Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Véspera do dia dos professores, lembremo-nos de Paulo Freire!


-





















Frei Clemente Rojão



Ortodoxia Católica sem Frescuras!




A misericórdia é grande, mas a penitência é braba!





























segunda-feira, 14 de outubro de 2013



Paulo Freire, o Grande


Em homenagem ao dia dos professores, duas rapidinhas sobre o genial Paulo Freire:



***




"Aluno é uma palavra de origem latina que significa SEM LUZ. Pedagogicamente não deve ser mais utilizada, pois, segundo Paulo Freire, toda criança traz consigo uma bagagem, portanto ela não é um papel em branco onde o professor irá escrever novos conteúdos."


O texto acima apareceu num fórum internético e foi considerado a melhor resposta à seguinte questão: "Qual é a origem da palavra aluno?". Reproduzo-o aqui porque, com sua marra politicamente correta, ele dá uma boa ideia da razão pela qual essa velha e furadíssima lenda etimológica tem vivido um momento de ouro nos últimos anos, circulando pela internet – inclusive em sites supostamente respeitáveis – em formulações parecidas com esta, que transcrevo de forma literal:


"A palavra "aluno" tem origem no latim, onde 'a' corresponde a "ausente ou sem" e 'luno', que deriva da palavra 'lumni', significa "luz". Portanto, aluno quer dizer sem luz, sem conhecimento."


Não é nada disso. Aluno veio do latim alumnus, "criança de peito, lactente, menino" e, por extensão de sentido, "discípulo". O verbo ao qual se liga é alere, "fazer aumentar, nutrir, alimentar". Uma consulta simples a qualquer dicionário etimológico resolveria a questão.


Curiosamente, isso parece estar fora do alcance de muita gente envolvida em atividades pedagógicas, campo em que a asneira tem vicejado. O fermento que nutre a desinformação é ideológico: a falsa etimologia, afinal, denunciaria a visão estreita da pedagogia que se recusa a ver o estudante como um igual do professor, alguém que tem tanto a ensinar quanto a aprender, coisa e tal.


O irônico é que, com professores assim, isso acaba sendo verdade, ainda que pelas razões erradas.


***


Nota do Frei: Na ainda imbatível tradução da Ilíada de Manuel Odorico Mendes, Aquiles é chamado de "aluno de Jove". Por estes motivos mesmo. Ele foi nutrido por Júpiter. Mas foi aluno de Quíron :) 



***


Não posso deixar de citar um trecho delicioso de Olavo de Carvalho falando sobre este gigante da educação nacional


"Não digo isso para criticar a nomeação póstuma desse personagem como "Patrono da Educação Nacional". Ao contrário: aprovo e aplaudo calorosamente a medida. Ninguém melhor que Paulo Freire pode representar o espírito da educação petista, que deu aos nossos estudantes os últimos lugares nos testes internacionais, tirou nossas universidades da lista das melhores do mundo e reduziu para um tiquinho de nada o número de citações de trabalhos acadêmicos brasileiros em revistas científicas internacionais. Quem poderia ser contra uma decisão tão coerente com as tradições pedagógicas do partido que nos governa? Sugiro até que a cerimônia de homenagem seja presidida pelo ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, aquele que escrevia "cabeçário" em vez de "cabeçalho", e tenha como mestre de cerimônias o principal teórico do Partido dos Trabalhadores, dr. Emir Sader, que escreve "Getúlio" com LH. A não ser que prefiram chamar logo, para alguma dessas funções, a própria presidenta Dilma Rousseff, aquela que não conseguia lembrar o título do livro que tanto a havia impressionado na semana anterior, ou o ex-presidente Lula, que não lia livros porque lhe davam dor de cabeça. "

OAAO

OAAO



Reações: 


Um comentário:


