Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


domingo, 20 de abril de 2014

Ricardo Setti - VEJA.com



Ricardo Setti - VEJA.com











Veja SP
Veja RJ
Exame
Info
Contigo!
MdeMulher
Modaspot
Capricho
Revistas e sites
Assine
Loja
SAC
Grupo Abril
VEJA
Notícias
Temas
Vídeos e Fotos
Blogs e Colunistas
Assine VEJA
Reinaldo Azevedo
Lauro Jardim
Augusto Nunes
Ricardo Setti
Fernanda Furquim
Todos os colunistas
Veja SP
ACERVO DIGITAL
VEJA INTERNATIONAL


/ Blogs e Colunistas
Assine o Feed RSS | Saiba o que é


Coluna do
Ricardo Setti

Este espaço pretende apresentar boas histórias e opinião independente. Não será neutro diante dos descalabros do Brasil e das dores do mundo, mas rejeitará qualquer compromisso com o azedume e o mau humor.


Home
Política & Cia
Vasto Mundo
Tema Livre
Bytes de Memória
Disseram
Música no Blog
Livros & Filmes




20/04/2014 às 19:00 \ Política & Cia

CARLOS BRICKMANN e o caso Pasadena: “Todo suspeito é culpado até provar que é influente”



Cerveró: salva a própria pele, mas não entrega ninguém. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Notas da coluna do jornalista Carlos Brickmann publicada hoje em vários jornais

E vai ter Copa

O depoimento de Nestor Cerveró, o ex-diretor da Petrobras que sabia tudo sobre a compra da Refinaria de Pasadena (e que elaborou o documento, criticadíssimo por Dilma, lido peloConselho de Administração), deixou o jogo empatado. Cerveró manteve todas as saídas abertas, defendeu-se sem incriminar ninguém.

Extrair dele algo diferente exigirá convocá-lo para uma CPI; exigirá, antes, que a CPI seja instalada e funcione, o que leva tempo.

A Copa está aí.

As empreiteiras e consórcios acusados são grandes, poderosos, têmbons amigos. E, como não disse Laurence Peter, todo suspeito é culpado até provar que é influente.

Vargas, lucros e perdas

Surpresa pela decisão do deputado André Vargas, do PT gaúcho, de desistir da renúncia ao mandato?

Vargas fez o que foi melhor para ele: imaginou inicialmente que a renúncia faria com que seu julgamento na Comissão de Ética da Câmara Federal fosse cancelado – afinal, como cassar o mandato de quem já não teria mandato?

A vantagem seria escapar da proibição de exercer mandatos eletivos nos próximos oito anos.

Mas, ao saber que a Comissão de Ética o julgaria de qualquer jeito, e que não teria benefício nenhum se renunciasse, decidiu ficar na Câmara e defender-se exercendo o mandato (e recebendo).

Para o partido, é ruim; ou decide expulsá-lo (e, ninguém se iluda, Vargas tem aliados, silenciosos no momento, mas poderosos), ou não o expulsa, e arca com o desgaste de mantê-lo.

Vargas até topa renunciar, mas o PT precisará oferecer-lhe uma saída honrosa.

Tags: André Vargas, Comissão de Ética, Copa do Mundo, CPI, Dilma Rousseff,Laurence Peter, Nestor Cerveró, Petrobrás, PT, refinaria de Pasadena


Share on Tumblr

NENHUM COMENTÁRIO


20/04/2014 às 18:00 \ Política & Cia

Post do Leitor: “Lendo o que os investidores estão escrevendo sobre o Brasil lá fora, a gente fica roxo de vergonha”



Foram-se os tempos em que o Brasil era o destino dos sonhos para investidores. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Post do leitor e amigo do blog Moacir 1

Neste país continental e de tantas e tão profundas diferenças, concordam gregos, troianos, petistas e oposicionistas numa questão: o Brasil precisa de investimentos!

Os road-shows do nosso Mantega Adivinho, o megaotimista – e com direito a escala lusitana! -, o discurso da Dona Dilma em Davos, a ida de Lula em fevereiro à Big Apple e as tentativas mais recentes do Temer de convencer os investidores estrangeiros de que a economia de Banãnia vai muito bem, obrigado, evidenciam tal necessidade.

O problema é que nossos desgovernantes, mesmo desesperados para fazer o país caminhar, mesmo precisando que a presidenta diga na campanha “o que é que vai fazer na economia”, ao fazer tudo que não deveriam parecem delirar por seus malfeitos não estarem sendo vistos, lidos e compreendidos por aqueles que detém o tão vital capital no planeta azulzinho. Petistas, estou quase convencido, são suicidas a longo prazo.

Petistas fazem uma espécie de leitura seletiva: só leem determinados blogueiros e publicações, e por aí vai. E só acreditam nos aplausos das Bolsas Brasil e dos militontos que já passaram pela lavagem cerebral.

