Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


quinta-feira, 10 de abril de 2014

O perigo que rondava o Tribunal de Contas: um ministro com folha corrida. Ele desistiu — felizmente | Ricardo Setti - VEJA.com












Veja SP
Veja RJ
Exame
Info
Contigo!
MdeMulher
Modaspot
Capricho
Revistas e sites
Assine
Loja
SAC
Grupo Abril
VEJA
Notícias
Temas
Vídeos e Fotos
Blogs e Colunistas
Assine VEJA
Reinaldo Azevedo
Lauro Jardim
Augusto Nunes
Ricardo Setti
Fernanda Furquim
Todos os colunistas
Veja SP
ACERVO DIGITAL
VEJA INTERNATIONAL


/ Blogs e Colunistas
Assine o Feed RSS | Saiba o que é


Coluna do
Ricardo Setti

Este espaço pretende apresentar boas histórias e opinião independente. Não será neutro diante dos descalabros do Brasil e das dores do mundo, mas rejeitará qualquer compromisso com o azedume e o mau humor.


Home
Política & Cia
Vasto Mundo
Tema Livre
Bytes de Memória
Disseram
Música no Blog
Livros & Filmes




09/04/2014 às 22:05 \ Política & Cia

O perigo que rondava o Tribunal de Contas: um ministro com folha corrida. Ele desistiu — felizmente


Gim Argello: como pode cuidar das contas públicas alguém que está sendo processado no STF por apropriação indébita, peculato, corrupção passiva,lavagem de dinheiro e ocultação de bens? (Foto: Pedro França / Agência Senado)

Atualização às 22h05

Informa Marcela Mattos, do site de VEJA em Brasília:

Preterido por senadores e pelo próprio presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o senador Gim Argello (PTB-DF) desistiu de tentar uma cadeira de ministro na Corte. O anúncio foi feito ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na noite desta quarta-feira, poucas horas depois de a oposição ter apresentado outro nome à vaga. A assessoria de Argello deve soltar uma nota com os motivos da desistência.

O PERIGO RONDA O TCU

Editorial do jornal O Estado de S. Paulo

Encarregado de zelar pelas contas públicas e pelo respeito ao princípio da moralidade na máquina administrativa federal, o Tribunal de Contas da União (TCU) está correndo o risco de ter em seus quadros o senador Gim Argello (PTB-DF) – um político cuja folha corrida colide frontalmente com o papel que a Constituição atribui à Corte.

Com apoio declarado do Palácio do Planalto, ele foi lançado pela base governista para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Valmir Campelo, na semana passada.

Campelo só deveria se aposentar em outubro, pela compulsória. Mas, em troca de um cargo de vice-presidente do Banco do Brasil, teria antecipado a saída a pedido da base governista, interessada em indicar ministros de confiança para o TCU.

O acordo para a troca de Campelo por Argello foi negociado com o PTB pelo chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e pelo ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, e teve o aval da presidente Dilma Rousseff.

Eleito suplente de senador em 2007, Gim Argello assumiu o mandato quando o titular, Joaquim Roriz, renunciou para não ser cassado e não perder os direitos políticos, depois de ser acusado de envolvimento num caso de corrupção no Banco de Brasília (BRB), ocorrido quando era governador do Distrito Federal. Tanto Campelo quanto Argello, que foi deputado distrital, já integraram o grupo político de Roriz.

A biografia de Argello ficou conhecida na época em que assumiu a vaga de Roriz, em julho de 2007, e quase lhe custou o cargo, por causa dos crimes eleitorais de que era acusado à época.

Atualmente, o senador responde a vários inquéritos e ações criminais noSupremo Tribunal Federal – a maioria por apropriação indébita, peculato, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e ocultação de bens.

Quando iniciou a carreira profissional no Distrito Federal, há quase três décadas, trabalhando como corretor de imóveis, Gim Argello tinha um patrimônio estimado em R$ 100 mil.

Em 2009, ele teria surpreendido um de seus colegas de plenário – Renan Calheiros (PMDB-AL), atual presidente do Senado – ao afirmar que havia alcançado “o primeiro bilhão de reais” naquele ano. A imprensa noticiou o diálogo, que, obviamente, teve uma repercussão negativa.

