Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


domingo, 19 de janeiro de 2014

[resistencia-democratica] Resumo 16892

Mensagens neste resumo (14 Mensagens)

Mensagens

1.1.

VERDADE

Enviado por: "gracialavida" dgferraz@terra.com.br   en_gracias

Sáb, 18 de Jan de 2014 9:23 pm



Quem trabalha duro para criar riquezas e subir na vida não tém tempo para "salvar o planeta" ou "construir um mundo melhor".Essas são as bandeiras da esquerda festiva , dos artistas que, do conforto de suas mansões, adoram detonar o capitalismo enquanto desfrutam de tudo de bom que só ele pode oferecer.Você que é assalariado, que mora num apartamento alugado, que assiste à novela e ao jogo de futebol, que precisa enfrentar o caótico transito para trabalhar, que vive com medo de bandidos defendidos por esquerdistas, que não conta com esmolas ou privilégios estatais, que quer apenas, enfim, melhorar de vida, ter mais conforto material, você é odiado por gente da esquerda tipo MARILENE CHAUÍ, que recebe um polpudo salário da USP pago por pessoas como você , da classe média!
RODRIGO CONSTANTINO

2.

EUA

Enviado por: "gracialavida" dgferraz@terra.com.br   en_gracias

Sáb, 18 de Jan de 2014 9:55 pm



PREVISÕES PARA 2017
CHUPA, CANALHA
Há previsão de que em 2017 os EUA serão o maior produtor de petroleo do mundo. Ultrapassando a Arábia Saudita. E já produz mais etanol que o Brasil, inclusive já exporta para o Brasil. Uma amostra da incompetência de Dilma, que já foi responsavel pela pasta das Minas e Energia.- ana frança
Enquanto os EUA se recuperam INTELIGENTEMENTE da crise, o BRASIL afunda na corrupção, no vitimismo, na incompetencia, na SAFADEZA...
3.

[Animais]    lindos!

Enviado por: "Nelson S Oliveira" nelsonoab@uol.com.br   nelsonoabro

Sáb, 18 de Jan de 2014 10:31 pm






[Animais]






































--
Danilo
4.

BONITO - SOBRE MANIFESTAÇÕES

Enviado por: "gracialavida" dgferraz@terra.com.br   en_gracias

Sáb, 18 de Jan de 2014 10:32 pm



http://www.youtube.com/watch?v=b0xvK4nB8Uw
5.

Curtas    ÓTIMAS !!!

Enviado por: "Nelson S Oliveira" nelsonoab@uol.com.br   nelsonoabro

Sáb, 18 de Jan de 2014 10:33 pm









Piadas bem curtinhas


O delegado pergunta à prostituta (Maria Chuteira):
- Quando você percebeu que havia sido estuprada?
- E a mulher, secando as lágrimas, responde:
- Quando o cheque voltou!


A mulher entra num restaurante e encontra o marido com outra:
- Pode me explicar o que é isso?
E ele responde:
- Isso só pode ser muito azar!


Vizinha:
- Fernanda, você está doente? Pergunto-lhe porque eu vi sair um
médico da sua casa esta manhã...
- Olha, minha querida, ontem eu vi sair um militar da sua e nem
por isso você está em guerra, não é verdade?


O analista:
- Diga-me, por que motivo você quer divorciar-se de seu esposo?
- Meu marido me trata como se eu fosse um cão!
- Ele a maltrata? Bate em você?
- Não, quer que eu seja-lhe fiel!


A mulher diz, apavorada, ao amante:
- Meu marido está chegando!
- E agora, o que eu faço?
- Pule pela janela!
- Mas, mulher, nós estamos no 13° andar!
- Agora não é hora para superstições!


Em Londres, marido e mulher sentam-se no restaurante e o garçom
pergunta:
- O que os senhores desejam?
- Eu quero um filé mal passado! - responde o homem.
- Senhor, tem certeza? Não tem medo da vaca louca?
- Sei lá, pergunta aí pra ela, se ela também quer filé...


Uma senhora vaidosa pergunta a um senhor sincero:
- Que idade o senhor me dá?
- Bem... pelos cabelos, dou-lhe vinte anos, pelo olhar, dezenove,
pela sua pele, dezoito, e pelo seu corpo, dezessete anos!
- Hummm, mas como o senhor é lisonjeador!
- Nada disso, sou sincero... Agora espere que vou fazer a soma...


Num dia de muito calor, a mulher sai do banho pelada, chega pro
esposo e fala:
- Meu bem, está muito quente... o que você acha que os vizinhos
vão dizer se eu for cuidar do jardim assim, completamente nua?
O marido olha pra ela e responde:
- Provavelmente, que eu me casei com você só por dinheiro...


Do NILO



Vilaça
www.clarival.com

6.

Fw: AVAN�A O DIAB�LICO PLANO DO PT PARA ACABAR COM A PROPRIEDA

Enviado por: "gracialavida" dgferraz@terra.com.br   en_gracias

Sáb, 18 de Jan de 2014 11:03 pm





s�bado, janeiro 18, 2014

AVAN�A O DIAB�LICO PLANO DO PT PARA ACABAR COM A PROPRIEDADE PRIVADA E INSTAURAR UMA DITADURA COMUNISTA NO BRASIL. SENADORA K�TIA ABREU LAN�A UM ALERTA!

Reuni�o do Foro de S�o Paulo, ocorrida no ano passado na capital paulista, tendo ao centro da mesa Lula que, junto com Fidel Castro fundou essa organiza��o que objetiva transformar o continente latino-americano numa extens�o do regime cubano.

Neste mesmo s�bado em que uma horda de bate-paus do PT sitiou o Shopping Iguatemi em S�o Paulo, obrigando-o a fechar suas portas, um artigo da senadora K�tia Abreu, que tamb�m preside a Confedera��o Nacional da Agricultura, (CNA), denuncia a tentativa de �retringir e relativizar a propriedade privada�.

O artigo da Senadora, mesmo assim, ainda utiliza alguns eufemismos para designar aquilo que venho de forma recorrente advertindo aqui no blog: o governo do PT � um governo comunista e seu objetivo � acabar com a propriedade privada de instaurar um regime do tipo cubano.

Ali�s, cumpre assinalar, a bem da verdade, que o Brasil j� vive um regime socialista, uma esp�cie de ante-sala do comunismo que vir� mais adiante. A Senadora tem raz�o. N�o se trata de �teoria conspirat�ria�. S�o fatos inequ�vocos. Leiam:

CONSPIRA��O, TEORIA E PR�TICA

"Teoria da conspira��o" tornou-se uma esp�cie de mantra para banir qualquer avalia��o mais profunda da conjuntura pol�tica. O termo � invocado mesmo quando j� se est� diante n�o de uma tese, mas da pr�pria pr�tica conspirativa.
Os fatos est�o a�: h� um projeto em curso, que pretende restringir e relativizar a propriedade privada e a economia de mercado. Em suma, o Estado democr�tico de Direito. O setor rural � o mais visado.
Usa-se o pretexto da crise social para invas�es criminosas a propriedades produtivas: sem-terra, quilombolas e �ndios t�m sido a massa de manobra, incentivada por ativistas, que, no entanto, n�o querem banir a pobreza.
Servem-se dela para combater a livre iniciativa e estatizar a produ��o rural. Espalham terror nas fazendas e, por meio de propaganda, acolhida pela m�dia nacional, transformam a v�tima em vil�o. Nos meios acad�micos, tem-se o produtor rural como personagem vil, ego�sta, escravagista, predador ambiental, despojado de qualquer resqu�cio humanit�rio ou mesmo civilizat�rio.
No entanto, � esse "monstro" que garante h� anos � popula��o o melhor e mais barato alimento do mundo, o superavit da balan�a comercial e a gera��o de emprego e renda no campo.
Nada menos que um ter�o dos empregos formais do pa�s est� no meio rural, que, n�o tenham d�vida, prepara uma nova gera��o de brasileiros, apta a graduar o desenvolvimento nacional.
Enfrenta, no entanto, a a��o conspirativa desestabilizadora, que infunde medo e inseguran�a jur�dica, reduzindo investimentos e gerando viol�ncia, que exp�e n�o os ativistas, mas sua massa de manobra, os inocentes �teis j� mencionados.
Vejamos a quest�o ind�gena: alega-se que os �ndios precisam de mais terras. Ocorre que eles -cerca de 800 mil, sendo 500 mil aldeados- disp�em de mais territ�rio que os demais 200 milh�es de compatriotas. Enquanto estes habitam 11% do territ�rio, os �ndios disp�em de 13%. N�o significa que estejam bem, mas que carecem n�o de terras, e sim de assist�ncia do Estado, que lhes permita ascender socialmente, como qualquer ser humano.
Mas os antrop�logos que dirigem a Funai n�o est�o interessados no �ndio como cidad�o, e sim como figura simb�lica. H� o �ndio real e o da Funai, em nome do qual os antrop�logos erguem bandeiras anacr�nicas, querendo que, no presente, imponham-se compensa��es por atos de tr�s, quatro s�culos atr�s.
O brasileiro �ndio do tempo de Pedro �lvares Cabral n�o � o de hoje, que, mesmo em aldeias, n�o se sente exclusivamente um ente da floresta, mas tamb�m um homem do seu tempo, com as mesmas aspira��es dos demais brasileiros.
Imagine-se se os franceses de ascend�ncia normanda fossem obrigados pelos de descend�ncia gaulesa a deixar o pa�s, para compensar invas�es ocorridas na Idade M�dia. Ou os descendentes de mouros fossem obrigados a deixar a Pen�nsula Ib�rica, que invadiram e dominaram por oito s�culos.
A hist�ria humana foi marcada por embates, invas�es e viol�ncia. O processo civilizat�rio consiste em superar esses est�gios primitivos pela integra��o. O Brasil � um caudal de ra�as e culturas, em que o �ndio, o negro e o europeu formam um DNA comum, ao lado de imigrantes mais tardios, como os japoneses.
Querer racializar o processo social, mais que uma heresia, � um disparate; � como cortar o rabo do cachorro e afirmar que o rabo � uma coisa e o cachorro outra.
A sociedade brasileira est� sendo artificialmente desunida e segmentada em negros, �ndios, feministas, gays, ambientalistas e assim por diante. Em torno de cada um desses grupos aglutinam-se milhares de ONGs, semeando o sentimento de que cada qual padece de injusti�as, que t�m que ser cobradas do conjunto da sociedade.
Que pa�s pretendem construir? N�o tenham d�vida: um pa�s em que o Estado, com seu poder de coer��o, seja a �nica inst�ncia capaz de deter os conflitos que ele mesmo produz; um Estado arbitr�rio, na contram�o dos fundamentos da democracia. N�o � teoria da conspira��o.
� o que est� a�. Transcrito da Folha de S. Paulo
http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/01/avanca-o-diabolico-plano-do-pt-para.html
7.

Fw: ALERTA DE DORA KRAMER SOBRE ARNALDO JABOR

Enviado por: "Nelson S Oliveira" nelsonoab@uol.com.br   nelsonoabro

Sáb, 18 de Jan de 2014 11:39 pm




ISTO É MUITO SÉRIO!!



ALERTA DE DORA KRAMER SOBRE ARNALDO JABOR





Enviado do Email do Windows


De: roberto gomes
Enviado: ‎sexta-feira‎, ‎17‎ de ‎janeiro‎ de ‎2014 ‎00‎:‎14



E ainda deve haver
----quem ache, que um dia isto será um país sério!



ALERTA DE DORA KRAMER SOBRE ARNALDO JABOR

Assunto: Leia o comentário de Dora Kramer, Estadão de Domingo:

'A decisão do TSE, sob a presidência de LEVANDOWISKI, determinou a
retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do
presidente 'Lula' , feriu o preceito constitucional da liberdade de
imprensa.
'Não deixem de ler e reler o
texto abaixo e passem adiante':

A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE.
(ARNALDO JABOR)

O que foi que nos aconteceu?
No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor,
'explicáveis' até demais.
Quase toda a verdade já foi descoberta, quase todos os crimes
provados, quase todas as mentiras percebidas.
Tudo já aconteceu e quase nada acontece. Parte dos culpados estão
catalogados, fichados, processados e condenados e quase nada rola.
A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe, tais são as
manobras de procrastinação, movidas por um sem número de agentes da
quadrilha. Isto é uma situação inédita na História brasileira!!!!!!!
Nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão
inútil, impotente e desfigurada!!!!!!!!
Os fatos reais mostram que, com a eleição de Lula, uma quadrilha se
enfiou no governo, de cabo a rabo da
máquina pública e desviou bilhões de dinheiro público para encher as
contas bancárias dos quadrilheiros e dominar o Estado Brasileiro,
tendo em vista se perpetuarem no poder, pelo menos, por 70 anos, como
fizeram os outros comunas, com extinta UNIÃO SOVIÉTICA!!!!
Grande parte dos culpados, já são conhecidos, quase tudo está
decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes,
as provas irrefutáveis, mas os governos psicopatas de Lula e Dilma
negam e ignoram tudo!!!!!
Questionado ou flagrado, o psicopata CHEFE, não se responsabiliza por
suas ações.
Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar.
O outro não existe para ele e não sente nem remorso, nem vergonha do
que fez!!!!!
Mente, compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir
o poder. Estes governos são psicopatas!!! Seus membros riem da
verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nádegas. A verdade
se
encolhe, humilhada, num canto. E o pior, é que a dupla Lula-Dilma,
amparada em sua imagem de 'povo', consegue transformar a Razão em
vilã, as provas, em acusações 'falsas', a condição de Cúmplices e
Comandantes, em 'vítimas'!!!!!
E a população ignorante e alienada, engole tudo.. Como é possível isso?
Simples: o Judiciário paralítico entoca a maioria dos crimes, na
Fortaleza da lentidão e da impunidade, a exceção do STF, que, só daqui
a seis meses, na melhor das hipóteses, serão concluídos os julgamentos
iniciais da trupe, diz o STF.
Parte dos delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem, com a ajuda
sempre presente, dos TÓFFOLIS e dos LEVANDOWISKIS. (Some-se à estes dois:
Barroso, Teori Zawaski e Rosa Weber.)

