Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


domingo, 6 de outubro de 2013

MARINA SILVA E EDUARDO CAMPOS, UMA ALIANÇA QUE NÃO APONTA PARA O PRINCIPAL: O CONFRONTO IDEOLÓGICO COM O PT.








-



sábado, outubro 05, 2013



  • Marina Silva e Eduardo Campos juntos: uma novidade no momento sem efeitos práticos. Foto do site de Veja.


Já fui cobrado por inúmeros estimados leitores que faça uma análise da aliança de Marina Silva e Eduardo Campos. Se a política fosse uma ciência creio que seria mais fácil, tanto é que não existe essa coisa de “cientista político”. E quando afirmo isso lembro de uma frase de Weber, que num de seus textos diz que “fazer política é fazer um pacto com o diabo’. O filósofo de Heidelberg que foi chamado de “Maquiavel alemão”, certa feita tentou candidatar-se a um cargo legislativo, porém sua iniciativa feneceu em razão de uma rasteira que levou de uma velha raposa da política alemã, se não me engano de Hannover. Max Weber um filósofo avant la lettre, embora mais conhecido como sociólogo, foi também um meticuloso teórico político. Entretanto, ao nível empírico, o dia a dia do exercício da política é um jogo que requer não só habilidade e conhecimento, mas sobretudo uma boa dose de sorte, carisma e dinheiro.
Portanto, análises políticas são sempre temerárias, já que o analista labora sobre areia movediça. Entretanto, a entrada de Marina para o PSB cria um fato novo neste momento, porquanto quebra a modorrenta dicotomia entre PSDB e PT dando uma sacudida no eleitorado. Promove, de certa forma, um chamamento ao debate políticol, uma coisa que é muito difícil ocorrer no Brasil, mormente quando as massas estão anestesiadas pela presença excessiva do Estado. O estatismo não é apenas obra do PT, está entranhado na cultura brasileira. A diferença é que sob o PT esse vício da dependência estatal foi turbinado na última década em decorrência do viés comunista do petismo.
Aparentemente, a adesão de Marina Silva ao PSB fortalece politicamente Eduardo Campos. Todavia, as pesquisas tem mostrado que por enquanto
Campos patina num quarto lugar, quando as enquetes contemplavam a Rede disputando. Marina Silva manteve ou até mesmo ampliou um pouco o seu cacife que amealhou no último pleito presidencial. O dono da bola neste momento é, portanto, Marina Silva. 
Como falta um ano para o pleito presidencial, muita água passará por baixo da ponte e o imprevisível é que costuma se sobrepor ao que é tido como previsível. Daí decorre a dificuldade de precisão naquilo que concerne às ditas análises políticas.
Por enquanto, não houve qualquer tipo de confronto com o PT por parte dos pré-candidatos oposicionistas. Esta é a questão mais relevante. Enquanto Campos era até ontem da base aliada do PT, Marina Silva é cria do próprio PT e esteve de braços dados com Lula por muito tempo. 
Ideologicamente, Marina Silva é de esquerda, ou seja, a esquerda verde. Os verdes surgiram na Europa e, depois que a ex-URSS se fragmentou, o Partido Verde foi imediatamente o guarda chuva que acolheu expressiva parte dos comunistas. Tal fato se deu porque todos os partidos ecológicos tem um viés de fanatismo, sentem-se portadores de uma revelação. Nisso igualam-se aos comunistas que, uma vez órfãos dos “partidão” de viés bolchevique, trataram de encontrar uma forma de exercitar o seu fanatismo.
A bandeira de Marina é a sustentabilidade um conceito idiota que não se sustenta por falacioso que é. O universo é um vir a ser despojado de qualquer desígnio. Imprimir um viés teleológico para o cosmo é burrice. E estupidez maior ainda é patinar no antropocentrismo reputando ao ser humano a possibilidade de interferir em coisas como aquecimento do Terra.
Por trás dessa posição ideológica do fanatismo verde está uma das mais poderosas armas de destruição da liberdade individual. Aliás, boa parte das liberdades individuais já foi para o vinagre, justamente pela pregação sistemática de conceitos ditos “sustentáveis”, ou ecologicamente corretos. E não tem dúvida que o movimento verde foi e é um dos principais precursores do pensamento politicamente correto que opera a metamorfose dos conceitos. Isso se pode notar no fato de que já não se fala mais na liberdade individual que é a sede da liberdade sem quaisquer adjetivos. Eliminando-se a liberdade individual tem-se como resultado a tirania.
Por isso Marina Silva migrou para um partido socialista, o PSB que tem na sua história o famigerado esquerdista Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos.
Dito isto, torna-se difícil que se estabeleça um confronto com o PT e, de forma especial, com o lulismo. Se não houver esse confronto que desenhe uma alternativa, o PT continuará a imperar, ainda mais que detém há mais de uma década um poder imperial como nunca antes neste país, resultante do diabólico pacto engendrado pelo lulismo que deu vida à “base aliada”. 
Nem mesmo o PSDB exercitou esse confronto e por isso mesmo vem sendo derrotado de forma permanente. O último episódio resultante dessa posição do PSDB foi a vitória de Fernando Haddad em São Paulo.
Até agora, nem mesmo Aécio Neves ousou esse confronto, muito menos Eduardo Campos. E, por incrível que pareça, foi Marina Silva quem teria dito que sua ação de migrar para o PSB era um ato contra o “chavismo do PT”. Se realmente afirmou isso, estaríamos ouvindo em mais de uma década da boca de um político brasileiro uma verdade insofismável, ou seja, que sob o PT o Brasil caminha para o chavismo puro e simples, ou seja, um regime do tipo cubano como está ocorrendo na Venezuela. Lá o filhote de Chávez deverá conseguir no parlamento totalmente controlado pelo partido chavista, uma “lei habilitante”, que lhe conferirá a prerrogativa de governar por decretos que não estarão sujeitos ao crivo do legislativo. 
O que está posto, portanto, é praticamente mais do mesmo. O Brasil deve seguir para uma nova eleição presidencial sem que haja um só partido conservador. Todos são alinhados à esquerda. Assim, sem qualquer tipo de confronto o PT deverá dar mais um passeio eleitoral sufragando Dilma Rousseff.
Qual a razão para que os eleitores entrem no debate político e ideológico, que reflitam sobre o futuro do Brasil, se esse debate não for estimulado pelas lideranças que estão - supostamente - na oposição?
Na atualidade esses são os fatos. Entretanto, como declinei nestas linhas, análises políticas são difíceis de fazer, quanto mais num país onde há uma miríade de partidos políticos e que a lei eleitoral, inclusive, permite troca-trocas partidários a cada eleição sem falar em mudanças de regras.
Resumindo: o Brasil é uma piada. De mau, gosto, é claro. Não há qualquer fato objetivo para que se alimente agora um mínimo de otimismo. A única consolação é que algum fato, de fato, possa trazer uma surpresa. A política é assim.