Investidor, porém, prefere leitura mais diversificada e especializada. “Be aware the man of one book!” (Cuidado com o homem de um só livro). Grande Aquino.

E lendo o que os investidores estão escrevendo sobre o coitado do “Brazil”, ultimamente, a gente fica roxo de vergonha de ser brasileiro. Aliás, este é um dado científico. Em recente pesquisa, o assombroso percentual de 75% de brasileiros verbalizaram vergonha de sê-lo. Pudera!


Graça Foster e Dilma: as presidentas do macacão laranja (Foto: Agência Petrobras)

No dia 27 de março, The Economist já tinha explicado ao mundo alienado sobre a presença petista nas páginas policiais tupiniquins. Lava-jato, you know! Apresentaram ao mundo o ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas, e o ex-diretor da Petrossauro, Paulo Roberto Costa Preso da Silva, apesar de ser afilhado de Renan Calheiros, o poderosíssimo presidente do Senado Brasileiro, cuja filha bastarda era sustentada por aquela empreiteira.

Graças a Deus os britânicos ainda não sabiam do doleiro, do Labogem e da fracassada tentativa de vender o princípio ativo do Viagra para o Ministério da Saúde escravo do candidato petista ao governo de São Paulo, Mr. Padilha.

A mensagem de The Economist foi clara: Hello Earth! A fama da gerentona já era! She has blown it, folks!

Ontem, foi a vez do The New York Times – aquele para quem o Lula é articulista desde que foi alfabetizado em ingrêis. A reportagem capitalista golpista começa lembrando ao vasto mundo que, em 2006, todo lambuzado de petróleo e com as mãos sujas do ouro negro, o então presidente prometeu-nos uma Petrobras maior até mesmo que a Apple, além da nossa independência energética. Viva o pré-sal!

Em vez disso – diz o jornal, e não a oposição – a produção estagnou, a Petrossauro encontra-se mergulhada em investigações de corrupção, a incompetência gerencial tornou-se dona da maior dívida empresarial do mundo e totalmente dependente de fundos de investimento estrangeiros para financiar seus ambiciosos planos de investimento: onde quer queira, quer não queira, tem que comparecer com 30%, mesmo para perder dinheiro.

A reportagem nos mostra fotos de uma Dilma vociferante, discursando na refinaria de Abreu e Lima: ”eles querem acabar com a Petrobras”, e esquecendo, no entanto, de explicar por que Abreu e Lima, cujo custo estimado por petistas foi de R$ 2,5 bilhões, já nos custou R$ 18,5 bilhões.» Clique para continuar lendo e deixe seu comentário

Tags: Dilma Rousseff, economia, governo Dilma, Guido Mantega, investimentos,Pasadena, Petrobrás, pré-sal, PT, The Economist, The New York Times


Share on Tumblr

2 COMENTÁRIOS


20/04/2014 às 17:15 \ Política & Cia

É assédio moral intolerável o que o Itamaraty está fazendo com o diplomata que ajudou senador perseguido a fugir da Bolívia


O diplomata Eduardo Saboia foi afastado de suas funções por tempo indeterminado por ter conduzido a operação que trouxe ao Brasil o senador boliviano perseguido Roger Pinto Molina. Encostado em função desimportante, há 8 meses aguarda decisão sobre se vai ou não ser punido (Alan Marques / Folhapress)

É um escândalo e uma vergonha e um caso clássico de assédio moral o que o Itamaraty, com seus punhos e renda e tudo, está fazendo com o diplomata Eduardo Saboia, ex-encarregado de negócios da Embaixada brasileira em La Paz, na Bolívia. Foi ele quem propiciou a fuga para o exílio no Brasil do ex-senador Roger Molina, adversário do governo bolivariano de Evo Morales que sobrevivia, em condições precárias, a 455 dias de abrigo na sede diplomática do país.

Molina denunciou o envolvimento de personalidades do governo de Morales com o tráfico de drogas e se dizia ameaçado de morte, por isso buscou asilo na embaixada.

O governo de Morales, porém, recusou-se sistematicamente a conceder salvo-conduto ao político para que ele pudesse deixar fisicamente a embaixada rumo a um aeroporto e embarcar para o Brasil. Passivo e “compreensivo” com o bolivariano Morales — Lula passou a mão na cabeça do colega boliviano quando ele mandou tropas do Exército ocupar instalações da Petrobras, que em seguida desapropriou –, o governo da presidente Dilma não exerceu a menor pressão para que a Bolívia cedesse.

Indignado ao ver o instituto de asilo transformada em degradação — o ex-senador vivia como se numa prisão, sem sequer direito a banho de sol, morando num cubículo e sofrendo de depressão –, Saboia, então embaixador interino em La Paz, resolveu trazê-lo por conta própria ao Brasil.