A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização.
Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a
indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que
escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da
mentira desses últimos dois governos.
Sei que este, é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tinha de ser
escrito...
Está havendo uma desmoralização do pensamento. Deprimo-me:
Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?'
A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua.
Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios.
A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio,
tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo.
A cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação
de que as idéias não correspondem mais aos fatos!!!!!
Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações.
Nos últimos anos, tivemos um grande momento de verdade, louca,
operística, grotesca, mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson
abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa
política.
Depois, surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da
CPI dos Correios e a Denúncia do Procurador-geral da república,
enquadrando os 39 quadrilheiros do escândalo do MENSALÃO. Faltou o
CHEFÃO.
São verdades cristalinas, com sol a Pino.
E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de 'gafe'.
Lulo-Petistas clamam: 'Como é que o Procurador Geral, nomeado pelo
Lula, tem o desplante de ser tão claro! Como que o Osmar Serraglio
pode ser tão explícito e, como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do
PT ? Como pode ser tão fiel à letra da Constituição, o infiel Joaquim
Barbosa ? Como ousaram ser tão honestos?'
Sempre que a verdade eclode, reagem.
Quando um juiz condena rápido, é chamado de exibicionista'. Quando
apareceu aquela grana toda, no Maranhão, a família Sarney reagiu
ofendida com a falta de 'finesse' do governo de FH, que não teve a
delicadeza de avisar que a polícia estava
chegando....
Mas agora é diferente. As palavras estão sendo esvaziadas de sentido.
Assim como o stalinismo
apagava fotos, reescrevia textos para contestar seus crimes, o governo
de Lula, foi criando uma língua nova, uma neo-língua empobrecedora da
ciência política. Uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos
preparando para o futuro político simplista, que está se consolidando
no horizonte.
Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de
palavras de ordem , de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e
oposições, como tendem a fazer o Populismo e o Simplismo.


Não deixe de repassar é o mínimo que podemos fazer diante de tanta
corrupção!


















--

###################################################
POR FAVOR
Não mostres aos outros os endereços eletronicos dos teus amigos.
Usa "Cco" (ou "Bcc")- cópia oculta- para enviar o teu correio eletronico.
Retire os endereços dos amigos antes de reenviar.
Dificulta a disseminação de Vírus, Spams e Banners.
###################################################










--

" Cada um tem de mim
exatamente o que
cativou. "

Charles Chaplin






--

Roberto Gomes


8.

ESSE É O BRASIL...

Enviado por: "waldo" waldo@infolink.com.br   waldolv2000

Dom, 19 de Jan de 2014 12:03 am








E ainda chamam de heróis...





 
Sua vida vale um livro?
Seu livro é bom, mas não sai da gaveta?
Lembre-se de que Deus criou o mundo com uma palavra.
O seu mundo pode ter várias...
Livros, teses, palestras
Preparação de conferências, marketing político
www.waldoluisviana.w3br.com
waldo@infolink.com.br
9.

DEU NO FACEBOOK

Enviado por: "waldo" waldo@infolink.com.br   waldolv2000

Dom, 19 de Jan de 2014 12:30 am











Evolução ... kkkkkkkkkkkkkk



















 
Sua vida vale um livro?
Seu livro é bom, mas não sai da gaveta?
Lembre-se de que Deus criou o mundo com uma palavra.
O seu mundo pode ter várias...
Livros, teses, palestras
Preparação de conferências, marketing político
www.waldoluisviana.w3br.com
waldo@infolink.com.br
10.1.

Re: Rosa de Luxemburgo e ideologia persistente

Enviado por: "Artur" artur_larangeira@uol.com.br

Dom, 19 de Jan de 2014 1:43 am



Sr. Calil, como estou em cópia sinto-me no direito de opinar, entretanto esclareço que minha área de atuação sempre foi ciências exatas, e por isso o máximo que entendo do assunto decorre da história e da minha experiência de vida, mas tenho certeza que esses me são suficientes para entender e analisar a situação em que vivemos, permitindo-me aderir ao melhor para mim e minha família, senão, não teria condições de votar, não é?

Só entro nessa discussão porque você criticou as ideologias anticomunistas, mas o que prolifera são as ideologias comunistas, é exatamente ao contrário do que você diz, o comunismo está vivo e cada vez mais se alastra mudo afora com a passividade dos capitalistas. Veja o que acontece na AL, inclusive Brasil? O comunismo não está morto, duvido que nas próximas eleições haverá mais de 5 políticos para defender o livre mercado, a propriedade privada, ou preceitos liberais. Cite um partido que vá à TV e defenda as ideias liberais, não tem nenhum, e historicamente sabemos que os liberais são os que provocam os avanços tecnológicos tão necessários à modernidade – será que ainda há dúvidas? Já para defender mais estado e distribuição de riquezas produzidas por gente que cada vez mais vocês estigmatizam haverá algumas centenas – tudo em nome do populismo pegando carnona na caridade com chapéu alheio - , e como sabemos, a história nos ensinou que os países que aderiram ao capitalismo avançaram rapidamente, exatamente ao contrário do comunismo / socialismo (acho que não é preciso que se liste os diversos casos), e lembro-o: se o capitalismo sobrevive desde a época mais remota da história é porque não é o sistema econômico perfeito, mas ainda não inventaram nada melhor, até o comunismo – que não é opção econômica, mas de poder – se socorre dele para tentar minimizar suas agruras: ex. atuais: China, Cuba e Rússia.

Pobres podem ser socorridos se houver condição, que, apesar dos comunistas, os capitalistas criam, então fazer o quê, matar o capitalismo? Isso nem mesmo os comunistas querem.

Terminando: o comunismo não está morto, estamos muito longe disso, a turma do PT cada dia nos dá mais exemplos: Agora mesmo, a D Dilma irá inaugurar um porto de 1ª linha em Cuba – os custos são confidenciais, só mesmo no comunismo -, e na volta ela passará na Venezuela para ver se o passarinho do Chavez lhes dará mais algum palpite para nos extorquir ainda mais em nome da causa.

Ah! Se você só dialoga com filósofos, por favor, retire meu nome desta lista, e o pensamento do Aristóteles continauará indo.

Artur Larangeira Filho - RJ - RJ (21) 2596-4732 ; (21) 99333-9266

Aristóteles dizia que uma sociedade adequada é governada por leis, não por homens. Com isso ele queria dizer que devemos adotar um império de leis igualmente válidas para todos, em oposição ao poder arbitrário que aos amigos dá tudo, enquanto aos inimigos aplica o rigor das leis.
----- Original Message -----
From: mtnoscalil@terra.com.br
To: BATALHA
Cc: 'Adam Foose' ; 'riograndino tabajara alves branco' ; amigodorei@hotmail.com ; 'Artur Larangeira' ; brummel.couto@mme.gov.br ; 'Benone Paiva' ; "'Cantídio Dantas'" ; ceu-pestana@live.com ; 'Carlos de Andrade' ; 'Cleber de Oliveira Santos' ; 'Fendel Thomas' ; 'Tomaz Filho' ; forrer@uol.com.br ; 'Gerhard Erich Boehme' ; "'GERVASIO GONÇALVES'" ; 'Guilherme Fregapani' ; hezirespindola@hotmail.com ; 'Hatiro Ikuma' ; hlffilho@gmail.com ; "'João Gabriel Felippe'" ; "'Flávio Jj'" ; 'Luiz So lano' ; 'Leonidas Loureiro' ; 'Euclides Lopes' ; paulopeixoto@mme.gov.br ; osvaldo@coracorthe.com.br ; oliveira.marilda@terra.com.br ; 'Ursula Haupt' ; 'antonio toninho' ; 'marcos tavaresw' ; 'Walker Ribeiro Machado' ; 'Marcelo Noll Prudente' ; resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, January 18, 2014 10:56 PM
Subject: Re: Re: Rosa de Luxemburgo e ideologia persistente

Prezado Gerhard.

O que aconteceu foi o seguinte:

Alguém desta lista fez uma homenagem à Rosa vermelha.
O Batalha condenou a homenageada.

E eu entrei na discussão com o objeivo de promover a desideologização.
Erich Fromm que é um respeitado psicanalista qualificou Marx de humanista. Michael Löwy, que não é stalinista atribui à Rosa um humanismo revolucionário.
Na minha avaliação, baseada em documentos, Marx sofria de um sério transtorno emocional sobre o qual os psicanalistas marxistas silenciaram. É perfeitamente possivel que a Rosa tivesse também algum grave transtorno. Mas ela e Marx seriam, além de pessoas transtornadas, possuidoras de um mau caráter?

Ao entrar nessa discussão, meu objetivo é remover a ideologia de direita que subsiste na mente dos anti-comunistas. Se o comunismo está morto rever a sua história não é perda de tempo? Para formarmos uma opinião fundamentada sobre a Rosa vermelha, teríamos que recorrer a documentos históricos confiáveis, com agravante de termos que ouvir também os dois lados.

Esse combate ao comunismo falecido não leva a lugar algum, enquanto o combate à selvageria do capitalismo que está vivo faz todo o sentido.

E porque então eu entro na discussão?
Ocorre meu amigo que aos poucos estou me convencendo de que tenho essa tarefa a cumprir: combater o virus ideológico. A final a Ideologia Zero nasceu para isso.

A Rosa vermelha se insere neste contexto porque existem duas versões da história a respeito dela: a sua que a qualifica como uma das piores mulheres da história da humanidade, senão a pior, e de outros que a colocam como revisionista do marxismo-leninismo.

Como a história é contada de diferentes modos, provar qual é a versão verdadeira, ou que mais se aproxima da realidade dos fatos, não é tarefa fácil. Se você quiser apresentar as provas, reproduzindo-as aqui, teremos então oportunidade de fazer um exercício anti-ideológico e desconstruir versão falsa que teriam construido a respeito da Rosa.

O que eu não vou posso aceitar é que o combate ao comunismo seja utilizado para disfarçar a selvageria do capitalismo. O mesmo está ocorrendo com o PT hoje: ele pode ser o pior e o mais corrupto partido da história, mas o bolsa-familia é uma necessidade básica para atender os miseráveis do Brasil, considerados pelos ideólogos da direita como vagabundos. Para estes ideólogos as elites que (des)governam este país há seculos não têm nenhuma responsabilidade na criação deste exército de vagabundos. Tampouco eles estão interessados nas crianças vitimadas pelos vagabundos.

Afinal porque sempre o discurso em defesa dos pobres esteve com a esquerda e não com a direita? A afirmativa de que a esquerda é oportunista é falaciosa, porque a direita também pode ser oportunista. Existe gente honesta e interessada no bem comum tanto na esquerda como na direita. É a essa gente honesta dos dois lados que eu me dirijo com a proposta de enterrarmos as ideologias. Ocorre que a psicopato-ideologia afeta as pessoas mais honestas e bem intencionadas do mundo, porque o auto-engano é um traço marcante da mente humana.

Morto o comunismo, é hora de civilizar o capitalismo.

abraços
mtnos calil

Ps. Segue abaixo outra matéria onde a Rosa é descrita com toda a convicção como sendo anti-stalinista, anti-leninista e até anti-trotskista. Trata-se de um depoimento feito por uma mestra em filosofia pela USP. Ela estaria doida?

"Rosa Luxemburgo era uma defensora apaixonada da liberdade"Posted seg, 05/08/2013 - 15:41

Em entrevista à Fundação Rosa Luxemburgo, Isabel Loureiro retoma alguns aspectos do curso que ministrou sobre o pensamento da marxista alemã

Por Júlio Delmanto, Fundação Rosa Luxemburgo

+Acompanhe e curta o Facebook da Fundação Rosa Luxemburgo

Formada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná e com os títulos de mestre e doutora obtidos na Universidade de São Paulo, Isabel Loureiro é reconhecidamente uma das principais especialistas no pensamento de Rosa Luxemburgo. Colaboradora da Fundação Rosa Luxemburgo, recentemente organizou o curso "As ideias políticas de Rosa Luxemburgo", no qual pôde expor detalhadamente aspectos da trajetória e do pensamento da pensadora alemã.

Terminado o curso, Loureiro conversou com o site da Fundação Rosa Luxemburgo sobre alguns dos aspectos discutidos durante as aulas e apontou: o que mais atrai um leitor contemporâneo no pensamento de Rosa Luxemburgo é sua defesa apaixonada da liberdade e sua confiança na sabedoria espontânea dos debaixo.

Isabel, você é conhecida por ser uma das maiores especialistas latino-americanas no pensamento de Rosa Luxemburgo. O que a maioria das pessoas não sabe, e que você contou no curso, é que você passou a se interessar pela revolucionária alemã por intermédio de Mário Pedrosa...

