-
Frei Clemente Rojão
Ortodoxia Católica sem Frescuras!
A misericórdia é grande, mas a penitência é braba!
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
Quando o suposto pluralismo de idéias pode servir aos interesses do comunismo
Excelente, como sempre, artigo do jornalista Aluízio Amorim, do qual sou leitor assíduo, tratando do pequeno espaço que darão à colunistas conservadores da Folha (do Foro) de São Paulo:
O cinismo é uma das armas dos comunistas. Sempre foi. Digo isso porque a Folha de S. Paulo destaca em sua edição desta quinta-feira a estréia de seus novos colunistas em sua pretensiosa seção "Poder".
O editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, argumenta que o novo elenco "reforça o compromisso com o pluralismo e amplia o já variado quadro de colunistas do jornal". Reinaldo Azevedo passará a escrever às sextas, Demétrio Magnoli aos sábados e Ricardo Melo às segundas-feiras.
No "pluralismo", evocado pela Folha cabe, no entanto, aqueles que defendem o Estado de Direito Democrático e os que defendem regimes comunistas, como o pretenso filósofo da USP.
Ora, se o jornalismo se nutre da liberdade de imprensa é um contrassenso um jornal dar curso àqueles que postulam regimes ditatoriais, já que a primeira medida que os ditadores tomam, uma vez empoleirados no poder, é calar a imprensa.
Ainda que os excelentes Reinaldo Azevedo e Demétrio Magnoli sejam articulistas da Folha, o viés francamente esquerdista desse jornal permanece intacto.
Aliás, quando Reinaldo Azevedo lançou o seu último livro "O país dos petralhas II", a Folha noticiou minimizando a iniciativa editorial, embora o livro tivesse alcançado o topo dos dez mais vendidos naquela ocasião.
Já disse aqui no blog que a opinião pública nas sociedades complexas, com milhões de habitantes, só pode ser formada através da mídia. É nesse aspecto que os jornais, o rádio e a televisão têm importância fundamental e ainda e por muito tempo suplantarão a internet. Destaque para a televisão, mídia de poder absoluto em todos os quadrantes do planeta já que pode ser consumida até mesmo pelos analfabetos. Mas a mídia impressa tradicional também possui um extraordinário poder e em muitos casos orienta a pauta dos meios eletrônicos.
Não há dúvida de que a escalada de governos ditatoriais na América Latina de viés comunista nos últimos anos se deve, principalmente, ao tratamento dispensado às informações pelos veículos de comunicação.
Centenas de vezes já afirmei aqui no blog que a maioria dos jornalistas professa a ideologia esquerdista. As exceções são mínimas. Numa redação de jornal mistura-se a militância comunista com o oportunismo dos comendores de caraminguás oficiais. Mas prevalece a ótica esquerdista.
Todavia neste século XXI verifica-se uma novidade. Com raras exceções os empresários donos de jornais e redes de rádio e televisão fazem vistas grossas a manipulação da informação. Isso sempre existiu no que concerne às preferências partidárias e interesses pessoais num tempo em que os comunistas não estavam no poder como agora.
Com a chegada do PT ao poder os jagunços ideológicos que infestam as redações assomaram ao poder editorial desses veículos com o beneplácito das empresas. Talvez os empresários viram nisso o caminho de acesso às benesses do erário, já que o estado patrimonialista que sempre tipificou a gestão pública no Brasil, nessa década de poder do PT foi turbinado.
O resultado desse espúrio conluio tem como resultado a esquerdização editorial dos veículos de mídia de forma geral. No caso brasileiro, a única exceção fica por conta da revista Veja e demais publicações da editoral Abril.
Um caso exemplar dessa abstrusa parceria dos órgãos de comunicação com o movimento comunista internacional, se viu recentemente, quando a Rede Globo fez um mea culpa por ter apoiado os governos militares, descurando o fato de que os militares tomaram o poder não pela cupidez do poder pelo poder, mas para evitar que os comunistas instalassem no Brasil uma ditadura do tipo cubano. Esta é a verdade histórica que hoje o PT e seus sequazes querem reescrever por meio de uma diuturna lavagem cerebral que tem o apoio da maioria da imprensa brasileira.
Esta é a realidade dos fatos que se expressa justamente pela pretensão falsa da Folha de S. Paulo, de promover o pluralismo jornalístico. Ainda que no seu quadro inclua jornalistas que não sejam esbirros da nova ordem petista, a Folha continuará servindo bovinamente para a difusão o ideário comunista, escamoteado na atualidade pelo pensamento politicamente correto.