Sim, cometeu, em nome dos direitos humanos e do que considerava ser a dignidade do país que representava, uma indisciplina, sujeita, portanto, a punições.

Ocorre, porém, que o Itamaraty está há oito meses empurrando o caso com a barriga, virando de cabeça para baixo a vida de um diplomata de carreira, com 23 anos de serviços prestados que lhe valeram uma condecoração presidencial. Oito meses para uma comissão de investigação decidir o que fazer com Saboia, agora prorrogados por mais 30 dias.

Para o governo, ele parece ser um pária, a ser perseguido de forma cruel — deixando seu trabalho e sua vida em suspenso.

Para os brasileiros de bem, provavelmente ele é um herói.

Leiam a reportagem excelente sobre o caso feita por Marcela Mattos, do site de VEJA em Brasília:

OITO MESES DEPOIS DE COMANDAR FUGA DE MOLINA, DIPLOMATA AMARGA O OSTRACISMO

Protagonista de uma história com roteiro cinematográfico, com direito a fuga e ameaças, o diplomata Eduardo Saboia vive em um limbo desde que trouxe ao Brasil o senador boliviano Roger Pinto Molina.

O ex-parlamentar de oposição era perseguido pelo governo de Evo Morales e ficou asilado, com o aval do governo brasileiro, por 455 dias na Embaixada do Brasil na Bolívia.

Servidor de carreira, Saboia é ministro-conselheiro do Ministério das Relações Exteriores. Após a epopeia com a fuga de Molina para o Brasil, ele se tornou alvo de processo disciplinar que se arrasta há oito meses na comissão de sindicância do Itamaraty – e não tem prazo para ser concluído.

Na última quarta-feira, o colegiado voltou a empurrar a decisão se ele deve ou não ser punido pelo episódio: prorrogou os trabalhos por mais 30 dias, como vem ocorrendo sucessivamente desde outubro. Enquanto aguarda uma deliberação sobre o caso, Saboia foi deixado na geladeira e lotado em uma função administrativa. Constrangido, ele pediu licença do cargo no dia 8.

“Ele fica sentado em uma cadeira sem fazer nada”

Ex-encarregado de Negócios na Embaixada brasileira, Saboia tem 46 anos, metade deles vividos no Itamaraty. A atuação do diplomata era considerada impecável pelo Ministério das Relações Exteriores e lhe rendeu, inclusive, uma condecoração pelo ex-presidente Lula com a medalha da Ordem do Rio Branco.

No entanto, a carreira foi interrompida após, diante da inoperância do governo brasileiro, ajudar o senador a escapar das ameaças da tropa comandada por Morales. Molina denunciou o envolvimento de autoridades bolivianas com o tráfico de drogas.

Logo ao chegar ao Brasil, no final de agosto, Saboia foi afastado de suas funções e tornou-se objeto de investigações de uma sindicância interna do órgão. Um relatório final, que deve ser elaborado por uma comissão, decidirá se o diplomata deve ou não ser punido. As medidas disciplinares aplicáveis vão desde uma advertência à demissão do cargo.

Com o futuro incerto, o diplomata foi realocado no cargo secundário de assessor no departamento de Assuntos Financeiros e de Serviços do Itamaraty – uma função administrativa, sem status de chefia nem gratificações que tinha como ministro. “Isso é um assédio moral do ponto de vista de não conceder qualquer atividade na altura do que ele possa exercer. Hoje ele está sentado em uma cadeira sem fazer nada”, afirma a defesa de Saboia, o advogado Ophir Cavalcante.» Clique para continuar lendo e deixe seu comentário

Tags: assédio moral, Bolívia, Eduardo Saboia, Evo Morales, fuga para o Brasil,governo "bolivariano", Itamaraty, Roger Pinto Molina, senador Ricardo Ferraço,tráfico de drogas


Share on Tumblr

3 COMENTÁRIOS



20/04/2014 às 16:42 \ Tema Livre
Corpo de Luciano do Valle está sendo sepultado agora


Jornalista Luiz Ceará beija o rosto do narrador Luciano do Valle, durante seu velório, em Campinas (SP) (Gustavo Magnusson / Fotoarena)

Do site de VEJA

O corpo do narrador esportivo Luciano do Valle foi velado na Câmara Municipal de sua cidade natal, Campinas, no interior de São Paulo, na tarde deste domingo. O enterro do locutor da Band TV – morto aos 66 anos de enfarto fulminante, em Uberlândia –, marcado para 16 horas, está terminando.