Isso aconteceu quando comecei a fazer a pesquisa para o mestrado na década de 1970, no departamento de filosofia da USP. A ditadura civil-militar aproximava-se do fim, eu me interessei pela história do socialismo no Brasil e topei com o jornalVanguarda Socialista na Biblioteca Nacional, no Rio. Esse semanário, editado por Mário Pedrosa, teve vida breve: começou no fim de 1945 e acabou em outubro de 1947. Mas apesar disso, foi uma publicação importante para a formação de parte da esquerda brasileira que ali teve contato com as ideias de Rosa Luxemburgo. Mário Pedrosa escreveu uma série de artigos sobre o tema do partido político em que opunha a concepção de partido-vanguarda leninista, formado por uma vanguarda de revolucionários profissionais, centralizado e hierárquico à concepção de Rosa Luxemburgo, de uma organização democrática de massas, sem separação entre bases e lideranças. Mário Pedrosa tinha rompido com Trotsky e o trotskismo nos anos 1930, e, por conseguinte, com o bolchevismo. Rosa Luxemburgo aparecia então como alternativa de esquerda ao bolchevismo, sendo valorizada por ter percebido antes do tempo o perigo autoritário que estava embutido na concepção leninista do partido-vanguarda, que Trotsky adotou por sua vez. Gostaria de acrescentar que a leitura que Mário Pedrosa fez do bolchevismo em Vanguarda Socialista moldou decisivamente minha maneira de ver como deve ser um partido político de esquerda.

Como já dito, você é reconhecida pelos estudos sobre a vida e a obra de Rosa Luxemburgo, tendo publicado muitos artigos e livros sobre o assunto e recentemente até organizado uma coletânea, em três volumes, de escritos dela. Quando recebeu o convite da Fundação para ministrar esse curso o que te motivou a aceitar?

Aceitei por algumas razões. Primeiro, porque acho que uma das funções da Fundação Rosa Luxemburgo deve ser difundir o pensamento daquela que lhe deu o nome. Segundo, porque há tanto tempo venho me dedicando ao estudo do pensamento de Rosa Luxemburgo que considero minha obrigação fazer o possível para divulgá-lo, sobretudo para os militantes dos movimentos sociais, que são os principais interlocutores da Fundação. E por fim, porque, como você disse, organizei três volumes com escritos dela e pensei que seria uma boa oportunidade para tornar esse trabalho mais conhecido.

On Sáb 18/01/14 16:05 , "Gerhard Erich Boehme" gerhard@boehme.com.br sent:

Caro Mtnos,

não pinte Róża Luksemburg de outra cor que não seja de vermelho. Ela era diabólica. Desejava subjugar a Alemanha. Ela foi uma das responsáveis pelo surgimento do nacional-socialismo na Alemanha, Austria, Hungria, etc...

Em uma Alemanha derrotada, e humilhada evido ao Tratado de Versalhes, ela começou com a divisão e ressentimento étnico e religioso dentro da Alemanha, produziu baderna dentro de uma sociedade que ansiava a possibilidade de se reorganizar, razão pela qual o tirante de bigodinho aproveitou a deixa. Dentro de uma Alemanha que guardava saudades do tempo glorioso dos dois impérios anteriores, em especial o Sacro Império Romano Germânico, que não tinha nada de romano e muito menos de sacro, pois durante os 900 anos de sua existência o que se produziu foi uma igreja católica pautada pela vergonha, a inquisição fora do Império em especial, até que veio a contrarreforma, sem contar a Reforma, que não vinha com a proposta inicial se dividir novamente os cristãos, mas sim de tornar a igreja novamente cristã.

Róża Luksemburg era uma líder intelectual, em nada difere de Stalin, pois o mal que propagavam era igualmente o mesmo, as mortes produzidas por ambos não foram com suas próprias mãos, como o fez Fidel Castro e Che Guevara, comunistas de última hora, que viraram comunistas por oportunismo.

Róża Luksemburg desempenhou um papel-chave na Alemanha, nos meses que se seguiram ao armistício de 11 de novembro de 1918 que assinalou a rendição da Alemanha e o fim da Primeira Guerra Mundial. Junto com Karl Liebknecht, colaborador de Karl Marx e Friedrich Engels, formou a organização clandestina de esquerda 'Spartacus League'. O nome era em homenagem a Spartacus, o escravo que liderou uma revolta fracassada contra o poderoso exército romano. E foi fundado o jornal 'Die Rote Fahne' (A Bandeira Vermelha), para dar suporte aos ideais da Liga. Em 1° de janeiro de 1919, a Liga transformou-se no KPD, Partido Comunista da Alemanha. No dia 15 de janeiro de 1919, Rosa, Liebknecht e Wilhelm Pieck, um outro líder espartaquista, foram presos. O que aconteceu depois não é claro, mas os três ficaram detidos no Hotel Adlon, em Berlim. Pieck conseguiu escapar. Rosa e Liebknecht foram assassinados por seus captores. O corpo de Rosa foi jogado no Canal de Landwehr, em Berlim, onde não foi encontrado até 1 de junho. Um memorial marca o local.

Róża Luksemburg afrontava a ordem e veio com uma proposta contra o pangermanismo, que por si só já gerava inimigos, observada a realidade da Alemanha na época, com déspotas surgindo como líderes de todos os lados.

O texto abaixo difere e muito de seus discursos de incitação à classe trabalhadora alemã. Sua eloquência levou a movimentação das massas, onde a oclocracia se fazia presente.

O resultado é que abriu espaço para outro déspota com suas alternativas e um discurso igualmente eloquente, tal qual tivemos no Brasil no início deste Século.

Abraços,

Gerhard Erich Boehme

gerhard@boehme.com.br

+55 (41) 8877-6354

Skype: gerhardboehme

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" (Nelson Rolihlahla Mandela - Madiba)

On Sáb 18/01/14 00:00 , mtnoscalil@terra.com.br sent:

Prezado Batalha

Se a Rosa estivesse no lugar de Lenin, você acha que ela concordaria com o fuzilamento de milhares de camponeses que se opuseram à coletivização das terras? Responda, por favor, somente depois de ler o artigo abaixo.
Aproveito a oportunidade para informar que uma das maiores liberdades que eu conquistei na vida foi a "liberdade ideológica". Você não imagina a paz de espirito que veio junto com essa conquista.
Depois de me libertar de todas as ideologias, consegui criar a ideologia zero que me levou a esta conclusão:

"Morto o comunismo, só resta à humanidade, no século XXI, civilizar o capitalismo"

Abraços
mtnos calil

Ps1. Os neo-marxistas, à diferença dos velhos, continuam querendo acabar com o capitalismo, mas não sabem como e além disso, confessam a sua ignorância. Repetem de forma mais moderna o mesmo equivoco de Marx que imaginou a morte do capitalismo quando este sistema estava ainda numa fase preliminar de seu desenvolvimento.

PS2. Você é a favor ou contra a civilização do capitalismo selvagem? Ou nem o considera selvagem?

===============================================

O humanismo revolucionário de Rosa Luxemburgo

Sem liberdades democráticas é impossível a práxis revolucionária das massas, a autoeducação popular pela experiência prática, a autoemancipação revolucionária dos oprimidos e o próprio exercício do poder pela classe trabalhadora


por Michael Löwy


Durante anos, as únicas obras de Rosa Luxemburgo conhecidas no Brasil foram as editadas por alguns pioneiros como Mario Pedrosa – o ensaio sobre a Revolução Russa (em 1946) – ou Lívio Xavier: Reforma ou revolução (em 1955). Graças a Isabel Loureiro e à Editora Unesp, pela primeira vez existe no Brasil uma edição em três volumes dos principais escritos da revolucionária judia-polonesa-alemã e de sua correspondência, traduzidos de suas línguas originais.1 Por que esse atraso? Tem a ver, sem dúvida, com o peso que teve o stalinismo na história da esquerda brasileira...

Os volumes estão organizados em ordem cronológica: o primeiro corresponde ao período que vai de 1899 a 1914. Nesse volume se encontram textos célebres, como a polêmica contra o "revisionismo" de Eduard Bernstein – "Reforma social ou revolução?"(1899) –, a crítica do centralismo leninista – "Questões de organização da social-democracia russa" (1903-1904) – ou a discussão sobre a greve geral – "Greve de massas, partido e sindicatos"(1906) –, mas também outros menos conhecidos, sobre "A Igreja e o socialismo", que seguramente vai interessar aos leitores brasileiros, ou sobre o direito de voto das mulheres. O "corte" histórico é, evidentemente, o 4 de agosto de 1914: a adesão da social-democracia à Primeira Guerra Mundial. O segundo vai de 1914 a 1919, isto é, desde os primeiros textos contra a guerra imperialista até o assassinato de Rosa Luxemburgo pelos paramilitares (Freikorps) levados a Berlim pelo ministro social-democrata Gustav Noske para esmagar a insurreição de janeiro de 1919. Figuram nesse volume: a famosa "Brochura de Junius" – "A crise da social-democracia"(1916) –, texto fundamental na história do pensamento marxista, que avança a perspectiva de uma história aberta, ainda a ser decidida: socialismo ou barbárie; o manuscrito sobre "A Revolução Russa", de 1918; os últimos escritos em torno da Revolução Alemã, defendendo as posições da Liga Spartakus e do recém-fundado Partido Comunista Alemão (1918-1919). O terceiro volume contém uma seleção da correspondência, diretamente traduzida do alemão e do polonês, dando prioridade às cartas de caráter pessoal, dirigidas a seus amantes (Leo Jogiches, Costia Zetkin, Hans Diefenbach, Paul Levi) e suas amigas (Sophie Liebknecht, Luise Kautsky, Mathilde Wurm). Só ficaram faltando os escritos econômicos, a "Introdução à economia política"e a "Acumulação do capital", que, por seu volume, necessitam uma publicação separada.

Se fosse necessário escolher um traço distintivo da vida e do pensamento de Rosa Luxemburgo, acho que se deveria privilegiar seu humanismo revolucionário. Seja em sua crítica implacável do capitalismo como sistema desumano, em seu combate contra o militarismo, o colonialismo e o imperialismo, ou em sua visão de uma sociedade emancipada, sua utopia de um mundo sem exploração, sem alienação e sem fronteiras, esse humanismo socialista atravessa como um fio vermelho o conjunto de seus escritos políticos – mas também de sua correspondência, suas comoventes cartas de prisão, que foram lidas e relidas por sucessivas gerações de jovens militantes do movimento operário (entre os quais também minha mãe, que trouxe um exemplar desse livro quando emigrou de Viena para o Brasil em 1934).

Talvez o documento no qual o humanismo revolucionário de Rosa Luxemburgo se manifesta da forma mais impressionante seja o ensaio sobre a Revolução Russa, escrito na cadeia em 1918. Seu teor é conhecido: por um lado, o apoio aos bolcheviques, que, com Lenin e Trotsky à cabeça, salvaram a honra do socialismo internacional, ousando a Revolução de Outubro; por outro lado, uma profunda crítica à supressão, pelos mesmos bolcheviques, das liberdades democráticas – liberdade de imprensa, de associação e de reunião –, que são precisamente a garantia da atividade política das massas operárias; sem elas é impensável a dominação das grandes massas populares. As tarefas gigantescas da transição ao socialismo – "que os bolcheviques enfrentaram com coragem e resolução" – não podem ser realizadas sem "uma intensiva formação política das massas e acúmulo de experiências", impossíveis sem liberdades democráticas. A construção de uma nova sociedade é uma "terra nova" que suscita "mil problemas"; ora, "só a experiência é capaz de corrigir e de abrir novos caminhos". O socialismo é um produto histórico "nascido da própria escola da experiência": o conjunto das massas populares deve participar dessa experiência, de outro modo "o socialismo é decretado, outorgado, por uma dúzia de intelectuais fechados num gabinete". Para os inevitáveis erros do processo, o único corretivo, "o único sol que cura e purifica", é "a própria revolução e seu princípio renovador – a vida intelectual, a atividade e a autorresponsabilidade das massas que ela suscita, portanto a mais ampla liberdade política". Em outras palavras: sem liberdades democráticas é impossível a práxis revolucionária das massas, a autoeducação popular pela experiência prática, a autoemancipação revolucionária dos oprimidos e o próprio exercício do poder pela classe trabalhadora.

O capítulo sobre democracia desse documento de Rosa Luxemburgo é um dos textos mais importantes do marxismo, do comunismo, da teoria crítica e do pensamento revolucionário do século XX. É difícil imaginar uma refundação do socialismo no século XXI que não leve em conta os argumentos desenvolvidos nessas páginas febris.

=======================================

Em: - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#Morte

Em 15 de janeiro de 1919, Rosa Luxemburgo, Karl Liebknecht e Wilhelm Pieck, líderes do Partido Comunista da Alemanha, foram presos e levados para interrogatório no Hotel Eden em Berlim. 7 Enquanto que os detalhes das mortes de Luxemburgo e Liebknecht são desconhecidos, a versão mais aceita é de que foram retirados do hotel por paramilitares do grupo de direita Freikorps, que mais tarde iriam apoiar os Nazis. Enquanto Luxemburgo e Liebknecht eram escoltados para fora do prédio, foram espancados até ficarem inconscientes.7 Pieck conseguiu fugir, enquanto Luxemburgo e Liebknecht foram levados, cada um, num jipe militar.7 O primeiro jipe, com Rosa Luxemburgo, virou antes da ponte Corneliusbrücke em uma pequena rua paralela ao curso d'água conhecido como Canal do Exército (Landwehrkanal). Ela foi baleada e jogada semi-morta nas águas geladas de janeiro do Landwerkanal. Seu companheiro de luta, Karl, seguiu no outro jipe, que cruzou a Corneliusbrücke e entrou em uma das ruas desertas do parque Tiergarten. Ele foi baleado pelas costas, enquanto foi induzido a caminhar. Morto, foi entregue como indigente em um posto policial. Dois meses mais tarde, Jogiches foi morto pelo mesmo grupo.6 O corpo de Luxemburgo só foi encontrado no final de junho.5 Seus assassinos jamais foram condenados.5 Somente em 1999, uma investigação do governo alemão concluiu que as tropas de assalto haviam recebido ordens e dinheiro dos governantes social-democratas para matar Luxemburgo e Liebknecht.

