Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Coreia do Norte: americano vai para campo de trabalho - Internacional - Notícia - VEJA.com












Internacional
08/02/2014 - 02:32




inShare


Diplomacia
Coreia do Norte: americano vai para campo de trabalho
Kenneth Bae, que tem origem sul-coreana e cidadania dos EUA, foi preso em 2012 acusado de crimes com o objetivo de 'derrubar o regime' comunista

  • Kenneth Bae, de 44 anos, foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados (Reuters)

A Coreia do Norte enviou o prisioneiro americano de origem sul-coreana Kenneth Bae, cujo nome de batismo é Pae Jun-ho, de volta para um campo de trabalho depois de ele ter ficado meses hospitalizado, informou nesta sexta-feira o Departamento de Estado dos Estados Unidos, que pediu mais uma vez a sua libertação.

Bae, de 45 anos, foi detido em novembro de 2012 e condenado no dia 30 de abril do ano passado pela Suprema Corte norte-coreana a 15 anos de trabalhos forçados por violar o artigo 60 da Constituição do país, que faz referência a crimes com o objetivo "de derrubar o regime" comunista.


Apesar de o delito nunca ter sido especificado pela Coreia do Norte, sabe-se que Bae, que trabalhava como operador de turismo em uma cidade na fronteira com a China e também era um missionário cristão, entrou na zona econômica especial norte-coreana de Rason (nordeste) junto com cinco turistas no início de novembro de 2012.

"Estamos muito preocupados, pelo retorno de Bae ao campo de trabalho. Também estamos muito preocupados com sua saúde, por isso pedimos mais uma vez uma anistia especial e sua imediata libertação", disse hoje em comunicado a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki. Bae sofre problemas de saúde crônicos e por isso foi hospitalizado, segundo sua irmã Terri Chung, que foi citada por vários meios da imprensa americana.

Diplomatas da embaixada da Suécia na Coreia do Norte, que representa os interesses americanos no país asiático, se reuniram dez vezes com o missionário desde a sua prisão, a última nesta sexta-feira no campo de trabalho para o qual foi enviado, informou o Departamento de Estado americano.

O presidente dos EUA, Barack Obama, voltou a pedir sua libertação nesta quinta. Obama pediu para que "não esqueçamos os americanos de fé que são perseguidos" na atualidade e mencionou Bae: "Sua família o quer em casa e os Estados Unidos continuarão fazendo o possível para conseguir sua libertação, porque Kenneth Bae merece ser livre".

O Departamento de Estado voltou a cogitar hoje a possibilidade de que o diplomata Robert King, enviado especial dos EUA para Coreia do Norte, vá até Pyongyang para facilitar os trâmites da libertação de Bae. Em agosto do ano passado, a Coreia do Norte cancelou, no último momento, um convite similar para King, com o argumento de que os Estados Unidos fizeram "provocações militares" ao país comunista.

Em um incomum comparecimento diante da imprensa em 20 de janeiro, Bae manifestou seudesejo de ser libertado o mais rápido possível para retornar a sua família nos EUA, informou na época a agência japonesa Kyodo. A um grupo de jornalistas, ele disse ainda ter cometido um “grave crime” contra a Coreia do Norte e negou que o regime de Kim Jong-un “viole direitos humanos”, segundo a agência estatal chinesa Xinhua.

(Com agência EFE)

  • .





Recomendados para você










Leia também


Comentários



Nome:E-mail:Comentário:
Comentar


Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
PUBLICIDADE:


Siga VEJA no Twitter


Temas em destaque

Saber mais



Blogs e Colunistas


Caio Blinder

De Nova York





Serviços

Assinaturas



Nome: 
Nasc.: 
E-mail: 
CEP: 



Saber +
Serviços
Aponte erros


Editora AbrilCopyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905