Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


sábado, 19 de abril de 2014

Mudanças no Facebook diminuem alcance "espontâneo" de posts das fanpages - Notícias - Tecnologia








Assine 0800 703 3000
SAC
Bate-papo
E-mail
BOL
Notícias
Esporte
Entretenimento
Mulher
Rádio
TV UOL
Shopping




Direto ao assunto>Feriado.Naufrágio na Coreia.Crise na Ucrânia.Eleições 2014.Mega-Sena.Zé Simão

notícias Tecnologia
ÚLTIMAS
CIÊNCIA
COTIDIANO
ECONOMIA
INTERNACIONAL
JORNAIS
OPINIÃO
POLÍTICA
RJ
SAÚDE
TECNOLOGIA
+ CANAIS




Facebook
INTERNET
REDES SOCIAIS
TWITTER
Mudanças no Facebook diminuem alcance "espontâneo" de posts das fanpages
COMENTE


Ana Ikeda
Do UOL, em São Paulo16/04/201406h00





Comunicar erroImprimir



Reprodução

Um estudo mundial indica que o alcance orgânico - número de pessoas que veem um post sem ser por publicidade paga - tende em breve a chegar a zero

Empresas, blogs e usuários comuns que mantêm páginas no Facebook notaram nos últimos meses uma queda significativa no alcance dos posts, até então exibidos no feed de notícias dos seus seguidores. Ao UOL, a rede social afirma que isso é uma tendência "natural" devido ao grande crescimento no número de usuários e páginas na plataforma. A companhia também negou que a mudança no algoritmo tenha ocorrido para "forçar" a compra de publicidade.

Já os especialistas em comunicação dizem que a queda coincide com a mudança feita pelo Facebook na "fórmula" que filtra os posts mostrados aos usuários. Mas também apontam erros nas estratégias das fanpages na busca por fãs.

Um estudo mundial feito pela agência de publicidade Social@Ogilvy indica que o alcance orgânico – número de pessoas que veem um post sem que isso tenha sido consequência de publicidade paga – tende em breve a chegar a zero, no caso específico de páginas de marcas.

A taxa era de cerca de 12% em outubro de 2013, mas caiu para 6% em fevereiro deste ano. Ou seja, as fanpages analisadas na pesquisa tiveram uma queda de quase 50% de alcance orgânico. O levantamento foi feito com 106 fanpages que, juntas, possuem 48 milhões de fãs.
Divulgação/Ogilvy Brasil
Dados da Ogilvy Brasil divulgados em março de 2014 mostram que tendência de queda no alcance dos posts de marcas se repete no país



No Brasil, a situação é ainda pior: além da queda contínua do índice, o alcance orgânico das páginas é menor que a média mundial, também segundo o estudo da Social@Ogilvy, dessa vez com as 30 maiores fanpages nacionais de marcas. A taxa, que era de 9,49% em outubro de 2013, caiu para 4,68% em fevereiro deste ano.

Embora o estudo tenha sido feito com fanpages de marcas, administradores de páginas de blogs, piadas e conteúdo consultados pelo UOL também verificaram a diminuição do alcance orgânico de seus posts.

Disputa por espaço
Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas os posts no seu feed de notícias do Facebook não aparecem ali aleatoriamente. A rede social está constantemente atualizando seus algoritmos, cálculos automáticos que ajudam a filtrar e destacar o conteúdo que é mais relevante para você – e só você.

Ou seja, as histórias que aparecem ali no seu Facebook não serão mostradas na mesma ordem nem com o mesmo destaque no feed de um amigo, por exemplo. Isso porque essa "fórmula" é calculada a partir das suas curtidas e interações com o conteúdo. Ainda assim, ela não é infalível: você ainda vê posts desinteressantes (seja pelo seu conteúdo ou pela sua fonte).
Alcance orgânico médio: mundo e Brasil

Mundo 12,05% (Outubro - 2013)

Mundo 6,15 % (Fevereiro - 2014)

Brasil 9,49% (Outubro - 2013)

Brasil 4,68% (Fevereiro - 2014)
Fonte: Ogilvy Brasil



Em agosto de 2013, o Facebook anunciou a criação de um novo algoritmo para "mostrar o conteúdo certo para as pessoas certas no tempo certo". Na época, a empresa afirmou que o impacto para a maioria das páginas seria "pequeno" e, para aquelas que já dispunham de um bom engajamento dos fãs, "poderia haver aumento no alcance."

