Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


domingo, 24 de novembro de 2013

‘Bom dia a cavalo’, por Dora Kramer








-

VEJA
/ Blogs e Colunistas







24/11/2013 às 18:43 \ Opinião



Publicado no Estadão deste domingo

DORA KRAMER


Como qualquer cidadão, partido, entidade, meio de comunicação, sindicato, movimento, grupos organizados em geral, o PT dispõe de liberdade para dizer o que quiser e sempre fez uso dessa prerrogativa com estridência.

Não raro em contraposição aos fatos, muitas vezes ao modo de maquiagem da realidade ─ como faz, mais uma vez, o ex-presidente Lula da Silva ao dizer que a lei no Brasil “parece que só se aplica ao PT”─, mas é um direito que lhe assiste.



Até criou dois países diferentes, o “nós” e o “deles”, para simplificar a conexão com a sociedade, cuja maioria por um bom tempo nem percebeu que os “eles” de ontem estavam perfeitamente integrados ─ para não dizer encastelados – no Brasil que na fantasia petista não tem 513 anos; nasceu em outubro de 2002, com a eleição de Lula para presidente.

Mas, digamos que toda fabulação tenha um limite. Se ultrapassado, expõe os fabuladores ao risco do efeito bumerangue. Ocorre quando suas narrativas, por assim dizer, alternativas, se voltam contra eles próprios.

É o caso da recente ofensiva contra o Supremo Tribunal Federal, acusado por dirigentes e parlamentares de partido de agir ao arrepio da lei. Ora, isso só acontece em regimes de exceção, ditaduras.

Estaria o PT se dando conta de que para defender companheiros presos diz que o país que comanda há 11 anos vive sob a égide de uma Justiça discricionária, situação contra a qual essas autoridades jamais se insurgiram? Ao contrário, compuseram a Corte onde ao menos duas vagas lhes foram franqueadas por aposentadorias antecipadas e dela esperavam uma compensação.

O discurso do PT atual já não ficaria bem se o partido fosse oposição. Sendo situação, soa a autoflagelação tão involuntária quanto imprudente e pouco inteligente.

Um governo reverente à democracia não convive com um Poder Judiciário arbitrário sem que no mínimo faça algum movimento em prol do retorno da instituição à legalidade. Se não faz, compactua ou é submisso a essa deformação.

Vamos à mais recente fala de Lula, que havia prometido nada dizer sobre até o julgamento dos recursos pendentes. A lei aplica-se apenas ao PT? Não condiz com a verdade. À ela: só no processo do mensalão foram condenados integrantes das cúpulas do PTB, PL (hoje PR), dois deputados do PP e um ex-líder da bancada do PMDB na Câmara. Além de assessores de três dessas legendas.

Por outros motivos políticos do DEM foram presos (embora não definitivamente), como o ex-governador José Roberto Arruda ou o ex-senador Demóstenes Torres, cassado pelo Senado e indicado pelo Ministério Público de Goiás por corrupção.

Dois parlamentares recentemente condenados pelo STF, deputado Natan Donadon e senador Ivo Cassol, tampouco pertenciam ao PT. O primeiro foi do PMDB e está sem partido e o segundo é do PP.

Acrescentem-se os vários governadores que tiveram mandatos interrompidos pela Justiça Eleitoral devido a abusos do poder econômico durante as respectivas campanhas. Entre eles um do PSDB.

E por falar em tucanos, está nas mãos do Supremo a ação contra o deputado, ex-governador de Minas e ex-presidente do PSDB, Eduardo Azeredo, com a perspectiva de ser julgada ainda em 2014. Acusação? Peculato e lavagem de dinheiro.

Por essas e várias outras que a memória não alcança e que mediante pesquisa acurada seriam muitas mais, não se pode dizer que só há infratores da lei no PT. Da mesma forma e por isso mesmo é falso afirmar que a lei no Brasil só vale para o PT.

