Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


segunda-feira, 5 de maio de 2014

IBGE: analfabetismo cresce pela primeira vez desde 1998 - Terra Brasil












MENU






Assine
0800 777 1234



Entrar







Educação


COLÉGIO WEB
ENEM
HISTÓRIA
MUNDO EDUCAÇÃO
SUPER VESTIBULAR
VESTIBULAR
VOCÊ SABIA?


publicidade

27 de setembro de 2013 • 10h05 • atualizado às 10h23

  • IBGE: analfabetismo cresce pela primeira vez desde 1998

  • Foram identificadas 13,2 milhões de pessoas que não sabiam ler nem escrever, o equivalente a 8,7% da população total com 15 anos ou mais


Cirilo Junior
Direto do Rio de Janeiro







860
comentários


O analfabetismo no País, que vinha em queda constante desde 1998, voltou a crescer no ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram identificadas 13,2 milhões de pessoas que não sabiam ler nem escrever, o equivalente a 8,7% da população total com 15 anos ou mais de idade. Em 2011, eram 12,9 milhões de analfabetos, o equivalente a 8,6% do total. Em 2004, a taxa de analfabetismo brasileira chegava a 11,5%. Os dados estão na Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad 2012), divulgada nesta sexta-feira. O levantamento consultou 147 mil domicílios em todo o Brasil.

“Ainda não dá para considerar essa variação como definitiva. É algo que precisa ser avaliado num maior espaço de tempo, pode ser uma mudança pontual, e não uma reversão de tendência”, afirmou a gerente de pesquisas do IBGE, Maria Lucia França Pontes Vieira.

Esse crescimento foi puxado pelos números observados nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Na região que abriga Estados como a Bahia e Pernambuco, a taxa de analfabetismo passou de 16,9% em 2011, para 17,4% no ano passado. O Nordeste concentra 54% do total de analfabetos do país. Antes, em 2004, 22,5% da população com 15 anos ou mais de idade não sabia ler e nem escrever.

No Centro-Oeste, a taxa de analfabetismo alcançou 6,7% em 2012, acima dos 6,3% observados no ano anterior. Em 2004, a mesma taxa chegava a 9,2%.

A menor taxa de analfabetismo foi constatada na região Sul, na qual 4,4% da população com 15 anos ou mais de idade não sabe ler e escrever. No Sudeste, a taxa de analfabetismo chega a 4,8%, e no Norte, é de 10%.

O analfabetismo é notado especialmente entre a população mais velha. Entre os que têm 60 anos ou mais, 24,4% não sabem ler ou escrever. Já na faixa etária dos 40 aos 59 anos, essa proporção é de 9,8% do total; dos 30 aos 39 anos, 5,1% são analfabetos; e entre as pessoas de 25 a 29 anos, 2,8% são analfabetas.
publicidade


O IBGE verificou também a taxa de analfabetismo funcional, que representa a proporção de pessoas de 15 anos ou mais de idade com menos de 4 anos de estudo completo sobre o total da população da mesma faixa etária. Ela foi estimada em 18,3%, o que significa retração frente aos 20,4% constatados em 2011. O total de analfabetos funcionais observados em 2012 totalizou 27,8 milhões de pessoas.

Cresce nível de escolarização no País
O nível de escolarização no Brasil cresceu em 2012, ainda segundo informações do IBGE. O número de estudantes com nível superior completo chegou a 14,2 milhões, aumento de 6,5% frente aos dados de 2011. Entre as pessoas com 25 anos ou mais de idade, 12% tinham tal nível de escolaridade. Antes, em 2011, essa proporção era de 11,4%.

Os dados da Pnad 2012 mostram ainda que 11,9% da população com 25 anos ou mais de idade não têm qualquer instrução, ou têm menos de um ano de estudo. Um ano antes, tal proporção era de 15,1%. Com ensino fundamental incompleto ou equivalente, estavam 33,5% do total da população desta faixa etária. Isso indica um acréscimo em relação a 2011, quando 31,5% tinham nível de instrução semelhante.

O aumento da proporção de pessoas com ensino fundamental incompleto pode estar ligado diretamente à redução do volume de pessoas com pouca, ou mesmo nenhuma instrução, admite a gerente de pesquisas do IBGE, Maria Lucia França Pontes Vieira. Outro grande contingente da população com 25 anos ou mais de idade tem o Ensino Médio completo. Eles representam 25,2% do total desta faixa etária, segundo a pesquisa feita em 2012.

Terra








860
comentários










Duque de Caxias
MIN
19°C
23
º
MAX
32°C

Alguma nebulosidade
PREVISÃO PARA OS

PRÓXIMOS DIAS

cidade atual:Duque de Caxias


cancelar





ATLÉTICO-MG

Antes de convocação, Jô sente lesão no início do 1º tempo

COMPARTILHAR
Publicidade


CIDADES

SP: Parada Gay teve 100 mil pessoas, diz PM

COMPARTILHAR

PROGRAMAS

One Direction se anima com visita ao BR: "parece divertido"

COMPARTILHAR


POLÍTICA

Eduardo Campos rechaça Aécio: nossos projetos são distintos

COMPARTILHAR
ÁSIA

Sobe para 259 n° de mortos em naufrágio sul-coreano, diz TV

COMPARTILHAR
MODA

Calvin Klein faz evento com modelos de cueca e DJs em SP

COMPARTILHAR
DOENÇAS E TRATAMENTOS

Terapia usa compaixão contra ansiedade e ataque de pânico

COMPARTILHAR


BRASILEIRÃO



Corinthians vence Chapecoense com gol de Guerrero e lidera




Alecsandro faz 2 no Palmeiras, e Fla vence 1ª no Brasileiro




Inter derrota Sport no Beira-Rio e embala no Brasileiro




Bahia bate Botafogo e vence a segunda seguida no Brasileiro

Publicidade


TÊNIS

Tenista ex-número 1 do Reino Unido morre aos 30 anos

COMPARTILHAR
ESMALTES E UNHAS

Após sucesso do esmalte azul, G. Antonelli troca de cor

COMPARTILHAR

PERFUMES

Anitta cria linha de perfumes com opção para o dia e noite

COMPARTILHAR

DOENÇAS E TRATAMENTOS

Amamentação pode reduzir até 37% do risco de asma em bebês

COMPARTILHAR



Beleza
Economia
Esportes
Games
Famosos
Horóscopo
Moda
Mulher
Música
Notícias
Saúde
Terra TV
TV
VC Repórter

Apoio Escolar
Antivírus
Blog
Celular
Chat
Cursos de Inglês
Cursos Online
Concurso Público
Disco Virtual
Hospedagem
Namoro
Nuvem de Livros
Office 365
Shopping
Terra Clube
Terra Empresas
Terra Mail
Terra Música
Terra Resolve

Anuncie
Aviso legal e privacidade
Conheça o Novo Terra
Fale conosco
Mapa do site
Trabalhe no Terra
RSS
Terra no mundo

© COPYRIGHT 2014, TERRA NETWORKS BRASIL S.A.






















_

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905