Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


quinta-feira, 6 de março de 2014

Mauro Pereira: Os mais longos dos anos | Augusto Nunes - VEJA.com











VEJA

/ Blogs e Colunistas





06/03/2014 às 12:30 \ Opinião


MAURO PEREIRA

(Viagem miseravelmente descompromissada pela letra da canção “I Dreamed a Dream”, tema do filme “Os Miseráveis”, da obra de Victor Hugo)

Pairam sobre a pátria brasileira os mais longos dos anos. Pouco menos de doze. Muito mais que uma eternidade. Suas noites sombrias e gélidas quedam-se intermináveis e fazem minguar os raios revigorantes e rejuvenescedores do sol nosso de cada dia.

Embevecido por um entusiasmo quase juvenil, acreditei que os ventos da bonança soprariam generosas lufadas de progresso. Eu era jovem e destemido, determinado a não desperdiçar sequer o sonho mais impossível. Preparei-me, então, para desfrutar da fragrância inebriante emanada da democracia que se descortinava no horizonte. Dediquei minha mais profunda aspiração para recepcionar o som mágico do abrir das asas da liberdade sobre nós. Nenhuma canção alvissareira deixei de cantar. Embriaguei-me com o vinho da confiança. Invadido por uma euforia que, confesso, desconhecia, gritei o grito da esperança. Bendito 1985! Viva Tancredo!



Há tempestades que podemos prever, mas não temos como evitá-las. Tancredo não viveu e o que se viu desde sua morte foi o desfile interminável da incompetência, da inconsequência, da arrogância, da sordidez e, mais acentuadamente, da corrupção. Eu sonhei que o meu Brasil seria bem diferente deste inferno a que a sede de poder o remeteu. Tendo toda uma nação como testemunha, no passado amaldiçoaram os dias que os antecederam. No presente, bendizem a era que os enriquece. Temo pelo futuro que urdem. Desconsolado, só me resta lamentar a triste realidade tão distinta daquela que eu sonhei em 1985.

Os dissimulados se fantasiaram de arautos da boa nova e, em meu nome, saudaram o Brasil Novo. Acampados no poder, celebraram o estelionato, romperam com a retidão e homenagearam os políticos de sempre. Assoberbados, traíram a decência e se amasiaram com a política velha. Em defesa da hegemonia política e de privilégios pessoais, não se constrangeram em enlamear suas biografias.

E aqueles que se apresentaram como os donos da virtude e senhores da retidão mataram de vez o sonho que sonhei. O porvir visionário de um País modernizado, desenvolvido, culto e livre da indecente e eleitoreira custódia do estado perdeu-se nos conluios oportunos e nas alianças oportunistas. Usurpadores da dignidade alheia, manipularam a miséria. Covardes, abstiveram-se de redimir os miseráveis. Hoje, moribunda, a esperança de um novo Brasil que fez exacerbar minha brasilidade ufana naqueles dias memoráveis definha enclausurada em alguma cela fétida e desmoralizante do presídio da Papuda. Pérfidos e presunçosos, transformaram meus sonhos em vergonha.

Se, 152 anos depois ─ coincidentemente nestes tempos estranhos que criaram nos laboratórios da mediocridade a metáfora farsesca do socialismo de mercado com ações na bolsa de valores, aberração que deu origem à patética figura do comunista de direita ─, o escritor francês Victor Hugo reencarnasse brasileiro, certamente reescreveria seu romance imortal sob outra perspectiva. Sua pena privilegiada haveria de restaurar a justiça. Seus personagens não seriam Jean Valjean, Javert, Cosette, Marius, nem os infames Thérnardies. Seu enredo não teria heróis, teria apenas lulas, dirceus, genoínos, dilmas, sarneys, collors, renans. Seriam esses os miseráveis!




Links Patrocinados

Ampla Base de Candidatos Engajados e Ativos.Cadastre sua Vaga na Catho

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Nome (obrigatório)

Email (não será publicado) (obrigatório)






2 Comentários



BHDESACOCHEIO - 

06/03/2014 às 13:07


PERFEITO!! A tempestade já chegou à tempos. Quando teremos a bonança, será em outubro?!?!?!




José Eduardo Diniz - 

06/03/2014 às 12:34


Fantástico !
Perfeito !




Destaques

Enquete


Depois da pancadaria promovida pelo MST em Brasília, qual destes eventos será patrocinado pela trinca BNDES, Caixa Econômica Federal e Petrobras?

Ataque de milícias chavistas a estudantes venezuelanos
Baile de Carnaval no presídio da Papuda
Encontro Nacional do PCC no prédio do Congresso
Guerra de torcidas organizadas no Maracanã
Manifestação de black blocs na Avenida Paulista
Reunião da Juventude do PT na Granja do Torto




Vale Reprise

Opinião

Opinião

Feira Livre

Homem sem Visão

O País quer Saber

Direto ao Ponto

História em Imagens

Mais recentes

◄ 
● 
● 
● 
● 
● 
+ Lidas
◄ 
● 
● 
● 
● 
● 
● 
● 

Sanatório Geral


"Quero lamentar as palavras do presidente da nossa Corte Suprema, Joaquim Barbosa, que, por divergir do resultado do julgamento e colocando em dúvida todo o processo de escolha dos ministros do STF e a respeitabilidade de grandes nomes do mundo jurídico, abre mão, naquela Corte, da argumentação jurídica e técnica para insinuar que o processo de escolha carece de seriedade e responsabilidade. Estaria também sua indicação sujeita à suspeição?"Gleisi Hoffmann, ex-ministra da Casa Civil de volta ao Senado e já em campanha pelo governo do Paraná, fazendo de conta que a bancada dos ministros da defesa dos mensaleiros foi formada com base em critérios técnicos, jurídicos, científicos e, sobretudo, patrióticos.


(clique aqui e confira outras frases)

Opinião

Imagens em Movimento

Feira Livre

Feira Livre

Entrevista

Direto ao Ponto

Baú de Presidentes

Arquivos

MARÇO 2014STQQSSD« fev 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 


Mais comentados

Augusto Nunes no

• O que é?



Categorias


Serviços

Assinaturas



Nome: 
Nasc.: 
E-mail: 
CEP: 


Saber +
Serviços
Aponte erros


Editora AbrilCopyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados




Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905