Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

ACI Digital: Jamais perder a consciência do que o Senhor fez por nós no Batismo, pediu o Papa no ângelus

Documento sin título










NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com 










8 de janeiro de 2014 







VATICANO, 08 Jan. 14 (ACI/EWTN Noticias) .- Nesta Quarta-feira, 8 de janeiro, o Papa recordou na sua Audiência Geral o valor do batismo na vida cristã, afirmando a necessidade deste sacramento para nossa conformação com Cristo e para a salvação de cada cristão.



SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS ATRAVÉS DO TWITTER



MANCHETES DO DIA 











VATICANO 
Jamais perder a consciência do que o Senhor fez por nós no Batismo, pediu o Papa no ângelus 

BRASIL 
Esportes radicais e shows católicos atraem 12 mil jovens neste fim de semana à Canção Nova 

MUNDO 
Divulgada primeira foto de Chrisitan Bale como Moisés no filme Exodus 
Legionários de Cristo iniciam Capítulo Extraordinário nesta quarta-feira 8 de janeiro 

CONTROVÉRSIA 
Assassinatos de sacerdotes, religiosas e leigos católicos duplicou em 2013 

VIDA E FAMÍLIA 
Insólito: Juíza aprova adoção de uma criança para um casal de amigos solteiros 

PERFIS 
Testemunho Jovem sacerdote falecido comove as redes sociais com carta dirigida ao Papa 





Católico em Dia 



Evangelho: 





Santo ou Festa: 



Um pensamento: 

Antes da Comunho... suplica a esta bondosa Me que te empreste seu corao para receber nele a seu Filho com suas prprias disposies.

São Luis Maria Grignon de Monfort 













VATICANO 









VATICANO, 08 Jan. 14 (ACI/EWTN Noticias) .- Nesta Quarta-feira, 8 de janeiro, o Papa recordou na sua Audiência Geral o valor do batismo na vida cristã, afirmando a necessidade deste sacramento para nossa conformação com Cristo e para a salvação de cada cristão. 

O Papa Francisco recordou que o Batismo dá início à “iniciação cristã”, que nos configura com o Senhor Jesus e faz de nós um sinal vivo da sua presença e do seu amor.

“O Batismo é realmente necessário para viver como cristãos e seguir Jesus?”, perguntou o Papa aos milhares de peregrinos presentes na Praça de São Pedro.

“Não se trata de mera formalidade! Uma criança batizada não é igual a uma criança não batizada. No Batismo, somos imersos naquela fonte inexaurível de vida que é a morte de Jesus, o maior ato de amor de toda a história; e, em virtude deste amor, podemos viver uma vida nova de comunhão com Deus e com os irmãos, e não ficar à mercê do mal, do pecado e da morte”, afirmou.

Francisco assinalou ainda que hoje corre-se o risco de perder a consciência daquilo que o Senhor fez em nós, do dom que recebemos no Batismo. "Devemos despertar a memória do Batismo", pediu o Papa.

“Ninguém pode batizar-se a si mesmo”, disse o Pontífice na sua conclusão. Podemos pedir e desejar o Batismo, mas sempre precisamos de alguém que nos administre este sacramento em nome do Senhor. É um dom concedido num contexto de solicitude e partilha fraterna.

“Peçamos ao Senhor que nos faça experimentar cada vez mais, na vida diária, a graça recebida no Batismo. Quando os outros se cruzarem conosco, possam encontrar verdadeiros filhos de Deus, verdadeiros irmãos e irmãs de Jesus, verdadeiros membros da Igreja”, concluiu.

O Papa pronunciou também um breve resumo da sua catequese em português:
"A Igreja é o sacramento universal da salvação que prolonga, na história, a acção salvífica e vivificante de Cristo. Na verdade, é Ele que regenera continuamente a comunidade cristã, com a força do Espírito Santo, e envia a Igreja a levar a todos a salvação com palavras e gestos, com a pregação e os sacramentos. O Baptismo, juntamente com a Eucaristia e a Confirmação, forma a chamada «iniciação cristã», que nos configura com o Senhor Jesus e faz de nós um sinal vivo da sua presença e do seu amor. Ninguém pode baptizar-se a si mesmo. Podemos pedir e desejar o Baptismo, mas sempre precisamos de alguém que nos administre este sacramento em nome do Senhor. É um dom concedido num contexto de solicitude e partilha fraterna. Na verdade, não se trata de uma mera formalidade, mas, no Baptismo,! somos imersos naquela fonte inexaurível de vida que é a morte de Jesus, o maior acto de amor de toda a história; e, em virtude deste amor, podemos viver uma vida nova de comunhão com Deus e com os irmãos. Peçamos ao Senhor que nos faça experimentar cada vez mais, na vida diária, a graça recebida no Baptismo. Quando os outros se cruzarem connosco, possam encontrar verdadeiros filhos de Deus, verdadeiros irmãos e irmãs de Jesus, verdadeiros membros da Igreja."

