Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


sábado, 14 de dezembro de 2013

A renúncia de Genoíno
















-





dezembro042013
Posted By: Nivaldo Cordeiro
Comments: 0



José Genoíno renunciou ao seu mandato de deputado federal. Um gesto pessoal de autoproteção carregado de simbolismos. Os chefes mensaleiros presos tentaram fazer de seu infortúnio um ato de heroísmo – como esquecer a mão erguida, em desafio, na hora da prisão? – incabível. São, de fato, políticos presos, não presos políticos.

A renúncia de Genoíno foi um gesto de reconhecimento de que vige no país o Estado de Direito e ninguém está acima da lei. Foi a formalização de sua desistência de ter algum atalho legal para escapar às consequências de sua sentença. Perdeu o mandato e ficou inelegível, além de ter que cumprir o regime prisional fixado.

Vejo que alguns analistas estão descontentes porque esperavam penas mais severas para a tróica mensaleira apenada e também porque o mandante Lula ficou de fora do processo. Eu não penso assim. A Justiça dos homens é falha mesmo, mas poderia ser bem pior se nem a tróica tivesse sido apenada e se escapassem ao rigores do sistema prisional.

As pessoas se esquecem de que, se Lula tivesse sido denunciado no processo, é provável que tivesse sido cassado. Não sei se o Brasil teria tido ganhos institucionais com o eventual impeachment de Lula. Talvez tenha sido melhor assim, evitando o tumulto de uma cassação.

Ver José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares presos é o sinal de que, bem ou mal, a Justiça funcionou. Especialmente o primeiro, José Dirceu, é um caso emblemático: toda gente sabe que é um homem poderoso e é quem, de fato, comanda o PT. Vê-lo cumprindo pena, como agora, em regime fechado, é cena que eu não esperava ver. Melhor para o Brasil.

É interessante a simpatia que a mídia e certas autoridades têm para com Genoíno. Há um lamento geral por sua condenação. Mas a lei é sempre inexorável e quem a infringe e passa por julgamento sofrerá os seus rigores. Genoíno é um criminoso igual aos demais.

Genoíno, preso e com direitos políticos cassados, renunciando ao mandato, é um exemplo dissuasório para os políticos, especialmente os messiânicos da esquerda, que pensam que podem tudo, pois os fins justificam os meios. O julgamento do Mensalão tem um caráter pedagógico profundo. Respeitar a lei é sinal de civilização.

Nivaldo Cordeiro


O que você tem a dizer?



Your Name
Your Mail
Your Website
Message




Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905