O velório, aberto ao público, recebeu a presença de muitos curiosos, além de parentes e amigos. O comentarista e ex-jogador Neto e Flávia do Valle, viúva do narrador, eram os mais emocionados. A ex-jogadora de basquete Hortência e o jogador de sinuca Rui Chapéu também estiveram no local para prestar homenagens ao locutor, que nas décadas de 1980 e 1990 foi o principal responsável pela popularização de outras modalidades além do futebol.

Nesta tarde, Luciano trabalharia na transmissão de Atlético-MG e Corinthians; Téo José ocupará o seu lugar.

Luciano do Valle morreu depois de um infarto. A informação foi confirmada na noite de sábado pela funerária responsável pelo transporte do corpo para Campinas. Depois de passar mal em um voo que partiu de São Paulo para Uberlândia (MG), Luciano foi encaminhado ao hospital Santa Genoveva, onde chegou desacordado, de acordo com Luiz de Freitas Costa Neto, presidente do hospital. Os médicos tentaram reanimá-lo, sem sucesso.

O jornalista foi atendido pelo médico Roberto Botelho, que disse que o narrador reclamou de dores nas costas e no peito durante o voo para Uberlândia. “Esse é um sintoma bastante comum em casos de morte súbita por infarto, aneurisma e embolia pulmonar”, disse Costa Neto, em entrevista ao site de VEJA.

O corpo de Luciano foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), de Uberlândia, onde passou pelo procedimento de necropsia que determinou a causa da morte. O laudo completo da morte levará de quinze a trinta dias para ser finalizado, informou um funcionário do IML.

Ele começou aos 16 anos — trabalhava há 50 anos

Luciano do Valle nasceu na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, em 1947. Ele começou a carreira profissional aos 16 anos como locutor na Rádio Educadora, ao lado do radialista Lombardi Netto.

Trabalhou na Rádio Brasil de Campinas, antes de ser convidado pelo locutor esportivo Pedro Luís Paoliello para atuar na Rádio Gazeta, em São Paulo. Em 1968, mudou-se para a Rádio Nacional (atual Globo).

Ele chegou à TV em 1971, pela própria Globo, e já participou da cobertura dos Pan-Americanos de Cali, na Colômbia. Na Globo, substituiu Geraldo José de Almeida no posto de titular, na fase pré-Galvão Bueno. Pela emissora carioca, narrou o segundo título de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, em 1974, e transmitiu três Copas (1974, 1978 e 1982) e três Olimpíadas (1972, 1976 e 1980).» Clique para continuar lendo e deixe seu comentário

Tags: Campinas, Fórmula Indy, futebol, infarto, Lciano do Valle, narrador, Rede Bandeirantes, Rede Record, TV Glogo, vôlei


Share on Tumblr

2 COMENTÁRIOS


20/04/2014 às 12:00 \ Música no Blog
FOTOMONTAGENS: O pai coruja que inseriu os filhos em capas de discos


O menino Taj emula o grande Nat King Cole na fotomontagem feita pelo pai, Lance; abaixo, a capa original do disco, “The Very Thought of You” (1958) (Montagens: Lance Underwood)



O pai é um fã incorrigível de música, com especial queda para um dos principais fetiches deste universo, as capas de discos; os filhos, entusiastas incondicionais das “viagens” do pai. Em alguma coisa interessante esta química teria que resultar.

Pois para expressar a paixão por seu grande, o americano Lance Underwood recrutou sua prole, ou seja, os meninos Taj e Amar, com o intuito de reproduzir as artes originais de seus álbuns favoritos, tendo a dupla como protagonista.

Não que Underwood seja um especialista em Photoshop ou direção de arte. E muito menos que seja fácil imitar os projetos gráficos das bolachas que ele venera, sobretudo as icônicas lançadas pelo selo de jazz Blue Note nos anos 1950 e 1960.

Mas a brincadeira valeu a pena. E está disponível para quem quiser curtir no tumblr QT Albums, nos quais Taj, Amar e, em alguns casos, o próprio Lance, bancam crooners (como o Nat King Cole da abertura do post), jazzistas, rappers e até astros do folk, como Bob Dylan. Abaixo, mais alguns exemplos:


Taj em “Speak No Evil”, de Wayne Shorter (1964)




Amar e “The Times They Are A-Changin’”, de Bob Dylan (1964)




Taj vira o psicodélico Roy Ayers de “Ubiquity” (1971)




Taj novamente, agora como Dr. Dre e “The Chronicle” (1992)




De volta ao jazz: agora Amar presta tributo a “The Scene Changes – The Amazing Bud Powell”, de Bud Powell (1958), com “canja” do pai Lance




E tome mais jazz: Taj revive Donald Byrd em “Fuego” (1959)




Taj e “Smoke Stack”, de Andrew Hill (1963)



