Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

As pesquisas que erram até na véspera do dia da votação só param de eleger o candidato do PT (no primeiro turno) quando começa a apuração. São tão relevantes quanto uma previsão de Guido Mantega


-

VEJA

/ Blogs e Colunistas







14/10/2013 às 0:19 \ Direto ao Ponto



Se não estivesse ainda ressabiado com as manifestações de rua que escancararam a indignação do Brasil que começou a despertar, os donos do poder teriam incluído no balaio de espertezas disfarçado de “reforma política” o aperfeiçoamento do sistema de escolha do presidente da República: as urnas eletrônicas seriam substituídas pelos institutos de pesquisa e o voto pela intenção de voto. Tal mudança garantiria a vitória do candidato do PT, sempre no primeiro turno, em todas as disputas presidenciais.

Caso fosse adotada desde o começo deste século, a nova fórmula teria poupado Lula das canseiras do segundo turno em 2002, em 2006 e em 2010, quando conseguiu um terceiro mandato com o nome de Dilma Rousseff. E a afilhada do chefe supremo seria dispensada neste sábado de concorrer ao troféu Miss Simpatia do Planalto com a “fase dos grandes beijos”. Está liberada para retomar a rotina dos pitos e chiliques, avisam os resultados da pesquisa Datafolha que, neste outubro de 2013, autorizou a seita lulopetista a comemorar o triunfo de Dilma em outubro de 2014. No primeiro turno, como sempre.

Só crédulos profissionais podem enxergar revelações que antecipam o futuro no cortejo de porcentagens promovido com um ano de antecedência por gente que erra feio até em véspera da eleição. Em 3 de outubro de 2006, por exemplo, quando a votação de verdade começou, Geraldo Alckmin já fora goleado por Lula por 49% a 30% no Ibope e por 49% a 35% no Datafolha. Encerrada a apuração oficial, pitonisas sem rumo saíram à caça de álibis para explicar os 41% alcançados pelo candidato do PSDB — muitos pontos percentuais e alguns milhões de votos acima do que haviam previsto.

Não encontraram álibi nenhum. Nem pediram desculpas. Tampouco providenciaram justificativas palatáveis quatro anos depois, quando o Vox Populi e o Sensus se juntaram ao Datafolha e ao Ibope para a consumação do duplo assassinato estatístico. O tucano José Serra chegou ao dia da eleição resfolegando na ladeira que ia dos 25,6% no Sensus aos 28% no Datafolha. Marina Silva, do Partido Verde, patinava entre os 12% do Vox Populi e os 14% do Datafolha. Flutuando nas cercanias dos 50%, Dilma acordou em 3 de outubro de 2010 sonhando com o terninho da posse. Soube à noite que os 46,9% do total de votos válidos eram insuficientes para superar a soma dos 32,6% de Serra (sete pontos acima da última profecia do Vox Populi) e dos 19,3% de Marina.

Contra Aécio e Campos, Dilma venceria no primeiro turno, reincidiu neste sábado a manchete da edição da Folha que publicou a mais recente pesquisa sobre a sucessáo de 2014. O espaço principal poderia ter registrado o declínio da colecionadora de recordes de popularidade que, ainda há pouco, . surfava em altitudes superiores a 70%. Também poderia ter destacado o crescimento dos concorrentes. Preferiu anunciar a reeleição no primeiro turno.

Feitas em sequência, pesquisas honestas ajudam a esboçar retratos de determinados momentos e desenham curvas que permitem identificar tendências. Só isso. O último levantamento do Datafolha, além de sujeito aos desvios e distorções de praxe, é o primeiro produzido depois da recentíssima aliança entre Eduardo Campos e Marina Silva. A campanha ainda está nos trabalhos de parto. Oficialmente, não existem sequer candidatos. A presidente está pendurada em palanques desde 2007, mas os candidatos da oposição nem completaram a fase de aquecimento.

Lula e Dilma nunca enfrentaram adversários que falassem e agissem como oposicionistas de verdade. Jamais duelaram com gente decidida a exonerar-se da cautela que é o outro nome do medo, pronta para combater com bravura e trocar os cuidados defensivos pelo ataque audacioso. Desta vez terá de ser diferente. Milhões de brasileiros estão fartos de escolher por exclusão e votar no menos pior. Querem eleger alguém que exponha sem rodeios nem firulas os estragos causados por 11 anos de hegemonia lulopetista.

Na campanha de 2010, o padrinho e a afilhada mentiram impunemente. Festejaram sem revides o Brasil Maravilha que as manifestações de junho sepultaram em cova rasa. Gabaram-se de feitos alheios, celebraram colossos administrativos que nunca desceram dos palanques, promoveram-se a domadores da inflação que vai ganhando musculatura, viajaram no trem-bala, banharam-se nos barris do pré-sal, rebaixaram a invencionice da elite golpista o mensalão que vai dar cadeia. Fizeram o diabo, como Dilma confessou.

