Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


domingo, 9 de fevereiro de 2014

Testemunha diz que black bloc armou rojão que atingiu cinegrafista no Rio














Atualizado: 08/02/2014 02:03 | Por Fábio Grellet, Thaise Constâncio, estadao.com.br

Trata-se de um rojão de vara e não foi usado por nenhum policial, segundo concluiu a Polícia Civil




54



Foto: Facebook




RIO - Uma testemunha afirma que o artefato que atingiu e feriu gravemente o cinegrafista da Band Santiago Ilídio Andrade, durante um protesto promovido anteontem na Central do Brasil, no centro, foi lançado por um black bloc. Trata-se de um rojão de vara e não foi usado por nenhum policial, segundo concluiu a Polícia Civil.

Andrade está internado em estado grave no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro. A pessoa que acendeu o rojão ainda não foi identificada. Quando for encontrada, será indiciada pelos crimes de explosão e tentativa de homicídio (com agravante de uso de explosivo), com pena de até 30 anos de prisão. A polícia analisa imagens de câmeras instaladas nas imediações.

Um fotógrafo que não quer se identificar flagrou o momento em que o rojão atingiu Andrade e a fuga do atirador. No flagrante, o homem estava de costas, trajando camisa cinza, calça jeans e lenço preto no rosto, o que indica que seria adepto do movimento Black Bloc. Vários vídeos mostram o episódio, mas nenhum exibe o rosto dele.

Nas redes sociais, o movimento Black Bloc negou ter ligação com o manifestante. "Reparem na tentativa (de novo) de querer incriminar uma tática (de ser black bloc). Porque grupo não é, nunca será! Outra observação: Quem adere à tática sabe que todos só usamos a cor negra (em referência aos trajes coloridos do suposto agressor)."

"Esse rojão é acionado por um pavio e tem duas etapas: primeiro, é lançado um foguete, com cerca de 60 gramas de pólvora, e, segundos depois, esse explosivo é detonado", contou o inspetor de polícia e técnico em explosivos Elington Cacella, integrante do Esquadrão Antibombas da Polícia Civil.

Segundo ele, por segurança, recomenda-se que o artefato só seja aceso após ficar preso na extremidade de uma vara de pelo menos 1 metro. No caso de anteontem, porém, o artefato estava no chão, na praça na frente do Comando Militar do Leste. Ele teria sido posicionado na direção dos policiais.

Sem autorização. Embora a compra desse tipo de rojão seja liberada, para usá-lo em público é preciso autorização das autoridades, como os bombeiros. Conforme a polícia, tem sido comum o uso deles em manifestações de rua desde junho. "Muitos artefatos exatamente iguais a esse já foram apreendidos", afirmou Cacella.

A perícia só foi realizada ontem de manhã, embora a calçada tenha constante movimento de pedestres e não tenha ficado isolada. Depois de recolhidos os fragmentos, os peritos testaram rojões, cujas explosões causaram efeito visual idêntico ao que mostram as imagens divulgadas. As roupas do cinegrafista também serão analisadas.

O chefe da Polícia Civil do Rio, Fernando Veloso, pediu que testemunhas procurem a polícia para denunciar quem acendeu o artefato. O delegado Maurício Luciano de Almeida, da 17.ª DP (São Cristóvão), que investiga o caso, também vai ouvir pessoas que estavam no local, incluindo o comandante do 5.º Batalhão da PM, Luiz Henrique Pires. Além de Andrade, outras seis pessoas ficaram feridas no protesto organizado contra o aumento da passagem municipal de R$ 2,75 para R$ 3, nenhuma com ferimentos graves. Trinta e duas pessoas foram detidas e liberadas após prestar depoimento.

Novo ato. Nas redes sociais, um novo ato contra o aumento da passagem está marcado para segunda, às 17h, na Candelária. Quase 3 mil pessoas confirmaram a presença online.

veja mais:


54













Publicidade





PRÓXIMO
0
A "guerra fria" em Kiev
Manifestantes e tropas do governo vivem clima de tensão na capital ucraniana, enquanto o presidente do país, Viktor Yanukovich, perde sua força política
Compartilhar



A "guerra fria" em Kiev


Publicidade










recentes
compartilhados
assistidos

há 9 horas
há 9 horas
há 12 horas
há 13 horas
há 13 horas
há 14 horas
há 14 horas
há 15 horas
há 15 horas
há 17 horas
há 17 horas
há 17 horas
há 18 horas
há 18 horas
há 19 horas
há 19 horas
há 19 horas
há 20 horas
há 1 dia
há 9 horas

Janeiro foi repleto de esquisitices

Flores de verão




Relembre os títulos, clubes e polêmicas da vencedora carreira do baixinho Romário.


Conheça a beleza das candidatas ao posto de ‘musa da Copa’ e escolha sua favorita


Faça um passeio pelos novos estádios construídos para a Copa. Está tudo (quase) pronto!


Beckham é coisa do passado! Veja quais são os jogadores mais bonitos que disputarão a Copa


Veja as novas camisas que Brasil, França, Argentina e Rússia usarão para jogar o mundial




Cachorro de chapéu e pombas do papa atacadas foram destaque de janeiro; confira


A folia já começou!!! Exuberante, Gracyanne Barbosa comanda ensaio da X-9; fotos


As Gatas, as estrelas e os malucos da maior festa do esporte dos Estados Unidos


FHC, 82 anos, assume relação com mulher de 36; veja 7 dicas para lidar com diferença de idade


Veja veículos que mais causam impacto nas estradas quando vistos pelo retrovisor

© 2014 Microsoft






Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905