Uma das ações criminais em que é réu no Supremo foi impetrada pela Procuradoria-Geral da República, depois que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) constatou movimentações financeiras atípicas da mulher e do filho do parlamentar.

Em agosto de 2013, o relator do processo, ministro Celso de Mello, pedindo providências à Polícia Federal, afirmou que o filho de Argello não teria renda que justificasse um patrimônio tão alto. Em outro processo criminal, o relator, ministro Gilmar Ferreira Mendes, acolheu a denúncia do Ministério Público Federal, que acusa o parlamentar de crimes de desvio de dinheiro público e fraude em licitações.

Em sua defesa, o senador Gim Argello acusa o Coaf – que é a unidade de inteligência financeira do Ministério da Fazenda – de cometer “erros crassos”. Também afirma que já foi absolvido em alguns processos criminais pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e alega que se considera “adequado” para o cargo de ministro do TCU.

Essas alegações, contudo, não foram suficientes para aplacar as críticas à sua indicação para o órgão. “Imagina se algum gestor público vai aceitar que suas contas sejam julgadas por um ministro acusado de crimes como lavagem de dinheiro. Se fosse para ter julgamento político, não precisava haver o TCU”, diz a presidente da Associação Nacional de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Luciene Pereira da Silva, depois de acusar o governo Dilma de fazer “jogo político” com osórgãos de fiscalização e controle.

Endossada pela entidade que representa os promotores que atuam nos Tribunais de Contas no País, a crítica é procedente. Para integrar o TCU, a Constituição exige reputação ilibada e idoneidade moral – qualidades não atestadas pela folha corrida do preferido do Palácio do Planalto e da base governista.



Tags: apropriação indébita, corrupção passiva, folha corrida, lavagem de dinheiro, nomeação, ocultação de bens, peculato, senador Gim Argello, Tribunal de Contas da União


Share on Tumblr


Links Patrocinados
EAD Anhembi Morumbi

Graduação On-line a Partir de R$299,00. Inscreva-se Agora Mesmo!
www.anhembi.br/TOP50

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Nome (obrigatório)

Email (não será publicado) (obrigatório)






12 Comentários




carlos nascimento -

10/04/2014 às 0:22


Ricardo,
Bendita quarta-feira, o TCU e a Vice-Presidência da Câmara dos Deputados, receberam uma sonora injeção de OXIGÊNIO, duas assombrações saíram de cena.
UFA….ainda há luz no fundo do túnel.





MARY -

09/04/2014 às 23:49


Seu linguajar cafajeste não parece apropriado a uma senhora, ou senhorita.
Aproveito, então, para dizer que este blog não é lata de lixo e que seu infeliz comentário foi deletado.





rodolfo -

09/04/2014 às 22:46


Off-topic: O milagre da multiplicação de Dilmashttp://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/04/1438432-para-multiplicar-presenca-dilma-grava-videos-para-atos-aonde-nao-ira.shtml
É mole???





Toninho Malvadeza -

09/04/2014 às 22:40


Eu sempre disse,que não compraria um carro velho desse sujeito,ele tem cara de malandro.Agora vejo o quanto de processos responde no STF.
A PAPUDA,O ESPERA…





Moacir 1 -

09/04/2014 às 22:20


Setti,
Argello desistiu da vaga após a Folha ter publicado que o prezado havia – ao contrário do que ele declarava – sido condenado em 1a e 2a instâncias.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/04/1438385-pressionado-gim-desiste-de-vaga-para-ministro-do-tcu.shtml
Abc





Caio Frascino Cassaro -

09/04/2014 às 22:08


Prezado Setti:
Querem colocar a raposa para tomar conta do galinheiro? É isso mesmo? Cade os petralhas de sempre para defenderem a inacreditável Faxineira do Planalto e sua indicação de um pária para ministro do TCU?
Tenho NOJO, tenho ASCO dessa gente. Que vivam bastante. E sofram muito.
Abs





Cidadão Quem -

09/04/2014 às 22:05


Outra coisa: o próximo indicado ao cargo de ministro do TCU será a Ideli Salvatti. Está desempregada e, ao que se sabe, não tem legenda nem para ser síndica de condomínio predial em Santa Catarina.
Sabe como é, né… A moça é um poço de educação, elegência e simpatia… Além disso, é extremamente inteligente. Por isso, todos brigam por ela, por sua atenção. Até o PT.





