Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


quarta-feira, 11 de junho de 2014

Em depoimento anônimo, segurança do STF diz que advogado estava embriagado - Notícias - Política












Julgamento do mensalão
Notícias
Fotos
Vídeos
Entenda
HQ
Dicionário
Cronologia
Placar
Penas
Em depoimento anônimo, segurança do STF diz que advogado estava embriagado
101


Fernanda Calgaro
Do UOL, em Brasília 11/06/201419h51 > Atualizada 11/06/201420h28

Compartilhe4822,2 mil
Imprimir Comunicar erro




Roberto Jayme - 6.ago.2012/UOL
  •  

  • O advogado Luiz Fernando Pacheco durante o julgamento do mensalão em 2012

Seguranças do STF (Supremo Tribunal Federal) que expulsaram nesta quarta-feira (11) o advogado do petista José Genoino do plenário, por ordem do presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, disseram, em depoimento interno da Corte, que Luiz Fernando Pacheco estava "visivelmente embriagado" e teria dito que, "se tivesse uma arma, daria um tiro na cara do presidente".


Procurado pelo UOL para comentar o depoimento, Pacheco não atendeu às ligações feitas para seu telefone celular.

O advogado Luiz Fernando Pacheco acabou sendo retirado à força após subir à tribuna para pedir que o tribunal decidisse sobre pedido da defesa para que Genoino volte a cumprir pena em regime domiciliar.

"Como o advogado, visivelmente embriagado, alterou o tom de voz de maneira desrespeitosa, o presidente, suspendendo a sessão, ordenou sua imediata retirada do plenário", diz o relato divulgado pela assessoria de imprensa da Corte, sem identificar o nome do servidor.







E continua: "segundo depoimento do agente segurança que participou da ação de retirada do advogado, já fora do tribunal ele, visivelmente transtornado, teria dito que 'se tivesse uma arma, daria um tiro na cara do presidente'".

O registro, que é feito toda vez em que há alguma ocorrência fora do normal no tribunal, pode depois ser enviado ao Ministério Público Federal, à Polícia Federal ou permanecer apenas como um registro interno mesmo.

Barbosa, então, discutiu com Pacheco e pediu que se retirasse. Diante da insistência, o microfone do advogado foi cortado e Barbosa determinou aos seguranças do tribunal que o removessem do local.

Pacheco deixou o plenário protestando: "Eu pegarei Vossa Excelência também... por abuso de autoridade. (...) Isso é abuso de autoridade! Isso é abuso de autoridade", ao que Barbosa rebateu: "Quem está abusando de autoridade é Vossa Excelência. A República não pertence à Vossa Excelência e nem a sua grei [povo], saiba disso."

No final da tarde, por meio de nota, Barbosa disse que considerou "lamentável" o episódio. Segundo Barbosa, Pacheco agiu "de modo violento" e dirigiu "ameaças" contra ele.

Relembre polêmicas do ministro Joaquim Barbosa - 17 vídeos



Frases polêmicas e brigas, veja Barbosa além do "juridiquês"
Advogado de Genoino é expulso do STF por Barbosa
Joaquim Barbosa não cumprimenta Dilma Rousseff
Barbosa diz que STF não vai ceder a pressões
"Nós temos partidos de mentirinha"
"Nação não aguenta mais esse julgamento. Let's move on"
Ministro ironiza dizendo que dado foi passado por telepatia
Joaquim Barbosa ri de pedido do advogado de Hollerbach
"Quem vossa excelência é para dar lição?", questiona Barbosa
Barbosa acusa Lewandowski de fazer 'chicana' em julgamento
"Nós não vamos nunca encerrar esse julgamento"
Barbosa defende publicação de biografia não autorizada
"É uma tarde triste para este Supremo"
"É ou não é manobra?"
"Detesto repetição de procedimentos e perda de tempo"
Barbosa e Marco Aurélio se desentendem durante julgamento
Barbosa usa expressão francesa ao ironizar críticos do STF Próximo Anterior

Condenado no julgamento do mensalão a 4 anos e 8 meses por corrupção, Genoino foi preso em novembro do ano passado, mas, após passar mal e ser hospitalizado, conseguiu autorização provisória para cumprir a pena em casa devido a problemas cardíacos.

