Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


sábado, 12 de abril de 2014

Porto cubano inaugurado por Dilma vem sendo usado para contrabandear armas para a Coreia do Norte | Implicante













/ blog


Home
Blog
Artigos
Notícias
PIG
Mensalão
Vídeos
Mais
11 DE ABRIL DE 2014
  • Porto cubano inaugurado por Dilma vem sendo usado para contrabandear armas para a Coreia do Norte
  • A revelação veio à tona em relatório de peritos do Conselho de Segurança da ONU publicado em 6 de março desse ano.
Por Marlos Ápyus
Kindle


Desde 2009, após um acordo entre os governos de Brasil e Cuba, o Grupo Odebrecht está construindo na ilha o Porto de Mariel, que já recebeu do nosso país, mediante empréstimo do BNDES, cerca de R$ 2 bilhões. Embora a primeira etapa da obra tenha sido concluída no dia 28 de janeiro de 2014, o local já recebe navios há mais tempo.

De acordo com relatório da ONU, o recém-inaugurado porto foi usado para o contrabando de mais de 200 toneladas de armas para a Coreia do Norte, violando assim sanções internacionais. Segundo o relato, em julho de 2013, o navio norte-coreano Chong Chon Gang foi inspecionado no Panamá, onde, escondidos em sacos de açúcar, foram encontradas armas e itens relacionados, incluindo mísseis e munições, com várias imagens que comprovam a descoberta.


69. Panamanian authorities stopped and inspected the Democratic People’s Republic of Korea-owned and -flagged general cargo vessel Chong Chon Gang (see figure X) on the Atlantic side of the Panama Canal. Concealed under more than 200,000 bags of sugar, they found items believed to be arms and related materiel. (Página 26)


Ainda segundo o relatório, o navio saiu da Coreia do Norte em abril de 2013, foi reabastecido na Rússia e seguiu para Havana pelo canal do Panamá. Não há registros de que ele tenha parado em nenhum outro país além de Cuba entre suas duas passagens pelo canal, na ida e na volta, o que evidencia onde as armas encontradas foram adquiridas.


74. The voyage plan and other ship’s documents show that the vessel departed from the Democratic People’s Republic of Korea on 11 April, refuelled at the Russian port of Vostochny between 11 and 17 April before sailing to Havana via the Panama Canal. No records show the ship stopping at any countries other than Cuba between exiting the Panama Canal on 1 June and its return passage on 11 July. (Página 27)

Essas revelações são preocupantes, sobretudo porque o Brasil tem estreitado cada vez mais sua relação com Cuba, fazendo seguidos empréstimos também para setores agrícola, turístico e de produção de medicamentos. Mas principalmente porque, para driblar Lei da Transparência, o governo brasileiro classificou como “secretos” os detalhes do financiamento do porto de Mariel.


compartilhe


Tópicos Cuba, Dilma, porto de Mariel

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

E-mail *

Site

Comentário*




PUBLICIDADE

Leia Também

Em Cuba, Dilma inaugura porto construído com dinheiro brasileiro e ainda promete mais R$ 700 milhões


Com furos no casco, navio usado na propaganda de Dilma terá de ser consertado no exterior


Ministra dos Direitos Humanos: Campanha paga por fabricante de armas


Os BILHÕES que o PT investe em Cuba e só serão conhecidos em 2027





Enquete


Quem você acha que Lula indicaria hoje para o STF?


  • Saul Goodman, o advogado de Breaking Bad
  • Rosemary Noronha, a Rose, certamente tem algum sobrinho formado em Direito
  • Tarso Genro, o poeta de mão cheia
  • Rui Falcão, o faltão da Assembleia Legislativa
  • Greenhalgh, o advogado dos companheiros
  • O próprio Lula




Ver Resultados

PUBLICIDADE
© 2012 Implicante.org
Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905