Cidadão Quem -

09/04/2014 às 22:02


Atenção: o TCU já é um órgão aparelhado. Não se enganem. Está aparelhado e cumpre ordens.





Rodolfo -

09/04/2014 às 21:49


O Brasil precisa conhecer a lista com os nomes dos 24 congressistas que votaram a favor desse sujeito!





Meia verdade -

09/04/2014 às 21:24


“A nossa democracia e maravilhosa”….oposição grita voces são corruptos…..governo grita….voces também, depois dos gritos…o cochicho…isso e ruim pra nos todos….resumo: se abraçam e vão pra pizzaria. BRASIL UM PAIS DA CORRUPÇÃO.





Ronaldo Barra -

09/04/2014 às 20:58


Quem indica corrupto, corrupto é. Dá gosto ver os políticos mais “expressivos” do PT apoiar publicamente um elemento que deve contas a justiça para presidir o Tribunal de Contas. E ainda com o aval da presidente da República. Isto só poderia ocorrer neste país. Que coisa asquerosa e sem sentido.





Meia verdade -

09/04/2014 às 20:13


Desculpe, totalmente fora do post, mas nao aguentei de alegria…o “Marilena Chaui”, do jornalismo, foi condenado pelo STJ…seu nome? …..vai por sigla ta..PHA.




Vasto Mundo
ESPANHA: Governo e socialistas dizem “não”, por maioria esmagadora, a um plebiscito para a independência da Catalunha


Tema Livre
MULHERES LINDAS: A supermodelo Adriana Lima, o marido desempregado e 50 milhões de dólares na conta bancária


Política & Cia
JOSÉ WILKER: Dias antes de morrer, ele disse, em vídeo: "Os políticos que temos são o que há de pior no caráter nacional"


Tema Livre
VÍDEO CURIOSO: Parece uma lagosta ou ou caranguejo artificial — mas é um instrumento musical em ação. Só que…


Política & Cia
Nossa burocracia é tão mastodôntica que permite haver despachantes milionários


Tema Livre
FOTOS: Vaidosos, pacíficos ou ferozes, pássaros — ao natural


Tema Livre
MULHERES LINDAS EM VÍDEO: "Cheerleaders" da Lituânia arrasam em jogos de basquete


Música no Blog
BEATLES: Por que é que ninguém consegue pisar o território de divindade dos quatro de Liverpool


Política & Cia
UMA COISA HORROROSA: Vejam o vídeo que circula mundo afora mostrando um “Brasil da Copa-2014″ — muito pior do que é, na verdade


Tema Livre
MULHERES LINDAS: Tainá Müller, a Marina da novela “Em Família”


Vasto Mundo
Secretária do presidente do Uruguai posa para fotos ousadas. Vejam também um vídeo dela


Vasto Mundo
CUBA: reformas econômicas “modernizadoras” e pró-investimentos estrangeiros obscurecem fato abominável de que regime vai embolsar parte dos salários dos trabalhadores contratados


Vasto Mundo
FOTOS FORTES: a Guerra do Iraque, por quem a viu de perto


Enquete


Queremos saber se a polêmica envolvendo a realização da Copa do Mundo afetará o ânimo de torcedor dos leitores. Assim sendo, perguntamos: você torcerá para a Seleção Brasileira na Copa?