O Santo Padre dirigiu depois "uma cordial saudação" aos peregrinos de língua portuguesa, encorajando-os a todos a viver o vosso Baptismo como realidade actual da existência. "Não deixeis que vos roubem a vossa identidade cristã!" - exortou o Papa Francisco. E concluiu invocando sobre todos e suas famílias "a abundância das bênçãos do Céu".


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


BRASIL 









CACHOEIRA PAULISTA, 08 Jan. 14 (ACI) .- Na segunda semana de janeiro (8 a 12) acontece na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), o Acampamento Revolução Jesus, que une esportes radicais e oração. “Por meio de uma 'alta dose' de adrenalina, a proposta do encontro é oferecer à juventude uma experiência radical com o amor de Deus, e assim ser renovada na fé”, explica o idealizador do evento, missionário Adriano Gonçalves. Em sua quarta edição, o acampamento traz o tema “Livre para amar”.

A programação é diferenciada e vai desde práticas voltadas para espiritualidade até circuitos esportivos com trilha, labirinto, rapel e outros, realizados numa fazenda próxima à Canção Nova. Uma equipe de 150 monitores acompanha os jovens durante os exercícios. Ao final de cada atividade, eles são convidados a fazer uma reflexão pessoal.

O destaque do acampamento é o palestrante Jason Evert, dos Estados Unidos, mestre em Teologia. “Como namorar a pessoa certa” é um dos temas que será abordado pelo escritor e estudioso das primeiras catequeses ministradas pelo Beato João Paulo II sobre o amor humano em seus vários aspectos.

Para animar as noites, shows católicos com Nilton Junior, Kyrios Reggae, Ministério Amor e Adoração, Missionário Shalom, a cantora Jake, que evangeliza em ritmo de axé, além do show de lançamento do CD “Mais de Deus”, do cantor Cassiano Meirelles, no sábado (11), às 21h. Durante o dia, nos intervalos, os jovens poderão curtir o “Terminal do Rock” - espaço onde acontecerá a apresentação de bandas de rock-, e nas madrugadas, luau.

Nesses cinco dias, a Canção Nova deve receber 12 mil jovens. A missa de encerramento será no domingo (12), às 15h, presidida pelo padre Fabrício Andrade, da comunidade católica. 

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


MUNDO 









MADRI, 08 Jan. 14 (ACI/Europa Press) .- A paisagem de Serra Alhamilla na Espanha converteu-se no Egito foi eleita para transladar a primeira imagem oficial do filme Exodus (ainda sem tradução ao português), a superprodução bíblica que dirige o renomado diretor Ridley Scott na que o ator Christian Bale encarna o personagem de Moisés.

A imagem, tomada durante a filmagem na província espanhola entre outubro e novembro, pouco antes de que a equipe se deslocasse até Fuerteventura, mostra o ator representando Moisés sobre seu cavalo negro junto a uma multidão de escravos israelenses trabalhando para edificar as colossais construções egípcias. A revista Empire foi a primeira publicação a divulgar esta imagem do protagonista.

Christian Bale segue assim os passos de Charlton Heston que deu vida ao profeta Moisés na mítica produção “Os 10 mandamentos” dirigida por Cecil B. De Mille. Exodus relata a história bíblica do menino órfão de origem hebreia que cresceu sob a tutela do faraó do Egito e que foi eleito para guiar o povo do Israel rumo à sua libertação e empreender seu êxodo através do deserto.

A rodagem do filme, estendida durante mais de um mês em Almería e que se encontra agora na ilha canaria de Fuerteventura, paralisou-se por ocasião das festas natalinas. Nele participam também outros rostos conhecidos como Aaron Paul (Breaking Bad), Sigourney Weaver (Avatar), Joel Edgerton (Warrior) e Sir Ben Kingsley (A invenção de Hugo Cabret).

