Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


quarta-feira, 12 de março de 2014

Câmara convoca 4 ministros e convida mais 6 para prestar esclarecimentos - Notícias - Política










Direto ao assunto


Câmara convoca 4 ministros e convida mais 6 para prestar esclarecimentos


Do UOL, em Brasília
12/03/201411h39 > Atualizada 12/03/201416h04





Comunicar erroImprimir



Pedro Ladeira/Folhapress


Os deputados (esq. para dir.) Fernando Francischini, líder do SDD, Eduardo Cunha, líder do PMDB, Vanderlei Macris (PSDB-SP), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Mendonça Filho, líder do DEM, fecham acordo de convocação para quatro ministros do governo Dilma prestarem esclarecimentos

Em novas derrotas impostas ao governo federal, os deputados federais aprovaram na manhã desta quarta-feira (12) convocação para quatro ministros do governo Dilma prestarem esclarecimentos em diversas comissões da Casa. Outros seis ministros foram convidados a também prestar esclarecimentos sobre assuntos relacionados às respectivas pastas, assim como a presidente da Petrobras, Graça Foster, que deve falar sobre denúncias na estatal. As convocações, ao contrário dos convites, requerem presença obrigatória das autoridades.

Foram aprovadas as convocações dos ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades);Manoel Dias (Trabalho); Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República) e Jorge Hage (Controladoria Geral da União).

Os ministros convidados foram: Arthur Chioro (Saúde), Marco Antonio Raupp(Ciência e Tecnologia); Paulo Bernardo (Comunicações); Francisco José Coelho Teixeira (Integração Nacional); Edison Lobão (Minas e Energia), e Moreira Franco(Secretaria de Aviação Civil).

Também foi aprovado um convite à presidente da Petrobras, Graça Foster, para prestar esclarecimentos sobre contratos firmados entre a empresa e a holandesa SBM Offshore.

ANÁLISE
Convites

Os convites para os esclarecimentos correm horas depois da derrota do governo no plenário da Casa. Apesar dos esforços do Planalto, os deputados aprovaram ontem a criação de uma comissão para investigar supostas denúncias de fraudes na Petrobras.

Os primeiros convites aprovados nesta quarta foram a Chioro e Foster, ambos pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

O chamado a Chioro atende a um requerimento do líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE). Inicialmente, a proposta era que Chioro fosse convocado, mas após manobra do PT facilitar o acordo, virou apenas um convite.

Entenda o impasse entre governo e PMDB8 fotos1 / 8
O PMDB insiste em ter um sexto ministério no governo federal e tenta cavar um posto para o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). A presidente Dilma Rousseff chegou a oferecer a pasta do Turismo, hoje ocupado por outro peemedebista, Gastão Vieira (MA). No entanto, Rêgo recusou o convite e disse que só aceitaria se o partido fosse contemplado com mais uma pasta, como a do Ministério de Ciência e Tecnologia Leia mais Nelson Almeida/AFP

Mendonça Filho explicou que o objetivo é ouvir o ministro sobre a possível prática de trabalho escravo envolvendo os médicos cubanos no Brasil. "Países que mantiveram parceria similar com o programa, além de não terem firmado contratos coletivos, não havia diferença entre o valor dos salários pagos aos médicos participantes, diferentemente do que está ocorrendo no Brasil", disse.

Mais cedo, a comissão havia aprovado um requerimento do PSDB para chamar a presidente da Petrobras para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de irregularidades envolvendo a empresa na Holanda.

Segundo o autor do pedido, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), o convite à presidente da estatal tem o objetivo de apurar denúncias de um ex-funcionário da SBM dando conta do suposto pagamento, entre 2005 e 2011, de US$ 139 milhões em propina a funcionários da Petrobras em troca de contratos de aluguel de plataformas móveis ou sistemas flutuantes de produção de petróleo.

