Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Especial VEJA: Assis Brasil, o chefe sem chefiados | Augusto Nunes - VEJA.com












Veja SP
Veja RJ
Exame
Info
Contigo!
MdeMulher
Modaspot
Capricho
Revistas e sites
Assine
Loja
SAC
Grupo Abril
VEJA
Notícias
Temas
Vídeos e Fotos
Blogs e Colunistas
Assine VEJA
Reinaldo Azevedo
Lauro Jardim
Augusto Nunes
Ricardo Setti
Fernanda Furquim
Todos os colunistas
Veja SP
ACERVO DIGITAL
VEJA INTERNATIONAL


/ Blogs e Colunistas
Assine o Feed RSS | Saiba o que é


Coluna do
Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.


Home
Direto ao Ponto
História em Imagens
Entrevista
Baú de Presidentes
Sanatório Geral
O País quer Saber
Homem Sem Visão
Opinião
Feira Livre




09/04/2014 às 7:47 \ O País quer Saber
Especial VEJA: Assis Brasil, o chefe sem chefiados


Publicado na edição impressa de VEJA


Assis Brasil (à esq.) acompanha a entrevista de João Goulart

AUGUSTO NUNES


Na noite de 30 de março de 1964, o chefe da Casa Militar, Argemiro de Assis Brasil, hasteou-se na porta da sala do Palácio Laranjeiras e, com a severidade da expressão acentuada pela farda de general de brigada, interrompeu a conversa entre João Goulart e Tancredo Neves, líder do governo na Câmara dos Deputados. “Presidente, tudo pronto, o esquema já entrou em execução”, comunicou. Fazia duas horas que Tancredo estava lá para demover Goulart da ideia de alta periculosidade: comparecer à reunião promovida no Automóvel Clube por sargentos e suboficiais sublevados. Com apenas nove palavras, Assis Brasil convenceu o dubitativo de nascença a dar o assunto por encerrado e partir para o cenário do seu último discurso antes da queda.

É provável que Jango tenha deduzido que um recado em código fora embutido na segunda parte da frase: “o esquema já entrou em execução”. Isso significava que já estavam de prontidão, ou em ação nas frentes de batalha, todos os integrantes do “dispositivo militar”, codinome de uma formidável rede de conexões clandestinas que interligavam milhares de combatentes dispostos a matar ou morrer pelas reformas de base. Entre 17 de outubro de 1963 e 31 de março de 1964, tanto os “generais do povo” festejados pelos partidários do governoquanto conspiradores que haviam tentado derrubar a direção do berçário na primeira troca de fraldas enxergaram nitidamente o exército invisível: aos 56 anos, aquele gaúcho de São Gabriel conseguira forjar um colosso que abrangia marechais e estafetas, almirantes e grumetes, brigadeiros e aviadores sem milhagem, além de uma demasia de civis com trabucos escondidos num armário.

“O dispositivo militar, que dizem que eu montei, nunca existiu”, confessou Assis Brasil só em 1980. Jango e os demais acampados no Palácio Laranjeiras souberam disso dezesseis anos antes, no momento em que chegou de Minas a primeira notícia inquietante. Em vez de levar a mão ao gatilho, o chefe sem chefiados sacou um telefone ─ não para desencadear a contraofensiva tremenda, mas para perguntar a oficiais menos desinformados o que estava acontecendo. Em 1º de abril, o general sem tropas foi para Brasília, onde já estava o presidente sem poder. Dali voaram juntos para Porto Alegre e depois para uma estância na fronteira com o Uruguai. No dia 4, dividiram um ensopadinho de charque com mandioca preparado por Jango. Horas depois foram para o Uruguai, e ali Assis Brasil concluiu que chegara a hora da separação: “Presidente, vou voltar para o Brasil porque minha missão está cumprida”. A capitulação sem luta não abrandou o ódio dos vitoriosos. Assis Brasil perdeu para sempre a patente e a pensão. Mas nunca perdeu o gosto pelo cultivo de fantasias. “O Exército precisa pagar a dívida que tem comigo”, insistiu pouco antes da morte, em 1982. “Tenho direito ao posto de general de divisão.”

Tags: 1964, Argemiro de Assis Brasil, Assis Brasil, ditadura militar, João Goulart,Veja


Share on Tumblr


Links Patrocinados
Ações para lucrar em 2014

Selecionamos as 10 ações que mais podem subir em 2014, grátis
empiricus.com.br/10_ações_p_lucrar

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Nome (obrigatório)

Email (não será publicado) (obrigatório)






5 Comentários




angelo -

10/04/2014 às 21:36


Senhores,Ao ler o texto,perguntamos:O que mudou no
Brasil de ontem e de hoje??
Será a fantasia? pois o Gran Circo continua o mesmo!!