Depois da paralização natalina a rodagem terá reinício em Fuerteventura onde permanecerá durante mais alguns dias. As cenas que rodadas em Fuerteventura levam um investimento direto de cerca de três milhões de euros. No caso de Almería, empregaram-se mais de 3.000 atores e atrizes extra levando à contratação de 500 pessoas para a assistência. O impacto econômico que deixa o filme no país é de 43 milhões de euros. 

A data de estreia do filme ainda não foi oficialmente divulgada.


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


ROMA, 08 Jan. 14 (ACI/EWTN Noticias) .- A congregação dos Legionários de Cristo inicia nesta quarta-feira 8 de janeiro o Capítulo Extraordinário no qual participarão 61 sacerdotes, com a missão de revisar suas Constituições. Este evento terá início com uma Missa presidida pelo Delegado Pontifício, Cardeal Velasio de Paolis.

Este Capítulo, assinala uma nota de imprensa dos Legionários, terá uma duração aproximada de 20 dias e “é um marco importante para a revisão das Constituições da ordem e da vida da congregação, um caminho que iniciou há mais de três anos sob a guia do Papa Bento XVI quem confiou ao Cardeal Velasio a tarefa de governar a Legião e o Movimento Regnum Christi”, depois de conhecer a dupla vida do falecido fundador, o Padre Marcial Maciel.

Em um comunicado de março de 2010, assinado pelo então Diretor Geral dos Legionários de Cristo, Pe. Álvaro Corcuera, e todos outros diretores territoriais desta congregação reunidos em Roma, os membros da Legião de Cristo reconheceram como verdadeiras as acusações de abusos cometidos por seu fundador, o Pe. Marcial Maciel Degollado, e a vida dupla que levava, incluindo ter uma família com mulher e filhos, e pediram perdão por estes atos às vítimas dos mesmos.

O comunicado titulado "Sobre as presentes circunstâncias da Legião de Cristo e do Movimento Regnum Christi" vai além dos anteriores nos quais somente se mencionava a dupla vida do Pe. Maciel. O texto foi dirigido a "todos aqueles que foram afetados, feridos ou escandalizados pelas ações reprováveis do nosso fundador, o Pe. Marcial Maciel Degollado, L.C".

"Levou-nos tempo assimilar estes fatos de sua vida. Para muitos –sobre tudo para as vítimas– este tempo foi muito longo e doloroso".

Os legionários assinalaram no comunicado que "tínhamos pensado e esperado que as acusações apresentadas contra nosso fundador fossem falsas e infundadas, pois não correspondiam à experiência que tínhamos de sua pessoa e de sua obra. Entretanto, em 19 de maio de 2006 foi emitida uma comunicação da Sala de Imprensa da Santa Sé como conclusão da investigação canônica que a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) tinha iniciado no ano 2004. Nesse então, a CDF chegou a uma certeza moral suficiente para impor sanções canônicas graves, correspondentes às acusações feitas em contra do Pe. Maciel, entre as quais se incluíam atos de abuso sexual a seminaristas menores".

"Portanto, profundamente consternados, devemos dizer que estes fatos ocorreram", indicaram.

Logo depois, o Cardeal Velasio de Paolis foi designado por Bento XVI como Delegado Pontifício para assumir a posição de autoridade mais alta desta congregação e do movimento Regnum Christi e levar adiante uma reforma dos mesmos, incluindo a revisão das suas constituições.

A primeira reunião formal do Capítulo será na manhã da quinta-feira 9 de janeiro. Estarão neste evento sacerdotes e alguns consagrados do Regnum Christi que “também foram convidados a participar”.

Na primeira fase do Capítulo revisar-se-á as Constituições e haverá a escolha de novos líderes da Legião de Cristo. A segunda fase analisará assuntos referentes “à vida da Congregação”.

Os Legionários de Cristo foram fundados em 1941 no México. Entre seus membros há 4 bispos, 932 sacerdotes e 900 seminaristas.



voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


CONTROVÉRSIA 









ROMA, 08 Jan. 14 (ACI/EWTN Noticias) .- O trabalho da Igreja em todo o mundo atravessa momentos dramáticos devido à violência. No último ano se duplicou o número de assassinatos de sacerdotes, religiosas e leigos em todo mundo.

Segundo os dados oferecidos pela agência vaticana Fides, em 2013 ocorreram 22 assassinatos, uma cifra muito superior aos 13 casos registrados em 2012.

De acordo com a agência Fides, a maioria das vítimas foram assassinadas em tentativas de roubo ou furto, e em alguns casos foram agredidas com ferocidade.

