BLOG DO ALUIZIO AMORIM: DEPUTADA VENEZUELANA MARIA CORINA MACHADO, PERSEGUIDA PELO REGIME COMUNISTA DE NICOLÁS MADURO, FALA À IMPRENSA EM SÃO PAULO E AFIRMA QUE A VENEZUELA DESPERTOU
-
sexta-feira, abril 04, 2014
DEPUTADA VENEZUELANA MARIA CORINA MACHADO, PERSEGUIDA PELO REGIME COMUNISTA DE NICOLÁS MADURO, FALA À IMPRENSA EM SÃO PAULO E AFIRMA QUE A VENEZUELA DESPERTOU
Depois de Brasília, Maria Corina foi a São Paulo onde concedeu entrevista à imprensa e foi saudada por apoiadores e venezuelanos que vivem no Brasil
Cassada sem ao menos ter tido o direito de se defender em plenário e por uma interpretação, no mínimo, enviesada da Constituição, a deputada opositora venezuelana María Corina Machado disse nesta quinta-feira em São Paulo que o processo revelou-se um tiro no pé para o governo de Nicolás Maduro. “Com a minha cassação, ele (Maduro) internacionalizou o nosso problema. Ganhei voz e uma janela de exposição no exterior”, disse.
Numa sala de um hotel em São Paulo, María Corina falou com a imprensa e depois foi recepcionada no lobby por dezenas de venezuelanos que moram na capital paulista, além de brasileiros que também estavam à sua espera. "No meu país não me permitem entrar no Parlamento, mas em Brasília pude entrar e fui tratada como deputada. Mesmo sem poder entrar no Parlamento, sigo exercendo meu mandato. Eu sigo deputadadentro e fora do meu país", afirmou a líder oposicionista.
Dois meses depois que os protestos ganharam força na Venezuela, María Corina crê que o saldo é positivo, apesar das mortes. “Todos pensavam que os venezuelanos estavam resignados, acomodados. Mostramos que somos um povo que não tolera abusos. A Venezuela despertou. Jovens e velhos, brancos e negros, pobres e ricos... é um movimento cívico”, afirmou. Na avaliação da deputada a insatisfação com a segurança – a Venezuela é um dos países com maior criminalidade no mundo – foi o dínamo que ativou todo o descontentamento da população. Depois que os jovens universitários passaram ir às ruas, outros setores da sociedade somaram-se às manifestações e a pauta de reivindicações aumentou: além da questão da segurança, os manifestantes protestam contra a inflação, o desabastecimento, e por maior liberdade de expressão e abertura política.
"Quando um povo é negado de seus direitos constitucionais, é direito do povo ir para rua. Com a fragilização da Justiça, da liberdade de expressão e do Legislativo, o governo nos deu duas opções: baixar a cabeça e nos resignar ou sair para as ruas para protestar", disse a deputada, ressaltando que em nenhum momento os líderes estudantis e políticos opositores incentivaram ou aprovaram atos violentos.
Protestos - María Corina segue acreditando que o povo nas ruas vai conseguir uma maior distensão do governo e uma maior abertura política, mas não gostaria de ver seu país penalizado por sanções econômicas, como alguns congressistas dos Estados Unidos já propuseram. “Isso (as sanções) iria penalizar ainda mais nossa economia e nosso povo. A ajuda internacional tem de ser pela condenação e pela pressão para Maduro respeitar nossa Constituição”, disse. Enquanto o governo não dá sinais que vá ceder em sua escalada repressora, a deputada cobra dos países vizinhos e da Organização dos Estados Americanos (OEA) uma condenação enfática dos abusos contra dos direitos civis.“Os países da região e a OEA reagiram rapidamente durante as crises políticas de Honduras e do Paraguai, mas nada dizem da nossa que é muito mais violenta”, afirmou.
