Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


segunda-feira, 28 de abril de 2014

Cismáticos russos racham por causa da agressão à Ucrânia - IPCO - Instituto Plinio Corrêa de Oliveira












Domingo, 27 de Abril de 2014












Cismáticos russos racham por causa da agressão à Ucrânia





21 de abril de 2014Sem comentários
Luis Dufaur




Metropolitas Hilarion, representante de Moscou, e Sofrony, da Ucrânia, discordam pela agressãorussa

Segundo a agência AsiaNews, estão se multiplicando as declarações de chefes religiosos ucranianos “ortodoxos” ucranianos até há pouco dependentes do Patriarcado de Moscou.

A situação – de acordo com a referida agência – encaminha-se para uma rupturacom o Patriarca Kirill de Moscou.

Sofrony, metropolita de Cherkasy e Kanev, fez duras críticas aos funcionários russos que apoiaram a intervenção militar contra a Ucrânia.

Sofrony qualificou explicitamente Vladimir Putin de “bandido”, e criticou também a presidente do Senado russo, Valentina Matvienko, nascida na Ucrânia, dizendo:


“Estou preocupado com a senhora, com seus pais que ainda vivem em Cherkasy. A senhora, que cresceu aqui, como é que pode agir com tão pouco respeito pelo seu povo pedindo àquele bandido Putin (não pode ser chamado de outro modo) para enviar tropas contra seus compatriotas?”.

E dirigindo-se ao ministro da Cultura russo, também nascido na Ucrânia, acrescentou: “Quero olhar em seus olhos. Qual é a sua cultura? Conhece a historia e os sofrimentos dos ucranianos?”.

“Se sois inteligentes e se mais de 4% de vosso cérebro funciona – continuou Sofrony, no tom virulento de tantos cismáticos, tão estranho aos católicos – refleti, remediai vossos erros terríveis e criminosos contra vosso povo, porque Deus não vos perdoará isto”.

O próprio líder dos ortodoxos ucranianos que obedecem ao Patriarcado de Moscou, o metropolita Onufry, de Chernovtsy e Bukovina, também falou contra o conflito militar.

Em entrevista ao jornal do Patriarcado de Moscou, segundo AsiaNews, ele pediu que fosse feito “todo o possível para preservar a integridade territorial da Ucrânia”, porque “em caso contrário será aberta uma sangrenta ferida na unidade dos dois povos, a qual vai se refletir de modo doloroso em nossas relações”.

Segundo fontes vizinhas ao Patriarcado de Mascou a que AsiaNews teve acesso, dentro do Santo Sínodo em Moscou prevalece a linha de repúdio de Onufry e a afinidade com a “nova-URSS”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *

Site

Comentário 

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>










Artigos Relacionados

Últimas Atualizações

Dossiês


Blogs Políticos

Blogs sobre Catolicismo

Blogs sobre Família e Cultura

Blogs sobre Idade Média



















_

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905