Em dezembro, uma nova atualização do algoritmo ocorreu para dar mais destaques a notícias postadas na rede social e fazer "saltar" para o topo do feed histórias de amigos que recebiam comentários. Foram após esses ajustes que as fanpages começaram a notar a queda no alcance dos posts.

Mais curtidas

Embora o alcance do conteúdo tenha caído, o número de curtidas nas páginas em um ano cresceu 50%, segundo dados do próprio Facebook. Isso ocorreu, de acordo com Camila Fusco, diretora de comunicação do Facebook no Brasil, porque há um número muito maior de usuários e marcas disputando um único espaço – o feed de notícias.
Divulgação
Daniel Tártaro, da Ogilvy no Brasil, a queda força as equipes de marketing a planejarem melhor suas estratégias de branding



"O usuário tem possibilidade de receber 1.500 tipos de conteúdo entre post com texto, fotos, vídeos e anúncios. Mas, com base nas relações mais fortes que ele tem na rede, o algoritmo entende que ele deve mostrar apenas os principais. Nisso, só 300 histórias aparecem de fato no feed", diz Camila.

Daniel Tártaro, diretor de integração digital da Ogilvy no Brasil, avalia que essas mudanças precisam ocorrer justamente para que o Facebook preserve sua base de usuários.

"Se isso não fosse feito, milhões de páginas de marcas produzindo trilhões de conteúdo fariam o feed de notícias do usuário virar um grande outdoor", explica. Isso então diminuiria o interesse das pessoas na rede social, algo negativo para o Facebook, que depende da sua base de mais de um bilhão de usuários para vender publicidade.
Ampliar


Pesquisas sobre Facebook ''deduram'' como você se comporta na rede social19 fotos15 / 19
O aumento da autoestima de usuários em redes sociais, causado por "curtidas" no Facebook, e comentários positivos de amigos em redes sociais podem acabar diminuindo o autocontrole dessas pessoas ? dentro e fora da vida online Leia mais Arte UOL

Tendência "natural"
Para Felipe Wasserman, professor do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), embora "ninguém saiba exatamente como o algoritmo funciona", a dinâmica é semelhante à dos círculos sociais da vida real. "Se você tem dez amigos, consegue se comunicar bem com os dez. Se tem cem, vai conseguir no máximo manter contato próximo com 20 deles. O Facebook também leva isso em consideração para mostrar o que considera mais interessante para a pessoa", compara.

Portanto, para ele a queda do alcance orgânico das fanpges também é uma tendência "natural". "As pessoas, além de terem centenas de amigos, seguem de 20 a 30 páginas, uma média relativamente alta. As fanpages acabam disputando espaço não só entre elas, mas também com os posts dos contatos de uma pessoa."
Divulgação
Felipe Wasserman, da ESPM, diz que a qualidade do conteúdo dos posts contribui para que as fanpages tenham usuários mais engajados



No caso do Brasil, aponta Tártaro, a busca desenfreada por "fãs ao menor custo" no último ano também pode ser apontada como uma das causas da queda nas fanpages. "Chamamos isso de fan race, uma corrida para bombar o número de fãs de uma página por meio de promoções e sorteios", detalha. A estratégia, que funciona a curto prazo, traz fãs pouco íntimos dessas marcas às páginas. Esses fãs, a longo prazo, interagem pouco e derrubam a taxa de engajamento.

Wasserman concorda com a tese dos fãs passivos, mas chama atenção também para a qualidade do conteúdo dos posts. "Ter mais fãs não é tão bom quanto ter bons fãs. Mas além de conquistar usuários engajados, você tem de conhecer o que as pessoas gostam de compartilhar", diz.

O professor afirma que um post, quando bem feito, pode ter um alcance maior que o número total de fãs da página, sem que seja necessário pagar para promovê-lo. "Na página que administro, com 25 mil fãs, um post chegou a alcançar 100 mil pessoas, segundo dados da ferramenta do próprio Facebook", exemplifica.

Enquanto isso, Tártaro destaca que a diminuição do alcance não deve ser vista como algo negativo. Na verdade, ela forçará as equipes de marketing a planejarem melhor sua estratégia de branding para conquistar fãs engajados, e não "qualquer fã".


