Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ACI Digital: Beato Padre Anchieta poderia ser canonizado em 2014

Documento sin título










NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com 










20 de dezembro de 2013 







BRASILIA, 20 Dez. 13 (ACI) .- Segundo informou o site oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Beato José de Anchieta, jesuíta espanhol que ficou conhecido como “Apóstolo do Brasil”, poderia ser canonizado no próximo ano.



SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS ATRAVÉS DO TWITTER

CONFIRA NOSSO VÍDEO EXCLUSIVO COM AS PALAVRAS DO PAPA FRANCISCO NA AUDIÊNCIA GERAL DESTA QUARTA-FEIR



MANCHETES DO DIA 











VATICANO 
"Jesus quer ser seu amigo", afirma Papa Francisco às crianças 
Não podemos dar-nos o luxo de desprezar o que sobra, diz o Papa 
Menino espanhol consegue doação de 750 Kg de frango para alimentar os pobres em nome do Papa Francisco 

AMÉRICA 
México é o país mais perigoso para sacerdotes na América Latina 
Arcebispo norte-americano propõe mudança radical da parte dos bispos para reformar a Igreja 

BRASIL 
Beata Elena Guerra, intercessora da Renovação Carismática Católica do Brasil, também poderia ser canonizada em 2014 
Beato Padre Anchieta poderia ser canonizado em 2014 

MUNDO 
Secretário de Bento XVI: nunca fui contra a renúncia do Papa 





Católico em Dia 



Evangelho: 





Santo ou Festa: 



Um pensamento: 

Aceita o que te manda o Sagrado Corao de Jesus Cristo para te unir a Ele.

Santa Margarida Maria 













VATICANO 









VATICANO, 20 Dez. 13 (ACI) .- Nesta sexta-feira, 20, o Pontífice dedicou aos membros da Ação Católica Juvenil uma parte de sua manhã no Vaticano. 50 jovens e crianças vieram de várias dioceses da Itália para participar do encontro com Francisco. O slogan da associação para o ano 2013 se baseou em “descobrir Jesus como presença amiga em nossa vida”, e o título: “Não há brincadeira sem você”.

“No Natal –explicou- o Pontífice, revivemos a mesma experiência dos pastores de Belém, felizes com a fidelidade e a ternura do amor infinito com o qual Deus nos circunda. Junto com tantos pais e mães que se sacrificam todos os dias; junto com as crianças, com os doentes e os pobres, nós festejamos”.

“Ouvi dizer que o seu caminho este ano quer você descobraJesus como uma presença amiga em nossas vidas. O vosso slogan diz muito bem: " Não há brincadeira sem você." Portanto, o Natal é na verdade, a celebração da presença de Deus que vem entre nós para nos salvar. O Natal é justamente a festa da presença de Deus que veio nos salvar. O nascimento de Jesus não é uma fábula, é uma história que aconteceu de verdade, em Belém, há dois mil anos atrás. A fé nos faz reconhecer que Aquela Criança, nascida da Virgem Maria, é o verdadeiro Filho de Deus, que por nós se fez homem”. 

Diante do pequeno Jesus contemplamos o rosto de Deus, que se revela na força, no poder, mas na fraqueza e na fragilidade de um recém-nascido. Assim é o nosso Deus, aproxima-se tanto a nós, que vem até nós como uma criança. Esta criança mostra a fidelidade e a ternura do amor infinito com que Deus envolve cada um de nós. Por esta razão, nós celebramos o Natal, revivendo a mesma experiência dos pastores de Belém e junto com muitos pais e mães que trabalham duro todos os dias enfrentando muitos sacrifícios , juntamente com as crianças, os doentes, os pobres..; podemos fazer festa junto deles porque o Natal é a festa do encontro de Deus com todos nós em Jesus”.

Francisco garantiu aos jovens que Jesus quer ser amigo deles e pediu que transmitam a alegria desta amizade às suas casas, paróquias, escolas, amigos; e que estejam sempre prontos a dar uma mão aquém precisa sem julgar os outros e sem falar mal.



voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


VATICANO, 20 Dez. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco enviou uma mensagem aos recolhedores de lixo e recicladores na qual os alentou a seguir desenvolvendo formas dignas de trabalho a partir de sua tarefa ecológica e pediu gerar uma consciência sobre o desperdício de mantimentos que produz a “cultura do descarte”, à qual se voltou a se referir como um grave fator no escândalo da fome no mundo.