Para a parlamentar independente, a cassação unilateral e arbitrária só descortina ainda mais o caráter autoritário e repressor do governo comandado por Maduro. A Constituição venezuelana estabelece quatro mecanismos pelos quais um deputado pode ser cassado e resumidamente são eles: por morte, por renúncia por um referendo convocatório da Assembleia Nacional ou por uma sentença da Suprema Corte do país. Maria Corina não se encaixa em nenhuma dessas categorias.
Cassação – O chavista Diosdado Cabello, presidente da Assembleia, determinou que Maria Corina não é mais deputada e perdeu a imunidade parlamentar – o primeiro passo para uma eventual prisão, também arbitrária. Para justificar seu ato, Cabello afirmou que ela violou a Constituição ao tentar discursar sobre a repressão na Venezueladurante uma reunião da OEA, no dia 21 de março. O espaço para que ela se pronunciasse foi cedido pela delegação do Panamá, país com o qual Maduro rompeu relações.
Cabello anunciou que ao aceitar a cortesia do Panamá, Corina havia violado os artigos 191 e 197 da Constituição, que determinam que os deputados "não poderão aceitar ou exercer cargos públicos sem a perda de seu mandato, salvo em atividades docentes, acadêmicas, acidentais ou assistenciais", e estão obrigados a cumprir sua tarefa com "dedicação exclusiva". O presidente da Assembleia também citou o artigo 149 que estabelece que "os funcionários públicos não poderão aceitar cargos, honras ou recompensas de governos estrangeiros sem a autorização da Assembleia Nacional".
Na OEA, María Corina só conseguiu se manifestar brevemente e a portas fechadas – em uma manobra que teve o apoio do Brasil, a maioria dos países votou pela retirada do discurso dela da pauta do dia. Além disso, um país ceder temporariamente a cadeira a um representante de outro é prática conhecida na organização, a própria Venezuela já fez isso em pelo menos duas oportunidades. María Corina revelou que em uma conversa com o senador Eduardo Suplicy, nesta quarta em Brasília, ele lhe contou que, pouco antes de encontrá-la, participou de um ato solene em homenagem aos parlamentares que foram cassados pouco após o golpe de 1964 – todos eles arbitrariamente e sem o direito de defesa. "É triste que na Venezuela 50 anos depois estejam fazendo a mesma coisa", disse Suplicy à deputada.
Desde 12 de fevereiro, a Venezuela tem protestos diários contra o governo. As manifestações deixaram 39 mortos e mais de 450 feridos. Os manifestantes protestam contra a inflação, o desabastecimento, a violência e por maior liberdade de expressão. Maduro considera que os protestos são uma tentativa de golpe de Estado orquestrado pela oposição em aliança com os Estados Unidos e a Colômbia. Do site da revista Veja
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutCompartilhar com o Pinterest
Postado por Aluizio Amorim às 4/04/2014 11:49:00 AM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Links para esta postagem
Criar um link
Postagem mais antigaInício
Assinar: Postar comentários (Atom)
SUPER LANÇAMENTO!!!
NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES
EMPREGOS EM FLORIANÓPOLIS
SUPER LANÇAMENTO!!!
SUPER LANÇAMENTO!!!
LIVRO-BOMBA! COMPRE AQUI!
IMPERDÍVEL!
LANÇAMENTO EXTRA!
GOV DO PT: DÉCADA PERDIDA!
LIVRO DO LOBÃO! EXCELENTE!
EM OFERTA
CHE GUEVARA, A VERDADE
BEST-SELLER!
Clique sobre a imagem para comprar. Imperdível!
MINHAS FOTOS & FILMETES
Diário Catarinense
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Pablo e Roberto são únicos desfalques do Avaí para j...04/04/2014 - 14:37
Valcke projeta realização de eventos-teste no Itaque...04/04/2014 - 14:35
Jaraguá do Sul confirma o primeiro caso de dengue do...04/04/2014 - 14:24
Mulher e filha de gerente bancário são sequestradas ...04/04/2014 - 14:23
Notícias e esportes de SC é no DCTenha notícias no seu site
CLIQUE PARA VER OFERTAS
EMPREGOS SÃO PAULO
IMPERDÍVEL! CLIQUE SOBRE A CAPA DO LIVRO PARA COMPRÁ-LO AGORA!