Escrevo estas linhas com toda a tranquilidade, porquanto os meus colegas que trabalham na Folha de S. Paulo sabem muito bem que se esse jornal vier a ser vítima da censura terá em mim o seu primeiro defensor intransigente. O mesmo vale para a Rede Globo e todos os demais veículos de mídia.
Agora, faço questão de afirmar que não declino, sob hipótese nenhuma, da minha liberdade, sobretudo o direito de dizer a verdade em defesa do Estado de Direito Democrático, da alternância do poder e da segurança jurídica.
Reações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Links para esta postagem
Assinar: Postar comentários (Atom)
Ano de Nosso Senhor de MMXIII
"A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê" (Hb 11,1)
Nosso Pai Fundador
Santo Amúlio da Sogdiana
Para os Curiosos
Pesquisar neste Blog
Em Obediência e Comunhão com o Papa
Tu es Petrus!
Em comunhão (quando dá) com
Sua Excelência Reverendíssima Dom Tersites Wilson Câmara Marques de Montfort, Bispo da Diocese de Anhangá-Açu
Frei Rojão no Twitter @FClementeRojao
Comentários
Frei Rojão no Facebook
Ocorreu um erro neste gadget
Atendimento Virtual
Dúvidas? Heresias? Cismas? Ou não muito?
* O único doutor da Igreja que seu pároco cita é Leonardo Boff?
* O grupo de música paroquial é quem decide o que se segue ou não no missal?
* O bispo diocesano não te ouve e acha que tudo vai bem?
* As paróquias estão vazias e os evangélicos só aumentam?
* A sua missa dominical mais parece um show do NxZero?
* Você sente que os seminaristas são meio... hum... assim... delicados?
* Na catequese te ensinaram que Santo Daime e Eucaristia são equivalentes?
* Para você, Quaresma é o outro nome complicado do tempo da Campanha da Fraternidade?
*Você aceita o Concílio de Nicéia, mas nega o Vaticano II e não vê nenhuma contradição nisso?
* Sente-se um excluído por não rezar ainda para São Hélder Câmara?
* A sua espiritualidade consiste em repetirXIRALALAIA XIRALALAIA XIRALALAIA e dizer que é oração?
* Tem a ilusão de que antes do Vaticano II havia uma idade de ouro na Igreja e tudo se corrompeu depois?
* " Confissão??? Ainda existe isso??? "
* Seu bispo não vê contradição nenhuma em apoiar o governo abortista da Dilma Rousseff e ser católico?
Escreva para o Frei: freirojao@gmail.com - Ombro amigo mas coice certeiro. Deus é paciente, já o Frei nem tanto.
E, pela milésima vez, não contem seus pecados por e-mail, que a confissão só vale presencial!!!
Ordem Terceira Amuliana
Arquivo
▼ 2013 (328)
▼ Outubro (25)
► Setembro (33)
► Agosto (37)
► Julho (36)
► Junho (32)
► Maio (10)
► Abril (22)
► Março (52)
► Fevereiro (29)
► Janeiro (52)
► 2012 (212)
► 2011 (73)
► 2010 (127)
Repudiamos o trabalho escravo bolivariano!
Palavras-Chave
desculpas mundanas (56)tempos ruins (54) práticas esdrúxulas (48) depravação(47) clero (39) história (23)Arquitetura da Destruição (20) O chefe dos católicos (19) apologética (19) hipocrisia(18) politica (17) Salomé (16) conselhos(16) perseguição à Igreja (16) PresidANTA Dilma figa (15) sindicalismo gay (14) Diabo(12) Jornada Mundial da Juventude 2013 (12)Ordem Amuliana (11) avisos paroquiais (11)catequese (11) Conclave (10) politicamente correto (10) CNBB (9) cisma (9) intrigas paroquiais (9) liturgia (9) vocacional (9) teologia da Libertação (8) teoria da conspiração (8) Nota do Frei (7) Memento Mori (6) Teologia da Libertaçao (5) consultório sentimental (5) Islã (4)Política (4) Retiro (4) eleições (4) exegese (3)teologia (3) Chalita (2) Chavez morto (2) Filosofia(2) O "chefe" dos católicos (2) Paulo Freire (2)hagiografia (2) Egito (1) ateísmo (1) dogma (1) escravos cubanos (1) meta-posts (1)
221,356
Nenhum comentário:
Postar um comentário