Postado por Aluizio Amorim às 10/05/2013 10:53:00 PM



4 comentários:


Por enquanto vamos vendo esse Carnaval Eleitoral. A Marina e o Dilma em si, mostram a que ni'vel o Lula deixou essa nação. A morcega velha, anos antes nao se candidataria nem a vereadora de Ipojuca da Ponte dos Baixos. Ela e' usada como figura tampão,,,fica ai e obedece, igual ao Dilmão. Em quem voce atirar, acertara' na co'pia do outro,,,todos comunistas. Todos nos levarão ao mesmo Paredão. E isso e' de propo'sito, calculado, e tramado. Desmoraliza-se a poli'tica e evita-se oposicao,,, ate' a foice cravar de vez no peito,,,ai nem cirurgia remove. Ai acabara' o carnaval eleitoral. A morcega teve 23 milhoes de votos,,,quem acredita ??? eu nao. Pode ate' ter tido o dobro, mas quem prova ? o Dilma venceu ???? quem prova ???? como conferir o abstrato ??? O Brasil ta agonizando e o povo delira. Repito aqui um comenta'rio que li nao sei onde,,," me desculpa mãe Brasil, porque hoje nao posso mas te ajudar, me desculpa por ter sido tao egoista e pensado so' em mim, quando eu poderia ter doado muito, quando doastes tanto. Perdao pela minha omissao ou covardia. Hoje te vejo sangrando no peito, apunhalhada por filhos teus, e irmaos meus,,,"06 outubro, 2013
Anônimo disse...

Mais do mesmo jogo de cartas marcadas.06 outubro, 2013
Anônimo disse...