Sim
Não
Nem contra nem a favor
Não, e ainda torcerei contra



Ver resultado

Tema Livre
Camille Paglia: “Nós sufocamos os homens”


Vasto Mundo
Vejam as fotos de mulheres soldados de diversos países. É uma conquista, mas problemas e preconceitos continuam a existir


Tema Livre
Da droga para a lama: imagens chocantes mostram a destruição física de viciados


Ricardo Setti no

• Acompanhe a coluna








Política & Cia
Petrobras inventa idioma novo em sua comunicação com o público: o "petrobrasês"


Tema Livre
Peluso hoje defende a Boi Gordo


Tema Livre
FOTOS: Quando o abandonado é belo e comovedor


Política & Cia
CARLOS BRICKMANN: “Mamãe, eu quero voar (de primeira classe, ou em jatinho de doleiro)”


Política & Cia
J. R. GUZZO: Por que os brasileiros deveriam, da forma mais clara possível, ficar a favor da polícia


Tema Livre
Gabriela Montero, a grande pianista venezuelana: “Em meu país, que vive sob uma ditadura,a a neutralidade é imoral”


Política & Cia
Os carros mais modernos da frota do Planalto acumulam poeira


Política & Cia
Roberto Pompeu de Toledo: Dois gestos


Política & Cia
PETROBRAS: Aécio vai ao Supremo para garantir CPI exclusiva sobre negócios suspeitos da estatal


Vasto Mundo
Vídeo ESPANTOSO: na China, cidades inteiras, novinhas em folha, construídas para ninguém morar. Há 64 milhões de imóveis vazios, e centenas de milhões de pessoas sem ter onde morar


Política & Cia
É a mais recente tendência: se Dilma cai nas pesquisas, a Bolsa sobe. Sinal de que a comunidade de negócios está abandonando a candidata Dilma


Tema Livre
ATENÇÃO, LEITORES: CONHEÇAM AS REGRAS DO BLOG PARA COMENTÁRIOS

Últimas notícias
Após 'gol especial', Pato diz que mérito é de Maicon







+ Lidas
1Mulher é assaltada durante entrevista a telejornal do Rio
2David Beckham compra mansão em favela do Rio
3Selfie de Ellen DeGeneres feito no Oscar é avaliado em US$ 1 bilhão
4Contra falha "grave" de segurança, especialistas recomendam trocar todas as senhas
5O tamanho da encrenca na busca pelo avião desaparecido
Blogs e colunistas
PolíticaMaquiavel
HistóriaAcervo Digital










Tema Livre
BELAS IMAGENS EM GIFS ANIMADOS E EM VÍDEO: artista dá vida à obra do gênio holandês Van Gogh


Conheça um pouco deste colunista em entrevista a Augusto Nunes


Vasto Mundo
Vida de uma menina é destruída um segundo por dia em vídeo pró-crianças da Síria


Tema Livre
VÍDEO: Em poucos segundos, o ciclo da corrupção, maldição do Brasil


Disseram


"Eu não diria que (Edward) Snowden é um traidor, mas sim que atuou de forma traiçoeira."Tom Wolfe, jornalista e escritor americano, no jornal madrilenho El País


(Confira outras frases e comente)

Arquivo

ABRIL 2014STQQSSD« mar 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30


Mais comentados
PEC-300: emenda que aumenta salário de PMs continua mobilizando deputados (1902)
Não, eu não me orgulho de ter tido um presidente semianalfabeto (1259)
Da droga para a lama: imagens chocantes mostram a destruição física de viciados(1132)
ENQUETE: Se a eleição para presidente da República que ocorrerá em outubro de 2014 fosse agora, como você votaria? (1072)
QUE ABSURDO! A Câmara aprovou hoje um golpe de Estado! Nada menos do que isso!(1029)
Post do Leitor: Herança maldita e tragédia pessoal dos aposentados da Varig agora esbarra em não cumprimento de decisão da Justiça (694)
PERGUNTAR NÃO OFENDE: o que, afinal, significa o punho levantado de Dirceu, no momento de ir para o xadrez? DÊEM AQUI SUA OPINIÃO (641)
ELEIÇÕES: em São Paulo não se trata apenas de escolher um prefeito -- é preciso brecar um projeto hegemônico do PT que ameaça a democracia (597)
FORÇAS ARMADAS: Depoimentos dramáticos de militares mostram as razões de frustração com a carreira (577)
Lula tem legado importante, mas deixa atrás uma herança maldita -- e já vai tarde (560)
UM ESPANTO E UM ABSURDO: há um Centro de Difusão do Comunismo em uma importante Universidade federal -- pago com nosso dinheiro. O currículo inclui até "militância anticapitalista" (549)
MENSALÃO: Hoje é dia de LUTO. Supremo Tribunal comprova que as leis, no Brasil, estão pensadas e feitas para NÃO punir os poderosos (509)
Deputada evangélica resolve cantar da tribuna da Câmara -- com playback e coro. Você acha certo? (461)
Post do Leitor: hoje, 5 anos e meio da herança maldita e da tragédia pessoal dos ex-funcionários da Varig (424)