Tags: Andrew Hill, Bob Dylan, Bud Powell, capas de discos, Donald Byrd, Dr. Dre,folk, fotomontagens, hip-hop, jazz, Lance Underwood, música, Nat King Cole,QTalbums, Roy Ayers, Wayne Shorter


Share on Tumblr

1 COMENTÁRIO


20/04/2014 às 3:00 \ Tema Livre
A charge de SPONHOLZ: Sobre as delícias do feriadão








Tags: feriadão, Sponholz


Share on Tumblr

2 COMENTÁRIOS


19/04/2014 às 19:00 \ Política & Cia
REYNALDO-BH: “Tenho asco pela figura política de José Dirceu, mas ele não pode ter seus direitos desrespeitados como presidiário. Ele está recebendo uma pena adicional a que não foi condenado”


Direitos são de todos — até de José Dirceu. (Foto: Eliária Andrade/Agência O Globo)

A jornalista Eliane Cantanhêde publicou no dia 17 de abril, na Folha de São Paulo, um artigo dirigido ao ministro Joaquim Barbosa, onde pede que se dê a José Dirceu o que lhe é devido. Lemos que os amigos e parentes de Dirceu estão preocupados com o estado físico e depressivo do chefe do bando. Até um ator histriônico veio em socorro do mensaleiro.

Eliane assina como cidadã. E eu assino embaixo.

Nenhuma outra figura política desta republiqueta bolivariana de “esquerda” me causa tanto asco como José Dirceu. Tenho meus motivos, sólidos e eternos. Não sou justiceiro. Não sou incoerente. Não sou – ou tento não ser – cínico.

José Dirceu tem direito ao trabalho externo que pleiteia. A tentativa anterior de trabalhar em um hotel – de propriedade no mínimo suspeita – ficou para a história. O que o réu condenado requer é um direitogarantido pelas leis do país.

José Dirceu é um ícone? Sim, para o bem ou para o mal. Representa a aplicação da lei acima de poderes totalitários. E isso é bom. É um ícone do destempero e destemor com que montou o maior plano de tomada de poder através de um esquema fraudulento, criminoso e corrupto.

Não se pede liberdade para o condenado. Pede-se o que a lei dá aos outros mensaleiros enjaulados.

Se há excessos permitidos pelo governo do Distrito Federal, que seja o próprio governo responsabilizado, processado e inibido por essas práticas. Um erro não justifica o outro.

A verdade é que José Dirceu está cumprindo um plus de pena, uma espécie de pena adicional, que é contra o Estado de Direito. E sem este, insisto sempre, resta a ausência de minhas garantias como cidadão. Transformar José Dirceu em “exemplo” é uma pena acrescida que não encontra amparo em nenhum escopo judicial.

É ir além – talvez até onde o próprio Dirceu gostaria de ter ido, o que me faz ainda mais defender seu direito à cidadania e à prestação jurisdicional a que todos podemos requerer.

Se houver motivos para uma eventual negativa — e, aparentemente, não há —, que seja explicitado. Senão, que se proceda ao que a lei determina como direito de réus condenados na mesma situação de José Dirceu.

Não vale o argumento que este equidade de tratamento não é observada (e não é!) entre os mensaleiros e outros presos. O erro não está para ser consertado por outro. Que as regalias cessem, e que o direito do ladrão-mor seja garantido.

Não pelos pedidos de familiares, de manifestantes chamando-o de herói ou pelos punhos erguidos. Heróis não são condenados por roubo e cumprem penas em pleno estado democrático com o direito da defesa assegurado e julgamento público pelo colegiado (e não por um único juiz) da mais alta corte do país.

Pelo atendimento ao direito que nos protege, e que sempre exigimos como norte na consolidação de nossa incipiente e ameaçada democracia.

Assim, só me resta dirigir-me a Eliane Cantanhêde (mesmo neste espaço do Setti, de discussões) para perguntar: onde assino?

Continuo sem alterar uma linha do que já escrevi e falei sobre este ser pernicioso ao Brasil. Só prefiro manter coerência com o que sempre defendi.

Democracia não é vingança nem censura — é obediência à lei. Por parte de todos.

Tags: defesa, Eliane Cantanhêde, Estado de Direito, Folha de S. Paulo, garantias de cidadão, José Dirceu, julgamento do Mensalão, Justiça, mensalão, um plus de pena


Share on Tumblr

45 COMENTÁRIOS


19/04/2014 às 18:45 \ Política & Cia
Gêmeos de Aécio Neves e sua mulher Letícia têm data para nascer e nomes escolhidos


Aécio e Letícia: um bebê de cada sexo em agosto (Foto: Correio do Brasil)

Post publicado originalmente a 18 de abril de 2013, às 16h12

O candidato do PSB à Presidência, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, e a mulher, Renata, tiveram o quinto filho, Miguel, em janeiro, antes do início da campanha eleitoral.