Notícias relacionadas
Após redução do alcance, donos de fanpages mudam estratégias no Facebook

Pagar para promover posts no Facebook é prática controversa entre fanpages
Com aquisição do WhatsApp, Facebook busca novos públicos e mercados
Sem alerta, post pago no Instagram pode render multa e abalar credibilidade

Recomendado para você


Após redução do alcance, donos de fanpages mudam estratégias no Facebook

Pagar para promover posts no Facebook é prática controversa entre fanpages

Jovem usa celular ao volante, atropela ciclista e lamenta estrago no carro

Austrália terá de devolver bens confiscados ao dono do site Megaupload













Comunicar erroImprimir



COMENTÁRIOS 0

Comentar com:
Facebook
Twitter
Perfil UOL







Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso

Após onda de violência
Polícia Federal prende líder da greve da PM na Bahia


Protesto por moradia
Igreja do Rio cancela celebração da Paixão de Cristo por segurança 18


Quase 30 mortos
Capitão de balsa que afundou na Coreia do Sul é preso 9


Crime no RS
Avó avisou rede de proteção à infância que Bernardo corria perigo 78

Cursos Online
UOL Cursos Online


Curso de Design de InterioresAprenda a decorar, saiba como combinar cores e distribuir os móveis adequadamente. 1 MÊS GRÁTIS



UOL Curso de InglêsCurso de Inglês Online com Certificado Reconhecido e Professores Nativos. APROVEITE 1 MÊS GRÁTIS



Curso de Excel 2010Domine todas as funções da planilha eletrônica mais utilizada. 1 MÊS GRÁTIS

Imagens do dia
Praia de Copacabana tem sol no feriado no Rio
Papa Francisco participa de celebração da Sexta-Feira Santa
Ato lembra morte de Cláudia, arrastada por carro da PM no Rio
Você viu?


Em Londres, "homem-bolha" é confundido com Cameron



Cientistas da Nasa descobrem o planeta mais similar à Terra



Por 3 kg quilos de peixe, família fica 24 horas na fila em MG



Evento em SP mostra objetos feitos por impressoras 3D

Especiais

Está na hora desta gente bronzeada mostrar seu valor











Dicas de Tecnologia

Sol e recargas
Saiba o que pode estragar seu smartphone e evite problemas


Bate-papo
Dá para usar
o aplicativo WhatsApp no computador


Redes sociais
Passo a passo ensina a deletar sua conta no Facebook


Arquivos
Libere espaço de armazenamento no smartphone Android e iOS

Mais lidas do dia
Cientistas da Nasa descobrem o planeta mais similar à Terra
Inseto fêmea achado no Brasil tem pênis e penetra macho
Estradas em SP têm lentidão no feriado
Doze morrem na avalanche mais violenta da história do Everest
Em Alagoas, policiais torturam e filmam a cena

COMPARTILHE
SUA LEITURA
SIGA UOLTECNOLOGIA NO
Comunicar erroErratasFale com o Tecnologia BUSCAR
Shopping UOL
TVIdeal para sua casa a partir de12x de R$ 49,42
ChurrasqueiraDiversos artigos a partir de4x de R$ 24,30
RefrigeradorMais sofisticação, a partir de8x de R$ 101,14
RelógiosDiversos modelos, a partir de3x de R$ 19,80
FrigobarMais sofisticação, a partir de8x de R$ 43,31
Samsung GalaxyNavegação GPS, a partir de14x de R$ 17,79
Samsung Galaxy S5
Ar Condicionado
Notebook
Relógio de Pulso
TV
Home Theater
Bicicleta
Climatizador de Ar
Tablet
UOL Cursos Online Todos os cursos
Excel 2010Domine todas as funçõesExperimente já >
Manutenção de Computadores100% OnlineExperimente já >
UOL Curso de InglêsAprenda em casa!Experimente já >
Design de Interiores
Corte e Costura
Paisagismo
Fotografia
Digitação
HOME UOL
ENTRETENIMENTO
NOTÍCIAS
MULHER
ESPORTE
RÁDIO UOL
TV UOL
JOGOS
BATE-PAPO UOL
ESPECIAIS
Rolezinhos
Violência no Maranhão
Chuvas
Eleições
Mensalão
Praias
Mega-Sena

ECONOMIA
Bolsas e Ações
Empresas
Empregos
UOL Invest
POLÍTICA
Escândalos no Congresso
Escuta Essa!
Pesquisas
Políticos do Brasil
TECNOLOGIA
Downloads
Dicas
Guias de produtos
Mundo Apple
SAÚDE
Bem-estar
Cérebro e mente
Dieta e boa forma
Jairo Bouer
SERVIÇOS
Cotações
Horóscopo
Loterias
Tempo e Trânsito
SIGA UOL NOTÍCIAS
Facebook
Twitter
RSS
Celular


© 1996-2014 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host







Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905