Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

'Os 178 Beagles'








-








PUBLICIDADE



PUBLICIDADE


Um jornal a serviço do BrasilSEXTA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2013 16H04

Busca 






Link



reinaldo azevedo


25/10/2013 - 03h40

'Os 178 Beagles'





As ruas, ente divinizado por covardes, pediram o fim do voto secreto para a cassação de mandatos. Boa reivindicação. O Congresso está a um passo de extinguir todas as votações secretas, o que poria o Legislativo de joelhos diante do Executivo. Proposta de iniciativa "popular" cobra o financiamento público de campanha, o que elevaria o volume de dinheiro clandestino nas eleições e privilegiaria partidos ancorados em sindicatos, cujas doações não são feitas só em espécie. Cuidado! O povo está na praça. Nome do filme dessa mímica patética: "Os 178 Beagles".

Povo não existe. É uma ficção de picaretas. "É a terceira palavra da Constituição dos EUA", oporia alguém. É fato. Nesse caso, ele se expressa por meio de um documento que consagra a representação, única forma aceitável de governo. Se o modelo representativo segrega e não muda, a alternativa é a revolução, que é mais do que alarido de minorias radicalizadas ou de corporações influentes, tomadas como expressão da verdade ou categoria de pensamento.

A fúria justiceira dos bons pode ser tão desastrosa como a justiça seletiva dos maus. Quem estava nas ruas? A imprensa celebrou os protestos como uma "Primavera Árabe" nativa. Nem aquela rendeu flores nem o Brasil é uma ditadura islâmica. Até houve manifestações contra o governo, mas todas foram a favor do "regime petista". O PSDB talvez tenha imaginado que aquele "povo" --sem pobres!-- faria o que o partido não fez em 11 anos: construir uma alternativa. Sem valores também alternativos aos do Partido do Poder, esqueçam.

Há 11 anos o PT ataca sistematicamente as instituições, quer as públicas, quer as privadas, mas de natureza pública, como a imprensa. Dilma ter sofrido desgaste (está em recuperação) não muda a natureza dos fatos. Da interdição do direito de ir e vir à pancadaria e ao quebra-quebra como forma de expressão, passando pela reivindicação de um Estado-babá, assistiu-se nas ruas a uma explosão de intolerância e de ódio à democracia que o petismo alimentou e alimenta. O Facebook não cria um novo ator político. Pode ser apenas o velho ator com o novo Facebook -como evidenciou a Irmandade Muçulmana no Inverno Egípcio.

Em política, quando o fim justifica os meios, o que se tem é a brutalidade dos meios com um fim sempre desastroso. A opção moralmente aceitável é outra: os meios qualificam o fim. Querem igualdade e mais Justiça? É um bom horizonte. Mas será o terror um instrumento aceitável, ainda que fosse eficaz? Oposição, governo e imprensa, com raras exceções, se calaram e se calam diante da barbárie que deseduca e que traz, volte-se lá ao primeiro parágrafo, o risco do atraso institucional.

O PSOL conduziu uma greve de professores contra o excelente plano de carreira proposto pela Prefeitura do Rio. Era a racionalidade contra a agenda "revolucionária". Luiz Fux, do STF, posando de juiz do trabalho, chamou os dois para conversar. É degradação institucional com toga de tolerância democrática.

O sequestro dos beagles, tratado com bonomia e outro-ladismo pelo jornalismo, é um emblema da ignorância dos justos e da fúria dos bons. Eles atrasaram em 10 anos o desenvolvimento de um remédio contra o câncer, mas quem há de negar que os apedeutas ilustrados têm um grande coração?


Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e autor de um blog na revista "Veja". Escreveu, entre outros livros, "Contra o Consenso" (ed. Barracuda), "O País dos Petralhas" (ed. Record) e "Máximas de um País Mínimo" (ed. Record). Escreve às sextas-feiras.




lena (1)(07h51) há 8 horas

Fico feliz em saber que a Folha trouxe para nós leitores um jornalista inteligente,que faz suas críticas e elogios sempre muito bem embasadas em argumentos efatos, não só a crítica pela crítica gratuita. Ganhamos todos nós. Parabéns! 

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

EIer (1161)(09h02) há 7 horas

Muito bom saber que gente inteligente volta a escrever na folha,Parabens!!!

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

pedro volpe (543)(08h51) há 7 horas

Estava prestes a cancelar minha assinatura (porque pagar para ler colunistas ongueiros e petis tas já estava um saco).Parabéns grande Reinaldo, este assinante aqui continua por sua causa...você já deu lucro pra Folha.

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem




AS ÚLTIMAS QUE VOCÊ NÃO LEU


PUBLICIDADE





Marcia Beluzzo Dessen

De: 49.00

Por: 43.90COMPRAR


José Luiz Del Roio, José Mauricio De Oliveira

De: 90.00

Por: 79.90COMPRAR


Eric Hobsbawm

De: 135.00

Por: 114.90COMPRAR


Pável Bassinski

De: 59.90

Por: 49.90COMPRAR


Zygmunt Bauman

De: 34.90

Por: 30.90COMPRAR


FOLHA DE S.PAULO


POLÍTICA

MUNDO

ECONOMIA

OPINIÃO

COTIDIANO

ESPORTE

CIÊNCIA

SAÚDE

CULTURA

TEC

F5

+SEÇÕES

TV FOLHA

CLASSIFICADOS

PAINEL DO LEITOR




Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).


PUBLICIDADE



PUBLICIDADE


CURSOS 
ON-LINE




Os últimos anos de vida de um dos maiores jogadores do Brasil

De: 34,90Por: 29,90


PUBLICIDADE





Compare preços:


Fiat PuntoConfira aqui! A partir de R$ 21.900

TabletCâmera, Wi-Fi e Android, a partir de 12x de R$ 23,25



































Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905