Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Justiça aceita denúncia contra investigados da Operação Porto Seguro - Notícias - Política









Direto ao assunto


Justiça aceita denúncia contra investigados da Operação Porto Seguro


Daniel Mello
Da Agência Brasil, em São Paulo27/02/201421h34





Comunicar erroImprimir



Jorge Araújo - 3.jun.2009/Folhapress

Rosemary Noronha, uma das investigadas pela Operação Porto Seguro da Polícia Federal

A Justiça Federal em São Paulo aceitou nesta quinta-feira (27) denúncia contra 18 acusados de integrar um esquema de corrupção em órgãos federais. Os réus, que vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, tráfico de influência e corrupção ativa, foram alvo da Operação Porto Seguro, deflagrada pela Polícia Federal no final de 2012.

Entre eles, estão a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, o ex-diretor de Hidrologia da ANA (Agência Nacional de Águas), Paulo Vieira, e o ex-diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Rubens Carlos Vieira.

O juiz Fernando Américo de Figueiredo Porto, substituto da 5ª Vara Federal Criminal, aceitou ainda o desmembramento do processo, pedido pelo MPF (Ministério Público Federal). A solicitação foi feita para evitar, devido ao grande número de réus, que o processo tramitasse de forma muito lenta. "Analisando a denúncia, é possível perceber uma clara separação entre os fatos supostamente criminosos. Embora a investigação tenha origem comum, percebe-se que os supostos ilícitos não possuem relação umbilical entre si", ressaltou o magistrado.

Operação Porto Seguro10 fotos10 / 10
No total, segundo a PF, 18 pessoas foram indiciadas pela Operação Porto Seguro pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica, falsidade de documentos particulares e tráfico de influência, cujas penas variam de 2 a 12 anos de prisão. A polícia não divulga a lista dos 18 indiciados, mas, segundo reportagens publicadas na imprensa, estão entre os envolvidos Mirelle Nóvoa de Noronha Oshiro, filha de Rosemary -- ela foi exonerada do cargo de assessora técnica da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Três ex-servidores da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) também aparecem nas investigações: Jailson Santos Soares, ouvidor; Enio Soares Dias, chefe de gabinete; e Glauco Alves Cardoso, procurador-geral. Foram presos pela Operação Porto Seguro ainda a advogada Patricia Santos Maciel de Oliveira, em Brasília, e os advogados Marcos Antônio Negrão Martorelli e Lucas Henrique Batista, em Santos (SP). Patricia e Martorelli foram indiciados por formação de quadrilha. Segundo a PF, os advogados entravam em contato com companhias que tivessem interesse em certidões, pareceres e decisões de órgãos da União. Outro nome que aparece nas investigações é o de José Francisco da Silva Cruz, inventariante da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. Leia mais Arte/UOL

O primeiro núcleo processual diz respeito ao caso Tecondi-Codesp-TCU. Nesse caso, o auditor do TCU (Tribunal de Contas da União) Cyonil da Cunha Borges é acusado de receber propina de Paulo Vieira para alterar pareceres em favor da empresa Tecondi.

O segundo núcleo é sobre as acusações de irregularidades em empreendimentos da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) na Ilha dos Bagres e na Ilha das Cabras. Segundo o MPF, Paulo Vieira pagou propina a funcionários da Secretaria do Patrimônio da União para beneficiar empresas ligadas ao ex-senador Gilberto Miranda.

Em uma parte do processo, que deve ser enviada para Brasília, constam as acusações de tentativa de fraude em licitações da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). O desaforamento foi pedido pelo juiz porque, apesar de que as vantagens ilícitas deveriam ser recebidas em São Paulo, as reuniões para combinar o esquema foram feitas na capital federal.

Paulo Vieira é acusado ainda, no quarto núcleo, de ter oferecido favores e dinheiro a um servidor do Ministério da Educação, para conseguir aprovação de cursos da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro (Facic). De acordo com a investigação, a instituição pertence ao réu.

O quinto núcleo diz respeito às acusações de formação de quadrilha e troca de favores entre Rosemary Noronha e os irmãos Vieira (Paulo, Rubens e Marcelo). A ex-chefe de gabinete é apontada, inclusive, como responsável por conseguir a nomeação de Paulo e Rubens para os cargos que ocupavam. Uma vez nomeados, eles são acusados de favorecer ilicitamente Rosemary. Ela própria também é acusada de usar seu cargo para obter benefícios pessoais.