O que existe, sim, é maior repercussão. Primeiro pela dimensão, segundo pela falta de cerimônia do esquema, e terceiro porque se trata do partido no poder, cuja conquista deu-se em boa medida por uma trajetória construída no altar da defesa da ética e dos bons costumes na política e adjacências.



Links Patrocinados

A terra sagrada tem tudo - praia gastronomia fina,história e cultura

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Nome (obrigatório)

Email (não será publicado) (obrigatório)






36 Comentários



antonio,ex-petralha - 

24/11/2013 às 18:43


Dora,boa tarde.Sei que o seu oficio e outros da imprensa é comentar sobre os fatos, as falas,o agir, das pessoas,notadamente as mais influentes.Tudo bem.Entretanto em se tratando de Lula é bom refletir mais sobre os motivos de suas falas.Todos sabemos que ele é um falastrão contumaz e uma pessoa que se projetou falando e agindo para estar em evidência.Para conseguir os holofotes fala qualquer coisa que leve a uma polêmica estéril.Falar que a justiça só age contra o PT é baixar o nível para agradar a turba desinformada e chula.Dora, não caia na rede deste cara.Ele não merece uma letra de sua análise.O que ele quer é confundir a platéia ignorante e tirar proveito disso.Diga pra ele:”cala a boca suja,MOLUSGO.




Jayme Guedes - 

24/11/2013 às 17:54


” Parece que a lei no Brasil só se aplica ao PT” (Lula). Uma declaração como essa, no contexto em que é proferida, enseja indagações verdadeiramente relevantes: como o destinatário dessa mensagem é visto pelo seu remetente; a que categoria intelectual pertence o destinatário de uma mensagem como essa; e, finalmente, qual é o futuro da nação na qual o percentual dos destinatários dessa mensagem no conjunto da população passa dos 75%? As respostas, todas óbvias, deixam claro que a ameaça para o futuro do Brasil não vem do remetente da mensagem, mas dos seus destinatários.




jose carlos elorza - 

24/11/2013 às 17:49


A verdade é uma só ……A ELITE EMPRESARIAL DO BRASIL BLINDOU O LULA…..ESTÃO GANHANDO MUITO DINHEIRO PERGUNTE PARA OS BANQUEIROS?




adriano hugo - 

24/11/2013 às 17:46


O certo seria,as maiores penas,deveriam ser apliadas ao Dirceu e Genoino,pois eram os mandantes do eskema!Nao foi o caso,foram beneficiados,entao essa choradeira nao tem sentido!




jair sergio de moraes - 

24/11/2013 às 17:44


Mas o erro não é do PT nem do Lula, o erro é dos jornalistas que os tratam como democratas coisa que eles não são, nunca ficarão contentes com nada que seja contra suas opiniões e seus projetos de poder, são ditadores convivendo numa democracia frágil a qual estão tentando destruir, capice?.




Tarciso - 

24/11/2013 às 17:43


Se fosse assim ele deveria ter sido impedido quando do escândalo do mensalão.




Marcia - 

24/11/2013 às 17:42


Só que tem que os eleitores dos petralhas não sabem disso e nem querem saber. Vão reelegê-los e os brasileiros de bem vão continuar o seu calvário, nesta Banânia.




Rodrigues - 

24/11/2013 às 17:35


No vácuo dos teus torpedos, emendo, esse “cidadão”, é tão seletivo que trabalhadores para ele é somente empregado de montadoras, mas ele, é a cara do Brasil, analfabeto, fanfarrão, carnavalesco, subserviente e único acidental do ocidente.




ivana - 

24/11/2013 às 17:30


Gente magnífico artigo da Dora Kramer. E ela lembra ao final que o pt antes de estar no governo vivia de atacar tudo e todos acreditando ser o mais honesto, o mais puro, o mais correto,etc,etc. Ao se tornar governo esqueceu de tudo e é o que vemos hoje…..