Passados três anos, está claro que o país que votou na ministra que tudo sabia e de tudo entendia elegeu uma mulher que não consegue dizer coisa com coisa (e, se conseguisse, nada diria de aproveitável). Quem votou na durona que não tolerava corruptos contratou a única faxineira do mundo que adora lixo. Quem acreditou na superexecutiva de impressionar executivo alemã acabou entregando o país a uma assombrosa mediocridade. Sabem disso as multidões que saíram as ruas no fim do primeiro semestre.

Por enquanto, nenhum dos oposicionistas apontou publicamente a nudez do reizinho gabola e da rainha tatibitate. Só quem for suficientemente corajoso para desmascarar os embusteiros conseguirá derrotar todos os concorrentes (e todos os institutos de pesquisa). Só alguém assim merecerá a Presidência da República.





Links Patrocinados

Execute Seus Trades A Partir de Gráficos. Gerencie Suas Ações!

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Nome (obrigatório)

Email (não será publicado) (obrigatório)






19 Comentários



Marcelo - 

14/10/2013 às 0:06


Augusto, imperdível o Discurso da Dilma em homenagem ao Dia das Crianças http://youtu.be/AZV_hiD8EiU

Obrigado pelo link, Marcelo. abração




Ferreira - 

13/10/2013 às 23:29


Primoroso!




regi nat rock - 

13/10/2013 às 23:11


Caro Augusto: onde está escondido esse valente sem papas na língua? De todos que postulam a cadeira da anta, não observei esse talento em nenhum. Desde a fada da floresta que não diz coisa com coisa (com coerência viu?) passando por todos os outros;TODOS, com discursos educadinhos, morrendo de medo de virar vidraça pela petralhada especialista em destruir qualquer um, caso os que querem ser ungidos, comecem a por pra fora o que a maioria das pessoas sabe. Até as tampas de tanta conversa fiada. Veremos, ano que vem, se o povo irá escolher o pesadelo ou a reconstrução. Não estou otimista. Infelizmente…




JK - 

13/10/2013 às 23:10


NOBRE AUGUSTO, para que as eleições estivessem em trabalho de parto, certamente deveria já ter ocorrido o coito. Até onde sei, todas as cenas ainda não avançaram para além da passada de mãos, inclusive pelos cofres do governo, certamente. Então, creio que admitir o trabalho de parto a 12 meses do pleito, seria supor – e você pode estar indicando isso, sem o saber ou querer – que podemos estar próximo de uma catástrofe, que poria a pique as eleições de 2014. Hummm… creio que Hercólobus está mais próximo do que seria possível imaginar. Grande abraço. Continue a nos brindar com teu brilho.




FM - 

13/10/2013 às 23:06


Augusto Nunes, você destrinchou toda a vagabundagem que existe nessas pesquisas vergonhosas que esses institutos exibem como verdadeira e que tem gente da seita para tirar do forno e distorcer convenientemente seus resultados. Você mostrou resultados dos pleitos e uma frase confirma a empulhação. Nunca candidato dos petralhas ganharam no primeiro turno. Seriam mais honestos se parassem com essa enganação pesquisatória, mas essa gente tem calafrios se usarem honestidade. Isso é enganar um povo já sugestionado a ser enganado. O que se espera de candidato que precisa desse artifício? Só enganação na presidência, não é mesmo? Foi o que se viu durante esse 1º mandato e se verá no 2º que querem conquistar.Uma verdade verdadeira que poucos dizem para esse simulacro de oposição mas você escreveu Augusto: Lula e Dilma nunca enfrentaram adversários que falassem e agissem como oposicionistas de verdade. O resto do que se segue sobre a oposição é pra quem tem vergonha nesta oposição, muito vergonhoso de repetir. Duvido que o pt oposição agisse assim. Iam comer vocês vivos seus frouxos. Seu último parágrafo Augusto, que copio e colo é o caminho das pedras para qualquer candidato oposicionista, se não agirem assim não gastem tempo, nossos ouvidos e nosso dinheiro em campanha. O mais honesto, mais digno e o mais capacitado para tirar até com dificuldade e sofrimento para todos nós, o Brasil do buraco onde o pt e seus eleitores nos colocou, o acho até desprovido de espírito guerreiro para essa batalha contra canalhas. De qualquer forma depende menos de nós, mais dos políticos essa escolha de Sofia. Eis o parágrafo que diz tudo, quem não estiver habilitado nem se habilite, deixem essa corja tomar conta, um dia esse povo mal informado e enganado cai na real, que por trás dos seus benefícios estão ajudando bandidos de carteirinha a enriquecerem. Eis o texto final do post:
Por enquanto, nenhum dos oposicionistas apontou publicamente a nudez do reizinho gabola e da rainha tatibitate. Só quem for suficientemente corajoso para desmascarar os embusteiros conseguirá derrotar todos os concorrentes (e todos os institutos de pesquisa). Só alguém assim merecerá a Presidência da República.