Em 2013, ele realizou uma cirurgia de correção da aorta e, desde, então, a sua defesa sustenta que o seu quadro requer cuidados específicos e a sua situação piora dentro da cadeia.

No entanto, após laudos médicos feitos a pedido do STF atestarem que a sua condição não é grave, Barbosa decidiu que ele deveria voltar para o Complexo Penitenciário da Papuda, nos arredores de Brasília.
Reações

A atitude de Barbosa gerou reações dentro do próprio STF. O ministro Marco Aurélio disse ter considerado o episódio "péssimo". "Eu completo dentro de dois dias 24 anos no Supremo. Eu nunca vi uma situação parecida."

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) publicou uma nota de repúdio em que afirma que "sequer a ditadura militar chegou tão longe no que se refere ao exercício da advocacia".

Confira a íntegra do depoimento cedido pelo STF:

"Redução a termo da manifestação dos servidores que testemunharam a ocorrência

Senhor chefe da Seção de Segurança Pessoal de Dignitários.

Reporto-me a Vossa Senhoria a fim de informar a ocorrência de incidente hoje, por ocasião da abertura da Seção Plenária.

O ocorrido se deu quando o Dr. Luiz Fernando As e Souza Pacheco, assomou à tribuna solicitando questão de ordem.

Como o advogado, visivelmente embriagado, alterou o tom de voz de maneira desrespeitosa, o presidente, suspendendo a Sessão, ordenou sua imediata retirada do plenário.

Com a equipe de segurança já postada ao redor do advogado, solicitei que ele se contivesse e se retirasse. Como se negou, a equipe de segurança, usando o princípio de uso moderado da força, retirou o advogado que, mesmo assim, insistia em pronunciar palavras agressivas ao Sr. presidente.

Com o incidente equacionado, o Sr. presidente reiniciou a Sessão.

Informo ainda que, segundo depoimento do agente segurança que participou da ação de retirada do advogado, já fora do tribunal ele, visivelmente transtornado, teria dito que 'se tivesse uma arma, daria um tiro na cara do presidente'.

Cabe ainda detalhar o procedimento da equipe de segurança que seguiu todos os critérios a serem adotados em situações típicas, principalmente com o uso moderado da força, retirando o advogado sem atropelos e maiores alardes.

Quanto ao mais, me coloco a vossa disposição para maiores esclarecimentos.

Depoente – Servidor da Secretaria de Segurança do Supremo Tribunal Federal"

Ampliar


Relembre polêmicas e bate-bocas de Joaquim Barbosa no STF15 fotos 4 / 15
JOAQUIM BARBOSA X GILMAR MENDES - Em abril de 2009, uma dura troca de ofensas entre Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, presidente do Supremo na época, ganhou destaque na imprensa. Barbosa se irritou quando Mendes disse que ele não tinha condições de dar lição a ninguém e retrucou dizendo que o colega "não estava falando com os seus capangas do Mato Grosso" Leia mais Gervásio Baptista/STF


Notícias relacionadas
Comportamento de advogado foi violento e ameaçador, diz STF após expulsão 11/06 | 18h50
"Sequer a ditadura militar chegou tão longe", diz OAB sobre Joaquim Barbosa 11/06 | 17h04
Achei péssimo e nunca vi nada igual, diz Marco Aurélio sobre advogado expulso 11/06 | 16h44

Recomendado para você






Yayoi Kusama já fez parte da vanguarda de NY e hoje vive em hospital




Parte de ponte em Paris cede sob o peso dos "cadeados do amor"




De xaveco de jogador a voz de prisão: o que rola na grade do CT da seleção




Estudante de 19 anos desbanca nove candidatas e é eleita nova miss Acre























Comunicar erro Imprimir




Comentários 101


Comentar com:
Facebook
Twitter
Perfil UOL





Escreva seu comentário...