O Santo Padre gravou um vídeo durante uma audiência privada que teve neste 5 de dezembro com um dirigente do Movimento de Trabalhadores Excluídos (MTE), que logo foi difundido em uma assembleia da Federação de Recicladores.

O pontífice os convidou a refletir sobre o trabalho que realizam: “Pensem como seguir adiante neste trabalho de reciclar –me perdoem a palavra- aquilo que sobra. Mas o que sobra do rico. Hoje em dia não podemos dar-nos o luxo de desprezar o que sobra”.

“Estamos vivendo em uma cultura do descarte, onde facilmente fazemos sobrar não só coisas, mas também pessoas”, advertiu o Papa, quem também manifestou: “Com o alimento que se joga fora poderíamos dar de comer a todos os famintos do mundo”.

Francisco pediu que os recicladores geram consciência de que o reciclado “não é só ecológico e produtivo”, mas também implica formar hábitos de não desperdiçar recursos recicláveis e principalmente mantimentos, “porque há crianças que passam fome”.

“Quando vocês reciclam, fazem duas coisas: um trabalho ecológico necessário e por outro lado, uma produção que confraterniza e dá a dignidade a este trabalho. Vocês são criativos na produção, e também são criativos no cuidado da terra com esta visão ecológica”, concluiu o Papa alentando os trabalhadores deste campo à responsabilidade com o ambiente e com a humanidade.


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


ROMA, 20 Dez. 13 (ACI) .- “Por que não dar de presente ao Papa Francisco por Natal uma ajuda para os pobres?” Esta foi a ideia de José Luis, um menino espanhol de sete anos, concretizada no dia 18 de dezembro na audiência geral das quartas-feiras. Conforme informou o jornal da Santa Sé, o L’Osservatore Romano, José Luis é filho de uma das seis mil famílias que compõem a cooperativa espanhola Coren, uma empresa de alimentação que forneceu 750 quilogramas de frango para que o Santo Padre pudesse dar aos mais necessitados.

As religiosas do Real Monastério de Santa Clara del Allariz –localizado dentro do Caminho que leva à tumba do Apóstolo Tiago-, também pertencem à cooperativa e são conhecidas pelas formas criativas de receitas com carne de aves.

Prontos para serem cozinhados, os frangos serão distribuídos em refeitórios populares de Roma em nome do Papa e com a ajuda do elemosineiro do Vaticano, o Arcebispo Konrad Krajewski, estes serão distribuídos também para pobres em refeitórios administrados pela Igreja em Roma, entre os quais se encontra a casa “Dono di Maria” das Irmãs da Madre Teresa de Calcutá, localizado a poucos passos do Vaticano.


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


AMÉRICA 









MEXICO D.F., 20 Dez. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Um estudo elaborado pela Unidade de Investigação do Centro Católico de Multimídia (CCM), abrangendo os últimos 23 anos, revelou que o México é, pelo sexto ano consecutivo, o país mais perigoso para sacerdotes e religiosos na América Latina.

O estudo detalha por nomes e dioceses, os dados daqueles que perderam a vida por causa da delinquência comum ou o crime organizado e aponta um dramático aumento das extorsões e de atentados, que não só prejudicam os presbíteros em quanto ao patrimônio que administram, mas também aumenta o risco de que percam a vida por seu trabalho na Igreja Católica.

Segundo o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), a análise abrangendo os últimos 23 anos, tem registro detalhado de 34 assassinatos contra membros da Igreja Católica do México, constando um cardeal, 25 sacerdotes, dois religiosos e quatro leigos, incluindo uma jornalista católica. As tendências do agravamento destes fenômenos no México mostram uma alta constante nos últimos seis anos.

Esta dramática situação, segundo o estudo do CCM, torna o México, pelo sexto ano consecutivo,o lugar com mais crimes de ódio contra sacerdotes, religiosos e leigos no continente americano.

“Isto coloca o México como o país latino-americano mais perigoso para exercer o ministério sacerdotal”, destaca a análise.