G. Carvalho - 

24/11/2013 às 17:22


Não fosse pelas virtudes aglutinantes do Diário Oficial, que é da U n i ã o, a Nomenklatura da Esquerda Nominal (NEN) exibiria mais trincas que a Oposição, debilitada, como se sabe, pela política do fígado e pelo narcisismo pueril, causas próximas de desidratação e de naufrágio voluntário, respectivamente.
Os comunistas residuais aboletados na NEN — atarantados com a queda do Muro de Berlim e atordoados com o sumiço da chamada Linha Albanesa — sentem-se perturbados pelo capitalismo selvagem da China e o Vietnam, cujos povos enfrentam problemas enormes de contaminação do ar e da água. Resta à NEN, como tenho frisado, o consolo de aderir, ao menos espiritualmente e com alguma sorte, à notória dinastia da Coreia do Norte. Um prato e tanto para quem sonha com algum tipo de regime autocrático.
A confusão ideológica da NEN persiste. Pode talvez melhorar com tratamento psicológico intensivo, tendendo, porém, a esvaecer apenas com o mudar de uma geração, como previsto por Thomas S. Kuhn ao tratar da eventual superação de cosmovisões, preponderantes em dado momento. O desfile de asneiras da NEN, portanto, se manterá por algum tempo, apesar da fadiga provocada por tantos anos de um governo que se distingue somente pela mais absoluta falta de distinção.




Alvaro - 

24/11/2013 às 17:20


Muito bom!




Sidnei - 

24/11/2013 às 17:05


Pt símbolo da impunidade no Brasil! E o pt chegou ao poder lutando contra a corrupção, e o que vemos hoje? A corrupção se tornando uma epidemia no Brasil. E o que fazem pra combate-la? ”NADA!”




FM - 

24/11/2013 às 16:37


A LEI… …E OS FORA DA LEI da capa de Veja desta semana é muito significativa pois mostra que o bem não precisa de propaganda e de poses enganosas enquanto o mal está explícito com gestos apelativos apropriados a sua natureza. Olhem, está na cara. Além disso a revista nos brinda com um coquitel do mestre Augusto Nunes falando sobre o livro do Professor Marco Antônio Villa. Está demais esta Veja.




Ronaldo Benvenga - 

24/11/2013 às 16:33


Ser petista é ser mentiroso, corrupto e incompetente. Além de atentar contra a democracia.
A jornalista Dora Kramer tem um estilo seco e direto, sem filigranas. Já dom Lula Corleone, só abra a boca para dizer asneiras.




Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões - 

24/11/2013 às 16:29


PAULO HENRIQUE AMORIM!
PHA acusa Brasil 247 de ser mídia do Daniel Dantas; Attuch se defende




petista arrependido - 

24/11/2013 às 16:22


Quem dá bom dia a cavalo,acaba dormindo com jegue!!!




Fora PT/PMDB!!! - 

24/11/2013 às 16:17


CORREÇÃO: “… omitiu que as tais leis NÃO são as de mercado…”.




Fora PT/PMDB!!! - 

24/11/2013 às 16:11


Lula, pela primeira vez na história, parece ter razão quando afirma que “as leis só se aplicam ao PT”.
Porém, omitiu que as tais leis são as “de mercado”, onde ele é um dos principais beneficiados ganhando milhares de Reais por cada “palestra” proferida.
Talvez, esteja pensando em atuar no ramo de LAVANDERIAS, não é mesmo?




FM - 

24/11/2013 às 16:06


Dora Kramer ao discorrer sobre a falação de Luiz Inácio não leva em consideração que esse falastrão não fala para os leitores que leem e entendem sua coluna mas sim para aqueles que entendo ou não o que ele fala o aplaudem. É o gogó movido a palmas e cinismo que promove o delirírio coletivo. Aulicos bem pagos e ignorantes mal pagos se extasiam.




angelo - 

24/11/2013 às 16:00


Senhores,Bom texto,a verdade é que neste País,se
vive uma época do vale-tudo,mentiras deslavadas,
corrupção,subserviência vergonhosa,partidos podres,
que fazem do Brasil uma vergonha,subjugo da
imprensa através de jogo financeiro,uma Justiça
morosa políticamente,com infiltração de pelegos
para deturpar o aspecto criminoso de meliantes da
quadrilha,com defesas a cada dia mais hilárias,a
querer enchovalhar libelos acusatórios,com garra
e obstinação de verdadeiros atores de Circo neste
País,que a cada dia nos causa mais indignação.




