Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


terça-feira, 15 de abril de 2014

André Vargas decide renunciar ao mandato de deputado federal - Terra Brasil




















Entrar







1
evento ao vivo









14 de abril de 2014 • 19h19 • atualizado às 20h16

André Vargas decide renunciar ao mandato de deputado federal

Acusado de envolvimento com doleiro preso, o petista já havia anunciado a saída da vice-presidência da Câmara

Fernando Diniz
Direto de Brasília






15
comentários

Deputado André Vargas
Foto: José Cruz / Agência Brasil

Pressionado pelas denúncias de ligação a um doleiro preso pela Polícia Federal, o petista André Vargas (PR) decidiu renunciar ao mandato de deputado federal, informou a assessoria do parlamentar nesta segunda-feira. O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abriu, na semana passada, processo para investigar a conduta do parlamentar. O petista deve apresentar a carta de renúncia amanhã.

Vargas admitiu ter viajado com a família, nas férias, em um jatinho pago pelo doleiro Alberto Youssef, preso pela Operação Lava Jato, que investigou um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões. Mensagens interceptadas pela PF sugerem que ele teria ajudado o doleiro a fechar um contrato da empresa Labogen com o Ministério da Saúde. 



O jornalista Ricardo Weg, amigo do parlamentar, anunciou a renúncia já na condição de ex-assessor, já que o deputado dispensou os funcionários. "Na condição de ex-assessor de comunicação e amigo do deputado federal André Vargas, confirmo que o mesmo renunciará ao mandato de deputado federal", escreveu.

Em meio às denúncias, Vargas já havia decidido renunciar à vice-presidência da Câmara dos Deputados e pedido licença de 60 dias do mandato. Com a renúncia após a abertura do procedimento no Conselho de Ética, o petista ficará inelegível por oito anos, com base na Lei daFicha Limpa. 

SAIBA MAIS








publicidade


Apesar de ter anunciado que deixaria à vice-presidência da Câmara, André Vargas até hoje não formalizou a decisão na Secretaria-Geral da Mesa. Oficialmente, ele continua a ocupar o segundo cargo mais importante da Casa.

A renúncia prevista para amanhã não impede o julgamento do processo no Conselho de Ética. O relator do caso, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), explicou que a decisão não teria efeitos administrativos. O suplente, por exemplo, não seria convocado até a tramitação do processo no colegiado e eventual votação de perda de mandato no plenário.

Na semana que vem, o Conselho de Ética deve decidir se o processo contra o parlamentar deve ou não ter andamento no colegiado. Delgado já adiantou que apresentará um parecer pela existência de indícios suficientes para sustentar os trabalhos, mas caberá aos integrantes validar a decisão.

A partir daí, serão colhidas provas e depoimentos sobre a conduta do parlamentar. "O processo não vai para o arquivo, antigamente o processo ia para o arquivo. A renúncia não extingue o processo no Conselho de Ética", disse o deputado, que também foi responsável pelo caso de José Dirceu em 2005, após o escândalo do mensalão.

Os documentos que ligam André Vargas e Alberto Youssef foram encaminhados pela Justiça Federal do Paraná ao Supremo Tribunal Federal (STF), que tem competência para eventualmente julgar fatos envolvendo deputados federais. Ao encaminhar os documentos, o juiz Sérgio Moro considerou ser "prematura" a afirmação de que a relação "teria natureza criminosa".

Terra







15
comentários









COMPARTILHAR


Belford Roxo
MIN
20°C
22
º
MAX
24°C

Céu encoberto


cidade atual:Belford Roxo


cancelar




COMPARTILHAR

COMPARTILHAR

COMPARTILHAR

COMPARTILHAR

COMPARTILHAR




COMPARTILHAR


COMPARTILHAR

COMPARTILHAR

COMPARTILHAR
Publicidade


IBOVESPA-0,52%
MERVAL-1,09%
IMC300,36%
NASDAQ CMP0,87%
DOW JONES0,91%


COMPARTILHAR

COMPARTILHAR





COMPARTILHAR





Terra no mundo

© COPYRIGHT 2014, TERRA NETWORKS BRASIL S.A.
















Explore o menu e a buscapara encontrar os assuntos que você procuratá certo, valeu!QUERO SABER MAIS SOBRE ONOVO TERRA

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905