CADA POVO TEM OS EDUCADORES QUE MERECE!
Paulo Freire é uma neoplasia maligna que adentrou o magistério docente nacional, e com suas raízes marxistas foi um dos maiores responsáveis pela falência da Educação no Brasil.
Se o ensino era ruim o suficiente, agora piorou, pois uma lei decretou que doravante será o patrono da (des)educação brasileira.
Paulo Freire, a não ser um esquerdista insano que defendia luta armada, escreveu um monte de idiotices em seus livros de uma boçalidade ímpar; é tido como educador, sendo que seus livros não falam do processo ensino-aprendizagem, não orientam o professor, não expõem a importância da família e nem sugestões para uma melhoria do cenário educacional. Seus livros apenas são cartilhas marxistas, num tempo onde o próprio marxismo já era anacrônico. Se bem que marxismo de fato nunca existiu, salvo na mente dos maconheiros das facurdadis de (pseudo)ciências Humanas que povoa a USP ou outro retiro de viciadinhos burgueses, que atacam o capitalismo tuitando com iPhones e usando calça de grife, mas sempre se arvorando como "defensores" dos pobres e dos "trabalhadores", como eles!
Aquele livreco chamado "Pedagogia do Oprimido" é um libelo de tudo que não deveria ser usado, em que tudo resulta numa questão de luta de classes... 
Que sobrou disso? Professores idiotizados, nada mais, doutrinadores esquerdistas que pessoas imbuídas em ensinar; afinal, qual seu papel no cenário educacional? Nenhum, a não mandar se reescreverem livros, dicionários etc., dentro das novas normas ideológicas dos malucos marxistas, na NOVILINGUA DO PT, conf. na net., em que "ensinam" apenas como se comportar frente às exigências do deus-Estado e de seus ideólogos comunistas. 
Verifiquem as diferenças radicais entre Paulo Freire e Içami Tiba.
Eis a receita de Paulo Freire para afundar ainda mais o Brasil esgoto adentro, logicamente, para que esse projeto de destruição social perpetue, contando com os votos dos anti cristãos e alienados eleitores do PT!
Responder












Links para esta postagem




Ano de Nosso Senhor de MMXIII
"A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê" (Hb 11,1)



Nosso Pai Fundador
Santo Amúlio da Sogdiana



Para os Curiosos



Pesquisar neste Blog








Em Obediência e Comunhão com o Papa

Tu es Petrus!



Em comunhão (quando dá) com
Sua Excelência Reverendíssima Dom Tersites Wilson Câmara Marques de Montfort, Bispo da Diocese de Anhangá-Açu



Frei Rojão no Twitter @FClementeRojao




Comentários




Frei Rojão no Facebook





Ocorreu um erro neste gadget



Atendimento Virtual

Dúvidas? Heresias? Cismas? Ou não muito?

* O único doutor da Igreja que seu pároco cita é Leonardo Boff?
* O grupo de música paroquial é quem decide o que se segue ou não no missal?
* O bispo diocesano não te ouve e acha que tudo vai bem?
* As paróquias estão vazias e os evangélicos só aumentam?
* A sua missa dominical mais parece um show do NxZero?
* Você sente que os seminaristas são meio... hum... assim... delicados?
* Na catequese te ensinaram que Santo Daime e Eucaristia são equivalentes?
* Para você, Quaresma é o outro nome complicado do tempo da Campanha da Fraternidade?
*Você aceita o Concílio de Nicéia, mas nega o Vaticano II e não vê nenhuma contradição nisso?
* Sente-se um excluído por não rezar ainda para São Hélder Câmara?
* A sua espiritualidade consiste em repetirXIRALALAIA XIRALALAIA XIRALALAIA e dizer que é oração?
* Tem a ilusão de que antes do Vaticano II havia uma idade de ouro na Igreja e tudo se corrompeu depois?
* " Confissão??? Ainda existe isso??? "
* Seu bispo não vê contradição nenhuma em apoiar o governo abortista da Dilma Rousseff e ser católico?

Escreva para o Frei: freirojao@gmail.com - Ombro amigo mas coice certeiro. Deus é paciente, já o Frei nem tanto.

E, pela milésima vez, não contem seus pecados por e-mail, que a confissão só vale presencial!!!





Ordem Terceira Amuliana




Arquivo

2013 (318)
Outubro (15)
Setembro (33)
Agosto (37)
Julho (36)
Junho (32)
Maio (10)
Abril (22)
Março (52)
Fevereiro (29)
Janeiro (52)
2012 (212)
2011 (73)
2010 (127)



Repudiamos o trabalho escravo bolivariano!



Palavras-Chave
desculpas mundanas (53)tempos ruins (52) práticas esdrúxulas (47) depravação(46) clero (39) história (21) O chefe dos católicos (19) Arquitetura da Destruição (18) apologética (17) Salomé(16) conselhos (16) hipocrisia (16) politica(16) PresidANTA Dilma figa (15)perseguição à Igreja (15) sindicalismo gay(14) Jornada Mundial da Juventude 2013(12) Diabo (11) Ordem Amuliana (11) avisos paroquiais (11) catequese (11) Conclave (10)CNBB (9) cisma (9) liturgia (9) vocacional (9)intrigas paroquiais (8) politicamente correto (8)teologia da Libertação (8) teoria da conspiração(8) Nota do Frei (7) Memento Mori (6) Teologia da Libertaçao (5) consultório sentimental (5) Islã(4) Política (4) Retiro (4) eleições (4) exegese (3)teologia (3) Chalita (2) Chavez morto (2) Filosofia(2) O "chefe" dos católicos (2) hagiografia (2) Egito(1) Paulo Freire (1) ateísmo (1) dogma (1) escravos cubanos(1) meta-posts (1)



216,463





















Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905