Os corpos de Luxemburgo e Liebknecht foram enterrados no Cemitério Central de Freidrichsfelde em Berlim.9 Todos os anos, socialistas e comunistas se reúnem no local na segunda segunda-feira de janeiro para homenageá-los.

=============================================================

On Sex 17/01/14 23:15 , "BATALHA" fernando.batalha@uol.com.br sent:

O texto correto seria o seguinte:

Nesta data, há 95 anos, foi fuzilada a militante comunista, polonesa, Róża Luksemburg, conhecida como Rosa de Luxemburgo. O sistema político por ela apregoado foi implantado na Rússia, em 1917, com a revolução vitoriosa comandada por Wladimir Lenin, que determinou o fuzilamento do Czar Nicolau II, sua esposa, um filho e três filhas. Josef Stalin, que sucedeu a Lenin, criou a URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, mediante a invasão dos países limítrofes e o fuzilamento de mais de 30 milhões de pessoas. Cuba, com Fidel Castro, seguiu o modelo soviético, levando ao paredão cerca de 30 mil pessoas. Esse foi o legado espiritual de Rosa de Luxemburgo.

Batalha

De: Adam Foose [mailto:adamfoose@gmail.com]
Enviada em: quinta-feira, 16 de janeiro de 2014 16:52
Para: riograndino tabajara alves branco; amigodorei@hotmail.com; Artur Larangeira; BATALHA; brummel.couto@mme.gov.br; Benone Paiva; Cantídio Dantas; ceu-pestana@live.com; Carlos de Andrade; Cleber de Oliveira Santos; Fendel Thomas; Tomaz Filho; forrer@uol.com.br; Gerhard Erich Boehme; GERVASIO GONÇALVES; Guilherme Fregapani; hezirespindola@hotmail.com; Hatiro Ikuma; hlffilho@gmail.com; João Gabriel Felippe; Flávio Jj; Luiz Solano; Leonidas Loureiro; Euclides Lopes; paulopeixoto@mme.gov.br; osvaldo@coracorthe.com.br; oliveira.marilda@terra.com.br; Ursula Haupt; antonio toninho; marcos tavaresw; Walker Ribeiro Machado; Marcelo Noll Prudente; mtnoscalil@terra.com.br
Assunto: Fwd:

---------- Mensagem encaminhada ----------

HÁ 95 ANOS NESTE DIA FOI ASSASSINADA A GRANDE REVOLUCIONÁRIA POLONESA ROSA DE LUXEMBURGO.

MULHER DA GUERRA, DA PAZ E DO AMOR . INFELIZMENTE AS BESTAS REACIONÁRIAS QUE VIVEM ATÉ HOJE MATARAM UMA ROSA , MAS NÃO MATARÃO A VONTADE DO POVO POR UM MUNDO MELHOR . PARA SEMPRE A GRANDE ROSA DE TODAS AS ROSAS VERMELHAS SERÁ A ESTRELA DO AMANHÃ.

10.2.

Re: Rosa de Luxemburgo e ideologia persistente

Enviado por: "antonio toninho" antonioduartelopesxavier3@gmail.com

Dom, 19 de Jan de 2014 3:32 am



No dia 19 de Janeiro de 2014 às 01:43, Artur
<artur_larangeira@uol.com.br>escreveu:

