Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


sábado, 8 de março de 2014

Populismo esgotou popularidade dos bolivarianos







conteúdos da página


Home
Quem Sou
Privacidade
Comentários
Assine
Contato







Cinema
Letras Insanas
Notas Rápidas
Poço de Incoerências
Senso Crítico
Reflexões
Vida Social
Vídeos


Você está em: Home > Poço de Incoerências > Populismo esgotou popularidade dos bolivarianos

POÇO DE INCOERÊNCIAS
0


Populismo esgotou popularidade dos bolivarianos

BY JURACI ROCHA ·



As tradicionais medidas populistas esgotaram sua capacidade de criar expectativas e gerar popularidade na América do Sul. Isso vale para os limites orçamentários impostos ao populismo social, vale para a capacidade de mobilização produto do populismo político, vale para o populismo econômico e suas sequelas inflacionárias, fiscais, cambiais e desabastecimento e vale para a violência e a criminalidade.


A impopularidade/desaprovação da quase-bolivariana argentina Cristina Kirchner subiu a 67,5%, sob uma inflação agora admitida de mais de 30% e um câmbio paralelo mais que o dobro do oficial.

A Venezuela, com todo o petróleo, reage ao desabastecimento generalizado, a um câmbio paralelo nove vezes maior que o oficial e uma inflação de 50%.

Mesmo o Equador, com índices econômicos melhores, viu o presidente Rafael Correa perder as eleições municipais de dias atrás, nas tres maiores cidades do país e, por isso, pediu a carta de demissão de todo o seu ministério. Evo Morales, presidente da Bolívia já não consegue evitar as grandes manifestações de trabalhadores rurais e urbanos. E na Venezuela, o presidente Nicolas Maduro fica impopular e as manifestações de rua são contínuas e multitudinárias, apesar da repressão, das mortes e das prisões.

Agora, o chavismo, que sempre ignorou a opinião internacional, pede uma reunião urgente de pacificação do país. É verdade que vai usar o domesticado Unasul para lhe dar respaldo, mas mesmo assim é um reconhecimento de que perdeu apoio interno e condições de conter as manifestações. Virá a acusação de golpistas para justificar mais violência e mortes. O Brasil deve ser precavido para não assinar embaixo. Ou assumirá a responsabilidade que lhe caberá ao coonestar.

Isso tudo com os meios de comunicação nesses países sob rigoroso controle e intervenções. Os governos usam e abusam da publicidade com os meios de comunicação de massa que controlam e com a pressão sobre todos. Além de controlar os parlamentos que elegeram e onde tem ampla maioria.

Essa é uma característica do populismo: tem prazo para terminar, tem prazo para implodir, tem prazo para iludir a boa fé e a esperança dos mais pobres.O populismo no Brasil teve origem na Revolução de 1930, se fortalecendo sob Getúlio Vargas. Na imagem abaixo, populares no chamado “Queremismo”. Nota do Editor



Lula e Dilma devem avaliar com atenção o que está acontecendo em seu entorno. O hibridismo entre populismo fiscal e monetário de um lado e sinais superficiais de racionalidade produziram uma rara desconfiança sobre o futuro com eles, um consenso raramente visto antes nesse país em conjunturas de relativa normalidade. Os tambores das ruas têm sido acompanhados com claros sinais de fumaça


O governo de Lula e Dilma comemora um crescimento de 2,3% em 2013. E ao lado, os ruídos de uma inflação (sem os preços controlados de 8%), bolsa despencando e um câmbio bêbado. São exemplos que ampliam a taxa de insegurança. Eles que “costeiam o alambrado” (expressão usada por Brizola) do bolivarianismo devem olhar bem além das eleições, para não acentuarem uma crise que dá sinais de agravamento por todos os lados. E as erupções não anunciam: surgem de repente. Ex-Blog do Cesar
Maia
Receba nossa newsletter gratuitamente


Compartilhar

Twitter3
Facebook7
LinkedIn1
Google
Mais






Juraci Rocha

O autor é Consultor de Expressão Verbal e Ministra Cursos de Liderança Cristã. Escritor com diversas obras publicadas


ARQUIVOS MAIS ANTIGOSEstatuto da Criança e do Adolescente – Impunidade

GOSTOU DO TEXTO? DEIXE REGISTRADO O SEU COMENTÁRIO



INTERAGIR:






PESQUISE AQUI


PUBLICIDADE



INTERATIVIDADE






POÇO DE INCOERÊNCIAS

Populismo esgotou popularidade dos bolivarianos


POÇO DE INCOERÊNCIAS

Estatuto da Criança e do Adolescente – Impunidade


POÇO DE INCOERÊNCIAS

O ministro do STF Joaquim Barbosa incomoda muita gente


POÇO DE INCOERÊNCIAS

Por que os traficantes atacam as UPPs?


VIDA SOCIAL

A 100 dias da Copa do Mundo

MAIS ACESSADOS

Senadora petista diz, não podendo resistir a propaganda, e não podendo comprar, é legitimo furtar

Por que os traficantes atacam as UPPs?

Danilo Gentili critica os mensaleiros e gera grande repercussão

O ministro do STF Joaquim Barbosa incomoda muita gente

Populismo esgotou popularidade dos bolivarianos

ASSINAR VIA EMAIL

Faça a sua assinatura por email e receba notificações de atualizações gratuitamente





ARQUIVO

março 2014DSTQQSS« fev 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31



Home
Quem Sou
Privacidade
Comentários
Assine
Contato



© 2014. All Rights Reserved.


Powered by WordPress. Theme by Alx.










Assuntos relacionados


Julgamento do mensalão, advogados se articulam para anular o vereditowww.questoesinsanas.com


Tire o pinguim de sua geladeira -www.questoesinsanas.com


A pena de morte no Brasil - Questões Insanaswww.questoesinsanas.com


Quem Sou - Questões Insanaswww.questoesinsanas.com
AddThis
Show
Publicidade

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905