80
Semi ProfissionalDiversos tamanhos a partir de12x de R$ 36,59


Nenhum comentário:
Postar um comentário