Já os gêmeos do tucano Aécio Neves e de sua mulher, Letícia Weber, nascerão em plena campanha: o parto está previsto para o dia 5 de agosto.

Os bebês já têm nome escolhido: Bernardo e Júlia — neste caso, homenagem à avó paterna do candidato.

Aécio tem uma única filha, de seu primeiro casamento — Gabriela, 22 anos, estudante de engenharia ambiental.

Tags: Aécio Neves, bebês, Eduardo Campos, filho, gêmeos, Letícia Weber,Renata Campos


Share on Tumblr

28 COMENTÁRIOS


19/04/2014 às 17:45 \ Vasto Mundo
VÍDEO: Rojões contra manifestantes, tiros a esmo, depredação de veículos particulares. É o governo Maduro praticando “democracia” na Venezuela


Policiais atirando rojões contra manifestantes, quebrando vidros de veículos particulares, disparando tiros na rua e agredindo civis desarmados: este é um dos incontáveis retratos da violência do governo de Nicolás Maduro na Venezuela contra a livre expressão dos cidadãos — repressão que os bolivarianos brasileiros, quando não negam que haja, justificam ou até aplaudem.

Este vídeo, que compila vários dos outros enviados por um leitor amigo do blog, foi levado à OEA pela deputada oposicionista cassada Maria Corina Machado.



Tags: agressão a civis desarmados, depredação de veículos, manifestantes,Nicolas Maduro, rojões, tiros na rua, Venezuela


Share on Tumblr

2 COMENTÁRIOS


19/04/2014 às 16:30 \ Política & Cia
MERVAL PEREIRA: Pesquisa Ibope pode ter, como principal dado, queda na aprovação da maneira petista de governar


Dilma com Lula: é surpreendente que, com ambos perdendo popularidade, Lula já esteja quase no mesmo patamar de Dilma (Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil)

MUDANÇA DE VENTOS

Artigo de Merval Pereira publicado no jornal O Globo

Há dois pontos novos a se destacar na mais recente pesquisa Ibope.

O mais relevante para a disputa presidencial é que pela primeira vez a soma de “nulos e brancos” com “não sabe” empata com as intenções de votos de Dilma ou fica ligeiramente abaixo, a depender do cenário. A presidente continua líder e vencendo no primeiro turno.

Outro destaque da pesquisa é que não apenas a presidente Dilma está caindo na preferência dos eleitores — de 40% para 37% —, mas também o ex-presidente Lula, quando apresentado como opção a ela, cai para 42%, quando já teve até 55% dos votos.

A má notícia para Dilma é compensada por essa má notícia para Lula.

Embora se mantenha como franco favorito quando surge como candidato, Lula já está praticamente empatado tecnicamente com a presidente Dilma, o que pode indicar que o que está decaindo no gosto popular é a maneira petista de governar.

Certamente terá contribuído para o desgaste do PT o acúmulo de notícias ruins dos últimos dias, como a crise na Petrobras e o caso da ligação do deputado André Vargas com um doleiro preso.

O mensalão continua sendo um processo desgastante para o partido, e as denúncias de novas corrupções só reforçam essa faceta, doze anos depois de o PT chegar ao poder.

Mas a insatisfação com a situação econômica também está refletida na pesquisa. A desaprovação ao governo já é maior que a aprovação (48% a 47%), um indicador clássico de tendência de queda de votação.

A avaliação negativa subiu de 27% para 30%, aproximando-se do nível de julho de 2013, durante as manifestações populares, quando o índice foi de 31%.

Há ainda um dado preocupante a mais: já são maioria (51%) os que não confiam na presidente Dilma.» Clique para continuar lendo e deixe seu comentário

Tags: Aécio Neves, Datafolha, desaprovação do governo, Dilma Rousseff,Eduardo Campos, Ibope, insatisfação com a economia, Lula, queda de popularidade, Vox Populi


Share on Tumblr

12 COMENTÁRIOS


« Anteriores





Vasto Mundo
Ministra italiana paga preço por ser bonita — uma velha história que se repete


Vasto Mundo
Ela publicou fotos nua para protestar contra a opressão às mulheres no islamismo. Vejam como está hoje a vida da blogueira egípcia Aliaa Elmahdy


Tema Livre
HISTÓRIA DE HORROR: antes de morrer, empresário de trajetória marcante estaria sendo mantido em cárcere privado, sob sedação com remédios pesados, na própria casa


Política & Cia
VÍDEO: Em seu programa eleitoral, Aécio Neves afirma que “o Brasil tem jeito”, e que “o problema não é o Brasil, o problema é o governo que aí está”


Política & Cia
Baderneiro petista que hostilizou Joaquim Barbosa perde emprego público. Ele acusa o site de VEJA de “mentir” — mas sua ação foi exibida em vídeo que ele mesmo distribuiu!


