Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


quinta-feira, 6 de março de 2014

Frei Clemente Rojão: Ser um humilde semeador da Verdade não é ser um bunda-mole































Ortodoxia Católica sem Frescuras!




A misericórdia é grande, mas a penitência é braba!






























quinta-feira, 6 de março de 2014

Ser um humilde semeador da Verdade não é ser um bunda-mole

Li um excelente artigo do blog Thyself o Lord. (As palavras do escritor vão em roxo primeiro domingo da Quaresma, as do papa vão em rosa domingo laetere):


Eu não gostei da definição de bispo do Papa Francisco. (...) Eu não gosto de gente que sempre tenta ficar no meio do debate, aqueles que sempre dizem "nem tanto ao mar, nem tanto a terra". É claro que os exageros são ruins, mas nem sempre são ruins. É claro também que as heresias, como dizia Chesterton, são exageros de um boa doutrina. Mas por vezes a tentativa de ficar no meio do debate vira um vício, e torna a pessoa sem opinião, nula. É uma maneira de ficar inerte pois não se deseja ser visto como "exagerado" ou "extremista". Assim, eu não gostei nada da definição de bispo do Papa Francisco. Sinceramente, eu achei uma péssima definição: (...)

"Uma vez que a fé vem com a proclamação, nós precisamos de bispos kerigmáticos (bispos que espalhem a mensagem)...Homens que sejam guardiães da doutrina, não tanto como medida de quão longe o mundo estar da verdade doutrinal, mas para fascinar o mundo...com a beleza do amor, com a liberdade oferecida pelo Evangelho. A Igreja não precisa de apologistas para suas causas nem de cruzados paras suas batalhas, mas de humildes e confiantes semeadores da verdade, que sabem que sempre possuem o novo e a confiança no poder dela. Homens que são pacientes que sabem que as ervas daninhas nunca irão preencher totalmente o campo".

Bom, se eu fosse bispo, a Igreja não precisaria de mim, segundo o Papa Francisco. Eu sou um apologista e seria um cruzado nas guerras da Igreja. Além disso, eu não espero que o campo esteja completo de erva daninha, eu lutaria para que não tivesse nenhuma. A certeza que o campo não ficaria repleto de ervas daninhas não ajudaria em nada minha pregação, pelo contrário, faria eu ficar em casa. O Papa Francisco também quer defensores da doutrina, mas nem tanto assim, lidem mais com amor. Parece-me aqueles padres que ficam sempre sorrindo para os pecadores, nulos na defesa da doutrina. Isto já tem de monte, é o que mais tem. (...)


Publiquei trechos, mas os convido a ler o artigo todo. Agora vamos aos meus comentários

Gostei muito deste artigo. Também acho que precisamos de bispos guerreiros e apologetas, e o papa Francisco erra o tom ao dizer o contrário. 
Infelizmente, hoje em dia nossos bispos não são "humildes semeadores do evangelho" mas sim um bando de bunda-moles. Como exemplo cito a Campanha da Fraternidade em que escolhem um tema de novela contra escravidão e se omitem com os escravos cubanos nos postos de saúde. É de uma hipocrisia criminosa. 

Eu também sou um humilde semeador da Verdade, como pediu o papa Francisco. A questão é que para a semente se espalhar, o semeador tem de lança-la com força no campo. E muitas vezes o semeador tem de cavar forte e cavar fundo para pôr a semente. 

Em resumo, ser um humilde semeador da Verdade não é ser um bunda-mole. 

Aliás, estou cansado das constantes críticas do papa Francisco ao clero. Sendo papa, ele tem o poder de pôr a mão na massa para consertar o que acha errado, ele é o chefe, não ficar soltando críticas em homilias que atingem a bons e maus padres. (Quer dizer, atingem apenas aos bons. Os maus padres nem ligam para o papa). Até é divertido ser um padre rebelde a moda jesuítica criticando padres, bispos e Santa Sé. Eu mesmo sou um pouco assim. Mas quando se é papa, calma lá. Se estivesse numa homilia deles e ouvisse um "os padres não devem ser isso ou aquilo, não devemos ter padres isso ou aquilo" teria ganas de levantar e gritar: "E o que você está fazendo para consertar???" #prontofalei


Estou muito chateado com o papa Francisco. Admito. Sorrir e ficar "bem na fita" com o Mundo ele faz muito bem. Mas com um ano de pontificado começo a desejar mais substância e menos discurso. Como se não bastassem as gafes econômicas emEvangelium Gaudium (cuja relevância e pertinência parecem que não passarão no teste do tempo, o documento está razoavelmente esquecido), ou as infelizes entrevistas, ah, as infelizes entrevistas! Desculpem-me pelo desabafo, leitores, mas estamos com Pedro, mas mesmo Paulo se exasperou com Pedro. 


(E um conselho, católico que se escandalizar com uma eventual crítica intra-eclesial ao papa deveria usar um chador e ir pro Irã beijar o traseiro do aiatolá Khamenei. Toda este arremedo de lealdade cega lá seria apreciada.)


Depois quando me vêm um Padre Fábio de Melo que para falar besteira precisa encher a boca para dizer que tem mestrado em Teologia Dogmática e diz "Jesus queria fundar o reino de Deus mas nós só demos a ele a Igreja" confesso que precisamos abaixar também as pedras que - com justiça - atiramos nesta besteira e pensarmos o que é que a hierarquia está ensinando. Francamente, se até o papa critica o clero e a Igreja, deve ser tudo um lixo mesmo, deve ter sido tudo um Plano B do Reino de Deus...