> Sr. Calil, como estou em cópia sinto-me no direito de opinar,
> entretanto esclareço que minha área de atuação sempre foi ciências exatas,
> e por isso o máximo que entendo do assunto decorre da história e da minha
> experiência de vida, mas tenho certeza que esses me são suficientes para
> entender e analisar a situação em que vivemos, permitindo-me aderir ao
> melhor para mim e minha família, senão, não teria condições de votar, não
> é?
>
> Só entro nessa discussão porque você criticou as ideologias
> anticomunistas, mas o que prolifera são as ideologias comunistas, é
> exatamente ao contrário do que você diz, o comunismo está vivo e cada vez
> mais se alastra mudo afora com a passividade dos capitalistas. Veja o que
> acontece na AL, inclusive Brasil? O comunismo não está morto, duvido que
> nas próximas eleições haverá mais de 5 políticos para defender o livre
> mercado, a propriedade privada, ou preceitos liberais. Cite um partido que
> vá à TV e defenda as ideias liberais, não tem nenhum, e historicamente
> sabemos que os liberais são os que provocam os avanços tecnológicos tão
> necessários à modernidade – será que ainda há dúvidas? Já para defender
> mais estado e distribuição de riquezas produzidas por gente que cada vez
> mais vocês estigmatizam haverá algumas centenas – tudo em nome do populismo
> pegando carnona na caridade com chapéu alheio - , e como sabemos, a
> história nos ensinou que os países que aderiram ao capitalismo avançaram
> rapidamente, exatamente ao contrário do comunismo / socialismo (acho que
> não é preciso que se liste os diversos casos), e lembro-o: se o capitalismo
> sobrevive desde a época mais remota da história é porque não é o sistema
> econômico perfeito, mas ainda não inventaram nada melhor, até o comunismo –
> que não é opção econômica, mas de poder – se socorre dele para tentar
> minimizar suas agruras: ex. atuais: China, Cuba e Rússia.
>
> Pobres podem ser socorridos se houver condição, que, apesar dos
> comunistas, os capitalistas criam, então fazer o quê, matar o capitalismo?
> Isso nem mesmo os comunistas querem.
>
> Terminando: o comunismo não está morto, estamos muito longe disso, a turma
> do PT cada dia nos dá mais exemplos: Agora mesmo, a D Dilma irá inaugurar
> um porto de 1ª linha em Cuba – os custos são confidenciais, só mesmo no
> comunismo -, e na volta ela passará na Venezuela para ver se o passarinho
> do Chavez lhes dará mais algum palpite para nos extorquir ainda mais em
> nome da causa.
>
> Ah! Se você só dialoga com filósofos, por favor, retire meu nome desta
> lista, e o pensamento do Aristóteles continauará indo.
> Artur Larangeira Filho - RJ - RJ (21) 2596-4732 ; (21) 99333-9266
>
> Aristóteles dizia que uma sociedade adequada é governada por leis, não por
> homens. Com isso ele queria dizer que devemos adotar um império de leis
> igualmente válidas para todos, em oposição ao poder arbitrário que aos
> amigos dá tudo, enquanto aos inimigos aplica o rigor das leis.
>
> ----- Original Message -----
> *From:* mtnoscalil@terra.com.br
> *To:* BATALHA <fernando.batalha@uol.com.br>
> *Cc:* 'Adam Foose' <adamfoose@gmail.com> ; 'riograndino tabajara alves
> branco' <tabadf10@gmail.com> ; amigodorei@hotmail.com ; 'Artur Larangeira&#39;<artur_larangeira@uol.com.br>;
> brummel.couto@mme.gov.br ; 'Benone Paiva' <benone2006@bol.com.br> ; "'Cantídio
> Dantas'" <cantidio@cantidiodantas.com.br> ; ceu-pestana@live.com ; 'Carlos
> de Andrade' <passelivredf@gmail.com> ; 'Cleber de Oliveira Santos'<cleber@vahali.com.br>; 'Fendel
> Thomas' <thomas@fendel.com.br> ; 'Tomaz Filho'<tomazfilhojornalista@hotmail.com>;
> forrer@uol.com.br ; 'Gerhard Erich Boehme' <gerhard@boehme.com.br> ; "'GERVASIO
> GONÇALVES'" <gervasio@jornalregional.com.br> ; 'Guilherme Fregapani'<gab.fregapani@gmail.com>;
> hezirespindola@hotmail.com ; 'Hatiro Ikuma' <hatiroikuma@gmail.com> ;
> hlffilho@gmail.com ; "'João Gabriel Felippe'"<joaogabriel.felippe@gmail.com>; "'Flávio
> Jj'" <flavioamaiso@gmail.com> ; 'Luiz So lano' <luizsolano@gmail.com> ; 'Leonidas
> Loureiro' <saude_bel@yahoo.com.br> ; 'Euclides Lopes'<euclideslopes@ig.com.br>;
> paulopeixoto@mme.gov.br ; osvaldo@coracorthe.com.br ;
> oliveira.marilda@terra.com.br ; 'Ursula Haupt' <ursula.haupt@hotmail.com>; 'antonio
> toninho' <antonioduartelopesxavier3@gmail.com> ; 'marcos tavaresw'<ruadaliberdade@hotmail.com>; 'Walker
> Ribeiro Machado' <walkerrm@uol.com.br> ; 'Marcelo Noll Prudente'<marceloprudente@terra.com.br>;
> resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br
> *Sent:* Saturday, January 18, 2014 10:56 PM
> *Subject:* Re: Re: Rosa de Luxemburgo e ideologia persistente
>
> Prezado Gerhard.
>
> O que aconteceu foi o seguinte:
>
> Alguém desta lista fez uma homenagem à Rosa vermelha.
> O Batalha condenou a homenageada.
>
> E eu entrei na discussão com o objeivo de promover a desideologização.
> Erich Fromm que é um respeitado psicanalista qualificou Marx de humanista. Michael
> Löwy, que não é stalinista atribui à Rosa um humanismo revolucionário.
> Na minha avaliação, baseada em documentos, Marx sofria de um sério
> transtorno emocional sobre o qual os psicanalistas marxistas silenciaram.
> É perfeitamente possivel que a Rosa tivesse também algum grave transtorno.
> Mas ela e Marx seriam, além de pessoas transtornadas, possuidoras de um mau
> caráter?
>
> Ao entrar nessa discussão, meu objetivo é remover a ideologia de direita
> que subsiste na mente dos anti-comunistas. Se o comunismo está morto rever
> a sua história não é perda de tempo? Para formarmos uma opinião
> fundamentada sobre a Rosa vermelha, teríamos que recorrer a documentos
> históricos confiáveis, com agravante de termos que ouvir também os dois
> lados.
>
> Esse combate ao comunismo falecido não leva a lugar algum, enquanto o
> combate à selvageria do capitalismo que está vivo faz todo o sentido.
>
> E porque então eu entro na discussão?
> Ocorre meu amigo que aos poucos estou me convencendo de que tenho essa
> tarefa a cumprir: combater o virus ideológico. A final a Ideologia Zero
> nasceu para isso.
>
> A Rosa vermelha se insere neste contexto porque existem duas versões da
> história a respeito dela: a sua que a qualifica como uma das piores
> mulheres da história da humanidade, senão a pior, e de outros que a colocam
> como revisionista do marxismo-leninismo.
>
> Como a história é contada de diferentes modos, provar qual é a versão
> verdadeira, ou que mais se aproxima da realidade dos fatos, não é tarefa
> fácil. Se você quiser apresentar as provas, reproduzindo-as aqui, teremos
> então oportunidade de fazer um exercício anti-ideológico e desconstruir
> versão falsa que teriam construido a respeito da Rosa.
>
> O que eu não vou posso aceitar é que o combate ao comunismo seja
> utilizado para disfarçar a selvageria do capitalismo. O mesmo está
> ocorrendo com o PT hoje: ele pode ser o pior e o mais corrupto partido da
> história, mas o bolsa-familia é uma necessidade básica para atender os
> miseráveis do Brasil, considerados pelos ideólogos da direita como
> vagabundos. Para estes ideólogos as elites que (des)governam este país há
> seculos não têm nenhuma responsabilidade na criação deste exército de
> vagabundos. Tampouco eles estão interessados nas crianças vitimadas pelos
> vagabundos.
>
> Afinal porque sempre o discurso em defesa dos pobres esteve com a esquerda
> e não com a direita? A afirmativa de que a esquerda é oportunista é
> falaciosa, porque a direita também pode ser oportunista. Existe gente
> honesta e interessada no bem comum tanto na esquerda como na direita. É a
> essa gente honesta dos dois lados que eu me dirijo com a proposta de
> enterrarmos as ideologias. Ocorre que a psicopato-ideologia afeta as
> pessoas mais honestas e bem intencionadas do mundo, porque o auto-engano é
> um traço marcante da mente humana.
>
> Morto o comunismo, é hora de civilizar o capitalismo.
>
> abraços
> mtnos calil
>
> Ps. Segue abaixo outra matéria onde a Rosa é descrita com toda a convicção
> como sendo anti-stalinista, anti-leninista e até anti-trotskista. Trata-se
> de um depoimento feito por uma mestra em filosofia pela USP. Ela estaria
> doida?
>
>
> "Rosa Luxemburgo era uma defensora apaixonada da liberdade"
> Posted seg, 05/08/2013 - 15:41
>
> Em entrevista à Fundação Rosa Luxemburgo, Isabel Loureiro retoma alguns
> aspectos do curso que ministrou sobre o pensamento da marxista alemã
>
> Por Júlio Delmanto, Fundação Rosa Luxemburgo
>
> +Acompanhe e curta o Facebook da Fundação Rosa Luxemburgo<http://www.facebook.com/pages/Funda%C3%A7%C3%A3o-Rosa-Luxemburgo/103963946481173>
>
> Formada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná e com os títulos
> de mestre e doutora obtidos na Universidade de São Paulo, Isabel Loureiro é
> reconhecidamente uma das principais especialistas no pensamento de Rosa
> Luxemburgo. Colaboradora da Fundação Rosa Luxemburgo, recentemente
> organizou o curso "As ideias políticas de Rosa Luxemburgo", no qual pôde
> expor detalhadamente aspectos da trajetória e do pensamento da pensadora
> alemã.
>
> Terminado o curso, Loureiro conversou com o site da Fundação Rosa
> Luxemburgo sobre alguns dos aspectos discutidos durante as aulas e apontou:
> o que mais atrai um leitor contemporâneo no pensamento de Rosa Luxemburgo é
> sua defesa apaixonada da liberdade e sua confiança na sabedoria espontânea
> dos debaixo.
>
>
>
> Isabel, você é conhecida por ser uma das maiores especialistas
> latino-americanas no pensamento de Rosa Luxemburgo. O que a maioria das
> pessoas não sabe, e que você contou no curso, é que você passou a se
> interessar pela revolucionária alemã por intermédio de Mário Pedrosa...
>
> Isso aconteceu quando comecei a fazer a pesquisa para o mestrado na década
> de 1970, no departamento de filosofia da USP. A ditadura civil-militar
> aproximava-se do fim, eu me interessei pela história do socialismo no
> Brasil e topei com o jornalVanguarda Socialista na Biblioteca Nacional,
> no Rio. Esse semanário, editado por Mário Pedrosa, teve vida breve: começou
> no fim de 1945 e acabou em outubro de 1947. Mas apesar disso, foi uma
> publicação importante para a formação de parte da esquerda brasileira que
> ali teve contato com as ideias de Rosa Luxemburgo. Mário Pedrosa escreveu
> uma série de artigos sobre o tema do partido político em que opunha a
> concepção de partido-vanguarda leninista, formado por uma vanguarda de
> revolucionários profissionais, centralizado e hierárquico à concepção de
> Rosa Luxemburgo, de uma organização democrática de massas, sem separação
> entre bases e lideranças. Mário Pedrosa tinha rompido com Trotsky e o
> trotskismo nos anos 1930, e, por conseguinte, com o bolchevismo. Rosa
> Luxemburgo aparecia então como alternativa de esquerda ao bolchevismo,
> sendo valorizada por ter percebido antes do tempo o perigo autoritário que
> estava embutido na concepção leninista do partido-vanguarda, que Trotsky
> adotou por sua vez. Gostaria de acrescentar que a leitura que Mário Pedrosa
> fez do bolchevismo em Vanguarda Socialista moldou decisivamente minha
> maneira de ver como deve ser um partido político de esquerda.
>
>
>
> Como já dito, você é reconhecida pelos estudos sobre a vida e a obra de
> Rosa Luxemburgo, tendo publicado muitos artigos e livros sobre o assunto e
> recentemente até organizado uma coletânea, em três volumes, de escritos
> dela. Quando recebeu o convite da Fundação para ministrar esse curso o que
> te motivou a aceitar?
>
> Aceitei por algumas razões. Primeiro, porque acho que uma das funções da
> Fundação Rosa Luxemburgo deve ser difundir o pensamento daquela que lhe deu
> o nome. Segundo, porque há tanto tempo venho me dedicando ao estudo do
> pensamento de Rosa Luxemburgo que considero minha obrigação fazer o
> possível para divulgá-lo, sobretudo para os militantes dos movimentos
> sociais, que são os principais interlocutores da Fundação. E por fim,
> porque, como você disse, organizei três volumes com escritos dela e pensei
> que seria uma boa oportunidade para tornar esse trabalho mais conhecido.
>
>
>
>
> On Sáb 18/01/14 16:05 , "Gerhard Erich Boehme" gerhard@boehme.com.br sent:
>
>
>
>
>
> Caro Mtnos,
>
>
>
> não pinte Róża Luksemburg de outra cor que não seja de vermelho. Ela era
> diabólica. Desejava subjugar a Alemanha. Ela foi uma das responsáveis pelo
> surgimento do nacional-socialismo na Alemanha, Austria, Hungria, etc...
>
>
>
> Em uma Alemanha derrotada, e humilhada evido ao Tratado de Versalhes, ela
> começou com a divisão e ressentimento étnico e religioso dentro da
> Alemanha, produziu baderna dentro de uma sociedade que ansiava a
> possibilidade de se reorganizar, razão pela qual o tirante de bigodinho
> aproveitou a deixa. Dentro de uma Alemanha que guardava saudades do tempo
> glorioso dos dois impérios anteriores, em especial o Sacro Império Romano
> Germânico, que não tinha nada de romano e muito menos de sacro, pois
> durante os 900 anos de sua existência o que se produziu foi uma igreja
> católica pautada pela vergonha, a inquisição fora do Império em especial,
> até que veio a contrarreforma, sem contar a Reforma, que não vinha com a
> proposta inicial se dividir novamente os cristãos, mas sim de tornar a
> igreja novamente cristã.
>
>
>
> Róża Luksemburg era uma líder intelectual, em nada difere de Stalin, pois
> o mal que propagavam era igualmente o mesmo, as mortes produzidas por ambos
> não foram com suas próprias mãos, como o fez Fidel Castro e Che Guevara,
> comunistas de última hora, que viraram comunistas por oportunismo.
>
>
>
> Róża Luksemburg desempenhou um papel-chave na Alemanha, nos meses que se
> seguiram ao armistício de 11 de novembro de 1918 que assinalou a rendição
> da Alemanha e o fim da Primeira Guerra Mundial. Junto com Karl Liebknecht,
> colaborador de Karl Marx e Friedrich Engels, formou a organização
> clandestina de esquerda 'Spartacus League'. O nome era em homenagem a
> Spartacus, o escravo que liderou uma revolta fracassada contra o poderoso
> exército romano. E foi fundado o jornal 'Die Rote Fahne' (A Bandeira
> Vermelha), para dar suporte aos ideais da Liga. Em 1° de janeiro de 1919, a
> Liga transformou-se no KPD, Partido Comunista da Alemanha. No dia 15 de
> janeiro de 1919, Rosa, Liebknecht e Wilhelm Pieck, um outro líder
> espartaquista, foram presos. O que aconteceu depois não é claro, mas os
> três ficaram detidos no Hotel Adlon, em Berlim. Pieck conseguiu escapar.
> Rosa e Liebknecht foram assassinados por seus captores. O corpo de Rosa foi
> jogado no Canal de Landwehr, em Berlim, onde não foi encontrado até 1 de
> junho. Um memorial marca o local.
>
> Róża Luksemburg afrontava a ordem e veio com uma proposta contra o
> pangermanismo, que por si só já gerava inimigos, observada a realidade da
> Alemanha na época, com déspotas surgindo como líderes de todos os lados.
>
>
>
> O texto abaixo difere e muito de seus discursos de incitação à classe
> trabalhadora alemã. Sua eloquência levou a movimentação das massas, onde a
> oclocracia se fazia presente.
>
>
>
> O resultado é que abriu espaço para outro déspota com suas alternativas e
> um discurso igualmente eloquente, tal qual tivemos no Brasil no início
> deste Século.
>
>
>
>
>
> Abraços,
>
>
>
>
>
> Gerhard Erich Boehme
>
> gerhard@boehme.com.br
>
> +55 (41) 8877-6354
>
> Skype: gerhardboehme
>
>
>
>
>
> "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o
> mundo" (Nelson Rolihlahla Mandela - Madiba)
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
> On Sáb 18/01/14 00:00 , mtnoscalil@terra.com.br sent:
>
> Prezado Batalha
>
> Se a Rosa estivesse no lugar de Lenin, você acha que ela concordaria com o
> fuzilamento de milhares de camponeses que se opuseram à coletivização das
> terras? Responda, por favor, somente depois de ler o artigo abaixo.
> Aproveito a oportunidade para informar que uma das maiores liberdades que
> eu conquistei na vida foi a "liberdade ideológica". Você não imagina a paz
> de espirito que veio junto com essa conquista.
> Depois de me libertar de todas as ideologias, consegui criar a ideologia
> zero que me levou a esta conclusão:
>
> "Morto o comunismo, só resta à humanidade, no século XXI, civilizar o
> capitalismo"
>
> Abraços
> mtnos calil
>
> Ps1. Os neo-marxistas, à diferença dos velhos, continuam querendo acabar
> com o capitalismo, mas não sabem como e além disso, confessam a sua
> ignorância. Repetem de forma mais moderna o mesmo equivoco de Marx que
> imaginou a morte do capitalismo quando este sistema estava ainda numa fase
> preliminar de seu desenvolvimento.
>
> PS2. Você é a favor ou contra a civilização do capitalismo selvagem? Ou
> nem o considera selvagem?
>
> ===============================================
>
> O humanismo revolucionário de Rosa Luxemburgo
>
> Sem liberdades democráticas é impossível a práxis revolucionária das
> massas, a autoeducação popular pela experiência prática, a autoemancipação
> revolucionária dos oprimidos e o próprio exercício do poder pela classe
> trabalhadora
> por Michael Löwy
>
> Durante anos, as únicas obras de Rosa Luxemburgo conhecidas no Brasil
> foram as editadas por alguns pioneiros como Mario Pedrosa – o ensaio sobre
> a Revolução Russa (em 1946) – ou Lívio Xavier: Reforma ou revolução (em
> 1955). Graças a Isabel Loureiro e à Editora Unesp, pela primeira vez existe
> no Brasil uma edição em três volumes dos principais escritos da
> revolucionária judia-polonesa-alemã e de sua correspondência, traduzidos de
> suas línguas originais.1 Por que esse atraso? Tem a ver, sem dúvida, com
> o peso que teve o stalinismo na história da esquerda brasileira...
>
> Os volumes estão organizados em ordem cronológica: o primeiro corresponde
> ao período que vai de 1899 a 1914. Nesse volume se encontram textos
> célebres, como a polêmica contra o "revisionismo" de Eduard Bernstein –
> "Reforma social ou revolução?"(1899) –, a crítica do centralismo leninista
> – "Questões de organização da social-democracia russa" (1903-1904) – ou a
> discussão sobre a greve geral – "Greve de massas, partido e
> sindicatos"(1906) –, mas também outros menos conhecidos, sobre "A Igreja e
> o socialismo", que seguramente vai interessar aos leitores brasileiros, ou
> sobre o direito de voto das mulheres. O "corte" histórico é, evidentemente,
> o 4 de agosto de 1914: a adesão da social-democracia à Primeira Guerra
> Mundial. O segundo vai de 1914 a 1919, isto é, desde os primeiros textos
> contra a guerra imperialista até o assassinato de Rosa Luxemburgo pelos
> paramilitares (Freikorps) levados a Berlim pelo ministro social-democrata
> Gustav Noske para esmagar a insurreição de janeiro de 1919. Figuram nesse
> volume: a famosa "Brochura de Junius" – "A crise da social-democracia"(1916)
> –, texto fundamental na história do pensamento marxista, que avança a
> perspectiva de uma história aberta, ainda a ser decidida: socialismo ou
> barbárie; o manuscrito sobre "A Revolução Russa", de 1918; os últimos
> escritos em torno da Revolução Alemã, defendendo as posições da Liga
> Spartakus e do recém-fundado Partido Comunista Alemão (1918-1919). O
> terceiro volume contém uma seleção da correspondência, diretamente
> traduzida do alemão e do polonês, dando prioridade às cartas de caráter
> pessoal, dirigidas a seus amantes (Leo Jogiches, Costia Zetkin, Hans
> Diefenbach, Paul Levi) e suas amigas (Sophie Liebknecht, Luise Kautsky,
> Mathilde Wurm). Só ficaram faltando os escritos econômicos, a "Introdução à
> economia política"e a "Acumulação do capital", que, por seu volume,
> necessitam uma publicação separada.
>
> Se fosse necessário escolher um traço distintivo da vida e do pensamento
> de Rosa Luxemburgo, acho que se deveria privilegiar seu humanismo
> revolucionário. Seja em sua crítica implacável do capitalismo como
> sistema desumano, em seu combate contra o militarismo, o colonialismo e o
> imperialismo, ou em sua visão de uma sociedade emancipada, sua utopia de um
> mundo sem exploração, sem alienação e sem fronteiras, esse humanismo
> socialista atravessa como um fio vermelho o conjunto de seus escritos
> políticos – mas também de sua correspondência, suas comoventes cartas de
> prisão, que foram lidas e relidas por sucessivas gerações de jovens
> militantes do movimento operário (entre os quais também minha mãe, que
> trouxe um exemplar desse livro quando emigrou de Viena para o Brasil em
> 1934).
>
> Talvez o documento no qual o humanismo revolucionário de Rosa Luxemburgo
> se manifesta da forma mais impressionante seja o ensaio sobre a Revolução
> Russa, escrito na cadeia em 1918. Seu teor é conhecido: por um lado, o
> apoio aos bolcheviques, que, com Lenin e Trotsky à cabeça, salvaram a honra
> do socialismo internacional, ousando a Revolução de Outubro; por outro
> lado, uma profunda crítica à supressão, pelos mesmos bolcheviques, das
> liberdades democráticas – liberdade de imprensa, de associação e de reunião
> –, que são precisamente a garantia da atividade política das massas
> operárias; sem elas é impensável a dominação das grandes massas populares.
> As tarefas gigantescas da transição ao socialismo – "que os bolcheviques
> enfrentaram com coragem e resolução" – não podem ser realizadas sem "uma
> intensiva formação política das massas e acúmulo de experiências",
> impossíveis sem liberdades democráticas. A construção de uma nova sociedade
> é uma "terra nova" que suscita "mil problemas"; ora, "só a experiência é
> capaz de corrigir e de abrir novos caminhos". O socialismo é um produto
> histórico "nascido da própria escola da experiência": o conjunto das massas
> populares deve participar dessa experiência, de outro modo "o socialismo é
> decretado, outorgado, por uma dúzia de intelectuais fechados num gabinete".
> Para os inevitáveis erros do processo, o único corretivo, "o único sol que
> cura e purifica", é "a própria revolução e seu princípio renovador – a vida
> intelectual, a atividade e a autorresponsabilidade das massas que ela
> suscita, portanto a mais ampla liberdade política". Em outras palavras: sem
> liberdades democráticas é impossível a práxis revolucionária das massas, a
> autoeducação popular pela experiência prática, a autoemancipação
> revolucionária dos oprimidos e o próprio exercício do poder pela classe
> trabalhadora.
>
> O capítulo sobre democracia desse documento de Rosa Luxemburgo é um dos
> textos mais importantes do marxismo, do comunismo, da teoria crítica e do
> pensamento revolucionário do século XX. É difícil imaginar uma refundação
> do socialismo no século XXI que não leve em conta os argumentos
> desenvolvidos nessas páginas febris.
>
>
> =======================================
>
>
> Em: - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#Morte
>
> Em 15 de janeiro <http://pt.wikipedia.org/wiki/15_de_janeiro> de 1919,
> Rosa Luxemburgo, Karl Liebknecht e Wilhelm Pieck, líderes do Partido
> Comunista da Alemanha, foram presos e levados para interrogatório no Hotel
> Eden em Berlim. 7<http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-Marx-7> Enquanto
> que os detalhes das mortes de Luxemburgo e Liebknecht são desconhecidos, a
> versão mais aceita é de que foram retirados do hotel por paramilitares do
> grupo de direita Freikorps <http://pt.wikipedia.org/wiki/Freikorps>, que
> mais tarde iriam apoiar os Nazis <http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazis>.
> Enquanto Luxemburgo e Liebknecht eram escoltados para fora do prédio, foram
> espancados até ficarem inconscientes.7<http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-Marx-7> Pieck
> conseguiu fugir, enquanto Luxemburgo e Liebknecht foram levados, cada um,
> num jipe militar.7<http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-Marx-7> O
> primeiro jipe, com Rosa Luxemburgo, virou antes da ponte Corneliusbrücke em
> uma pequena rua paralela ao curso d'água conhecido como Canal do Exército (
> Landwehrkanal). Ela foi baleada e jogada semi-morta nas águas geladas de
> janeiro do Landwerkanal. Seu companheiro de luta, Karl, seguiu no outro
> jipe, que cruzou a Corneliusbrücke e entrou em uma das ruas desertas do
> parque Tiergarten. Ele foi baleado pelas costas, enquanto foi induzido a
> caminhar. Morto, foi entregue como indigente em um posto policial. Dois
> meses mais tarde, Jogiches foi morto pelo mesmo grupo.6<http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-NYT-6> O
> corpo de Luxemburgo só foi encontrado no final de junho.5<http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-Isa-5> Seus
> assassinos jamais foram condenados.5<http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-Isa-5> Somente
> em 1999 <http://pt.wikipedia.org/wiki/1999>, uma investigação do governo
> alemão concluiu que as tropas de assalto haviam recebido ordens e dinheiro
> dos governantes social-democratas para matar Luxemburgo e Liebknecht.
>
> Os corpos de Luxemburgo e Liebknecht foram enterrados no Cemitério
> Central de Freidrichsfelde em Berlim <http://pt.wikipedia.org/wiki/Berlim>
> .9 <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-9> Todos os
> anos, socialistas e comunistas se reúnem no local na segunda segunda-feira
> de janeiro para homenageá-los.
>
> =============================================================
>
>
>
>
> On Sex 17/01/14 23:15 , "BATALHA" fernando.batalha@uol.com.br sent:
>
> O texto correto seria o seguinte:
>
> Nesta data, há 95 anos, foi fuzilada a militante comunista, polonesa,
> Róża Luksemburg, conhecida como Rosa de Luxemburgo. O sistema político por
> ela apregoado foi implantado na Rússia, em 1917, com a revolução vitoriosa
> comandada por Wladimir Lenin, que determinou o fuzilamento do Czar Nicolau
> II, sua esposa, um filho e três filhas. Josef Stalin, que sucedeu a Lenin,
> criou a URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, mediante a
> invasão dos países limítrofes e o fuzilamento de mais de 30 milhões de
> pessoas. Cuba, com Fidel Castro, seguiu o modelo soviético, levando ao
> paredão cerca de 30 mil pessoas. Esse foi o legado espiritual de Rosa de
> Luxemburgo.
>
> Batalha
>
> De: Adam Foose [mailto:adamfoose@gmail.com]
> Enviada em: quinta-feira, 16 de janeiro de 2014 16:52
> Para: riograndino tabajara alves branco; amigodorei@hotmail.com; Artur
> Larangeira; BATALHA; brummel.couto@mme.gov.br; Benone Paiva; Cantídio
> Dantas; ceu-pestana@live.com; Carlos de Andrade; Cleber de Oliveira
> Santos; Fendel Thomas; Tomaz Filho; forrer@uol.com.br; Gerhard Erich
> Boehme; GERVASIO GONÇALVES; Guilherme Fregapani;
> hezirespindola@hotmail.com; Hatiro Ikuma; hlffilho@gmail.com; João
> Gabriel Felippe; Flávio Jj; Luiz Solano; Leonidas Loureiro; Euclides Lopes;
> paulopeixoto@mme.gov.br; osvaldo@coracorthe.com.br;
> oliveira.marilda@terra.com.br; Ursula Haupt; antonio toninho; marcos
> tavaresw; Walker Ribeiro Machado; Marcelo Noll Prudente;
> mtnoscalil@terra.com.br
> Assunto: Fwd:
>
> ---------- Mensagem encaminhada ----------
>
>
> HÁ 95 ANOS NESTE DIA FOI ASSASSINADA A GRANDE REVOLUCIONÁRIA POLONESA
> ROSA DE LUXEMBURGO.
>
> MULHER DA GUERRA, DA PAZ E DO AMOR . INFELIZMENTE AS BESTAS REACIONÁRIAS
> QUE VIVEM ATÉ HOJE MATARAM UMA ROSA , MAS NÃO MATARÃO A VONTADE DO POVO
> POR UM MUNDO MELHOR . PARA SEMPRE A GRANDE ROSA DE TODAS AS ROSAS
> VERMELHAS SERÁ A ESTRELA DO AMANHÃ.
>
>
>
>
10.3.