Mais recentes
O perigo que rondava o Tribunal de Contas: um ministro com folha corrida. Ele desistiu — felizmente
VÍDEO INTERESSANTE: o que está por trás do estouro das pipocas
ILIMAR FRANCO e o “entusiasmo” de Ciro Gomes por Dilma
Manobra da maioria do governo transforma CPI para investigar roubalheira na Petrobras em instrumento para atingir Aécio e Eduardo Campos
Este é um país em que, para um professor, Valesca Popozuda é filósofa

Tags
Aécio Neves Barack ObamaBarcelona Brasil Copa do Mundocorrupção Câmara dos DeputadosDelúbio Soares DEM democraciaDilma Rousseffditadura Eduardo Campos eleiçõesEspanha Estados Unidos Fernando Collor Fernando Haddad FHCfutebol Geraldo Alckmin Gilberto KassabHugo Chávez inflação Joaquim Barbosa José Dirceu José Genoino José Sarney José SerraLula lulalato mensalãooposição Petrobrás PMDB Polícia Federal PSB PSDB PT Rio de Janeiro Senado Supremo Tribunal Federal São Paulo Venezuela vídeo



Serviços
Tablet
Android
Facebook
Orkut
Foursquare
Twitter
Google+
RSS
Newsletter
Anuncie
Tempo
Cotações
iba
Assine

Assinaturas



Nome: Nasc.: E-mail: CEP: 8x R$ 58,75

Notícias
Brasil
Celebridades
Ciência
Economia
Educação
Esporte
Internacional
Saúde
Vida Digital
RSS
Infográficos
As Listas de VEJA
Saber +
Na História
Em profundidade
Perguntas e Respostas
Conheça o país
Cronologia
Quem é Quem
Testes
Vídeos e Fotos
Vídeos
Galerias de fotos
Galerias de vídeos
Revistas
VEJA
Os livros mais vendidos
Edições especiais
Expediente
VEJA São Paulo
VEJA Rio
Comer e Beber
VEJA na Sala de Aula
Temas
Reportagens, vídeos,
infográficos e cronologia
de assuntos em
destaque no noticiário

Blogs e colunistas
Antonio Ribeiro, de Paris
Augusto Nunes, coluna
Caio Blinder, de Nova York
Felipe Moura Brasil, blog
Fernanda Furquim, séries de TV
Geraldo Samor, mercados
Isabela Boscov, cinema
Lauro Jardim, Radar on-line
Leonel Kaz, cultura
Lucia Mandel, dermatologia
Patrícia Villalba, Quanto Drama!
Paula Pimenta, Fazendo meu blog
Reinaldo Azevedo, blog
Ricardo Setti, coluna
Rodrigo Constantino, coluna
Sérgio Rodrigues,
livros e escritores

Cidades Sem Fronteiras,
Mariana Barros

Parceiros
Contas Abertas
Excelências
Blogs da redação
Impávido Colosso, infográficos
Viver Bem, saúde
VEJA nas Olimpíadas
Maquiavel, política
VEJA Acompanha
VEJA Meus Livros,
literatura

Dez Mais, variedades
Vida em Rede, internet
Acervo Digital, história
+ Tech, tecnologia
Sobre palavras,
Sérgio Rodrigues

Enquetes, opinião
Sobre Imagens, fotografia
Imperdível, variedades
Conversa em Rede, internet
Testes,
conhecimentos gerais

Serviços
Assine VEJA
iba
Busca
RSS
Twitter
Facebook
Orkut
iPhone
Celular
Newsletter VEJA
Fale conosco
Para anunciar
Abril SAC
Aponte erros
Tempo
Cotações
Redes Sociais
Termo de uso
Política de
Privacidade



Editora AbrilCopyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados





A

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905