YVES HUBLET cover - 

24/11/2013 às 15:54


Essa corja do PT tá precisando de umas massagens como essa:http://www.youtube.com/watch?v=yV81wDaNfIE




Bruno Sampaio - 

24/11/2013 às 15:26


Os acaras foram estremamente bonzinhos com o PT e ele ainda reclama?
E o Lulinha?
E o Celso Daniel?
E a Rose?
E os ministros, demitidos no atacado, sempre após denúncias da imprensa?
É mesmo um Rei! Reclama de barriga cheis!
Obs: o artigo anterior, ” na marra” está dando “página não encontrada”. Se der, corrijam isso, por favor. Abraços.




marcelo aranha de sousa pinto - 

24/11/2013 às 15:26


“Na minha próxima vida, quero viver de trás para a frente… começar morto, para despachar logo o assunto.

Depois, acordar num lar de idosos e ir-me sentindo melhor a cada dia que passa.

Ser expulso porque estou demasiado saudável, ir receber a reforma e começar a trabalhar, recebendo logo um relógio de ouro no primeiro dia.

Trabalhar 40 anos, cada vez mais desenvolto e saudável, até ser jovem o suficiente para entrar na faculdade, embebedar-me diariamente e ser bastante promíscuo.

Depois, estar pronto para o secundário e para o primário, antes de me tornar criança e só brincar, sem responsabilidades. Aí torno-me um bebé inocente até nascer.

Por fim, passo nove meses flutuando num “spa” de luxo, com aquecimento central, serviço de quarto à disposição e com um espaço maior por cada dia que passa, e depois “puff” desapareço num orgasmo!”

(autor desconhecido)




Alvaro - 

24/11/2013 às 15:24


Lula fala besteiras sabendo que está falando besteiras e, ainda, sabendo que tem três platéias cativas: os esquerdiotas, que neçepaiz se contam aos milhares, os milhões de analfabetos que creem nas sandices e nas mentiras do Nove Dedos e a imprensa, que espalha seus seus relinchos a.




Edmilson Borges da Silva - 

24/11/2013 às 15:14


Meu Deus, até quando ouviremos falar de PT? Livre-nos, Senhor!




freed - 

24/11/2013 às 15:12


O PT roubou,o PT roubou,o PT roubooou
O PT roubou,o PT roubou,o PT roubooou
O PT roubou,o PT roubou,o PT roubooou




juscelino - 

24/11/2013 às 15:10


O fato dele ter dito “parece que só se aplica ao pt”, na verdade na mente doentia dele há a certeza(não parece) e a despeito de outros terem sofrido os rigores(piquititin, piquititim, mas sofreram) da lei, de que os petralhas não poderiam ser punidos aliás nem serem suspeitos. um negócios que se vê nessa turma é que no fundo no fundo são todos doentes em potenciais para serem tratados num juquirí da vida. são todos obcecados, raivosos, rancorosos e cínicos.




Guilherme Coutinho - 

24/11/2013 às 15:05


Se caluniar, difamar e injuriar, na boca do Lula ou de qualquer outro falastrão, é um direito, o artigo da Dora é uma ODE ao petralhismo, que mataria de inveja o Horácio da Roma Antiga…




Reginaldo de Souza-Regi - 

24/11/2013 às 14:46


Veja o quanto o chefe do mensalão tem a cara de pau ele de graças a Deus não esta preso porque a justiça e conivente com esse senhor todos os brasileiros de bom senso e um puoco de entedimento sabe que ele Lula era o chefe do mensalão ou melhor o chefe da quadrilha se isso tivesse sido no governo de FHC ele FHC tinha perdido o mandato ele devia bota a mão para o ceu e todo dia resar por joaquim barbosa e o STF não ter incluido ele no processo pele dominio do fato.