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


MEXICO D.F., 20 Dez. 13 (ACI) .- Durante o encontro continental celebrado no santuário da Virgem de Guadalupe no México, o Arcebispo da Filadélfia (EUA), Dom Charles Chaput, explicou que os Bispos não são responsáveis por cada erro ou fracasso no contexto da nova evangelização, mas são responsáveis por fazer que as pessoas possam "abraçar Jesus Cristo e seus ensinamentos de um modo novo e mais pessoal" a partir da própria mudança radical e testemunho de vida cristã.

O Arcebispo fez esta afirmação no último dia 16 de novembro, no marco do Encontro e Peregrinação "Nossa Senhora de Guadalupe, Estrela da Nova Evangelização no continente americano", que reuniu centenas de bispos, cardeais e conhecidos leigos da América para aprofundar sobre este importante tema. O evento foi auspiciado pela Pontifícia Comissão para a América Latina e pelos Cavaleiros de Colombo.

Na sua exposição -uma das poucas conferências que recebeu aplausos prolongados e de pé- intitulada, "A nova evangelização: Responsabilidades e desafios para o continente americano", Dom Chaput explicou que os bispos não são responsáveis "por cada fracasso, cada erro nem pelas coisas nas quais não influenciamos nem controlamos. Mas temos o dever de examinarmos a nós mesmos e a nosso trabalho honestamente, para nos corrigir uns aos outros com franqueza, para reformar nossos corações e para dar nossas vidas, zelosa e completamente, sem ter em conta o custo, para servir a Deus e ao nosso povo".

O trabalho de evangelização, disse o Arcebispo, "precisa envolver mais fatores que somente a boa doutrina, é necessário guiar o novo povo –incluindo os bem catequizados– para abraçar Jesus Cristo e seus ensinamentos de um modo novo e mais pessoal".

Dom Charles Chaput explicou que um dos problemas que enfrentam os bispos na sua tarefa cotidiana são as próprias debilidades e limitações: "Deus nos chamou para liderar, a Igreja nos ordena fazê-lo e temos a responsabilidade de fazê-lo".

O Prelado recorda também a sua participação no Sínodo dos Bispos em 1997, quando falou "de um consenso moral nos Estados Unidos que ainda era em sua maioria cristão. Hoje isso não é mais assim. Sei que os meios de comunicação dos Estados Unidos promovem os apetites, crenças e preconceitos de muitos no resto do mundo –incluindo os jovens católicos– e com algumas exceções, estes meios não são amigos da fé católica".

"A assistência à Missa e a prática sacramental foram declinando por décadas em muitas dioceses americanas, muito antes da crise de abusos sexuais por parte do clero em anos recentes. E sei que milhões de católicos no meu país e no Canadá são batizados e inclusive catequizados, mas não conhecem Jesus Cristo e, portanto, para muitos deles a linguagem das Escrituras, o culto e o raciocínio moral católico resultam incompreensíveis".

Defesa da vida e da família

O Arcebispo fez um chamado a trabalhar "mais de perto para proteger a dignidade das famílias que se encontram entre a pobreza da vida no Sul e as leis de imigração no Norte, que com frequência parecem incoerentes, irracionais e inclusive vingativas".

Recordou também que "o direito à vida começa com o nascituro. Nada pode desculpar a violência ou diminuir o mal do aborto. No meu país, o culto ao aborto envenenou nossas leis, nosso discurso público e inclusive a fé e a integridade de muitas pessoas que se consideram a si mesmas como cristãs".

Neste sentido, adicionou que o direito à vida "vai mais além do ventre. Para prosperar, as crianças precisam de famílias com um pai e uma mãe; e a integridade da família depende da liberdade dos pais para procurar trabalho, ganhar um salário honesto e apoiar-se mutuamente e apoiar os filhos que Deus conceda".

O Arcebispo da Filadélfia se referiu logo ao problema das drogas e explicou que "em certo sentido, as drogas são apenas o sintoma, não a causa, de uma profunda disfunção social. A pobreza é o problema fundamental para entender uma sociedade problematizada, mas os dois temas estão muito conectados. A pobreza gera desespero, que busca alívio nas drogas, e estas últimas destroem vidas que terminam na pobreza e no crime. Os dois problemas se alimentam e se complementam".