Obrigado, meu amigo FM. abração.




Julia - 

13/10/2013 às 23:04


Perfeito!!




Mineiro - 

13/10/2013 às 23:01


Parabéns, Augusto! A mais sensata, coerente e brilhante análise que presenciei desde a publicação da recente pesquisa. O que mais me chamou a atenção na brilhante assertiva baseia-se puramente em demonstrar que o cabimento de certas obviedades para alguns não passa de um esquema sórdido, eivado do mais absoluto contrassenso e, pior, maculado desde o embrião, para outros. Esta sanha que assanha os alienados petistas é a mesma que nos consome e nos deixa estupefatos, não apenas pela prática viciosa, sobretudo pela ausência de espírito crítico e a prevalência dos chavões. O seu escrito está permeado da maturidade necessária para que enfim reflitamos sobre aquilo que queremos para o nosso país. De mais a mais o que não é uma pesquisa, senão uma casual probabilidade? De pais de santo estamos cheios. Não é verdade? principalmente aqueles charlatães envolvidos com as sutilezas do Planalto.

Abração, amigo.




Odivar Meneghetti - 

13/10/2013 às 22:54


Se o mineirinho não botar a boca no trombone e escancarar todas as incompetências e corrupções do lulopetismo a dupla Marina/Campos que são costelas do PT vão deitar e rolar.
Acorda PSDB.




Plebiscito: o Brasil é dos brasileiros ou do PT? - 

13/10/2013 às 22:51


Augusto, parece que o deputado Ronaldo Caiado vai sair pra presidente, engrossando o coro do “Fora PT e leva a Dilma com você”.
Esse cabra é bom.
Não vai deixar fácil pra turma vermelha (deveria ser de vergonha) continuar a roubar o Brasil.
Tem que ter muita gente boa batendo forte nesses sem-vergonha. Tem que ter muita coragem pra colocar o dedo na cara dessa gente e falar o que eles precisam ouvir.
Acho que ele vem em boa hora.
Essa próxima eleição será mais um plebiscito, pois quem acha que o Brasil não é do PT vai votar na oposição, seja o candidato que for.
Anular o voto será concordar com que o Brasil não é dos brasileiros mas sim do PT (já tomaram posse dos bens do povo, para uso e desfruto próprio e dos cumpanheiro).




Glorinha de Nantes - 

13/10/2013 às 22:51


Quem desnudará os embusteiros?! Quem enfrentará os “poderosos” de plantão em múltiplas frentes de resistência vigarista?!
.
Quem exibirá, postas e superpostas, as indispensáveis garra e persistência, disposição enérgica, força e segurança, autoconfiança e sagacidade, firmeza e indômita coragem, desde sempre, acionadas em máxima potência, para derrotar todos os concorrentes?!
.
Quem desabridamente, tal qual faz neste blog nosso imbatível jornalista, denunciará e combaterá, de modo consistente e consequente, artimanhas e armações?! E, quem , tal qual aqui se explicita, desde sempre com dados reais, confrontará as vis mentiras, os cínicos blefes e os erros criminosos de todos os institutos de pesquisas?!




marcelo aranha de sousa pinto - 

13/10/2013 às 22:36


Perfeição … muito querosene vai passar nesta ponte !




Renato - 

13/10/2013 às 22:23


Porque só no Brasil ser de esquerda é lindo?




Zé - 

13/10/2013 às 22:15


1) Serra venceu em 2010 (2º Turno) em:
RS, SC, PR, SP, MS, GO, MT, RO, AC, RR
Dilma venceu em 2010 (2º Turno): DEMAIS ESTADOS.

2) Complicadores para o PT:
Em 2010, o PT perdeu nas principais capitais do Nordeste (Recife, Salvador e Fortaleza). Aliás, só ganhou em João Pessoa.

3) No Brasil inteiro, e no NE, o PSDB ganhou mais prefeituras que o PT em 2010.

4) Se Aécio e Campos forem candidatos, o PT perderá feio em MG (onde ganhou por 58,5 x 41,5 em 2010) e PE (onde ganhou por 75,5 X 24,5).

5) Para complicar mais, no CE (onde Dilma ganhou por 77,35 x 22,65 em 2010), o PSDB é franco favorito em 2014 para o governo do Estado (http://www.valor.com.br/politica/3210154/tasso-lidera-pesquisa-ibope-para-senador-e-para-governador-do-ceara), assim como ACM Netto (http://resumogeralbahia.blogspot.com.br/2013/08/sucessao-2014-acm-neto-e-o-favorito-dos.html) deve levar o governo da Bahia (onde Dilma ganhou por 70,85 X 29,15 em 2010).

