Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Todos espionam. Até o Brasil!








-


GPS
/ Blogs e Colunistas







04/11/2013 às 16:55



Pois é… Mais de uma vez dei de ombros para essa conversa da espionagem americana. Quando não o fiz, tratei Edward Snowden por aquilo que é: um pilantra. Como ele não me deixa mentir, tornou-se um fiel servidor do regime de Vladimir Putin… A grande conspiração que Glenn Greenwald denunciou ao mundo não passa de operação de rotina. A China, até onde sua tecnologia alcança, faz a mesma coisa. A Rússia idem. Todo mundo espiona todo mundo. O equilíbrio que há no mundo — ou, segundo alguns, “desequilíbrio” — se deve também à espionagem. Há, emendo à margem, algo de patético em querer disciplinar esse tipo de coisa. Ainda que se estabeleçam as regras, é próprio da atividade não haver regra nenhuma.

Dilma Rousseff fez grande escarcéu — não iria perder a oportunidade, não é? — com a história da suposta espionagem. Cancelou uma visita oficial aos EUA. O Brasil exigiu um pedido de desculpas que nunca veio — e, na forma pretendida ao menos, não virá.

A Folha de hoje traz uma reportagem de Lucas Ferraz informando que diplomatas estrangeiros — russos, iranianos e iraquianos — foram espionados no Brasil. Leiam trecho. Volto em seguida.
*
O principal braço de espionagem do governo brasileiro monitorou diplomatas de três países estrangeiros em embaixadas e nas suas residências, de acordo com um relatório produzido pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e obtido pela Folha. O documento oferece detalhes sobre dez operações secretas em andamento entre 2003 e 2004 e mostra que até países dos quais o Brasil procurou se aproximar nos últimos anos, como a Rússia e o Irã, viraram alvos da Abin. Segundo o relatório, que foi elaborado pelo Departamento de Operações de Inteligência da Abin, diplomatas russos envolvidos com negociações de equipamentos militares foram fotografados e seguidos em suas viagens.

O mesmo foi feito com funcionários da embaixada do Irã, vigiados para que a Abin identificasse seus contatos no Brasil. Os agentes seguiram diplomatas iraquianos a pé e de carro para fotografá-los e registrar suas atividades na embaixada e em suas residências, conforme o relatório. A Folha entrevistou militares da área de inteligência, agentes, ex-funcionários e ex-dirigentes da Abin nas últimas duas semanas para confirmar a veracidade do conteúdo do documento que obteve. Alguns deles participaram diretamente das ações.

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ao qual a Abin está subordinada, reconheceu que as operações foram executadas e afirmou que todas foram feitas de acordo com a legislação brasileira. Segundo o governo, foram operações de contrainteligência, ou seja, com o objetivo de proteger segredos de interesse do Estado brasileiro. Nos últimos meses, o vazamento de documentos obtidos pelo analista americano Edward Snowden permitiu que o mundo conhecesse detalhes sobre atividades de espionagem dos EUA em vários países, inclusive no Brasil.
(…)

Retomo
Vejam bem… A “nossa” espionagem parece ser uma pouco mais rudimentar, não é? Lembro-me de um quadro do infelizmente extinto “Casseta & Planeta” em que apareciam os “homens do saco” — espiões que se apresentavam com saco pardo enfiado na cabeça, com dois buracos no lugar dos olhos. Comparado o que se deu aqui com a operação da NSA, a da Abin está mais para a caricatura.

Pouco importa a qualidade do serviço; a questão é de princípio. A espionagem é parte do jogo. É claro que a Abin vai tentar saber quem passou a informação à Folha para punir os agentes. É o seu papel. Imaginem se fosse o contrário; imaginem uma agência de Inteligência, que é braço do estado brasileiro, a incentivar o vazamento de informações…

Outra informação de Ferraz:
“A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) monitorou um conjunto de salas alugadas pela embaixada dos Estados Unidos em Brasília por suspeitar que eram usadas como estações de espionagem. A operação ‘Escritório’ é descrita em relatório elaborado pelo Departamento de Operações de Inteligência da Abin e obtido pela Folha. Segundo o documento, os agentes brasileiros concluíram que os americanos tinham ali equipamentos de comunicação, rádios e computadores. ‘Funcionando diariamente, com as portas fechadas e com as luzes apagadas, e sem ninguém trabalhando no local’, diz o relatório. ‘Esporadicamente a sala é visitada por alguém da embaixada.’ Como as outras operações descritas no documento da Abin, a ‘Escritório’ foi classificada pela agência como uma ação de contraespionagem.”