Oliveira -

10/04/2014 às 13:48


Quem tem…tem medo.





rodrigo -

09/04/2014 às 11:21


estou lendo o “ditadura à brasileira”, do villa. partindo do que vai escrito ali, não resta muita dúvida: joão goulart foi o principal responsável por trinta anos de atraso, e até de retrocesso, nas instituições brasileiras. é o persona non grata de nossa história. aprendiz de golpista.





ASSIM O WILMAR CARDOS tem razão de reclamar.... -

09/04/2014 às 10:10


-
Prezado, tenho lido muitas “estórias”, muita balela sobre o 31 de março, qeu confundem com o regime militar…. SÃO FATOS DISTINTOS… o artigo que mais se aproximou da realidade foi o do filho do Rubens paiva, ” O DESORDEIRO, no qual ele pinta o Jango como um santo, NAÕ ME SURPREENDERIA SE A COMISSÃO DA VERDADE PEDISSE AO PAPA FRANCISCO A CANONIZAÇÃO DELE, kkk… nesse artigo, ele se esquece de fazer referencia a situação nas Américas, como no mundo, sem falr pro aqui, ONDE JÁ NO DESGOVERNO JANGO, HAVIA GRUPOS ARMADOS, os a lá JULIÃO ( me squci o nome…era truam do campo, e MST armado, kk )e o do Bruizolla, izola, o ” GRUPO DOS ONZE”, para os qayuis fui convidado, logo, sou testemunha… e no caso do Julião, uma coindicdencia, que vim a saber a coisa de 3 semanas, mas não posso dizer aqui… ELE SE SQUCEU DE DIZER O QUEA COTECEU EM CUBA,m onde o hermano Fidel tranqulizou o povo, após perguntar se estavam comm medo dele ser comuna…. 1 aNOS P´SO A VIT´POI, PELA QUAL EU VIBREI, afinal era menos um ditador, ele saiu do armário vermelho…. um outro apis tambe´m já era comuan, nãomemelmbro.. na REpública Dominaica a cosia estava caminho…eclodil ema bril de 1965…
Bem voltemos ao jango…. EU ERA SARGENTO RECRUTA, tinha feito o serviço militar obrigatório, e fuie scaldo para ir a esse comicnio, em virtude de uam ORDEM DO MINSITRO DA GUERRA, logo, alguém sabia… a cosia não foi espontânea da sargentada melancia ( verde por fora e vermelha pro dentro )… ME RECUSEI, e felzimente, não fui pundio porque tinha Comandnate de Conmapnhia, com “C”, e NÃO FUI AO COMICIO…. disse Coanmdnabte com “C”, coisa que hoej me parece naõ tem mais, só bunda moles. covardes, bajuladores, MILICOS, e o meu Comandante era 1º Tenente….. MAS ERA MILITAR, ERA MACHO, ERA COMANDANTE.. quando vejo esse comanndate de PM, e emsmo das Forças Aramdas levarem seus coamndnados para missões arriscadas, sems egruança, me dá nojo… ENTRAR MA MARÉ COM BALINHA DE “CHOCOLATE”…. tenho saudades daqueles tempos. e se pudesse, voltaria a ser sargento, MILITAR, jamis milico…
-
- TENHO VSITO HERÓIS DOS DOIS ALDOS A DAR DEPOIMENTOS, DECALRAÇ~EOS, CONTAR BABOPSEIRAS, CADA QUAL QUARNDO SER MAIS HERÓI DO QUE O OUTRO, uam bando de bandidos, covardes, assassinos, imbecis, iditoas …. NÃO IMPORTA O LADO, SÃO TODOS BANDIDOS….. outra cosia que eme spanta é of ato de que, HOJE, o chefe diz que não sabe ( vide Lula, Dilma, Fortes, etc ) e tod mundoa crdita..vem um imbcil e diz que fazia tudo com o cosnentimento do ESTADO, da ditadura. kkk





Paulo Bento Bandarra -

09/04/2014 às 8:40


Se ele realmente não providenciou nenhum “esquema já entrou em execução” além daquele para Jango se deslocar para o lugar do comício, certamente foi uma injustiça ter sido expulso sem direitos.




Destaques


O País quer Saber
Assis Brasil, o chefe sem chefiados



Enquete


Depois do jatinho emprestado pelo doleiro Alberto Youssef, qual será o próximo pedido do deputado André Vargas?