Reações: 


Um comentário:


Frei clemente, gostaria que o Sr. comentasse esta notícia do terra:

"Papa é popular mas não convence sobre pedofilia nos EUA

Pesquisa mostrou que 85% dos católicos americanos tem opinião favorável sobre o Papa, mas apenas 54% têm a mesma opinião sobre sua luta contra os escândalos sexuais na Igreja"

o qual na reportagem se encontra:

"Na quarta-feira, o Papa defendeu em uma entrevista ao jornal Corriere della Sera os esforços da Igreja neste combate, mas a associação americana de vítimas SNAP o acusam de "não fazer nada, literalmente nada" para proteger as crianças."

Sinceramente, já estou de saco cheio de história de pedofilia pra ká, pedofilia para lá, de a ONU dar pitaco, dizendo que para melhorar a crise de pedofilia na Igreja, a Igreja deveria liberar geral, e vem esta entidade a SNAP dizendo que o Papa e a Igreja não estão fazendo nada, nadinha de nada para defender as crianças de padre pedófilos, eu gostaria de perguntar a esta cambada, se o Papa e a Igreja não estão fazendo nada, então qual a sugestão que eles poderiam dar para auxiliar o Papa e a Igreja para acabar com isto tudo?. Já não chega os milhões de indenização que a Igreja pagou?. já não chega as expulsões de padres abusadores?, eles querem mais o que?, que a Igreja tenha uma bola de cristal para saber qual o padre que vai abusar da próxima vitima?, será que este pessoal realmente estão preocupados com as crianças ou eles torcem para que haja mais casos e assim desacreditar ainda mais a Igreja?. 

Anônimo, Sidnei.Responder








Este é um blog católico... e dos bons. Aqui o ombro é amigo, mas o coice é certeiro

O autor fez voto de boçalidade: Comentários cretinos serão respondidos setenta vezes sete mais cretinamente ainda.



Links para esta postagem




Gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2014





Nosso Pai Fundador

Santo Amúlio da Sogdiana



Para os Curiosos










Em Obediência e Comunhão com o Papa

Tu es Petrus!



Em comunhão (quando dá) com
Sua Excelência Reverendíssima Dom Tersites Wilson Câmara Marques de Montfort, Bispo da Diocese de Anhangá-Açu



Frei Rojão no Twitter @FClementeRojao



Ocorreu um erro neste gadget



Frei Rojão no Facebook





Ocorreu um erro neste gadget



Atendimento Virtual

Dúvidas? Heresias? Cismas? Ou não muito?

* O único doutor da Igreja que seu pároco cita é Leonardo Boff?
* O grupo de música paroquial é quem decide o que se segue ou não no missal?
* O bispo diocesano não te ouve e acha que tudo vai bem?
* As paróquias estão vazias e os evangélicos só aumentam?
* A sua missa dominical mais parece um show do NxZero?
* Você sente que os seminaristas são meio... hum... assim... delicados?
* Na catequese te ensinaram que Santo Daime e Eucaristia são equivalentes?
* Para você, Quaresma é o outro nome complicado do tempo da Campanha da Fraternidade?
*Você aceita o Concílio de Nicéia, mas nega o Vaticano II e não vê nenhuma contradição nisso?
* Sente-se um excluído por não rezar ainda para São Hélder Câmara?
* A sua espiritualidade consiste em repetirXIRALALAIA XIRALALAIA XIRALALAIA e dizer que é oração?
* Tem a ilusão de que antes do Vaticano II havia uma idade de ouro na Igreja e tudo se corrompeu depois?
* " Confissão??? Ainda existe isso??? "
* Seu bispo não vê contradição nenhuma em apoiar o governo abortista da Dilma Rousseff e ser católico?

Escreva para o Frei: freirojao@gmail.com - Ombro amigo mas coice certeiro. Deus é paciente, já o Frei nem tanto.

E, pela milésima vez, não contem seus pecados por e-mail, que a confissão só vale presencial!!!





Ordem Terceira Amuliana




Arquivo

2014 (99)
Março (9)
Fevereiro (45)
Janeiro (45)
2013 (387)
2012 (212)
2011 (73)
2010 (127)



Repudiamos o trabalho escravo bolivariano!



Palavras-Chave
desculpas mundanas (83)tempos ruins (75) práticas esdrúxulas (63) depravação(59) clero (50) história (39)Arquitetura da Destruição (35) hipocrisia(34) politica (25) catequese (24)perseguição à Igreja (24) PresidANTA Dilma figa (23) avisos paroquiais (23)conselhos (22) apologética (21) O chefe dos católicos (20) Salomé (16)politicamente correto (16) sindicalismo gay(16) Diabo (14) CNBB (12) Jornada Mundial da Juventude 2013 (12) Ordem Amuliana (12)cisma (12) intrigas paroquiais (12) liturgia (12)Política (11) vocacional (11) Conclave (10)Teologia da Libertaçao (10) teologia da Libertação (10) Nota do Frei (8) teoria da conspiração (8) Memento Mori (7) eleições (7)estatolatria (7) hagiografia (6) teologia (6)Chavez morto (5) Política Eclesiástica para Conservadores (5) Roma llocuta (5) consultório sentimental (5) escravos cubanos (5) Islã (4)Medjugorje (4) Retiro (4) exegese (4) O "chefe" dos católicos (3) meta-posts (3) Aparições (2) Chalita(2) Filosofia (2) Paulo Freire (2) União Eurasiana(2) dogma (2) Alívio artístico (1) Egito (1) ateísmo (1)feminismo de hipocrisia (1) pet-blocks (1)



276,932























Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905