Vasto Mundo
A FOTO QUE INCENDIOU AS REDES SOCIAIS: a poderosa líder da Alemanha Angela Merkel, quando jovem, praticando nudismo


Política & Cia
UMA COISA HORROROSA: Vejam o vídeo que circula mundo afora mostrando um “Brasil da Copa-2014″ — muito pior do que é, na verdade


Vasto Mundo
FOTOS DRAMÁTICAS: a Guerra do Iraque, por quem a viu bem de perto


Vasto Mundo
Secretária do presidente do Uruguai posa para fotos ousadas. Vejam também um vídeo dela


Enquete


Queremos saber se a polêmica envolvendo a realização da Copa do Mundo afetará o ânimo de torcedor dos leitores. Assim sendo, perguntamos: você torcerá para a Seleção Brasileira na Copa?

Sim
Não
Nem contra nem a favor
Não, e ainda torcerei contra



Ver resultado

Música no Blog
BEATLES: Por que é que ninguém consegue pisar o território de divindade dos quatro de Liverpool


Tema Livre
Camille Paglia: “Nós sufocamos os homens”


Vasto Mundo
Vejam as fotos de mulheres soldados de diversos países. É uma conquista, mas problemas e preconceitos continuam a existir


Tema Livre
Da droga para a lama: imagens chocantes mostram a destruição física de viciados


Ricardo Setti no

• Acompanhe a coluna








Política & Cia
AINDA TEM GENTE COM VERGONHA NA CARA: Leiam entrevista do presidente do Tribunal de Contas, que ajudou a barrar a designação para a Corte de um senador atolado em processos na Justiça


Política & Cia
Processo de revalorização dos anos FHC leva ex-presidente a ser festejado publicamente, inclusive com gritos de "Volta!"


Vasto Mundo
O neoimperialismo russo sob Vladimir Putin inspira piadas. Confiram esta


Tema Livre
Com a morte de Gabriel García Márquez, foi-se o ativista de ideias políticas abomináveis que eu, porém, choro como órfão de sua literatura genial


Política & Cia
Os corruptos da antiga andam apresentando sinais de profunda depressão…


Tema Livre
VÍDEO PARA DIVERTIR: Quem diria! Os Rolling Stones mandando ver em sucesso brega de Beto Barbosa. Vale conferir a brincadeira


Política & Cia
CASO DA REFINARIA PASADENA: senadora Gleisi Hoffmann inventa investigação a favor


Vasto Mundo
VÍDEO SENSACIONAL: Um jato de combate supersônico voando sem piloto


Tema Livre
ATENÇÃO, LEITORES: CONHEÇAM AS REGRAS DO BLOG PARA COMENTÁRIOS

Últimas notícias
São Paulo passa fácil pelo Botafogo no Morumbi







+ Lidas
1Polícia suspeita que Bernardo possa ter sido entrerrado vivo
2Luciano do Valle teve morte súbita causada por infarto
3Suplementos para ganhar massa muscular: quem precisa deles?
4Morre o narrador Luciano do Valle, aos 66 anos
5Homem assassina o filho para poder jogar videogame
Blogs e colunistas
De Nova YorkCaio Blinder
De ParisAntonio Ribeiro










Tema Livre
BELAS IMAGENS EM GIFS ANIMADOS E EM VÍDEO: artista dá vida à obra do gênio holandês Van Gogh


Tema Livre
VÍDEO: Em poucos segundos, o ciclo da corrupção, maldição do Brasil


Disseram


"No Brasil, há a necessidade de dar continuidade às medidas de aperto. Apesar dos aumentos substanciais da taxa de juros, a inflação continua no teto da banda."Panorama Econômico Mundial, relatório macroeconômico do Fundo Monetário Internacional


(Confira outras frases e comente)