No Brasil não existem a mínima possibilidade de confronto ideológico. Isso vai demorar muito para acontecer. 
No país da jabuticaba, tá tudo junto e misturado. Quer maior desilusão do que Kátia Abreu? Ela vai apoiar a Dilma. Por interesse regional virou amiga dos bolivarianos, pode?
Pelo menos a Marina falou em livrar o país do chavismo. E não quero nem saber os motivos que levaram a tal posicionamento.
Marina falou o que o nem o PSDB tem coragem de falar (seja quem for o candidato). Eles não agem como oposição, não falam como oposição.
Se a hegemonia do PT só pode ser quebrada através de um racha entre seus aliados, que assim seja!
Eu vou votar em quem tem tiver condições de tirar os petralhas do poder. E pode até ser um alienígena.

Cavallieri disse...

Sempre leio e gosto dos seus comentários e análises, mas neste caso acho que não concordo.
1) A Marina está com raiva do PT, Campos deu a ela a oportunidade de ver o sangue vermelho do PT derramado, deu a change da vingança e não o de poder.
2) O nome do partido é PSB, mas de S não tem nada é apenas mais um partido coronelista, mais do mesmo.
3) O PSDB, no caso Aécio estava em NY e vai continuar por lá, porque não sabem atuar policamente.

Enfim, de fato não temos alternativa de direita, mas a eleição será decidida no processo político e não pelo marketing. Há ao meu ver um chance real de termos discursos de oposição e se durante o processo o PT for caindo nas pesquisas os traidores de sempre podem mudar de lado.
Enfim, ainda que não seja para o melhor poderemos nos livrar do PT. Campos é coronel mas não é chavista, nem do foro de São Paulo, Marina se vendeu para o PSB para se vingar e não por querer poder, isto ela vai querer em 2018, e como vendida não vai dar as cartas, será o instrumento de ódio de as oposições procuram.
Vejo chances reais para o PT sair do poder.








GRANDE LANÇAMENTO!

Clique sobre a imagem para comprar. Imperdível!



LANÇAMENTO DE LIVRO!

Clique sobre a imagem para comprar. Imperdível!



MINHAS FOTOS & FILMETES



NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES




CLIQUE PARA VER OFERTAS




OPORTUNIDADE DE EMPREGO




EMPREGO/OPORTUNIDADE!




IMPERDÍVEL! CLIQUE SOBRE A CAPA DO LIVRO PARA COMPRÁ-LO AGORA!




BAZAR DO BLOG



BAZAR DO BLOG



CLIQUE S/ O ANÚNCIO PARA CONHECER TODOS OS PRODUTOS







COMPRE CLICANDO S/ A IMAGEM E AJUDE A MANTER ESTE BLOG!






SAIBA A VERDADE QUE A GRANDE IMPRENSA DISTORCE
Clique sobre a bandeira de Israel e vá diretamente ao blog do site Pletz, onde você poderá encontrar artigos e informações sobre a realidade do Estado de Israel e sua guerra contra o terrorismo que a grande imprensa distorce e escamoteia.



SIGA O BLOG NO TWITTER
Acompanhe todas as atualizações do blog pelo Twitter. Meu endrereço no Twitter é: @BlogdoAmorim



TRANSLATION TOOL / TRADUTOR




Gadgets powered by Google




LEIA, APÓIE E DIVULGUE
Clique sobre o banner da UnoAmérica e vá diretamente ao site dessa grande entidade de defesa da democracia


Clique no banner para ir diretamente para o site da ORVEX -Organização de Venezuelanos no Exílio e tenha acesso a informações que a grande imprensa não divulga. O site da ORVEX tem sinal de TV por internet free.






GRATO, LEITORES!
















ÚLTIMAS NOTÍCIAS





Notícias e esportes de SC é no DCTenha notícias no seu site



Inscrever-se
Postagens

Comentários





RÁDIO DO ALUIZIO AMORIM
Enquanto você lê o blog pode escutar ótima seleção musical. É jazz de primeira qualidade. Passe o mouse para utilizar os botões do player, inclusive parar a música se assim desejar.



ANUNCIE NESTE BLOG
USE A INTERNET PARA TURBINAR SEUS NEGÓCIOS

Para anunciar neste blog basta deixar um comentário dando o seu email de contato. O email não será postado para sua segurança.



ÚNICO JORNAL DECENTE DO SUL DO BRASIL




* * * * * * * * * * * * * * * * *
OBRIGADO PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!


FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA, BRAZILVisualizar meu perfil completo



COMPRE LIVROS, CDs, DVDs E MUITO MAIS! PARA COMPRAR CLIQUE SOBRE A CAPA DOS LIVROS!































































TEMPO EM FLORIANÓPOLIS



TEMPO NA REGIÃO SUL




MONITORAMENTO DO BLOG

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905