BAZAR DO BLOG
Anúncios Shopping UOL
BAZAR DO BLOG
Anúncios Shopping UOL
CLIQUE S/ O ANÚNCIO PARA CONHECER TODOS OS PRODUTOS
COMPRE CLICANDO S/ A IMAGEM E AJUDE A MANTER ESTE BLOG!
SAIBA A VERDADE QUE A GRANDE IMPRENSA DISTORCE
Clique sobre a bandeira de Israel e vá diretamente ao blog do site Pletz, onde você poderá encontrar artigos e informações sobre a realidade do Estado de Israel e sua guerra contra o terrorismo que a grande imprensa distorce e escamoteia.
SIGA O BLOG NO TWITTER
Acompanhe todas as atualizações do blog pelo Twitter. Meu endrereço no Twitter é: @BlogdoAmorim
TRANSLATION TOOL / TRADUTOR
Gadgets powered by Google
LEIA, APÓIE E DIVULGUE
Clique sobre o banner da UnoAmérica e vá diretamente ao site dessa grande entidade de defesa da democracia
Clique no banner para ir diretamente para o site da ORVEX -Organização de Venezuelanos no Exílio e tenha acesso a informações que a grande imprensa não divulga. O site da ORVEX tem sinal de TV por internet free.
GRATO, LEITORES!
46 Usuários Online
Inscrever-se
Postagens
Comentários
RÁDIO DO ALUIZIO AMORIM
Enquanto você lê o blog pode escutar ótima seleção musical. É jazz de primeira qualidade. Passe o mouse para utilizar os botões do player, inclusive parar a música se assim desejar.
ANUNCIE NESTE BLOG
USE A INTERNET PARA TURBINAR SEUS NEGÓCIOS
Para anunciar neste blog basta deixar um comentário dando o seu email de contato. O email não será postado para sua segurança.
ÚNICO JORNAL DECENTE DO SUL DO BRASIL
* * * * * * * * * * * * * * * * *
OBRIGADO PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!
FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA, BRAZILVisualizar meu perfil completo
COMPRE LIVROS, CDs, DVDs E MUITO MAIS! PARA COMPRAR CLIQUE SOBRE A CAPA DOS LIVROS!
TEMPO EM FLORIANÓPOLIS
TEMPO NA REGIÃO SUL
MONITORAMENTO DO BLOG
ONDE O BLOG É LIDO
OS 10 ÚLTIMOS VISITANTES
ARQUIVO DO BLOG
LINKS
A Passion for Jazz
Alerta Brasil, by Gusta
All About Jazz
Alvaro Junqueira
Augusto Nunes
Beth-Shalom (Casa da Paz)
Birdland All Music Arts
Ceticismo Político (Luciano Ayan)
Coturno Noturno
En Defensa del Neoliberalismo
Enciclopédia do Holocausto
Escola Sem Partido
Felipe Moura Brasil
JIDF - Jewish Internet
Jazz 91 (Ótima rádio p/ouvir)
Jazz Music Tube
Jazz Standards
JazzBossa (Teoria Musical)
Jazzseen
João Victor Guedes (Liberalismo)
LIBERTAR.in
Leite de Pato
Libertatum
Luiz Nazario
MARXISMO CULTURAL
Maurício Tuffani
Moonbattery
Mundo das Marcas
Mídia Sem Máscara
Nariz Gelado
Nota Latina [Graça Salgueiro]
Notícias de Sião
Objetivismo.org
Olavo de Carvalho
Orlando Tambosi
Outras Letras
PAZ NO CAMPO
Paulo Henrique
Radionexx - A voz da Liberdade
Reinaldo Azevedo
Rodrigo Constantino
RÁDIO VOX
Small Jazz Club
Sponholz
The Coffee Traveler
Trela (Eduardo Graeff)
Tudo Sobre Café
eJazz (Tudo sobre o jazz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário