Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


domingo, 9 de março de 2014

Cadê o dinheiro do Amarildo? ONG embolsa 80% das doações para família - Revolta Brasil














Início
Política de Privacidade

RSS Email


A Realidade Brasileira Que A Grande Mídia Esconde, Você Encontra Aqui.


CORRUPÇÃO
EDUCAÇÃO
MÍDIA
MUNDO
POLÍTICA
REFLEXÃO
SAÚDE
SEGURANÇA
VÍDEOS

Cadê o dinheiro do Amarildo? ONG embolsa 80% das doações para família


Publicado por Silvag1 em 8 março, as 22 : 42 PMPrint



Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (DDH) ficou com quase 80% do que foi arrecadado em campanha para a família do pedreiro. Viúva e cinco dos seis filhos moram em uma casa de dois quartos que precisa de reformas

Desde julho do ano passado, o pedreiro Amarildo Dias de Souza é o símbolo máximo da luta contra a ação de maus policiais no Rio de Janeiro. O “Cadê o Amarildo?” foi usado tanto para cobrar providências como para embalar a série de manifestações contra o governador Sérgio Cabral. O corpo do homem de 43 anos que, para o Ministério Público, foi torturado e morto por PMs de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), nunca foi encontrado. A família do pedreiro passou a viver, depois de seu desaparecimento, num quadro agravado da pobreza na qual já se encontrava. Uma bem intencionada campanha conclamou artistas, intelectuais e doadores a contribuir com a viúva e os seis filhos do pedreiro. O “Somos Todos Amarildo” deu resultado. Comandado pela empresária e produtora Paula Lavigne, o projeto arrecadou 310.000 reais em dois eventos: um leilão de arte e objetos de famosos e um show no Circo Voador, com participação de Caetano Veloso e Marisa Monte. A família do pedreiro, no entanto, ficou com a menor parte: com a compra de uma casa e de mobília, foram gastos, respectivamente, 50.000 e 10.000 reais. O restante do dinheiro – 250.000 reais – ficou com o Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (DDH), ONG que se tornou notória por defender black blocs e tem, entre seus diretores, um assessor do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), o advogado Thiago de Souza Melo.

Um dos organizadores do evento, que pede para não ser identificado, afirmou ao site de VEJA que, desde o início, a família sabia que não ficaria com o montante total do dinheiro – apesar de o uso do nome do pedreiro dar a entender que o valor seria destinado a ela. Mas foi informada, na ocasião, que ficaria com metade – o que, nos valores de fato arrecadados, corresponderia a 125.000 reais. “Soubemos na época que ficaríamos com metade. Como recebemos 60.000, eu pensava que o total era de 120.000”, diz Anderson Dias, de 21 anos, o primogênito, que administra, com a mãe, Elizabeth, as contas da família.

Moram na casa, além dos dois, os filhos Amarildo, de 18 anos; Beatriz, 13; Alisson, 10; e Milena, 6. Todos em uma casa de dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Só um dos filhos de Amarildo – Emerson, de 20 anos – não vive no imóvel. A área de serviço – que não tem janela – está sendo adaptada para servir como dormitório. Segundo Anderson, a casa que a família recebeu é uma construção antiga, com defeitos na rede elétrica e na parte hidráulica. Devido aos problemas encontrados, os filhos procuraram o advogado João Tancredo, presidente do DDH, para saber sobre a possibilidade de uma reforma. “Fiz um orçamento no valor de 45.000 reais. Mas Tancredo me disse que não tinha mais dinheiro”, afirma.



Os 10.000 reais que a família recebeu para comprar os móveis para a casa também não foram suficientes. Elizabeth não conseguiu comprar mesa, cadeiras e fogão. ”Fiz uma lista com o que era indispensável, mas tive que cortar muita coisa. Não deu nem para comprar o fogão. Pedi a minha cunhada para usar o cartão dela e vou pagando aos poucos”, conta Elizabeth. “Não tive coragem de pedir mais dinheiro, porque achei que a outra parte seria destinada a outras pessoas pobres. Mas vou conversar sobre isso com o advogado”.


O presidente do DDH afirma que o acordo previa o repasse para a entidade de aproximadamente 250.000 reais obtidos com o leilão e o show. ”Inicialmente, o projeto se resumiria a arrecadar fundos para a aquisição de uma casa em condições adequadas para a família de Amarildo. Mas logo se viu que seu desaparecimento não era um caso isolado”, explicou Tancredo, por e-mail, ao site de VEJA. Segundo ele, os recursos serão aplicados em um “projeto ainda indefinido”. As opções aventadas pela ONG envolvem o custeio de uma pesquisa para traçar o perfil dos desaparecidos, um serviço de atendimento de familiares de desaparecidos, o acompanhamento jurídico de casos do tipo ou a formação de uma rede para debater o tema. É dificil acreditar que quem contribuiu com o “Somos Todos Amarildo” desejava que seu dinheiro tivesse esse destino incerto. O cheiro de oportunismo é fortíssimo.