Entre as vítimas constam 19 sacerdotes, uma religiosa e dois leigos que morreram de forma violenta. América Latina foi pelo quinto ano consecutivo o lugar do mundo onde mais ocorrem assassinatos deste tipo.

Sete sacerdotes morreram na Colômbia; quatro no México; um no Brasil; um na Venezuela; um no Panamá; e outro no Haiti.

No continente africano um sacerdote foi assassinado na Tanzânia, uma religiosa em Madagascar, uma leiga na Nigéria, enquanto que na Ásia foram assassinados um sacerdote na Índia; outro na Síria; e um leigo nas Filipinas. Na Europa foi assassinado um sacerdote na Itália.

A agência Fides ressaltou que esta lista de assassinatos não trata apenas dos missionários ad gentes em sentido estrito, mas de todos os agentes pastorais assassinados de forma violenta.

Durante 2013 foram abertas algumas causas de canonização relacionadas com este tipo de assassinatos, como a das seis missionárias italianas das Irmãs Pobres de Bérgamo, mortas no Congo em 1995 vítimas do vírus ebola que contraíram por não abandonar a população privada de assistência sanitária, e que foram definidas como “mártires da caridade”.

Durante este último ano também foi completa a fase diocesana do processo de beatificação de Luisa Mistrali Guidotti, membro da Associação Feminina Médico Missionária, assassinada em 1979 na então Rodésia –território entre a atual Zambia e o Zimbabue-, enquanto acompanhava uma mulher em trabalho de parto até o hospital em situação de risco.

Durante 2013 também teve início o caminho para a beatificação do Padre Mario Vergara, missionário do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras (PIME), assim como do catequista Isidoro Ngei Ko Lat, leigo assassinado por ódio à fé em Myanmar em 1950.

Entretanto, segue causando grande preocupação o destino de vários outros agentes pastorais sequestrados ou desaparecidos, dos quais não houve notícias, como é o caso dos três sacerdotes congoleses Agustinos da Assunção, sequestrados em Kivu do Norte, na República Democrática do Congo em outubro de 2012.



voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


VIDA E FAMÍLIA 









NOVA IORQUE, 08 Jan. 14 (ACI/EWTN Noticias) .- A juíza Rita Mella, do Tribunal Testamentário de Manhattan (Estados Unidos), permitiu recentemente que um par de amigos sem matrimônio nem relação de casal algum, que vivem ademais em lares diferentes, adotasse um menino como se os dois configurassem uma família.

Segundo informa o site NY Daily News, o rapaz e a moça, identificados pelas siglas LEL e KAL, conheceram-se em 2000 e desde então são amigos. Anos atrás, KAL decidiu ser em mãe e LEL ofereceu ser seu doador de esperma.

Entretanto, ao não poder ficar grávida KAL, decidiu “adotar um menino junto a LEL”, indicam os documentos da corte.

“Passaram anos planejando e esperando” um menino, e encontraram a ocasião em 2011, quando KAL conseguiu adotar um menino na África, identificado apenas como G, nascido na Etiópia.

Ao voltar para os Estados Unidos, o casal de amigos pediu ao Tribunal Testamentário de Manhattan que LEL fosse seu pai perante a lei, o qual foi aceito pela juíza Mella.

Consultado sobre o caso pelo grupo ACI, Jaime Urcelay, presidente do grupo Profissionais pela Ética, organização europeia defensora da família, advertiu que “a autorização por uma Juíza de Manhattan de dar em adoção um menino a um casal de meros amigos -que nem sequer convivem-, dá uma boa ideia de até que ponto está ocorrendo o eclipse de um princípio universal básico, reconhecido nos pactos internacionais sobre o amparo da infância: na adoção a consideração primitiva deve ser sempre o interesse superior da criança”.

“Parece estar-se abrindo à ideia de que a adoção é um direito dos adoptantes, com independência de que objetivamente possam oferecer ou não a priori as condições idôneas para o crescimento e o desenvolvimento da criança”, criticou.

Urcelay indicou que “as novas legislações nas que se admite a adoção por casais do mesmo sexo -equiparadas artificialmente ao matrimônio- são outro bom exemplo deste experimento de reengenharia social, cujas consequências para os menores não estão sendo adequadamente avaliadas”.

Para o presidente de Profissionais pela Ética “a jueza Rita Mella ignora um critério de sentido comum -experimentado vitalmente por qualquer um- de que a família é o meio natural para o crescimento, o desenvolvimento da personalidade, a continuidade na educação e o bem-estar das crianças”.
“Sem ir muito longe, assim o afirma expressamente a Convenção de Nações Unidas de 1989 sobre os Direitos das Crianças”, recordou.