RES: [resistencia-democratica] Re: Re: Rosa de Luxemburgo e ideologi

Enviado por: "Lucio Cavadas" lucio.cavadas@gmail.com

Dom, 19 de Jan de 2014 8:39 am



Parabéns Artur mais uma vez.

De: resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br [mailto:resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br] Em nome de antonio toninho
Enviada em: domingo, 19 de janeiro de 2014 03:33
Para: Artur
Cc: +IMLB-Coordenador (Mtnos Calil); BATALHA; Adam Foose; riograndino tabajara alves branco; amigodorei@hotmail.com; brummel.couto@mme.gov.br; Benone Paiva; 'Cantídio Dantas'; ceu-pestana@live.com; Carlos de Andrade; Cleber de Oliveira Santos; Fendel Thomas; Tomaz Filho; forrer@uol.com.br; Gerhard Erich Boehme; 'GERVASIO GONÇALVES'; Guilherme Fregapani; hezirespindola@hotmail.com; Hatiro Ikuma; hlffilho@gmail.com; 'João Gabriel Felippe'; 'Flávio Jj'; Luiz So lano; Leonidas Loureiro; Euclides Lopes; paulopeixoto@mme.gov.br; osvaldo@coracorthe.com.br; oliveira.marilda@terra.com.br; Ursula Haupt; marcos tavaresw; Walker Ribeiro Machado; Marcelo Noll Prudente; resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br
Assunto: [resistencia-democratica] Re: Re: Rosa de Luxemburgo e ideologia persistente

No dia 19 de Janeiro de 2014 às 01:43, Artur <artur_larangeira@uol.com.br> escreveu:

Sr. Calil, como estou em cópia sinto-me no direito de opinar, entretanto esclareço que minha área de atuação sempre foi ciências exatas, e por isso o máximo que entendo do assunto decorre da história e da minha experiência de vida, mas tenho certeza que esses me são suficientes para entender e analisar a situação em que vivemos, permitindo-me aderir ao melhor para mim e minha família, senão, não teria condições de votar, não é?

Só entro nessa discussão porque você criticou as ideologias anticomunistas, mas o que prolifera são as ideologias comunistas, é exatamente ao contrário do que você diz, o comunismo está vivo e cada vez mais se alastra mudo afora com a passividade dos capitalistas. Veja o que acontece na AL, inclusive Brasil? O comunismo não está morto, duvido que nas próximas eleições haverá mais de 5 políticos para defender o livre mercado, a propriedade privada, ou preceitos liberais. Cite um partido que vá à TV e defenda as ideias liberais, não tem nenhum, e historicamente sabemos que os liberais são os que provocam os avanços tecnológicos tão necessários à modernidade – será que ainda há dúvidas? Já para defender mais estado e distribuição de riquezas produzidas por gente que cada vez mais vocês estigmatizam haverá algumas centenas – tudo em nome do populismo pegando carnona na caridade com chapéu alheio - , e como sabemos, a história nos ensinou que os países que aderiram ao capitalismo avançaram rapidamente, exatamente ao contrário do comunismo / socialismo (acho que não é preciso que se liste os diversos casos), e lembro-o: se o capitalismo sobrevive desde a época mais remota da história é porque não é o sistema econômico perfeito, mas ainda não inventaram nada melhor, até o comunismo – que não é opção econômica, mas de poder – se socorre dele para tentar minimizar suas agruras: ex. atuais: China, Cuba e Rússia.

Pobres podem ser socorridos se houver condição, que, apesar dos comunistas, os capitalistas criam, então fazer o quê, matar o capitalismo? Isso nem mesmo os comunistas querem.

Terminando: o comunismo não está morto, estamos muito longe disso, a turma do PT cada dia nos dá mais exemplos: Agora mesmo, a D Dilma irá inaugurar um porto de 1ª linha em Cuba – os custos são confidenciais, só mesmo no comunismo -, e na volta ela passará na Venezuela para ver se o passarinho do Chavez lhes dará mais algum palpite para nos extorquir ainda mais em nome da causa.

Ah! Se você só dialoga com filósofos, por favor, retire meu nome desta lista, e o pensamento do Aristóteles continauará indo.

Artur Larangeira Filho - RJ - RJ (21) 2596-4732 <tel:%2821%29%202596-4732> ; (21) 99333-9266

Aristóteles dizia que uma sociedade adequada é governada por leis, não por homens. Com isso ele queria dizer que devemos adotar um império de leis igualmente válidas para todos, em oposição ao poder arbitrário que aos amigos dá tudo, enquanto aos inimigos aplica o rigor das leis.

----- Original Message -----

From: mtnoscalil@terra.com.br

To: BATALHA <mailto:fernando.batalha@uol.com.br>

Cc: 'Adam <mailto:adamfoose@gmail.com> Foose' ; 'riograndino tabajara alves branco' <mailto:tabadf10@gmail.com> ; amigodorei@hotmail.com ; 'Artur Larangeira&#39; <mailto:artur_larangeira@uol.com.br> ; brummel.couto@mme.gov.br ; 'Benone Paiva' <mailto:benone2006@bol.com.br> ; <mailto:cantidio@cantidiodantas.com.br> "'Cantídio Dantas'" ; ceu-pestana@live.com ; 'Carlos de Andrade' <mailto:passelivredf@gmail.com> ; 'Cleber <mailto:cleber@vahali.com.br> de Oliveira Santos' ; 'Fendel Thomas' <mailto:thomas@fendel.com.br> ; 'Tomaz Filho' <mailto:tomazfilhojornalista@hotmail.com> ; forrer@uol.com.br ; 'Gerhard Erich Boehme' <mailto:gerhard@boehme.com.br> ; <mailto:gervasio@jornalregional.com.br> "'GERVASIO GONÇALVES'" ; 'Guilherme Fregapani' <mailto:gab.fregapani@gmail.com> ; hezirespindola@hotmail.com ; 'Hatiro Ikuma' <mailto:hatiroikuma@gmail.com> ; hlffilho@gmail.com ; <mailto:joaogabriel.felippe@gmail.com> "'João Gabriel Felippe'" ; <mailto:flavioamaiso@gmail.com> "'Flávio Jj'" ; 'Luiz <mailto:luizsolano@gmail.com> So lano' ; 'Leonidas Loureiro' <mailto:saude_bel@yahoo.com.br> ; 'Euclides Lopes' <mailto:euclideslopes@ig.com.br> ; paulopeixoto@mme.gov.br ; osvaldo@coracorthe.com.br ; oliveira.marilda@terra.com.br ; 'Ursula Haupt' <mailto:ursula.haupt@hotmail.com> ; 'antonio toninho' <mailto:antonioduartelopesxavier3@gmail.com> ; 'marcos tavaresw' <mailto:ruadaliberdade@hotmail.com> ; 'Walker <mailto:walkerrm@uol.com.br> Ribeiro Machado' ; 'Marcelo Noll Prudente' <mailto:marceloprudente@terra.com.br> ; resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br

Sent: Saturday, January 18, 2014 10:56 PM

Subject: Re: Re: Rosa de Luxemburgo e ideologia persistente

Prezado Gerhard.