A decisão sobre o uso dos recursos — dizem os responsáveis pelo DDH — deve sair a partir do segundo trimestre do ano, quando será formado um comitê de ”notáveis e pesquisadores”.

O DDH ficou conhecido nacionalmente depois da morte do cinegrafista Santiago Andrade. A ativista Elisa Quadros, conhecida como Sininho, ofereceu assistência jurídica a um dos acusados pelo crime, o tatuador Fábio Raposo Barbosa – conhecido como “Fox”. Como Sininho citava o nome de Marcelo Freixo, acabou envolvendo o deputado na confusão. O instituto, que tem atuado em favor de manifestantes detidos pela polícia durante protestos no Rio de Janeiro, chegou a defender Raposo em outubro, antes do episódio que tirou a vida do funcionário da TV Bandeirantes.



Fonte: Veja, com edição Revolta Brasil



Corrupção

« Anterior


Comentários





Related Posts


8 March at 10 : 08 AM0
VALÉRIO E SÓCIOS SÃO CONDENADOS NO MENSALÃO TUCANO


8 March at 03 : 38 AM0
Programa federal criado para socorrer vítimas da seca liberou verbas para donos de carros de luxo, vereadores e até prefeito


7 March at 20 : 02 PM0
Juíza Eliana Calmon diz que 'corrupção está dominando tudo' e que 'redes sociais fazem a diferença'

Receba atualizações pelo Facebook


Publicidade


Tags
brasileiro congresso nacionalcorporativismo políticocorrupção cuidado curiosidadecusto de vida educação gastanças da presidência goiás inversão de valores manipulaçãomanipulação do governo mensaleiros mundopreço do congresso PTsegurança SIMVE violênciavolência Web


Mais compartilhados nas redes sociais
Dilma manda punir 150 militares da reserva por se manifestarem contra as opiniões das Ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Eleonora Menicucci (Mulheres)
30 351 41750
General brasileiro diz que se for preciso os militares darão a própria vida para livrar o Brasil do Comunismo
95 217 39799
Lula defende mensaleiros, ataca Joaquim Barbosa e diz que quer “justiça”
6 80 25114
Especialista em direito internacional diz que dinheiro que Dilma tem tirado do Brasil para emprestar e doar a outros países é motivo de IMPEACHMENT
40 56 12742
General Augusto Heleno já tem apoio de quase 6 milhões para candidatura à Presidência da República
6 44 10814
O mais revelador vídeo sobre o PT e seus planos perversos de poder, que foi CENSURADO pela mídia
18 64 10458
Enquanto o Brasil gasta 33 bilhões com a copa, no Piaui moradores comem rato para não passar fome na seca
9 96 7910
Marta Suplicy libera quase 3 milhões de dinheiro público para estilista usar em desfile na França e RACHEL SHEHERAZADE da show em crítica
2 21 5226
Deputado quer criar a cadeia cinco estrelas e dia em homenagem ao encarcerado
0 21 4942
Clima esquenta e General pede que Dilma dê explicações sobre atentado em 68
9 22 4683
Segundo Lula – “ser contra a Copa por falta de hospitais é um retrocesso enorme”; assista
4 10 4286
Ao ser questionado sobre obras paradas no nordeste, Lula diz pra repórter parar de perguntar sobre coisas que não interessam a nação
4 83 4051
Brasil vai investir R$ 6 mi para melhorar ensino superior na África
3 8 3990
Bolsa Família faz uma geração de pais vagabundos
0 9 3627
Senadora brasileira faz papelão em voo para a França e comandante a faz descer da aeronave
3 9 3428

Destaque
Por obras da Copa, prefeito de Belo Horizonte vai ao STF pedir corte do orçamento de educação

vídeo em destaque
Em vídeo feito por manifestantes venezuelanos para correr o mundo, Dilma aparece como cúmplice de mortes, pancadaria e tortura.


todas as publicações
março 2014 (51)
fevereiro 2014 (147)
janeiro 2014 (254)
dezembro 2013 (19)
novembro 2013 (35)
outubro 2013 (16)
agosto 2013 (4)

Visitas
contador de visitas








Enquete


Considerando os supostos candidatos abaixo. Se as eleições para presidente fossem hoje, em quem você votaria?

Jair Bolsonaro
Joaquim Barbosa
General Augusto Heleno
Dilma Rousseff
Aécio Neves
Eduardo Campos
Fernando Gabeira



View Results



© 2014 Revolta Brasil All rights reserved.

Magazine Theme byPremium Wordpress Themes








0
inShare

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905