O presidente do PPE advertiu que “esta realidade torna especialmente irresponsável que a sentença de Manhattan provoque conscientemente para o menor –neste caso um menino etíope- uma desnecessária situação de ‘ruptura familiar’ que de antemão vai dificultar a plenitude de seu desenvolvimento pessoal”.



voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PERFIS 









ROMA, 08 Jan. 14 (ACI/EWTN Noticias) .- Um jovem sacerdote tem comovido ultimamente as redes sociais com a carta que dirigiu ao Papa Francisco antes de morrer no dia 1 de janeiro, solenidade de Maria Mãe de Deus, devido a um tumor que fez metástase no fígado e no baço. Quem o conhece afirma que o presbítero sempre enfrentou com alegria o sofrimento e que sempre os oferecia pela Igreja e o Santo Padre. 

Segundo informa a página Aleteia, um site de notícias e conteúdo católico ligado ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, o Padre Fabrizio de Michino nasceu em Nápoles no dia 8 de setembro de 1982. Quase três mil pessoas se reuniram na cidade de Ponticelli para despedi-lo na Basílica de Nossa Senhora das Neves, onde era vigário paroquial aos seus 31 anos.

O sacerdote faleceu em sua casa aonde sempre foi visto com “um sorriso e uma palavra de consolo para os parentes e amigos que estiveram ao seu lado até o último suspiro”.

A seguir a carta do falecido sacerdote publicada em português por Aleteia:

Santo Padre,

nas orações diárias que dirijo a Deus, não deixo de rezar pelo senhor e pelo ministério que Deus lhe confiou, para que Ele possa lhe dar forças e alegria para continuar anunciando a boa nova do Evangelho.

Eu me chamo Fabrizio De Michino e sou um jovem padre da diocese de Nápoles. Tenho 31 anos e há cinco sou sacerdote. Desempenho meu serviço no Seminário Arcebispal de Nápoles como professor de um grupo de diáconos, e em uma paróquia em Ponticelli, que se encontra na periferia de Nápoles. A paróquia, recordando o milagre registrado na colina Esquilino, recebe o nome de Nossa Senhora das Neves.

Ponticelli é um bairro degradado por sua pobreza e alta criminalidade, mas a cada dia descubro verdadeiramente a beleza de ver o que o Senhor realiza nestas pessoas que confiam em Deus e na Virgem.

Também eu, desde que estou nesta paróquia, pude ampliar cada vez mais meu amor pela Mãe Celeste, experimentando também nas dificuldades a sua proximidade e proteção. Infelizmente, há três anos eu luto contra uma doença rara: um tumor no interior do coração. Há um mês estou com metástase no fígado e no baço. Nesses anos difíceis, no entanto, nunca perdi a alegria de ser anunciador do Evangelho. Também no cansaço eu percebo, verdadeiramente, esta força que não vem de mim, mas de Deus, que me permite desempenhar com simplicidade o meu ministério. Há uma citação bíblica que tem me acompanhado e me enche de confiança na força do Senhor: “Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar! -vos-ei um coração de carne” (Ez 36, 26).

Neste tempo tem sido muito próxima a presença do meu bispo, o cardeal Crescenzio Sepe, que me apoia constantemente, ainda que às vezes me peça para descansar, para que eu não me sobrecarregue.

Agradeço a Deus também por meus familiares e meus amigos sacerdotes que me ajudam e apoiam, sobretudo quando faço as diferentes terapias, compartilhando comigo os momentos de inevitável sofrimento. Também os meus médicos me apoiam muito e fazem o impossível para encontrar os tratamentos adequados para mim.

Santo Padre, estou me alongando muito, mas só quero dizer que ofereço a Deus tudo isso, pelo bem da Igreja e pelo senhor de um modo especial, para que Deus o abençoe sempre e o acompanhe neste ministério de serviço e amor.

Eu lhe rogo que reze por mim: o que peço todos os dias ao Senhor é que seja feita a Sua vontade, sempre e em todas as partes. Não peço a Deus a minha cura, mas a força e a alegria de continuar sendo um verdadeiro testemunho de Seu amor e um sacerdote segundo o Seu coração.

Seguro de suas orações paternas, o saúdo devotamente.

Padre Fabrizio De Michino



voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com


Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905