Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Números da economia confirmam a crise, mas Dilma usa o Campo de Libra para falar em prosperidade








-








28/10/2013 | Escrito por admin


Pavio aceso – Consultados pelo Banco Central, como acontece semanalmente, economistas e analistas econômicos das cem maiores instituições em atividade no País confirmaram a expectativa de que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), encerre o ano em 5,83%. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (28) pelo BC, para 2014 a projeção de inflação passou de 5,94% para 5,92%. Apesar desses recuos, o mais temido fantasma da economia continua flanando próximo do teto da meta (4,5% ao ano) fixada pelo governo federal.

Os analistas também mantiveram a projeção para a taxa básica de juro (Selic) em 10% ao ano, no final de 2013. Para 2014, a previsão é de que a Selic chegue a 10,25% ao ano. Atualmente, a taxa básica de juro está em 9,5% ao ano.

Há dias, em Minas Gerais, a presidente Dilma Vana Rousseff, ao ser questionada sobre a economia brasileira, disse que é “um copo meio cheio com viés de alta”. A presidente precisa explicar essa teoria aos economistas consultados pelo BC, pois a projeção para o PIB, neste ano, permaneceu em 2,5%, o que pode ser considerado excesso de otimismo. Já para 2014, os analistas reduziram o avanço da economia de 2,2% para 2,13%.

A política econômica do governo é uma sequência de equívocos, muitos deles com a rubrica da própria presidente, mas no Palácio do Planalto ninguém admite a gravidade da crise. A inflação real, aquela que os brasileiros encontram diariamente pelo caminho, já está em 20%, as taxas de juro são absurdas, o consumo vem recuando seguidamente, a inadimplência está em alta, a geração de empregos estagnou, a cotação do dólar está em queda e a indústria nacional sofre uma paralisia.

De olho na reeleição, Dilma continua enganando a opinião pública acerca da realidade da economia. O mais novo ingrediente desse espetáculo de mitomania é o leilão do Campo de Libra, que a presidente tem usado para afirmar que se trata do passaporte para a prosperidade. É bom lembrar que os rendimentos anuais do Campo de Libra a que terá direito a União serão menores do que a arrecadação da extinta e enfadonha CPMF.






Link para esta matéria: http://ucho.info/?p=75972





Últimas notícias


Matérias relacionadas



© 2013 Ucho.Info.

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905