Finalmente, o Arcebispo disse que "o obstáculo maior para esse novo ‘Novo Mundo’ não são os inimigos que nos odeiam nem os não crentes que insultam a Igreja e o Evangelho. O obstáculo maior é o Antigo Mundo que vive nos nossos corações, inclusive naqueles de nós que somos bispos, e talvez especialmente em alguns de nós que somos bispos: nosso orgulho, nossa covardia, nossa falta de confiança nas promessas de Deus".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


BRASIL 









APARECIDA, 20 Dez. 13 (ACI) .- Em um anúncio feito pouco depois da possível canonização do Beato José de Anchieta em 2014, o portal A12, do Santuário Nacional de Aparecida, afirma que o vice-postulador do processo de canonização da beata Elena Guerra, padre Eduardo Braga e Silva, viajou a Roma esta semana para entregar os documentos que permitirão a abertura da segunda fase de investigação do milagre atribuído à Apóstola do Espirito Santo que poderia elevá-la aos altares como santa ainda em 2014, ano do centenário de sua morte.

Segundo o portal A12, após coleta dos documentos na diocese de Uberlândia, em Minas Gerais, concluída em novembro, terá início a ‘fase romana’ junto à Congregação para a Causa dos Santos. Nesta fase, um grupo de teólogos, médicos e outros consultores analisam os documentos e, se houver reconhecimento do milagre, encaminham aos cardeais e depois ao Papa, que poderá decretar o culto público eclesiástico a Elena Guerra.

O processo de canonização teve início em março na diocese de Uberlândia, porque é onde teria ocorrido o milagre atribuído à beata. Em 2010, um homem que havia sido diagnosticado com morte cerebral saiu desse quadro sem explicação médica.

Padre Eduardo, em entrevista ao site Elo da Fé, falou sobre a expectativa de que Papa Francisco decrete a santificação. “Nesse momento de renovação que vivemos com Papa Francisco, temos sentido a presença muito forte do Espírito Santo. Essa canonização será uma graça muito grande para o mundo. Agradecemos e pedimos que o Espírito Santo continue abençoando a Igreja e seus pastores e o povo de Deus, para que este novo Pentecostes aconteça aqui!”, refletiu.

Em maio de 2012, um relicário dourado passou a fazer parte do Escritório Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil. Ali exposto está um pequeno osso da Beata Elena Guerra, apóstola do Espírito Santo. 

Há aproximadamente trës anos, a RCC do Brasil vem trabalhando na divulgação da devoção à Beata Elena Guerra. Para o diretor executivo do Escritório Nacional, Márcio Zolin, “a importância de termos a relíquia em nosso Escritório é para que os funcionários conheçam a devoção e a história da Beata”. 

O assistente espiritual do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Pe. José Giribone, explica que a relíquia recorda a pessoa que viveu na virtude cristã durante toda sua vida. "É uma forma de nos aproximarmos daqueles que foram heróis na fé. Quando uma pessoa é beatificada ou canonizada pode ser recordada a partir de suas relíquias", diz.

Breve História da Beata

Elena Guerra nasceu em Lucca, na Itália, em 1835, e ficou conhecida como Apóstola da Efusão do Espírito. Ela mantinha contato através de cartas com o Papa Leão XIII, nas quais clamava ao Santo Padre que ele retomasse na Igreja a devoção ao Espírito Santo. Por seu grande amor e devoção ao Espírito Santo, tornou-se intercessora da Renovação Carismática Católica do Brasil. Ela foi beatificada pelo papa João XXIII, em 26 de abril de 1959.


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


BRASILIA, 20 Dez. 13 (ACI) .- Segundo informou o site oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Beato José de Anchieta, jesuíta espanhol que ficou conhecido como “Apóstolo do Brasil”, poderia ser canonizado no próximo ano. 

Em coletiva de imprensa, na quarta-feira, 18 de dezembro, o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, comentou sobre o pedido feito pela Conferência ao Papa Francisco para a canonização do beato Anchieta, o qual contou com a acolhida do Papa.

“Eu tive a honra e a alegria de receber um telefonema pessoal do Santo Padre para dizer, justamente, que acolhia positivamente o pedido de canonização”, disse Dom Raymundo.

“Durante a visita da presidência da CNBB ao Santo Padre no mês de outubro, entregamos uma carta com o pedido da canonização deste grande apóstolo, também declarado pela Conferência do Brasil como padroeiro dos catequistas”, explicou.

Para o arcebispo de Aparecida, esta é uma grata surpresa para a Igreja no Brasil. Ele afirma que este não é somente um desejo dos bispos, mas de cada pessoa que atribui santidade ao beato. 

