Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Fim do voto secreto: o Congresso prestes a cair de joelhos








-


GPS
/ Blogs e Colunistas







23/10/2013 às 17:37



O Congresso está prestes a dar um tiro no pé. Passou pela CCJ e pode ser aprovada pelo plenário a proposta que extingue o voto secreto, qualquer um. O texto já passou na Câmara. Se aprovado, acabará valendo para as Assembleias e as câmaras de vereadores. Seria só uma decisão asinina não estivesse embalada também pela má-fé.

Acabar com a votação secreta em casos de cassação de mandato de parlamentares acusados de malfeitos seria um passo adiante. Extingui-la em qualquer circunstância corresponde a pôr a canga do Executivo no pescoço do Legislativo. Derrubar um veto presidencial seria virtualmente impossível.

Se a proposta for aprovada, chefes do Executivo terão sobre a mesa a mais importante de todas as pastinhas: aquela que indica como vota cada parlamentar. Nem mais a eventual traição virtuosa, aponto com alguma ironia, será possível. A traição virtuosa se dá quando o parlamentar promete um voto, obtém o dinheirinho de sua emenda, mas decide depois segundo a sua consciência — ou por outra: dá o troco na chantagem.

Vai acabar. Quem não quiser sofrer retaliação e, eventualmente, ser estigmatizado pelo Executivo ou pelo próprio partido vai fazer o que lhe mandam. De quem era mesmo essa pauta? O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) percebeu o risco e combateu a tese. O bom senador Pedro Taques (PDT-GO) não deve ter ligado o nome à coisa e defendeu a aprovação, em nome, disse, da transparência. A transparência que torna o Congresso menos livre é, de fato, obscurantismo.

Por Reinaldo Azevedo


Tags: Senado, voto secreto



Links Patrocinados

Descubra o que nossos analistas veem para o futuro próximo de OGX

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Nome

Email (não será publicado)






11 Comentários



Isaias - 

23/10/2013 às 18:07


Acho que até em “Dois Córgo” diz-se assim: “é botar o carro na frente dos bois”. A proposta seria válida desde que não houvesse a monumental dependência dos congressistas da moeda oferecida pelo Executivo durante as votações, com excessão do comprometimento de suas relações com autoridades indicadas. É difícil crer que o congresso, que outrora queria controlar as decisões do STF, irá se submeter ao executivo. Gostaria de saber da posição da Marina Silva, conhecedora da cadeia alimentar, a quem interessa subjulgar o legislativo.




MINO NETO - 

23/10/2013 às 18:06


Pedro Taques não é aquele que adora apelar de forma sorrateira para a Presunção de Inocência (imaginem, na seara política!!!) de seus pares Pedetistas? Ingenuidade, zero! Ele tem é método!




Paubandeira - 

23/10/2013 às 18:05


Concordo com o PUTOCONTRAACORJA – 23/10/2013 às 17:49.
Eleitor tem de aprender a ficar de olho.
Se a PEC passar é para comemorar sim.
Repito, o deputado vai ter de mostrar a cara para o povão.




Luiz Guilherme Arnoldi Moracci - 

23/10/2013 às 18:02


Reinaldo, não é ingenuidade pensar que o voto secreto impede que a lista de parlamentares que derrubam um veto chegue ao Executivo?




A - 

23/10/2013 às 18:02


O STF acaba de promover outra coisa tenebrosa. Das 19 condicionantes que o ministro Direito traçou, o STF não deixou uma de pé. Acabou com todas, ao dizer que só valem para a Raposa/Serra do Sol, e ainda assim com condicionantes, conforme relata o G1. Será que chegamos a isso?




Vera - 

23/10/2013 às 17:57


A Globo G1 não mostrou ate agora o protesto que estão fazendo contra o Haddad se fosse contra o Alckmim já teria um enorme foto do protesto e metade da pagina para falar do Alckmin.
porque sera que a Globo não mostra os protesto que tem contra o Haddad porque sera?




Atlas - 

23/10/2013 às 17:56


Penso diferente! Acho que com o voto aberto os parlamentares estarão mais preocupados com a opinião pública do que com a opinião do governo. Ops! Eu estava pensando como um cidadão norueguês, mas conhecendo o povo, os governantes e os parlamentares brasileiros acho q vc mais uma vez tá certo, Reinaldo!




Alex - 

23/10/2013 às 17:56


O voto secreto, para o eleitor, foi instituído pela Constituição Brasileira da década de 30, sinalizando o fim do voto de cabresto. O que temos agora com aqueles que elegemos? Ali Babá e os 400 ENCABRESTADOS??????????




Sandra - 

23/10/2013 às 17:55


Sim. O Congresso é a latrina do Executivo.




PUTOCONTRAACORJA - 

23/10/2013 às 17:49


Bingo ! Finalmente surgiu um assunto em que discordo do blogueiro.

Voto secreto é covardia com o eleitor. Eliminando-se elimina-se concomitantemente as negociatas e os conchavos.

Automaticamente não haverá espaço para as tramoias que hoje regem quaisquer votações. O jogo passa a ser olho no olho do eleitor.

Infelizmente, duvido que passe em plenário. Essa conversa não deverá passar de somente mais um tró-ló-ló político para enganar trouxas.

Oremos…




Marcelo B Merlo - 

23/10/2013 às 17:48


Reinaldo

A hegemonia do PT só se consolida, dia após dia. O interessante é que esta hegemonia não combina com o resultado da pesquisa sobre o espectro ideológico do brasileiro.

Não são os EUA que precisam de um PMDB pra chamar de seu. Nós é que precisamos de um Partido Republicano em Banânia.

Uma pena. Sempre fui um “pessimista social”, mas a soberba e a maldade são ainda piores do que eu esperava.


◄ 
● 
● 
● 
● 
● 
+ Lidas
◄ 
● 
● 
● 
● 
● 
● 
● 
● 



Seções



Artigos em VEJA

Arquivo

OKSTQQSSD« Set 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 


Serviços

Assinaturas












Nome: Nasc.: E-mail: CEP: Apenas 9x R$ 47,00

Saber +
Serviços
Aponte erros


Editora AbrilCopyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905