Arquivo

ABRIL 2014STQQSSD« mar 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30


Mais comentados
PEC-300: emenda que aumenta salário de PMs continua mobilizando deputados (1902)
Não, eu não me orgulho de ter tido um presidente semianalfabeto (1261)
Da droga para a lama: imagens chocantes mostram a destruição física de viciados(1137)
ENQUETE: Se a eleição para presidente da República que ocorrerá em outubro de 2014 fosse agora, como você votaria? (1085)
QUE ABSURDO! A Câmara aprovou hoje um golpe de Estado! Nada menos do que isso!(1030)
Post do Leitor: Herança maldita e tragédia pessoal dos aposentados da Varig agora esbarra em não cumprimento de decisão da Justiça (694)
PERGUNTAR NÃO OFENDE: o que, afinal, significa o punho levantado de Dirceu, no momento de ir para o xadrez? DÊEM AQUI SUA OPINIÃO (643)
ELEIÇÕES: em São Paulo não se trata apenas de escolher um prefeito -- é preciso brecar um projeto hegemônico do PT que ameaça a democracia (597)
FORÇAS ARMADAS: Depoimentos dramáticos de militares mostram as razões de frustração com a carreira (583)
Lula tem legado importante, mas deixa atrás uma herança maldita -- e já vai tarde (560)
UM ESPANTO E UM ABSURDO: há um Centro de Difusão do Comunismo em uma importante Universidade federal -- pago com nosso dinheiro. O currículo inclui até "militância anticapitalista" (549)
MENSALÃO: Hoje é dia de LUTO. Supremo Tribunal comprova que as leis, no Brasil, estão pensadas e feitas para NÃO punir os poderosos (509)
Deputada evangélica resolve cantar da tribuna da Câmara -- com playback e coro. Você acha certo? (462)
Post do Leitor: hoje, 5 anos e meio da herança maldita e da tragédia pessoal dos ex-funcionários da Varig (424)

Mais recentes
CARLOS BRICKMANN e o caso Pasadena: “Todo suspeito é culpado até provar que é influente”
Post do Leitor: “Lendo o que os investidores estão escrevendo sobre o Brasil lá fora, a gente fica roxo de vergonha”
É assédio moral intolerável o que o Itamaraty está fazendo com o diplomata que ajudou senador perseguido a fugir da Bolívia
Corpo de Luciano do Valle está sendo sepultado agora
FOTOMONTAGENS: O pai coruja que inseriu os filhos em capas de discos

Tags
Aécio Neves Barack ObamaBarcelona Brasil Copa do Mundocorrupção Câmara dos DeputadosDelúbio Soares DEM democraciaDilma Rousseffditadura Eduardo Campos eleiçõesEspanha Estados Unidos Fernando Collor Fernando Haddad FHCfutebol Geraldo Alckmin Gilberto KassabHugo Chávez inflação Joaquim Barbosa José Dirceu José Genoino José Sarney José SerraLula lulalato mensalãooposição Petrobrás PMDB Polícia Federal PSB PSDB PT Rio de Janeiro Senado Supremo Tribunal Federal São Paulo Venezuela vídeo




Serviços
Tablet
Android
Facebook
Orkut
Foursquare
Twitter
Google+
RSS
Newsletter
Anuncie
Tempo
Cotações
iba
Assine

Assinaturas



Nome: Nasc.: E-mail: CEP: 

Notícias
Brasil
Celebridades
Ciência
Economia
Educação
Esporte
Internacional
Saúde
Vida Digital
RSS
Infográficos
As Listas de VEJA
Saber +
Na História
Em profundidade
Perguntas e Respostas
Conheça o país
Cronologia
Quem é Quem
Testes
Vídeos e Fotos
Vídeos
Galerias de fotos
Galerias de vídeos
Revistas
VEJA
Os livros mais vendidos
Edições especiais
Expediente
VEJA São Paulo
VEJA Rio
Comer e Beber
VEJA na Sala de Aula
Temas
Reportagens, vídeos,
infográficos e cronologia
de assuntos em
destaque no noticiário

Blogs e colunistas
Antonio Ribeiro, de Paris
Augusto Nunes, coluna
Caio Blinder, de Nova York
Felipe Moura Brasil, blog
Fernanda Furquim, séries de TV
Geraldo Samor, mercados
Isabela Boscov, cinema
Lauro Jardim, Radar on-line
Leonel Kaz, cultura
Lucia Mandel, dermatologia
Patrícia Villalba, Quanto Drama!
Paula Pimenta, Fazendo meu blog
Reinaldo Azevedo, blog
Ricardo Setti, coluna
Rodrigo Constantino, coluna
Sérgio Rodrigues,
livros e escritores

Cidades Sem Fronteiras,
Mariana Barros

Parceiros
Contas Abertas
Excelências
Blogs da redação
Impávido Colosso, infográficos
Viver Bem, saúde
VEJA nas Olimpíadas
Maquiavel, política
VEJA Acompanha
VEJA Meus Livros,
literatura

Dez Mais, variedades
Vida em Rede, internet
Acervo Digital, história
+ Tech, tecnologia
Sobre palavras,
Sérgio Rodrigues

Enquetes, opinião
Sobre Imagens, fotografia
Imperdível, variedades
Conversa em Rede, internet
Testes,
conhecimentos gerais

Serviços
Assine VEJA
iba
Busca
RSS
Twitter
Facebook
Orkut
iPhone
Celular
Newsletter VEJA
Fale conosco
Para anunciar
Abril SAC
Aponte erros
Tempo
Cotações
Redes Sociais
Termo de uso
Política de
Privacidade



Editora AbrilCopyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados




Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905