Os demais convites ocorreram em outras comissões da Casa. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática convidous os ministros da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp; e das Comunicações, Paulo Bernardo, para falar sobre as ações realizadas em 2013 e planejadas para 2014. As duas audiências foram solicitadas pelo deputado Sandro Alex (PPS-PR).

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia convidou o ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, para falar sobre os programas da sua pasta. O convite foi proposto pelo deputado Domingos Neto (Pros-CE).

A Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio fez o convite ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para prestar esclarecimentos sobre a crise no sistema elétrico brasileiro. O convite foi proposto pelo deputado Mandetta (DEM-MS).

E a Comissão de Viação e Transportes quer ouvir o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, sobre a situação atual da secretaria e os projetos futuros para promover a modernização do setor aéreo. O convite foi proposto pelo deputado Washington Reis (PMDB-RJ).

Além da Comissão de Fiscalização, a Comissão de Seguridade Social e Família também convidou Chioro para apresentar as diretrizes e programas prioritários do ministério. O convite foi proposto pela deputada Érika Kokay (PT-DF).

Crise entre o governo e o PMDB - 10 vídeos 


Governo tem novo capítulo na crise entre PT e PMDB
Comissão vai apurar denúncia de corrupção na Petrobras
PMDB só me dá alegrias, afirma a presidente Dilma
Temer afirma que a aliança pela está "garantida"
Minha posição é sempre a da bancada, afirma Eduardo Cunha
Contra crise, Dilma pode apoiar PMDB em alguns Estados
PT busca alternativas para por fim à crise com o PMDB
Cunha não corre risco de ser isolado, diz presidente do PMDB
Líder do PMDB diz que aliança com PT tem de ser revista
Em muitos Estados não poderemos caminhar juntos, diz RauppPróximoAnterior
Convocações

As convocações, com presença obrigatória, foram aprovadas também na Comissão de Fiscalização e Controle. Aguinaldo Ribeiro deverá ser ouvido sobre o andamento das obras de mobilidade urbana, a resolução do Contran que obriga as autoescolas a utilizarem simuladores de direção, além da sistemática utilizada pela pasta para os empenhos de emendas parlamentares.

Os demais três ministros convocados (Hage, Carvalho e Dias) vão prestar informações sobre denúncias de envolvimento em irregularidades de ONGs (organizações não governamentais) que mantêm relação com os ministérios. (Com Agência Câmara)

Comunicar erroImprimir



COMENTÁRIOS 142

Comentar com:
Facebook
Twitter
Perfil UOL









Fernando Neves 

27 minutos atrás

O BRASIL NÃO TEM PODERES CONSTITUÍDOS, TEM CONSTITUÍDO UMA FORMAÇÃO DE QUADRILHAS NO ENTORNO DOS COFRES PÚBLICOS.
Responder
1



Joguerra 

28 minutos atrás

Véspera de eleição, 'preocupados' com suas imagens, precisam fazer campanhas; em substituição ao mensalão, a comissão?
Responder
0



Luiz Emboabas 

29 minutos atrás

Estupro é um dos crimes mais terríveis da Terra. O problema é que as autoridades encarregadas de lidar com o estupro tentam ensinar o povo como se defender. Enquanto o que precisa ser feito é ensinar aos governantes a não estuprar o “Povo.”
Responder
0



ondrix 

30 minutos atrás

Estou com nojo com tudo isso que está acontecendo em nosso país, e que os petralhas vão continuar no poder!! esse governo de Dilma só vive de Marketing, o povo tem que acordar!!!
Responder
2



Annhilator 

30 minutos atrás

sim, vão la dizer um monte de abobrinhas para um monte de parlamentar oportunista e vagabundo, eles não querem investigar nada, é ano eleitoral, e os do PMDB estão fazendo chantagem, so querem mais acesso a mais cofres, a Petrobrás que é uma empresa estatal gigantesca e detentora de um monopólio, se tornou um exemplo clássico de como um governo absurdamente corrupto e péssimo gestor, pode causar danos colossais e irreparáveis, a divida da empresa já chega a 222 bilhões de reais, o estado dela é pré-falimentar
Responder
1