O que aconteceu foi o seguinte:

Alguém desta lista fez uma homenagem à Rosa vermelha.

O Batalha condenou a homenageada.

E eu entrei na discussão com o objeivo de promover a desideologização.

Erich Fromm que é um respeitado psicanalista qualificou Marx de humanista. Michael Löwy, que não é stalinista atribui à Rosa um humanismo revolucionário.

Na minha avaliação, baseada em documentos, Marx sofria de um sério transtorno emocional sobre o qual os psicanalistas marxistas silenciaram. É perfeitamente possivel que a Rosa tivesse também algum grave transtorno. Mas ela e Marx seriam, além de pessoas transtornadas, possuidoras de um mau caráter?

Ao entrar nessa discussão, meu objetivo é remover a ideologia de direita que subsiste na mente dos anti-comunistas. Se o comunismo está morto rever a sua história não é perda de tempo? Para formarmos uma opinião fundamentada sobre a Rosa vermelha, teríamos que recorrer a documentos históricos confiáveis, com agravante de termos que ouvir também os dois lados.

Esse combate ao comunismo falecido não leva a lugar algum, enquanto o combate à selvageria do capitalismo que está vivo faz todo o sentido.

E porque então eu entro na discussão?

Ocorre meu amigo que aos poucos estou me convencendo de que tenho essa tarefa a cumprir: combater o virus ideológico. A final a Ideologia Zero nasceu para isso.

A Rosa vermelha se insere neste contexto porque existem duas versões da história a respeito dela: a sua que a qualifica como uma das piores mulheres da história da humanidade, senão a pior, e de outros que a colocam como revisionista do marxismo-leninismo.

Como a história é contada de diferentes modos, provar qual é a versão verdadeira, ou que mais se aproxima da realidade dos fatos, não é tarefa fácil. Se você quiser apresentar as provas, reproduzindo-as aqui, teremos então oportunidade de fazer um exercício anti-ideológico e desconstruir versão falsa que teriam construido a respeito da Rosa.

O que eu não vou posso aceitar é que o combate ao comunismo seja utilizado para disfarçar a selvageria do capitalismo. O mesmo está ocorrendo com o PT hoje: ele pode ser o pior e o mais corrupto partido da história, mas o bolsa-familia é uma necessidade básica para atender os miseráveis do Brasil, considerados pelos ideólogos da direita como vagabundos. Para estes ideólogos as elites que (des)governam este país há seculos não têm nenhuma responsabilidade na criação deste exército de vagabundos. Tampouco eles estão interessados nas crianças vitimadas pelos vagabundos.

Afinal porque sempre o discurso em defesa dos pobres esteve com a esquerda e não com a direita? A afirmativa de que a esquerda é oportunista é falaciosa, porque a direita também pode ser oportunista. Existe gente honesta e interessada no bem comum tanto na esquerda como na direita. É a essa gente honesta dos dois lados que eu me dirijo com a proposta de enterrarmos as ideologias. Ocorre que a psicopato-ideologia afeta as pessoas mais honestas e bem intencionadas do mundo, porque o auto-engano é um traço marcante da mente humana.

Morto o comunismo, é hora de civilizar o capitalismo.

abraços

mtnos calil

Ps. Segue abaixo outra matéria onde a Rosa é descrita com toda a convicção como sendo anti-stalinista, anti-leninista e até anti-trotskista. Trata-se de um depoimento feito por uma mestra em filosofia pela USP. Ela estaria doida?

"Rosa Luxemburgo era uma defensora apaixonada da liberdade"

Posted seg, 05/08/2013 - 15:41

Imagem removida pelo remetente.

Em entrevista à Fundação Rosa Luxemburgo, Isabel Loureiro retoma alguns aspectos do curso que ministrou sobre o pensamento da marxista alemã

Por Júlio Delmanto, Fundação Rosa Luxemburgo

<http://www.facebook.com/pages/Funda%C3%A7%C3%A3o-Rosa-Luxemburgo/103963946481173> +Acompanhe e curta o Facebook da Fundação Rosa Luxemburgo

Formada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná e com os títulos de mestre e doutora obtidos na Universidade de São Paulo, Isabel Loureiro é reconhecidamente uma das principais especialistas no pensamento de Rosa Luxemburgo. Colaboradora da Fundação Rosa Luxemburgo, recentemente organizou o curso "As ideias políticas de Rosa Luxemburgo", no qual pôde expor detalhadamente aspectos da trajetória e do pensamento da pensadora alemã.

Terminado o curso, Loureiro conversou com o site da Fundação Rosa Luxemburgo sobre alguns dos aspectos discutidos durante as aulas e apontou: o que mais atrai um leitor contemporâneo no pensamento de Rosa Luxemburgo é sua defesa apaixonada da liberdade e sua confiança na sabedoria espontânea dos debaixo.

Isabel, você é conhecida por ser uma das maiores especialistas latino-americanas no pensamento de Rosa Luxemburgo. O que a maioria das pessoas não sabe, e que você contou no curso, é que você passou a se interessar pela revolucionária alemã por intermédio de Mário Pedrosa...

Isso aconteceu quando comecei a fazer a pesquisa para o mestrado na década de 1970, no departamento de filosofia da USP. A ditadura civil-militar aproximava-se do fim, eu me interessei pela história do socialismo no Brasil e topei com o jornalVanguarda Socialista na Biblioteca Nacional, no Rio. Esse semanário, editado por Mário Pedrosa, teve vida breve: começou no fim de 1945 e acabou em outubro de 1947. Mas apesar disso, foi uma publicação importante para a formação de parte da esquerda brasileira que ali teve contato com as ideias de Rosa Luxemburgo. Mário Pedrosa escreveu uma série de artigos sobre o tema do partido político em que opunha a concepção de partido-vanguarda leninista, formado por uma vanguarda de revolucionários profissionais, centralizado e hierárquico à concepção de Rosa Luxemburgo, de uma organização democrática de massas, sem separação entre bases e lideranças. Mário Pedrosa tinha rompido com Trotsky e o trotskismo nos anos 1930, e, por conseguinte, com o bolchevismo. Rosa Luxemburgo aparecia então como alternativa de esquerda ao bolchevismo, sendo valorizada por ter percebido antes do tempo o perigo autoritário que estava embutido na concepção leninista do partido-vanguarda, que Trotsky adotou por sua vez. Gostaria de acrescentar que a leitura que Mário Pedrosa fez do bolchevismo em Vanguarda Socialista moldou decisivamente minha maneira de ver como deve ser um partido político de esquerda.

Como já dito, você é reconhecida pelos estudos sobre a vida e a obra de Rosa Luxemburgo, tendo publicado muitos artigos e livros sobre o assunto e recentemente até organizado uma coletânea, em três volumes, de escritos dela. Quando recebeu o convite da Fundação para ministrar esse curso o que te motivou a aceitar?

Aceitei por algumas razões. Primeiro, porque acho que uma das funções da Fundação Rosa Luxemburgo deve ser difundir o pensamento daquela que lhe deu o nome. Segundo, porque há tanto tempo venho me dedicando ao estudo do pensamento de Rosa Luxemburgo que considero minha obrigação fazer o possível para divulgá-lo, sobretudo para os militantes dos movimentos sociais, que são os principais interlocutores da Fundação. E por fim, porque, como você disse, organizei três volumes com escritos dela e pensei que seria uma boa oportunidade para tornar esse trabalho mais conhecido.

On Sáb 18/01/14 16:05 , "Gerhard Erich Boehme" gerhard@boehme.com.br sent:

Caro Mtnos,

não pinte Róża Luksemburg de outra cor que não seja de vermelho. Ela era diabólica. Desejava subjugar a Alemanha. Ela foi uma das responsáveis pelo surgimento do nacional-socialismo na Alemanha, Austria, Hungria, etc...

Em uma Alemanha derrotada, e humilhada evido ao Tratado de Versalhes, ela começou com a divisão e ressentimento étnico e religioso dentro da Alemanha, produziu baderna dentro de uma sociedade que ansiava a possibilidade de se reorganizar, razão pela qual o tirante de bigodinho aproveitou a deixa. Dentro de uma Alemanha que guardava saudades do tempo glorioso dos dois impérios anteriores, em especial o Sacro Império Romano Germânico, que não tinha nada de romano e muito menos de sacro, pois durante os 900 anos de sua existência o que se produziu foi uma igreja católica pautada pela vergonha, a inquisição fora do Império em especial, até que veio a contrarreforma, sem contar a Reforma, que não vinha com a proposta inicial se dividir novamente os cristãos, mas sim de tornar a igreja novamente cristã.

Róża Luksemburg era uma líder intelectual, em nada difere de Stalin, pois o mal que propagavam era igualmente o mesmo, as mortes produzidas por ambos não foram com suas próprias mãos, como o fez Fidel Castro e Che Guevara, comunistas de última hora, que viraram comunistas por oportunismo.

Róża Luksemburg desempenhou um papel-chave na Alemanha, nos meses que se seguiram ao armistício de 11 de novembro de 1918 que assinalou a rendição da Alemanha e o fim da Primeira Guerra Mundial. Junto com Karl Liebknecht, colaborador de Karl Marx e Friedrich Engels, formou a organização clandestina de esquerda 'Spartacus League'. O nome era em homenagem a Spartacus, o escravo que liderou uma revolta fracassada contra o poderoso exército romano. E foi fundado o jornal 'Die Rote Fahne' (A Bandeira Vermelha), para dar suporte aos ideais da Liga. Em 1° de janeiro de 1919, a Liga transformou-se no KPD, Partido Comunista da Alemanha. No dia 15 de janeiro de 1919, Rosa, Liebknecht e Wilhelm Pieck, um outro líder espartaquista, foram presos. O que aconteceu depois não é claro, mas os três ficaram detidos no Hotel Adlon, em Berlim. Pieck conseguiu escapar. Rosa e Liebknecht foram assassinados por seus captores. O corpo de Rosa foi jogado no Canal de Landwehr, em Berlim, onde não foi encontrado até 1 de junho. Um memorial marca o local.

Róża Luksemburg afrontava a ordem e veio com uma proposta contra o pangermanismo, que por si só já gerava inimigos, observada a realidade da Alemanha na época, com déspotas surgindo como líderes de todos os lados.

O texto abaixo difere e muito de seus discursos de incitação à classe trabalhadora alemã. Sua eloquência levou a movimentação das massas, onde a oclocracia se fazia presente.

O resultado é que abriu espaço para outro déspota com suas alternativas e um discurso igualmente eloquente, tal qual tivemos no Brasil no início deste Século.

Abraços,

Gerhard Erich Boehme

gerhard@boehme.com.br

+55 (41) 8877-6354

Skype: gerhardboehme

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" (Nelson Rolihlahla Mandela - Madiba)

On Sáb 18/01/14 00:00 , mtnoscalil@terra.com.br sent:

Prezado Batalha

Se a Rosa estivesse no lugar de Lenin, você acha que ela concordaria com o fuzilamento de milhares de camponeses que se opuseram à coletivização das terras? Responda, por favor, somente depois de ler o artigo abaixo.

Aproveito a oportunidade para informar que uma das maiores liberdades que eu conquistei na vida foi a "liberdade ideológica". Você não imagina a paz de espirito que veio junto com essa conquista.

Depois de me libertar de todas as ideologias, consegui criar a ideologia zero que me levou a esta conclusão:

"Morto o comunismo, só resta à humanidade, no século XXI, civilizar o capitalismo"

Abraços

mtnos calil

Ps1. Os neo-marxistas, à diferença dos velhos, continuam querendo acabar com o capitalismo, mas não sabem como e além disso, confessam a sua ignorância. Repetem de forma mais moderna o mesmo equivoco de Marx que imaginou a morte do capitalismo quando este sistema estava ainda numa fase preliminar de seu desenvolvimento.

PS2. Você é a favor ou contra a civilização do capitalismo selvagem? Ou nem o considera selvagem?

===============================================



Imagem removida pelo remetente.

O humanismo revolucionário de Rosa Luxemburgo

Imagem removida pelo remetente.

Sem liberdades democráticas é impossível a práxis revolucionária das massas, a autoeducação popular pela experiência prática, a autoemancipação revolucionária dos oprimidos e o próprio exercício do poder pela classe trabalhadora

Imagem removida pelo remetente.

por Michael Löwy

Imagem removida pelo remetente.

Imagem removida pelo remetente.

Durante anos, as únicas obras de Rosa Luxemburgo conhecidas no Brasil foram as editadas por alguns pioneiros como Mario Pedrosa – o ensaio sobre a Revolução Russa (em 1946) – ou Lívio Xavier: Reforma ou revolução (em 1955). Graças a Isabel Loureiro e à Editora Unesp, pela primeira vez existe no Brasil uma edição em três volumes dos principais escritos da revolucionária judia-polonesa-alemã e de sua correspondência, traduzidos de suas línguas originais.1 Por que esse atraso? Tem a ver, sem dúvida, com o peso que teve o stalinismo na história da esquerda brasileira...

