Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ACI Digital: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro celebra hoje seu padroeiro

Documento sin título










NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com 










20 de janeiro de 2014 







RIO DE JANEIRO, 20 Jan. 14 (ACI) .- Iniciando o dia de comemorações ao padroeiro da Arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro, o arcebispo Dom Orani João Tempesta presidiu a Santa Missa na Paróquia São Sebastião, na Tijuca, na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro. O dia também inicia o Ano da Caridade na Igreja Arquidiocesana e é marcado pela abertura do processo de beatificação do casal Zélia e Jerônimo, que viveram no Rio de Janeiro uma vida cristã exemplar para todos os casais católicos.



SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK



MANCHETES DO DIA 











AMÉRICA 
Choro não é desculpa para não levar os filhos pequenos à Missa, explica sacerdote 

BRASIL 
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro celebra hoje seu padroeiro 

MUNDO 
Confessionário ambulante percorre as ruas da Polônia auxiliando almas 

CONTROVÉRSIA 
Sacerdote celebra Missa com colete à prova de balas devido a ameaças do crime organizado no México 

VIDA E FAMÍLIA 
Cientistas asseguram que embrião humano ajuda a curar o coração da mãe 





Católico em Dia 



Evangelho: 





Santo ou Festa: 



Um pensamento: 

Compreendi que sem o amor, todas as obras so nada, at as mais brilhantes, como ressuscitar aos mortos e converter os povos.

Santa Teresinha do Menino Jesus 













AMÉRICA 









IDAHO, 20 Jan. 14 (ACI/EWTN Noticias) .- “Uma criança pequena chorando na Missa é um sinal de que a igreja continua viva e continua com a sua missão de evangelizar às nações”, assinalou o sacerdote em Idaho Falls (Estados Unidos), Pe. José Ramírez, que explicou que o choro não é desculpa para não levar as crianças à Missa, e que os pais devem aprender a discipliná-los com paciência e respeitando a solenidade da celebração.

“Se não houver crianças na Missa de hoje, então onde estará a igreja de amanhã? As crianças podem ir integrando-se à comunidade de fé, e a princípio vai ser difícil”, expressou o Pe. Ramírez em seu artigo intitulado “As crianças na Missa” para o site da Diocese de Idaho.

O sacerdote advertiu que os pais deixam de levar os seus filhos à Missa porque têm medo de chamar a atenção, ou que “o padre vai chamar a atenção”, e também existem outros que “convenientemente” não vão com a desculpa que irão quando as crianças estiverem grandes e saibam comportar-se.

Os pais não se dão conta de que “estes anos na vida de uma criança são extremamente importantes para que possam ir descobrindo o que é a Missa, e possam ir modificando seu comportamento para participar ativamente” dela, exortou o Pe. Ramirez.

A forma como está estruturada a Missa “pode ser difícil para qualquer criança” indicou o presbítero, poderá levar tempo e dedicação aos pais e não será fácil, “mas com uma disciplina de fé e um bom exemplo a lição será bem aprendida”.

Recordou que enquanto se busca “manter a solenidade da Missa, por outro lado temos que ter um ambiente acolhedor para as famílias jovens. A solução não é dar licença para que tudo aconteça”, explicou que se deve educar desde pequenos com fé, paciência e sem ofender. “Eu agradeço às famílias jovens que vêm à igreja apesar de terem várias crianças pequenas”.

O presbítero, ao contar a sua experiência de quando era criança, assegurou que “graças a Deus eu pude aprender a lição rápido, mas não quero imaginar o que teria acontecido se um sacerdote tivesse parado a Missa para me chamar a atenção, provavelmente não teria voltado na Igreja”.

Ressaltou a importância dos conselhos da família que “fui percebendo que a igreja não era um lugar para brincar, mas sim para rezar”.