Annhilator 

31 minutos atrás

sim, vão la dizer um monte de abobrinhas para um monte de parlamentar oportunista e vagabundo, eles não querem investigar nada, é ano eleitoral, e os do PMDB estão fazendo chantagem, so querem mais acesso a mais cofres, a Petrobrás que é uma empresa estatal gigantesca e detentora de um monopólio, se tornou um exemplo clássico de como um governo absurdamente corrupto e péssimo gestor, pode causar danos colossais e irreparáveis, a divida da empresa já chega a 222 bilhões de reais, o estado dela é pré-falimentar
Responder
0



Salome de Passo Fundo 

36 minutos atrás

Lembram quando o Antonio Carlos Magalhães disse que precisávamos quebrar a caixa preta do judiciário , e então apareceu a podridão que é o nosso judiciário ( vejam o STF no caso mensalão )imaginem se forem de verdade investigar a Petrobras maior cabide de empregos e desvios de dinheiro nosso.
Responder
2



peruibiza 

37 minutos atrás

SE ALGUÉM REALMENTE QUISER TIRAR O PT DO PODER, TERÁ QUE AGIR E DESVINCULAR O VOTO DE CABRESTO, CHAMADO BOLSA FAMÍLIA, DA FIGURA DA DILMA (OU OUTRO). SÓ COM ESTES VOTOS ESTÁ GARANTIDA SUA REELEIÇÃO. 50 MILHÕES DE BRASILEIROS SÃO BENEFICIÁRIOS E ESTE NÚMERO VEM AUMENTANDO. TEMPOS ATRÁS CORREU O BOATO QUE O BOLSA FAMÍLIA IRIA TERMINAR. OUVE CORRIDA AOS BANCOS. MENSAGEM SUBLIMINAR: FIQUEM ESPERTOS, CONTINUEM A VOTA 'NA GENTE' SE NÃO O BENEFÍCIO VAI SER RETIRADO. POUCO IMPORTA PARA ESTE ELEITORADO SE HOUVE MENSALÃO, SE A PETROBRÁS ESTÁ ENDIVIDADA... 'CONVERSA MOLE PARA BOI DORMIR...' PT: 20, 30 ANOS NO PODER...
Responder
1



BotaFora 

39 minutos atrás

Os acionistas da Petrobras agradecem !!! Lembrando que há milhões de brasileiros que são pequenos investidores (inclusive através do FGTS) de ações Petrobras, empresa simbolo deste país !!! Vamos acabar com a corrupção e a má gestão nessa empresa. Chega também de usar a empresa para atender interesses políticos, como conter artificialmente a inflação. A aprovação de uma Comissão de Investigação da Petrobras, por si só, já coloca toda a gestão da empresa em estado de alerta e não me assustaria se os novos contratos já começassem a apresentar redução de preços. Perceberam que não estão mais 100% blindados pelo governo !!!
Responder
3



MAO_aju 

40 minutos atrás

Já deviam parar de dar essas notícias. Mais um teatro. CELSO DANIEL, circo. Mensalão, Revisão após revisão, vai dar CIRCO, Petrobrás, CIRCO... E ainda tem quem fique dando atenção... Idiotas que nem eu...
Responder
1


Página 1 de 15
Anterior
Próxima
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. 
UOL Cursos Online




Imagens do dia
Você viu?




Vote

O que você acha que aconteceu com o avião que desapareceu na Malásia?

Foi sequestrado

Desintegrou-se no ar

Caiu em uma ilha deserta

Foi derrubado por míssil

Caiu no marVotarResultado parcial
Especiais







Bichos
Mais lidas do dia

COMPARTILHE
SUA LEITURA
SIGA UOLNOTICIAS NO
Comunicar erroErratasFale com o Política  BUSCAR
ESPECIAIS

SIGA UOL NOTÍCIAS


© 1996-2014 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host









Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905