MURDECAY

36 minutos atrás

Esse JB tá igual o Alckmin em SP. Nada cola nele... Sobre o fato dele não colocar em pauta o julgamento do recurso ninguém fala... mas quando um advogado se irrita com a falta de cumprimento do dever dele como Juiz, paulada no advogado. O JB tá com medo de colocar o recurso em pauta, porque sabe que vai perder no plenário. Até o Procurador Geral já disse que é um absurdo ele revogar o benefício da prisão domiciliar. Algumas pessoas hoje só exaltam o JB porque ele é instrumento da direita na caçada ao PT. As pessoas sequer se preocupam em saber sobre ele e sobre as decisões autoritárias e ditatoriais que ele está tomando. Por que ele não age (ou nunca agiu) da mesma forma com outros corruptos no Brasil? Ou não tem?
Responder
0
Denunciar




franciscoff

36 minutos atrás

Mas era só o que faltava, advogadozinho de porta de cadeia, encheu a cara para encarar o BARBOSA e se deu mal...bem feito, foi pouco era pra ser preso, e essa OAB vai falar o que, do bêbado advogado....
Responder
0
Denunciar




Marcelo-Goiânia

36 minutos atrás

O áudio é bem claro...o "adevogado" diz: "eu pegarei Vossa Excelência"....para mim, isso é ameaça.
Responder
0
Denunciar




manel net

36 minutos atrás

ENTÃO QUER DIZER QUE UM ADVOGADO ENTRA NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DESACATA O PRESIDENTE DA CORTE MÁXIMA DO PAÍS E ME VEM ESTES RIDÍCULOS DA OAB DIZER QUE O ADVOGADO ESTÁ COM A RAZÃO. É O FIM DA PICADA!!!!!!!!!!!!!!!!!! ELE SÓ ESTARIA CORRETO SE ESTIVESSE EM SERVIÇO, O QUE NÃO ERA O CASO, POIS A PETIÇÃO ORA PEDIDA NÃO ESTAVA EM PAUTA NESTA SEÇÃO DO STF DE HOJE. LAMENTÁVEL SR. MINISTRO MARCO AURÉLIO É VER UM JUIZ SER ATACADO E SEUS PARES AINDA O JULGAM ERRADO, ONDE SE PODE VER QUE ESTE ADVOGADO DE PORTA DE CADEIA TAMBÉM PAGO PELO PT ACHA QUE É O DONO DA VERDADE. JOAQUIM BARBOSA SE BASEIA EM FATOS E OS FATOS NO CASO DE GENUINO É QUE UMA JUNTA MÉDICA PÚBLICA E DA CÂMARA DE DEPUTADOS JULGOU QUE NÃO HAVIA RISCOS, JOAQUIM BARBOSA ESTÁ PAUTADO E ESTAS PESTES DO MENSALÃO E ESTE PARTIDO ESTÃO ACHANDO QUE O BRASIL É DELES.
Responder
0
Denunciar




AON71

37 minutos atrás

Que pena que o tempo de presidência de Joaquim está terminando........
Responder
0
Denunciar




Reiki Cardoso

37 minutos atrás

Não houve "altercação", o advogado não deu a mínima chance para que Barbosa se manifestasse! A atitude do Ministro não apenas foi correta como desejável! O dito "operador" do direito estava visivelmente fora de condições de defender seu cliente de forma proveitosa!!!!
Responder
0
Denunciar




Clafg

37 minutos atrás

Parabéns Barbosa!......... sem JB a impunidade passeia sobre a mesa!................
Responder
0
Denunciar




Luiz Lula Inacio

37 minutos atrás

Já que não respeitam o presidente do supremo, creio que somente a volta dos militares para colocar ordem aqui .
Responder
1
Denunciar




li01li02

38 minutos atrás

É lógico que o ministro Marco Aurélio nunca viu nada igual. Alguma vez algum advogado fez algo parecido???? Falta de respeito, arrogância, pelo amor de Deus, cada um no seu lugar.
Responder
1
Denunciar




Observador amador

38 minutos atrás

Se o advogado estava realmente bêbado, tudo se explica mas é lamentável que isso ainda ocorra.
Responder
0
Denunciar


Página 1 de 11
Anterior
Próxima
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso

Encapuzado
Ex-diretor da Petrobras é preso pela segunda vez

Morte de zelador
Publicitário mantém versão de acidente em reconstituição de crime 2

Greve
Metroviários desistem de retomar greve durante a abertura da Copa em SP
Cursos Online
UOL Cursos Online


Curso de Manutenção de Computadores Aprenda a realizar manutenção em computadores e aumente sua renda.


