Direto ao assunto
Do UOL, no Rio09/02/201415h39
Comunicar erroImprimir
Carlos Moraes/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Fábio Raposo, 22, foi preso neste domingo (9). Ele disse conhecer "de vista" o homem que acendeu o artefato explosivo que feriu gravemente o cinegrafista da "Band"
O delegado Maurício Luciano, titular da 17ª DP (São Cristóvão) e responsável pela investigação sobre a explosão que feriu o cinegrafista da "Band" Santiago Ilídio Andrade, 49, há três dias, no Rio de Janeiro, informou neste domingo (9) que o estudante e tatuador Fábio Raposo, 22, aceitou colaborar com a polícia em benefício da delação premiada. Preso nesta manhã na casa dos pais, na zona oeste da cidade, o jovem foi indiciado pelos crimes de tentativa de homicídio e explosão.
Em mais de três horas de depoimento, o jovem acabou sendo convencido pelo delegado e pelo advogado a dar informações sobre um segundo suspeito, que foi responsável por acender o artefato explosivo e deixá-lo próximo à vítima. Raposo disse conhecê-lo "de vista", já que ambos teriam participado de várias manifestações anteriormente. "Em princípio, ele concordou em colaborar. Vamos ver se há a possibilidade de identificar essa pessoa. Ele disse que não sabe o nome da pessoa, mas que há como identificá-lo", disse Luciano à rádio "CBN".
Fotos e vídeos de profissionais de imprensa que estavam no protesto mostram que o segundo suspeito vestia camisa cinza e calça jeans. A partir das informações passadas por Raposo, os investigadores vão elaborar um retrato falado.
PRINCIPAL SUSPEITO
Imagens da "TV Brasil" mostram um homem de camisa cinza e calça jeans correndo pela Central do Brasil. Para a Polícia Civil, ele foi o responsável por acender o rojão que feriu Santiago Ilídio Andrade
Por volta das 15h, o tatuador deixou a delegacia e foi para a Cidade da Polícia, na zona norte do Rio, onde será encaminhado ao sistema carcerário. Segundo a Polícia Civil, o destino do suspeito ainda não foi definido.
Quebra de sigilo
O delegado Maurício Luciano informou ainda que pretende solicitar à Justiça a quebra de sigilo telefônico e de internet de Fábio Raposo. O objetivo, segundo ele, é apurar se o suspeito tem alguma relação com o homem, ainda não identificado, que recebeu o artefato explosivo das mãos de Raposo, durante manifestação contra o aumento da passagem de ônibus no Rio, e o acendeu a cerca de três metros do cinegrafista, que filmava o corre-corre na Central do Brasil, no centro da cidade.
Sequência de imagens mostra cinegrafista sendo ferido em protesto no Rio12 fotos3 / 12
6.fev.2014 - Cinegrafista da Band é ferido por explosivo na cabeça, durante ato na Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. O objeto explodiu muito perto da cabeça do repórter cinematográfico, que sofreu um afundamento do crânio Leia mais Agência O Globo
Além disso, os investigadores também querem cruzar informações --principalmente as que foram publicadas por Raposo nas redes sociais-- a fim de concluir se o tatuador era ou não adepto da tática anarquista black bloc, nomenclatura utilizada para designar os manifestantes que cobrem o rosto e se vestem de preto, e que quase sempre protagonizam confrontos com a Polícia Militar.
Em uma parede do prédio onde Raposo mora, estão pichadas as frases "black bloc" e "fuck the police", de acordo com o delegado.
LEIA MAIS
Andrade foi atingido na cabeça, perdeu parte da orelha e teve afundamento do crânio. O cinegrafista da "Band" está em coma induzido e seu estado é considerado gravíssimo, segundo boletim médico do Hospital Municipal Souza Aguiar.
Investigação baseada em imagens
Fotos e vídeos registrados pelos profissionais de imprensa que trabalhavam no protesto contra o aumento da passagem de ônibus no Rio de Janeiro, na última quinta, na Central do Brasil, mostram diversos ângulos a explosão do artefato que feriu gravemente o cinegrafista da "Band".
A investigação da Polícia Civil do Rio avançou após a divulgação de imagens da "TV Brasil" que flagram a ação de dois suspeitos. Um deles se apresentou à polícia na madrugada de sábado (8). Até então, o delegado da 17ª DP trabalhava com a existência de apenas um suspeito.
Além do material jornalístico, os investigadores analisam imagens das câmeras de trânsito da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) e do equipamento de segurança do CML (Comando Militar do Leste), situado próximo à Central do Brasil, onde Andrade foi atingido.
Rojão atinge cinegrafista durante protesto no Rio - 6 vídeos







Comunicar erro Imprimir
COMENTÁRIOS 9
Comentar com:
Facebook
Twitter
Perfil UOL


Rubia10
3 minutos atrás
A toda hora o elemento muda seu depoimento; agora já "conhece de vista".... vai acabar acusando algum inocente pois não VALE NADA! E que cara de PSICOPATA, hem?!
Responder
0

Di Trento
13 minutos atrás
Conhece "de vista", meu camarada, agora conta a do papagaio. Na entrevista é visível o seu nervosismo, gaguejando e não falando coisa com coisa.
Responder
2

Lucas Mateus
19 minutos atrás
E o nariz deste mentiroso só aumenta...
Responder
3

jp palacio
20 minutos atrás
Num pais que assassino sai pela porta da frente de delegacia, esse coitado é preso para dar a impressão de que a justiça funciona. Ridiculo!
Responder
0

/Glauco
23 minutos atrás
Como que uma pessoa cobre o rosto pra não ser reconhecida e deixa exposto os braços cheios de tatuagens... Muita ingenuidade mesmo
Responder
0

karuju
24 minutos atrás
A estória dele não aguentou 24 horas.
Responder
2

Anlugo
30 minutos atrás
Mais uma vez chamo a atenção para o tipo de indivíduo que irá votar nestas próximas eleições, lamentável!!! Acha que está fazendo revolução, mas está tumultuando um processo que só se resolverá com a educação!!!
Responder
1

GEGE50
36 minutos atrás
METE MAIS UMA DE FALSO TESTEMUNHO NO PI..LAN...TRA
Responder
2

moreno branco
36 minutos atrás
Engraçado como foi necessário q um jornalista tenha sido atingido para só agora seus colegas discutirem as atitudes desses marginais, antes sempre protegidos pelos jornalista q enxergavam apenas os "excessos" da polícia, infelizmente se o alvo tivesse sido outro não teria todo esse destaque. Como sempre a imprensa sempre tendenciosa.
Responder
5
Página 1 de 1
Anterior
Próxima
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Veja mais
UOL Cursos Online
Imagens do dia
Você viu?
Especiais
Bichos
Mais lidas do dia
COMPARTILHE
SUA LEITURA
SIGA UOLNOTICIAS NO 

Comunicar erroErratasFale com o Cotidiano BUSCAR
ESPECIAIS
SIGA UOL NOTÍCIAS
© 1996-2014 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host

Nenhum comentário:
Postar um comentário