-
Buscarbuscar
Editorias
Sua região
Na TV
Serviços
13/10/2013 17h12 - Atualizado em 13/10/2013 17h19
Dilma diz que e-mails do governo terão proteção contra espionagem
Presidente disse, via Twitter, que sistema será implantado pelo Serpro.
Decisão ocorre em meio a denúncias de espionagem do governo dos EUA.
Do G1, em Brasília
Comente agora
A presidente Dilma Rousseff disse neste domingo (13), por meio de sua conta no Twitter, que determinou a implantação de um sistema para proteger os e-mails do governo federal contra espionagem.
O anúncio ocorre em meio às revelações, pelo Fastástico, de que o governo dos EUA espionou a Petrobras, o Ministério de Minas e Energia e a própria presidente. Segundo Dilma, o sistema está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
“Determinei ao Serpro implantação de sistema seguro de e-mails em todo governo federal”, disse a presidente via Twitter. “Esta é 1ª medida para ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais”, completou ela.
Em uma terceira mensagem, Dilma justificou a decisão apontando que “é preciso + (mais) segurança nas mensagens para prevenir possível espionagem.”
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já havia informado que o Serpro trabalhava num sistema para dar mais segurança aos e-mails do governo federal. Em entrevista no dia 24 de setembro, Bernardo disse que a previsão era que o ministério começaria a testar o novo serviço de mensagens criptografadas ainda neste mês de outubro.
A medida faz parte de um conjunto de ações que o governo brasileiro vai adotar para tentar impedir que suas comunicações sejam acessadas por programas de espionagem, como o do governo dos Estados Unidos. O governo também prevê a criação de um serviço público e gratuito de e-mail, oferecido pelos Correios. A tecnologia desse serviço, que também vai ser criptografado, será desenvolvida pelo Serpro.
PUBLICIDADE
Link
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Shopping
Zoom.com.br
Asus i5 8GB 3ª Geração
a partir de R$ 1.724,69
compare preços de
PUBLICIDADE
editorias
especiais
serviços
regiões
tv globo
rádios
globonews
publicações
jornais
© Copyright 2013 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade
Um comentário:
E nós? Quando vamos ficar protegidos contra os espiões de Cuba que estão no governo brasileiro?
Postar um comentário