Curso de Excel 2010 Domine todas as funções da planilha eletrônica mais utilizada.


UOL Curso de Inglês Curso de Inglês Online com Certificado Reconhecido e Professores Nativos.
Imagens do dia

Melhor não estar perto quando estes leões começam a brigar

Copa provoca debandada de políticos em Brasília

Mansão de R$ 1,5 milhão pode desabar de colina em cidade no Texas (EUA)

Muro com grafites no trajeto à Arena Corinthians amanhece pichado
Você viu?


Quais os animais mais inteligentes do planeta?


Exposição a fumaça pode acelerar envelhecimento


Funk da Copa ajuda você a fortalecer musculatura; veja aula


Indiano dá um jeito de usar Jaguar quebrado amarrando burros
Especiais


Traduções erradas de placas e comidas viram piada na web






Bichos
Filhote minúsculo de sapo é exibido na Filadélfia, nos Estados Unidos
Urso é visto solto entre casas, em Portland, nos Estados Unidos
Vídeo de turista mostra guia que nadava com jacarés nos EUA
Mais lidas do dia
Advogado de Genoino é expulso do plenário do STF por Barbosa
Enxames de mariposas gigantes causam transtornos na Malásia
Se tiver greve, Alckmin tem lista pronta com mais 300 demissões no Metrô
Filhote de rinoceronte só dorme acompanhado de cuidador
Ex-gêmeas siamesas comemoram 18 anos como as melhores da turma nos EUA

Compartilhe
sua leitura
SIGA UOLNoticias NO
Comunicar erro Erratas Fale com o Política  
Shopping UOL
Samsung Galaxy Wi-Fi, 3G, dual chip, GPS a partir de 12x de R$ 23,25
Adega de Vinho Diversas ofertas a partir de 10x de R$ 46,90
TV Ideal para sua casa a partir de 12x de R$ 31,83
Vestido Diversos modelos a partir de R$ 32,99
Ultrabook Ideal para você a partir de 12x de R$ 141,50
Refrigerador Mais sofisticação a partir de 12x de R$ 82,42
Samsung Galaxy S5
Ar Condicionado
Notebook
Relógio de Pulso
TV
Home Theater
Bicicleta
Climatizador de Ar
Tablet
UOL Cursos Online Todos os cursos
UOL Curso de Inglês Aprenda em casa! Experimente já >
Excel 2010 Domine todas as funções Experimente já >
UOL Concursos
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Home UOL
Entretenimento
Notícias
Mulher
Esporte
Rádio UOL
TV UOL
Jogos
Bate-papo UOL
Especiais
Rolezinhos
Violência no Maranhão
Chuvas
Eleições
Mensalão
Praias
Mega-Sena

Economia
Bolsas e Ações
Empresas
Empregos
UOL Invest
Política
Escândalos no Congresso
Escuta Essa!
Pesquisas
Políticos do Brasil
Tecnologia
Downloads
Dicas
Guias de produtos
Mundo Apple
Saúde
Bem-estar
Cérebro e mente
Dieta e boa forma
Jairo Bouer
Serviços
Cotações
Horóscopo
Loterias
Tempo e Trânsito
Siga UOL Notícias
Facebook
Twitter
RSS
Celular


© 1996-2014 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host





Copa



TV Copa Diretor de documentário prevê manifestações Assista



TV Copa Milton Neves já sabe o placar de Brasil x Croácia Assista



TV Copa Comediante faz críticas à Fifa em programa de TV Assista



TV Copa Neto fala de suas preocupações com a seleção Assista



TV Copa Fifa 14 por R$ 200 só vale para colecionador Assista



TV Copa PVC já tem sua aposta para a seleção campeã da Copa Assista



TV Copa Governo deu isenção fiscal sem a Fifa pedir? Assista



TV Copa Dá para fazer uma Copa toda em um aplicativo Assista






_

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905