“Somos muito gratos ao Papa em acolher esse pedido não só da CNBB, mas de várias instituições e do povo brasileiro que deseja ver o beato Anchieta venerado publicamente em todo o mundo e como modelo de santidade, no seguimento de Jesus”, disse.

A data da canonização ainda não está definida, mas poderia ocorrer ainda em 2014. “Ao responder positivamente, o Papa nos enche de alegria e satisfação, principalmente nos locais por onde ele passou: São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Ele (Anchieta) é uma pessoa que marcou a nossa história desde o início", concluiu Dom Raymundo.

O Beato foi escolhido como um dos intercessores da JMJ Rio 2013. O missionário chegou ao Brasil com apenas 19 anos, e exerceu também as funções de sacerdote, historiador, professor e poeta.

Canonização

O Beato José de Anchieta, nasceu em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), em 19 de março de 1534, chegou ao Brasil em 1553 e em 25 de janeiro de 1554, participou da fundação do Colégio de Piratininga que deu origem à metrópole de São Paulo, no local onde se encontra o Pateo do Collegio. Faleceu na cidade de Reritiba (atual Anchieta no Estado do Espírito Santo) no dia 9 de junho de 1597.

No decorrer de sua vida, o padre passou por lugares como São Paulo, Espírito Santo e Bahia propagando os ensinamentos do Evangelho. Faleceu na cidade de Reritiba (atual Anchieta no Estado do Espírito Santo) no dia 9 de junho de 1597.

Anchieta ficou conhecido como o "Apóstolo do Brasil", pois, de acordo com Dom Raymundo, "foi um grande missionário, que merece ser colocado como modelo de seguimento do Evangelho".

O padre Anchieta foi beatificado pelo papa João Paulo II, em Roma, em 22 de junho de 1980. Os trabalhos pela canonização do jesuíta continuam agora com a Congregação das Causas dos Santos. A preparação da Positio em Roma, ou seja, o texto com a biografia de Anchieta, uma relação de prováveis milagres e a dimensão nacional e internacional de sua devoção, como também provas da sua fama de santidade, está sendo feita pelo padre César Augusto dos Santos, S.J, responsável do Programa Brasileiro da Rádio Vaticano.


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


MUNDO 









MADRI, 20 Dez. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Dom Georg Gaenswein, o Prefeito da Casa Pontifícia e secretário pessoal do Bispo Emérito de Roma Bento XVI, descartou de forma contundente as versões jornalísticas que o assinalaram como contrário à renúncia do anterior Pontífice.

No dia 4 de dezembro deste ano, um artigo do jornal alemão ZeitOnline acusou o Arcebispo de estar em desacordo com a decisão de Bento XVI.

"Isso é uma estupidez, se eu estivesse contra o Papa, ele não teria nem mesmo me confirmado no cargo", explicou Dom Gaenswein aos jornalistas em 6 de dezembro durante a apresentação de um novo aplicativo sobre a Bíblia na sede da Rádio Vaticano em Roma.

"Não li o artigo, mas recebi algum e-mail que me criticava. Eu gostaria de saber o que escreveram sobre o que eu disse. Eu só falei com um jornalista faz alguns meses, mas não concedi nenhuma entrevista", acrescentou Dom Gaenswein.

Por outro lado, o secretário pessoal de Bento XVI assinalou que o ex-pontífice "está bem, e embora seja um homem idoso, tem uma cabeça muito clara, aguda e em muito bom estado".

Também declarou que Bento XVI se prepara durante o Advento para o tempo de Natal como um bom alemão. "Para os alemães, o tempo de Advento é muito belo porque temos uma piedade popular muito marcada, e isto está também marcado em Bento", disse.

Dom Gaenswein, ademais, anunciou que durante o Natal chegará a Roma o irmão mais velho de Bento XVI, Georg Ratzinger, que se hospedará no Mosteiro de Clausura Mater Ecclesia.

Monsenhor Georg ficará até finais de janeiro, espera-se que em meados desse mês faça 90 anos e celebre seu aniversário junto com o seu irmão.

Por último, Dom Gaenswein explicou que Bento recebe diversas visitas com frequência, e sua esperança é participar da cerimônia de canonização do Beato João Paulo II e João XXIII no próximo dia 27 de abril de 2014, algo que –conforme assinala-, ainda não está confirmado.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com


Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905