Ao concluir escreveu as palavras do Senhor no Evangelho de São Mateus “Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham”.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


BRASIL 









RIO DE JANEIRO, 20 Jan. 14 (ACI) .- Iniciando o dia de comemorações ao padroeiro da Arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro, o arcebispo Dom Orani João Tempesta presidiu a Santa Missa na Paróquia São Sebastião, na Tijuca, na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro. O dia também inicia o Ano da Caridade na Igreja Arquidiocesana e é marcado pela abertura do processo de beatificação do casal Zélia e Jerônimo, que viveram no Rio de Janeiro uma vida cristã exemplar para todos os casais católicos.

A igreja estava lotada de devotos. A celebração contou com a presença do bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvea Mattoso; o bispo de Itaguaí, Dom José Ubiratan Lopes; do vigário episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, do vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre José laudares e muitos sacerdotes da Arquidiocese.

“Inspirados por nosso padroeiro, iniciamos hoje, em toda a Arquidiocese, o Ano Arquidiocesano da Caridade. Até o dia de Cristo Rei, com a Festa da Unidade, vamos intensificar o nosso testemunho pessoal, nossas obras sociais, e tudo o mais que pudermos fazer para que o bem seja semeado e a esperança envolva os corações”, explicou Dom Orani no momento de acolhida.

Ainda na acolhida, o arcebispo cumprimentou os presentes e recordou o caminho de preparação para a festa de São Sebastião por toda a Arquidiocese, em especial com os 13 dias de visitas e orações nos dias da Trezena.

Em sua homilia, Dom Orani, arcebispo do Rio e cardeal eleito, falou sobre a identidade do carioca e descreveu o que a vida do mártir padroeiro inspira em todo aquele que nasce, vive e mora no Rio.

As leituras da missa falavam da parábola do grão de trigo, que precisa perecer na terra para gerar fruto. Segundo o arcebispo, “assim também nós somos chamados a entregar a nossa vida”, mesmo que a vida possa parecer difícil e com desgastes, como retratado na primeira leitura e como é possível perceber no martírio de São Sebastião. “Porque, na realidade, o seu testemunho ainda ressoa no meio de nós. Homem de Deus, herói da fé, que nos mostra a firmeza e a necessidade dessa vida de santidade no meio das contradições e dificuldades”, explicou.

Santidade na vida cotidiana

“Nós temos muita gente santa neste Estado e nesta cidade, mas quis a providência que alguns deles pudessem vir à tona para chamar a nossa atenção daquilo que tanta gente vive e que, a exemplo de São Sebastião, procura, em tempos difíceis, viver a sua fé”, falou Dom Orani sobre a abertura do processo de beatificação do casal fluminense Zélia e Jerônimo.

Ainda sobre os testemunhos de santidade e caridade, o arcebispo relembrou dos exemplos dos cariocas que ecoou no mundo todo durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada em julho do ano passado.

Procissão do padroeiro

Hoje, todos os membros das pastorais sociais da Arquidiocese do Rio estão convocados a se encontrarem, às 15h, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, para seguirem juntos para a Paróquia de São Sebastião, no mesmo bairro, de onde sairá a procissão do padroeiro, marcada para as 16h.

Às 17h está prevista a chegada da imagem no interior da Catedral. No local haverá a encenação do Auto de São Sebastião, uma palavra do arcebispo e bênção à cidade, além da abertura oficial do Ano da Caridade. A missa será presidida por Dom Orani e, logo após, a imagem de São Sebastião retorna para Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca.


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


MUNDO 









ROMA, 20 Jan. 14 (ACI/EWTN Noticias) .- Para animar a que mais fiéis se aproximem do sacramento da Reconciliação, desde o início desta semana circula na Polônia o primeiro “confessionário ambulante”, uma iniciativa que responde ao chamado que o Papa Francisco faz aos presbíteros de sair em busca dos fiéis que não estão nas paróquias.

Esta forma particular de chegar aos fiéis, conta com o Nihil Obstat (aprovação diocesana em temas doutrinais e de moral), outorgada pelo Bispo de Koszalin, Dom Edward Dajczak.