Geraldão - 

24/11/2013 às 14:25


Bingo. Concordo totalmente com a análise.




André de sapato novo - 

24/11/2013 às 14:07


Parafraseando o atual técnico do Corinthians, Tite: “fala muito”!




Luis R N Ferreira - 

24/11/2013 às 13:23


Maria Aparecida (12:50) tem toda a razão. A grande injustiça desta história foi Lula, o grande articulador do chamado mensalão, não ter sido responsabilizado. Como o malandro escolado da crônica policial, que escapou do fragrante pulando o muro dos fundos, devia agora ficar bem quietinho para não levantar a lebre e mudar de assunto quando a conversa tomasse o rumo da Papuda.




cumpanheiro - 

24/11/2013 às 13:20


Elle foi mal interpretado, está com medo da JUSTIÇA chegar ao verdadeiro chefe do mensalão, o maior beneficiado do esquema, rico e livre da cadeia, se não se aplicar mais ao PT: elle não será mais pego com os desdobramentos do julgamento da sofisticada quadrilha,condenados pelos juízes do STF, ainda existem outros processos judiciais. A dilma quer mais que os mensaleiros continuem sendo enjaulados e a deixem em paz, principalmente, o apedelta.




Reynaldo-BH - 

24/11/2013 às 13:11


A Dora acerta 10 em 10! Desta vez errou. Acontece.
O PT está dando bom dia a muar!
Os cavalos são mais nobres e relincham.
Lula zurra! E com ele, os da tropa de mulas!




Maria Aparecida - 

24/11/2013 às 12:50


Se a lei e a justiça fossem feitas esse indivíduo teria perido o mandato lá no inicio do mensalão e certamente ele, como chefe da quadrilha, estaria preso até hoje.




Sonia A. S. - 

24/11/2013 às 12:50


Maravilha de coluna – Dora Kramer é exemplar. Fico entusiasmada com essa clareza de pensamento, que permite a qualquer pessoa que leia entender. Mesmo sendo do PT.




Destaques


Enquete


Qual destes casais merece desfilar no Carnaval de 2014 como mestre-sala e porta-bandeira da Escola de Samba Unidos da Papuda?

Edison Lobão e Dilma Rousseff
Mercadante e Marta Suplicy
Sarney e Maria do Rosário
Collor e Marilena Chauí
Lula e Ideli Salvatti
Rui Falcão e Rose Noronha




Opinião

Grandes Textos

Entrevista

Direto ao Ponto

Feira Livre

Vale Reprise

Feira Livre

Homem sem Visão

Mais recentes

◄ 
● 
● 
● 
● 
● 
+ Lidas
◄ 
● 
● 
● 
● 
● 
● 
● 

Sanatório Geral


'É por conta do nosso sucesso. É por conta do ódio disseminado contra nós".Lula, durante encontro de prefeitos e vices do PT, explicando que os companheiros presidiários da Papuda foram condenados não por serem corruptos juramentados, mas porque os ministros do STF sentem inveja de uma quadrilha encarada com respeito até pelos concorrentes, como o PCC e o Comando Vermelho.. 


(clique aqui e confira outras frases)

Imagens em Movimento

Feira Livre

Opinião

Direto ao Ponto

História em Imagens

Baú de Presidentes

O País quer Saber

Arquivos

NOVEMBRO 2013STQQSSD« out 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
25 26 27 28 29 30 


Mais comentados

Augusto Nunes no


• O que é?



Categorias


Serviços

Assinaturas

VEJA
20% de desconto 
9 x R$ 49,90

SUPERINTERESSA...
6 meses gr�tis 
12 x R$ 15,16

CARAS
26% de desconto 
6 x R$ 69,90

EXAME
6 meses gr�tis 
12 x R$ 34,45
Veja outras assinaturas, clique aqui.




Nome: Nasc.: E-mail: CEP: Apenas 9x R$49,90

Saber +
Serviços
Aponte erros


Editora AbrilCopyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905