A reportagem da Agência Brasil não conseguiu contato com os advogados de Rosemary e dos irmãos Vieira.

Veja vídeos sobre a Operação Porto Seguro - 9 vídeos 


Cinco foram indiciados por quadrilha na Porto Seguro
Não existem gravações entre Lula e Rosemary, diz Cardozo
Cardozo diz que distanciamento permite 'blindar' PF
Cardozo diz que PF é polícia de Estado
Cardozo ameaça os estados que sonegarem dados criminais
Ministro da Justiça nega transgressão em operação da PF
Justiça soIta os irmãos presos na Operação Porto Seguro
CCJ do Senado aprova convite para ouvir ex-diretor da Anac
Dilma demite dois funcionários indiciados pela PFPróximoAnterior
Comunicar erroImprimir




COMENTÁRIOS 145

Comentar com:
Facebook
Twitter
Perfil UOL









Grande Grão 

16 minutos atrás

estão tudo rindo a toa e cheio da grana ainda por cima
Responder
0



Anderson Damore 

56 minutos atrás

o pior que nesse pais não tem mais quadrilha....as pessoas conversão ..tem um plano ...executam o plano....e isso não é quadrilha....tem que colocar um novo codigo ..nao é quadrilhas ..é PTRALHAS>>>
Responder
0



Kuri 

56 minutos atrás

Pura perda de tempo e dinheiro do erário público. Afinal de contas alguém ainda acredita na Justiça brasileira depois dessa escandalosa decisão do STF? Há ainda ingenuidade popular tamanha?
Responder
0



Weekland 

1 hora atrás

Eu duvido que ela esteja preocupada...provavelmente deve estar pensando: ..."que saco! vou ter que esperar esse tempo todo prá chegar lá em cima ainda..."
Responder
0



paulo claudio 

1 hora atrás

O Lula continua não sabendo de nada... e a fala do Min.da Justiça só pode ser piada !
Responder
0



cgimenez256251036 

1 hora atrás

VC esta sendo vitima de calunias das elites, mas a play boy vai convida-la pra posar nua
Responder
0



FredCastro 

2 horas atrás

Não vai dar em nada!!! Afinal esse pessoal é da mesma "não quadrilha" do Dirceu e que tem como chefe supremo um barbudo de 9 dedos.
Responder
1



Gon13 

2 horas atrás

Depois do que vimos no STF, O Ministro Barroso, que mais parece um colegial, que sabem bem a matéria, mas apenas aquela que o seu professor ditou e ele anotou no caderno escolar. Se roubarem o caderno escolar dele, vai tirar zero até em prova de Mobral. O velhinho Teori que parece ter a mente congelada no tempo, e repete , repete, repete...,, a mesma ladainha de sempre! Longo Play 75. A Ministra Rosa Weber que parece copiar resposta de alguma tese escolar, e a Ministra Carmem Lúcia, que parece um pirilampo, ás vezes a mente é brilhante, outras parece que nunca estudou qualquer assunto jurídico. Esta situação só favorece os Petrallhas e seu Líder ( Réu Oculto!!). Por isso, não se preocupe Rose. É capaz de recomendarem uma boa indenização para vc. por difamação e calúnia!!!
Responder
1



Rento 

2 horas atrás

agora me prove q o LULA limpo hehhehe
Responder
1



PH Andrade 

2 horas atrás

Tem que investigar os gastos escandalosos da Sra. Rose na viagem a Lisboa assessorando o ex-presidente Sr. Molusco.
Responder
2


Página 1 de 15
Anterior
Próxima
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. 
UOL Cursos Online





Imagens do dia
Você viu?




Especiais







Bichos
Mais lidas do dia

COMPARTILHE
SUA LEITURA
SIGA UOLNOTICIAS NO
Comunicar erroErratasFale com o Política  BUSCAR
ESPECIAIS

SIGA UOL NOTÍCIAS


© 1996-2014 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host



ida e volta
somente ida

Origem:Destino:Partida:


Retorno:




Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905