O “confessionário ambulante” poderá ser utilizado por várias dioceses com prévia petição, desta maneira se busca ajudar os sacerdotes na tarefa da evangelização de todos aqueles afastados da Igreja.

O transporte incomum é vermelho e tem uma sirene parecida com a das ambulâncias e sai para socorrer as almas.

O Padre Rafal Jarosiewicz encarregado da iniciativa junto à Fundação Sms z Nieba (mensagem SMS do céu, ndr), disse que “Acredito que as palavras do Papa têm uma força imensa e ele nos convida justamente a evangelizar pelas ruas”.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


CONTROVÉRSIA 









MEXICO D.F., 20 Jan. 14 (ACI/EWTN Noticias) .- Diante da terrível situação de violência que se vive em Apatzigán, estado de Michoacán (México) e devido às diversas ameaças do crime organizado contra o clero, o Pe. Gregorio López (46), viu-se obrigado a presidir a Missa vestindo um colete à prova de balas.

“Morrer por uma causa como é a liberdade do meu povo, vale a pena”, assinalou o sacerdote em uma entrevista concedida ao ElUniversal.com.mx que conhece e identifica centenas de histórias, testemunhos e confissões de violência na zona, assim como a maneira como age o crime organizado.

O presbítero pediu às autoridades que prendam os líderes dos grupos e disse que felicitaria o presidente do país, Enrique Penha, "eu beijo os pés dele no dia que prenda a Nazario Moreno, Enrique Plancarte Solís e a Servando Gómez Martínez”.

A violência na zona também fez com que há alguns dias atrás o Bispo de Apatzingán, Dom Miguel Patiño Velázquez, alentasse os fiéis de sua diocese a não perderem a esperança diante dos graves atos de violência ocorridos recentemente que deixaram à comunidade “imersa no medo e na aflição”.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


VIDA E FAMÍLIA 









NOVA IORQUE, 20 Jan. 14 (ACI/EWTN Noticias) .- Estudos realizados por um grupo de cientistas do Mount Sinai School of Medicine, em Nova Iorque (Estados Unidos), revelaram que as células embrionárias na placenta percorrem o corpo da mãe gestante e ajudam a reparar tecidos danificados, especialmente os do coração.

A diretora de Medicina Regenerativa Cardiovascular do Mount Sinai School of Medicine e pesquisadora principal do estudo, Hina Chaudhry, indicou que “nossa pesquisa mostra que as células estaminais fetais têm um papel importante em induzir a reparação cardíaca materna”.

“Isto é uma descoberta emocionante que tem um potencial terapêutico de grande alcance”, assegurou.

Os cientistas descobriram que as células estaminais da placenta migram para o coração da mãe e se estabelecem onde se produziu uma lesão, como no caso de um enfarte.

As células estaminais então se reprogramam como células estaminais do coração para ajudar na sua reparação.

Os peritos estudaram os corações de ratazanas grávidas que sofreram uma parada cardíaca induzida na metade de sua gestação e sobreviveram.

Usando proteína fluorescente verde nos fetos para evidenciar as células estaminais derivadas da placenta, os cientistas descobriram que as células estaminais se estabeleceram nos corações feridos de suas mães, enxertaram-se no tecido prejudicado e se diferenciaram em células suaves musculares, células de vasos sanguíneos e outros tipos de células do coração chamadas cardiomiocitos.

Hina Chaudhry assinalou que “identificar um tipo ideal de célula estaminal para a regeneração cardíaca foi um grande desafio na pesquisa de doenças cardíacas. As células embrionárias mostraram potencial, mas apresentam preocupações éticas. Mostramos que as células embrionárias fetais derivadas da placenta, que é descartada depois do parto, é significativamente prometedora”.

“Isto marca um avanço significativo na medicina regenerativa cardíaca”, disse.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com


Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905