6) Só para aumentar um pouco o desespero petista, Tarso Genro perde feio no RS para Ana Amélia, Ideli em SC para o Colombo (do neo aliado PSD, mas com eleitorado conservador) e a Gleisi Hoffmann perde no Paraná para Beto Richa.

Palanques estaduais são fundamentais para o bom desempenho dos candidatos a presidente, ao menos no primeiro turno. Como se vê, a vida não anda nada fácil para o PT em 2014. Não se espantem com pesquisas, um governo de propaganda e fantasias teria mesmo altos números em fantasiosas pesquisas (e esta é a necessidade de fingirem que Serra e Marina seriam os candidatos ideais, tão ideias que perderam há quatro anos. Sem PE e MG o PT já era).




R Junior - 

13/10/2013 às 22:14


Augusto, como invejo sua clareza e precisão!
Espero que os candidatos sérios (se é que existem no Brasil!) leiam seu texto, tomem vergonha cara e façam realmente uma campanha decente, capaz de mostrar o óbvio para o povao!

Abração, R Junior.




Carlos - 

13/10/2013 às 22:10


O engraçado mesmo é ver…

… comparsa de ladrões aparecendo por aqui.




Stella M A Costa - 

13/10/2013 às 21:48


Augusto, muito bom!
Segui o conselho do André das 21:03 e constatei o absurdo!




regina santana - 

13/10/2013 às 21:41


estou sem palavras, simplesmente maravilhoso, agora sim Augusto voce esta falando a minha lingua, pois so um imbecil acredita que esta Anta que se diz presidenta ganharia em primeiro turno

Um abraço, Regina.




RONALDE - 

13/10/2013 às 21:08


O grande problema vai ser encontrar o candidato oposicionista que aponte a nudez do reizinho. Marina talvez faça isso por estar com o reizinho engasgado na garganta. Se depender de Serra, Aécio e Campos, duvido. Como na eleição passada, eles têm medo de ofender o eleitorado petista e não vão para o pau. Há necessidade de lutar com as mesmas armas do lulopetismo para escorraçá-lo do poder.




André - 

13/10/2013 às 21:03


Augusto, esta está redondinha pra você e para o Celso Arnsldo! Abração!

” Purquê hoje é u dia das crianças, mais tamém é u dia das mães, dus pais i dus professores e tamêm o dia dus animais… Sempre qui ocê olha uma criança, ocê inxerga uma figura oculta… Um cachôrru”

Dillma Rousseff em Porto Alegre, homenageando o cachorro que existe em cada criança, e o jumento que nella habita…. SOCORROOOOOOOOOOOOO! OUÇAM O AUDIO SE ACHAREM QUE ESTOU MENTINDO!


Já foi internaa, grande André. abração.



Destaques


Enquete


O marqueteiro João Santana quer que Dilma visite as principais realizações administrativas concluídas em seu governo. Qual destes eventos merece abrir essa incursão pelo grande legado da supergerente?

Um acende-e-apaga na hidrelétrica de Belo Monte
Um baile no saguão do terceiro aeroporto de São Paulo
Um mergulho nas águas transpostas do São Francisco
Uma reunião do ministério na maior das 6 mil creches
Uma viagem de ida e volta no trem-bala




Feira Livre

Homem sem Visão

Direto ao Ponto

Vale Reprise

Feira Livre

Feira Livre

O País quer Saber

Entrevista

Mais recentes

◄ 
● 
● 
● 
● 
● 
+ Lidas
◄ 
● 
● 
● 
● 
● 
● 
● 

Sanatório Geral


"É uma oscilação conjuntural".Dilma Rousseff, em visita ao Rio Grande do Sul, sobre a aliança entre Marina Silva e Eduardo Campos, ensinando que "oscilação conjuntural", em dilmês erudito, é o mesmo que soco no fígado, em língua de gente.


(clique aqui e confira outras frases)

Imagens em Movimento

Feira Livre

História em Imagens

Direto ao Ponto

Feira Livre

Feira Livre

Baú de Presidentes

Arquivos

OUTUBRO 2013STQQSSD« set 1 2 3 4 5 6
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 

Escolha o dia e veja o que foi publicado

Mais comentados

Augusto Nunes no


• O que é?




Serviços

Assinaturas

CLAUDIA
6 meses gr�tis 
12 x R$ 12,00

NOVA ESCOLA
brinde especial 
4 x R$ 22,50

VOC� S/A
6 meses gr�tis 
12 x R$ 13,90

QUATRO RODAS
6 meses gr�tis 
12 x R$ 14,00
Veja outras assinaturas, clique aqui.




Nome: Nasc.: E-mail: CEP: 

Saber +
Serviços
Aponte erros


Editora AbrilCopyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905