A motocicleta que Dilma usou
Um helicóptero de Sérgio Cabral
Um iate de Eike Batista
Um jet ski de Fernando Collor
Uma lancha de Ideli Salvatti



Ver resultado
Arquivo

Feira Livre
Ouça 'Burrada em Pasadena': Luiz Trevisani troca a marchinha pelo country e enquadra o bando que torrou 1,2 bilhão de dólares no maior negócio da Bélgica


Opinião
Estadão: 'Lula assumiu'


Opinião
'Terra do samba e pandeiro', por Carlos Brickmann


O País quer Saber
Um retrato do Brasil analfabeto – Sobrevivendo na selva das vogais e consoantes


Vale Reprise
Romero Jucá, o fazendeiro do ar escondido no Senado, escapou da cadeia outra vez


Imagens em Movimento
A revolução dos drones


História em Imagens
Depois de assassinar a CPI da Petrobras, Renan está condenado a ouvir o que um brasileiro decente disse a Agnelo Queiroz


Direto ao Ponto
É hora de denunciar a nudez do reizinho que forçou a internação da Petrobras na UTI


Homem sem Visão
Depois de dedicar o troféu de março a Lewandowski e Dias Toffoli, o campeão Luis Roberto Barroso faz um agradecimento especial a Celso de Mello e Teori


Mais recentes
José Nêumanne Pinto comenta a fracassada tentativa de infiltrar o senador Gim Argello no Tribunal de Contas da União
1 minuto com Augusto Nunes: Os brasileiros decentes ainda nem se recuperaram dos espantos provocados pela Copa da Roubalheira e já começam a assombrar-se com a Olimpíada da Ladroagem
‘O farmacêutico do ar’, de Fernando Gabeira
‘O terceiro equívoco’, de Carlos Alberto Sardenberg
Especial VEJA: Cabo Anselmo, o inimigo dos amigos
Gleisi não enxerga nem a Petrobras, Gilberto Carvalho vislumbra uma conspiração encabeçada por FHC, Renan não vê coisa nenhuma e Rui Falcão entra na briga com o apoio do companheiro André Vargas
Ouça ‘Burrada em Pasadena’: Luiz Trevisani troca a marchinha pelo country e enquadra o bando que torrou 1,2 bilhão de dólares no maior negócio da história da Bélgica
‘Lula assumiu’, editorial do Estadão
Não perca: no vídeo, a deputada Mara Gabrilli interpela Gilberto Carvalho sobre o caso Celso Daniel e acusa ‘o homem do carro preto’ de repassar a José Dirceu o dinheiro extorquido de empresários
Especial VEJA: Maria Thereza Goulart, a bela silenciosa

Últimas notícias
Japão anuncia fim da pesca de baleias na Antártida







+ Lidas
1Prepare-se para o eclipse total da Lua, que ocorre na próxima semana
2Aplicativo do Facebook vai perder função de bate-papo
3Conheça 5 serviços que recomendam mudança de senha
4Homem é preso ao tentar filmar partes íntimas de mulheres em shopping
5Assessor de deputada do PT hostiliza Barbosa
Blogs e colunistas
Radar on-lineLauro Jardim
De ParisAntonio Ribeiro










Sanatório Geral


“Então, nessa história de preso por ter cachorro, criticado por ter cachorro e criticado por não ter o cachorro, o que eu estou explicando para vocês é o seguinte: as obras, rigorosamente falando, atendem a Copa, mas elas não são para a Copa, elas são para o povo desse país, para o povo desse estado”.Dilma Rousseff, durante cerimônia de inauguração de um sistema de esgotamento sanitário em Porto Alegre, internada por Celso Arnaldo ao traduzir Machado de Assis para o dilmês de Copa e insinuar que a figura oculta do cachorro atrás de cada criança agora pode dar cadeia ou bronca.


(clique aqui e confira outras frases)

O País quer Saber
Especial VEJA: Maria Thereza Goulart, a bela silenciosa


Opinião
José Nêumanne Pinto comenta a reação do PT à CPI da Petrobras e o afastamento de André Vargas


Entrevista
A deputada venezuelana Maria Corina Machado no Roda Viva: 'O regime de Nicolás Maduro é uma ditadura'


Feira Livre
Uma viagem pelas cercanias de célebres pontos turísticos: o que está tão perto às vezes desafina do cartão postal


Direto ao Ponto
O companheiro André Vargas poderá repetir na entrada da Papuda o gesto que ensaiou ao lado do presidente do Supremo