Os volumes estão organizados em ordem cronológica: o primeiro corresponde ao período que vai de 1899 a 1914. Nesse volume se encontram textos célebres, como a polêmica contra o "revisionismo" de Eduard Bernstein – "Reforma social ou revolução?"(1899) –, a crítica do centralismo leninista – "Questões de organização da social-democracia russa" (1903-1904) – ou a discussão sobre a greve geral – "Greve de massas, partido e sindicatos"(1906) –, mas também outros menos conhecidos, sobre "A Igreja e o socialismo", que seguramente vai interessar aos leitores brasileiros, ou sobre o direito de voto das mulheres. O "corte" histórico é, evidentemente, o 4 de agosto de 1914: a adesão da social-democracia à Primeira Guerra Mundial. O segundo vai de 1914 a 1919, isto é, desde os primeiros textos contra a guerra imperialista até o assassinato de Rosa Luxemburgo pelos paramilitares (Freikorps) levados a Berlim pelo ministro social-democrata Gustav Noske para esmagar a insurreição de janeiro de 1919. Figuram nesse volume: a famosa "Brochura de Junius" – "A crise da social-democracia"(1916) –, texto fundamental na história do pensamento marxista, que avança a perspectiva de uma história aberta, ainda a ser decidida: socialismo ou barbárie; o manuscrito sobre "A Revolução Russa", de 1918; os últimos escritos em torno da Revolução Alemã, defendendo as posições da Liga Spartakus e do recém-fundado Partido Comunista Alemão (1918-1919). O terceiro volume contém uma seleção da correspondência, diretamente traduzida do alemão e do polonês, dando prioridade às cartas de caráter pessoal, dirigidas a seus amantes (Leo Jogiches, Costia Zetkin, Hans Diefenbach, Paul Levi) e suas amigas (Sophie Liebknecht, Luise Kautsky, Mathilde Wurm). Só ficaram faltando os escritos econômicos, a "Introdução à economia política"e a "Acumulação do capital", que, por seu volume, necessitam uma publicação separada.

Se fosse necessário escolher um traço distintivo da vida e do pensamento de Rosa Luxemburgo, acho que se deveria privilegiar seu humanismo revolucionário. Seja em sua crítica implacável do capitalismo como sistema desumano, em seu combate contra o militarismo, o colonialismo e o imperialismo, ou em sua visão de uma sociedade emancipada, sua utopia de um mundo sem exploração, sem alienação e sem fronteiras, esse humanismo socialista atravessa como um fio vermelho o conjunto de seus escritos políticos – mas também de sua correspondência, suas comoventes cartas de prisão, que foram lidas e relidas por sucessivas gerações de jovens militantes do movimento operário (entre os quais também minha mãe, que trouxe um exemplar desse livro quando emigrou de Viena para o Brasil em 1934).

Talvez o documento no qual o humanismo revolucionário de Rosa Luxemburgo se manifesta da forma mais impressionante seja o ensaio sobre a Revolução Russa, escrito na cadeia em 1918. Seu teor é conhecido: por um lado, o apoio aos bolcheviques, que, com Lenin e Trotsky à cabeça, salvaram a honra do socialismo internacional, ousando a Revolução de Outubro; por outro lado, uma profunda crítica à supressão, pelos mesmos bolcheviques, das liberdades democráticas – liberdade de imprensa, de associação e de reunião –, que são precisamente a garantia da atividade política das massas operárias; sem elas é impensável a dominação das grandes massas populares. As tarefas gigantescas da transição ao socialismo – "que os bolcheviques enfrentaram com coragem e resolução" – não podem ser realizadas sem "uma intensiva formação política das massas e acúmulo de experiências", impossíveis sem liberdades democráticas. A construção de uma nova sociedade é uma "terra nova" que suscita "mil problemas"; ora, "só a experiência é capaz de corrigir e de abrir novos caminhos". O socialismo é um produto histórico "nascido da própria escola da experiência": o conjunto das massas populares deve participar dessa experiência, de outro modo "o socialismo é decretado, outorgado, por uma dúzia de intelectuais fechados num gabinete". Para os inevitáveis erros do processo, o único corretivo, "o único sol que cura e purifica", é "a própria revolução e seu princípio renovador – a vida intelectual, a atividade e a autorresponsabilidade das massas que ela suscita, portanto a mais ampla liberdade política". Em outras palavras: sem liberdades democráticas é impossível a práxis revolucionária das massas, a autoeducação popular pela experiência prática, a autoemancipação revolucionária dos oprimidos e o próprio exercício do poder pela classe trabalhadora.

O capítulo sobre democracia desse documento de Rosa Luxemburgo é um dos textos mais importantes do marxismo, do comunismo, da teoria crítica e do pensamento revolucionário do século XX. É difícil imaginar uma refundação do socialismo no século XXI que não leve em conta os argumentos desenvolvidos nessas páginas febris.

=======================================

Em: - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#Morte

Em <http://pt.wikipedia.org/wiki/15_de_janeiro> 15 de janeiro de 1919, Rosa Luxemburgo, Karl Liebknecht e Wilhelm Pieck, líderes do Partido Comunista da Alemanha, foram presos e levados para interrogatório no Hotel Eden em Berlim. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-Marx-7> 7 Enquanto que os detalhes das mortes de Luxemburgo e Liebknecht são desconhecidos, a versão mais aceita é de que foram retirados do hotel por paramilitares do grupo de direita <http://pt.wikipedia.org/wiki/Freikorps> Freikorps, que mais tarde iriam apoiar os <http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazis> Nazis. Enquanto Luxemburgo e Liebknecht eram escoltados para fora do prédio, foram espancados até ficarem inconscientes. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-Marx-7> 7 Pieck conseguiu fugir, enquanto Luxemburgo e Liebknecht foram levados, cada um, num jipe militar. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-Marx-7> 7 O primeiro jipe, com Rosa Luxemburgo, virou antes da ponte Corneliusbrücke em uma pequena rua paralela ao curso d'água conhecido como Canal do Exército (Landwehrkanal). Ela foi baleada e jogada semi-morta nas águas geladas de janeiro do Landwerkanal. Seu companheiro de luta, Karl, seguiu no outro jipe, que cruzou a Corneliusbrücke e entrou em uma das ruas desertas do parque Tiergarten. Ele foi baleado pelas costas, enquanto foi induzido a caminhar. Morto, foi entregue como indigente em um posto policial. Dois meses mais tarde, Jogiches foi morto pelo mesmo grupo. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-NYT-6> 6 O corpo de Luxemburgo só foi encontrado no final de junho. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-Isa-5> 5 Seus assassinos jamais foram condenados. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-Isa-5> 5 Somente em <http://pt.wikipedia.org/wiki/1999> 1999, uma investigação do governo alemão concluiu que as tropas de assalto haviam recebido ordens e dinheiro dos governantes social-democratas para matar Luxemburgo e Liebknecht.

Os corpos de Luxemburgo e Liebknecht foram enterrados no Cemitério Central de Freidrichsfelde em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Berlim> Berlim. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo#cite_note-9> 9 Todos os anos, socialistas e comunistas se reúnem no local na segunda segunda-feira de janeiro para homenageá-los.

=============================================================

On Sex 17/01/14 23:15 , "BATALHA" fernando.batalha@uol.com.br sent:

O texto correto seria o seguinte:

Nesta data, há 95 anos, foi fuzilada a militante comunista, polonesa, Róża Luksemburg, conhecida como Rosa de Luxemburgo. O sistema político por ela apregoado foi implantado na Rússia, em 1917, com a revolução vitoriosa comandada por Wladimir Lenin, que determinou o fuzilamento do Czar Nicolau II, sua esposa, um filho e três filhas. Josef Stalin, que sucedeu a Lenin, criou a URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, mediante a invasão dos países limítrofes e o fuzilamento de mais de 30 milhões de pessoas. Cuba, com Fidel Castro, seguiu o modelo soviético, levando ao paredão cerca de 30 mil pessoas. Esse foi o legado espiritual de Rosa de Luxemburgo.

Batalha

De: Adam Foose [mailto:adamfoose@gmail.com]
Enviada em: quinta-feira, 16 de janeiro de 2014 16:52
Para: riograndino tabajara alves branco; amigodorei@hotmail.com; Artur Larangeira; BATALHA; brummel.couto@mme.gov.br; Benone Paiva; Cantídio Dantas; ceu-pestana@live.com; Carlos de Andrade; Cleber de Oliveira Santos; Fendel Thomas; Tomaz Filho; forrer@uol.com.br; Gerhard Erich Boehme; GERVASIO GONÇALVES; Guilherme Fregapani; hezirespindola@hotmail.com; Hatiro Ikuma; hlffilho@gmail.com; João Gabriel Felippe; Flávio Jj; Luiz Solano; Leonidas Loureiro; Euclides Lopes; paulopeixoto@mme.gov.br; osvaldo@coracorthe.com.br; oliveira.marilda@terra.com.br; Ursula Haupt; antonio toninho; marcos tavaresw; Walker Ribeiro Machado; Marcelo Noll Prudente; mtnoscalil@terra.com.br
Assunto: Fwd:

---------- Mensagem encaminhada ----------

HÁ 95 ANOS NESTE DIA FOI ASSASSINADA A GRANDE REVOLUCIONÁRIA POLONESA ROSA DE LUXEMBURGO.

MULHER DA GUERRA, DA PAZ E DO AMOR . INFELIZMENTE AS BESTAS REACIONÁRIAS QUE VIVEM ATÉ HOJE MATARAM UMA ROSA , MAS NÃO MATARÃO A VONTADE DO POVO POR UM MUNDO MELHOR . PARA SEMPRE A GRANDE ROSA DE TODAS AS ROSAS VERMELHAS SERÁ A ESTRELA DO AMANHÃ.

---
Este email está limpo de vírus e malwares porque a proteção do avast! Antivírus está ativa.
http://www.avast.com
11.1.

Re: Dia 24 de janeiro de 2014. DIA NACIONAL DO APOSENTADO BRASILEIRO

Enviado por: "antonio toninho" antonioduartelopesxavier3@gmail.com

Dom, 19 de Jan de 2014 3:27 am



No dia 18 de Janeiro de 2014 �s 10:05, Jose <paul88482005@gmail.com>escreveu:

>
>
>
>
> [image: Imagem inline 1]
> Dia 24 de janeiro de 2014 � comemorado mais uma vez o Dia Nacional dos
> Aposentados Brasileiros. Nada a comemorar mais uma vez neste dia dos
> Aposentados Brasileiros. Tem que ser um dia de protesto pelo Brasil afora.
> Protesto contra a pol�tica do governo do PT contra os Aposentados
> Brasileiros. FHC, LULA E DILMA n�o deram a m�nima para os Aposentados
> Brasileiros. Ent�o em Outubro de 2014 daremos o troco principalmente para
> este Governo que a� est�. Os ex.trabalhadores da VARIG e da TRANSBRASIL
> podem no dia 24 de janeiro de 2014 protestarem aqui no Rio de Janeiro, S�o
> Paulo, Porto Alegre, Recife, Salvador e principalmente em Brasilia. Fica
> aqui a dica para todos.
> 24 de Janeiro de 2014 nada a Comemora no Dia Nacional dos Aposentados
> Brasileiros.
>
> --
> Jos� Paulo de Resende
>
>
>
12.

ENC: SHOW! A TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCI SCO.

Enviado por: "Lucio Cavadas" lucio.cavadas@gmail.com

Dom, 19 de Jan de 2014 8:36 am





REPASSANDO,....................................................MAS
DEVERIAMOS NOS LEMBRAR BEM EM OUTUBRO PRÓXIMO, E É SÓ PARTE

É POR ISSO QUE EDUCAÇÃO ; SAÚDE; SANEAMRENTO BÁSICO VÃO DE MAL A PIOR E OS
APOSENTADOS E PENSIONISTAS SÂO MASSACRADOS

SHOW! A TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCI SCO.

Esta vergonha dói...!!!!!!! É revoltante mesmo!

Acorda meu povo, fora PeTraplas!

---
Este email está limpo de vírus e malwares porque a proteção do avast! Antivírus está ativa.
http://www.avast.com



Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo

Yahoo! Mail
Conecte-se ao mundo
Proteção anti-spam
Muito mais espaço
Yahoo! Barra
Instale grátis
Buscar sites na web
Checar seus e-mails .
Yahoo! Grupos
Crie seu próprio grupo
A melhor forma de comunicação
Precisa responder?
Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.
Criar novo tópico | Visite seu Grupo na web

"Quando você perceber que, para produzir precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho; que as leis não nos protegem deles mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrifício, então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada,"

(Ayn Rand)





Blog do grupo:  http://resistenciademocraticabr.blogspot.com/

Endereços de e-mail do grupo:

Enviar mensagem: resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br
Entrar no grupo: resistencia-democratica-subscribe@yahoogrupos.com.br
Ficar em WEB.......:- resistencia-democratica- nomail@yahoogroups.com.br
Voltar ao normal...:- resistencia-democratica- normal@yahoogroups.com.br
Sair do grupo:  resistencia-democratica-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
(a mensagem deverá ser postada sem nenhum ASSUNTO e nenhum TEXTO)
Own













































Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905