Feira Livre
'Meu 1º de abril de 64′, um texto de Arnaldo Jabor


Baú de Presidentes
O acorde dissonante


Arquivos

ABRIL 2014STQQSSD« mar 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30


Mais comentados
FHC aceita o convite para o duelo que Lula não pode recusar (978)
O vídeo revela por que Marilena Chauí, a musa do PT, odeia a classe média (910)
Conheça os 12 candidatos ao título de Homem sem Visão de 2013 (874)
Confira a edição revista, aperfeiçoada e ampliada da lista dos que acham que mexer com o chefe supremo é mexer com eles(758)
Com tantas meninas estupradas por aí, a ministra Iriny decidiu que o problema da mulher é Gisele Bündchen. Foto explica(740)
Em vez de socorrer o Estado de Direito, o mais antigo ministro do Supremo Tribunal Federal estendeu a mão aos quadrilheiros(735)
Vote na enquete: enciumado com a entrada de FHC na Academia Brasileira de Letras, qual é o título do livro que Lula está escrevendo para virar imortal? (722)
O caseiro do Piauí e a camareira da Guiné(692)
Com a ajuda de Lula, Collor finalmente conseguiu chegar ao cofre da Petrobras(674)
Vote na enquete: Qual destes integrantes do pior ministério da história do Brasil foi o pior de 2013? (661)
A vaia de espantar Nelson Rodrigues mostrou a Dilma a cara do Brasil real (620)
O delírio sobre crianças e cachorros ocultos amplia o mistério: como é que um candidato consegue ser derrotado por Dilma Rousseff?(552)
Os livro mais interessante estão emprestado(528)
Quem não pode ficar fora da campanha que concede a Lula o direito de viver fora da lei?(524)
Lula recusa o convite para o debate que FHC aceitou (519)

Augusto Nunes no

• Acompanhe a coluna


• O que é?



Categorias
Baú de Presidentes
Direto ao Ponto
Feira Livre
Frases
História em Imagens
Homem sem Visão
O País quer Saber
Opinião
Sanatório Geral
Sem categoria
Vídeos: Entrevista


Serviços
Tablet
Android
Facebook
Orkut
Foursquare
Twitter
Google+
RSS
Newsletter
Anuncie
Tempo
Cotações
iba
Assine

Assinaturas



Nome: Nasc.: E-mail: CEP: 8x R$ 58,75

Notícias
Brasil
Celebridades
Ciência
Economia
Educação
Esporte
Internacional
Saúde
Vida Digital
RSS
Infográficos
As Listas de VEJA
Saber +
Na História
Em profundidade
Perguntas e Respostas
Conheça o país
Cronologia
Quem é Quem
Testes
Vídeos e Fotos
Vídeos
Galerias de fotos
Galerias de vídeos
Revistas
VEJA
Os livros mais vendidos
Edições especiais
Expediente
VEJA São Paulo
VEJA Rio
Comer e Beber
VEJA na Sala de Aula
Temas
Reportagens, vídeos,
infográficos e cronologia
de assuntos em
destaque no noticiário

Blogs e colunistas
Antonio Ribeiro, de Paris
Augusto Nunes, coluna
Caio Blinder, de Nova York
Felipe Moura Brasil, blog
Fernanda Furquim, séries de TV
Geraldo Samor, mercados
Isabela Boscov, cinema
Lauro Jardim, Radar on-line
Leonel Kaz, cultura
Lucia Mandel, dermatologia
Patrícia Villalba, Quanto Drama!
Paula Pimenta, Fazendo meu blog
Reinaldo Azevedo, blog
Ricardo Setti, coluna
Rodrigo Constantino, coluna
Sérgio Rodrigues,
livros e escritores

Cidades Sem Fronteiras,
Mariana Barros

Parceiros
Contas Abertas
Excelências
Blogs da redação
Impávido Colosso, infográficos
Viver Bem, saúde
VEJA nas Olimpíadas
Maquiavel, política
VEJA Acompanha
VEJA Meus Livros,
literatura

Dez Mais, variedades
Vida em Rede, internet
Acervo Digital, história
+ Tech, tecnologia
Sobre palavras,
Sérgio Rodrigues

Enquetes, opinião
Sobre Imagens, fotografia
Imperdível, variedades
Conversa em Rede, internet
Testes,
conhecimentos gerais

Serviços
Assine VEJA
iba
Busca
RSS
Twitter
Facebook
Orkut
iPhone
Celular
Newsletter VEJA
Fale conosco
Para anunciar
Abril SAC
Aponte erros
Tempo
Cotações
Redes Sociais
Termo de uso
Política de
Privacidade



Editora AbrilCopyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados




Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905