E aí?
O que farão os países “espionados”? Muito provavelmente, nada! Tudo está dentro do jogo. O mínimo que se espera da Abin é que faça isso mesmo. O que não é parte do jogo é haver vazamento de uma operação como essa. É um sinal de que o serviço precisa ser aprimorado. Snowden, no entanto, é a evidência de que não é a sofisticação do aparato que faz a segurança.Por Reinaldo Azevedo

Tags: Abin, espionagem



Links Patrocinados

Ambev Contrata Aqui! Veja o Número de Vagas na Ambev.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Nome

Email (não será publicado)






36 Comentários



neil ferreira - 

04/11/2013 às 18:01


A CIA espionar a dona Dilma ? rsrsrs
Se ainda fosse a Carla Bruni.




Jardel Jaime Jesimel - 

04/11/2013 às 18:01


Até tú brutos?




Rafael - 

04/11/2013 às 17:58


Parece que encontraram um podre do Ministro Barroso.





Rodrigo L. - 

04/11/2013 às 17:57


A quintessência da diplomacia brasileira. Já pensou se tivesse uma cadeira na ONU? A gente não saberia onde se esconder de vergonha…




Edna - 

04/11/2013 às 17:49


Agora vão começar as “explicações jabuticabianas”…
Acho que, fora os beicinhos, não vai dar nada nesse angu internacional.




PAULO ROBERTO URBANO DA CRUZ - 

04/11/2013 às 17:48


Alguém sabe quanto custa a ABIN? É uma fabula e tudo sob segredo. Há e para facilitar aos arapongas, e só consultar a receita que fica fácil saber quem sou. Liçao gratis e basica de espionagem. E um conselho não leiam certos jornais pois a maioria amestrada só publica o que a presidente gosta de ler, e aqui entre nos é perda de tempo.




benesaturnino - 

04/11/2013 às 17:48


Nunca antes na história do Brasil a hipocrisia foi tão longe!!!
O que se pode esperar de um governo que não prima pela verdade, e, sim pela mentira, pela hipocrisia.
Que belo exemplo para a nossa juventude!!
Jogar pedra e esconder a mão é a especialidade do PT.




Antonio - 

04/11/2013 às 17:48


Cada um pode ter a opinião que quiser sobre os EUA. Agora, se uma pessoa assume o cargo de presidente da República, sua opinião pessoal sobre o que quer que seja fica em segundo plano, pois em primeiro é o interesse nacional. Cancelar uma visita oficial aos EUA por causa de uma choradeira é agir como presidente de república das bananas!!




Silva - 

04/11/2013 às 17:46


Uzamerikanus devem estar com um medinho …




amauri - 

04/11/2013 às 17:43


Nova divisão geopolítica do mundo: os que podem, sabem e se dedicam à espionagem e bisbilhotice; os que estão na parte passiva, com perdão da má palavra; os que não tem importância suficiente para estar na segunda posição. E os que nao inspecionam com capacidade, mas gostariam.




Vic - 

04/11/2013 às 17:43


Será que o Obama e o Putin farão um discurso na ONU protestando contra nossos espiões ?




Ricardo - 

04/11/2013 às 17:43


Espionagem à brasileira:
Um sujeito chega e:toc,toc,toc na porta do suspeito.
– A partir de hoje,você será monitorado por aquele cara que está fazendo de conta que lê um jornal,ali no banco da praça.Tá vendo?´
– Putz,naõ é o de chapéu, é o de camisa branca,pô!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk




aparecido f. - 

04/11/2013 às 17:42


Para legalizar o serviço proponho que os espiões usem crachá : João – espião brasileiro….já que os bravos petistas são contra espionagem ilegal, que então façam espionagem legaL.. Há uma estória muito engraçada de espião português : Salazar, então ditador de Portugal na década de sessenta, mandou um espião para espionar o governo de Fidel Castro…Chegou em Havana e alugou uma sala para trabalhar… Mandou fazer uma plaqueta e colocou na porta : Joaquim – espião português…Fidel ao saber disso mandou buscá-lo e o fuzilou, junto com outros que mandava fuzilar todos os dias…Salazar, enraivecido, deu ordens na alfandega portuguesa para prender o primeiro cidadão de Cuba que desembarcasse em terras portuguesas…. Até que um dia um cidadão de Cuiabá chegou a Portugal.. avisaram o homem e ele mandou fuzilá-lo… e disse se não fosse por apenas duas letrinhas, nossa vingança teria sido completa….Será que espião brasileiro trabalha … acho que eles devem pagar uma caixinha para um detetive particular desses que fotografam mulher saindo do motel pata fazer o serviço…o dia em que funcionário publico trabalhar, o mundo acaba….




Anónimo - 

04/11/2013 às 17:39


Quando um americano fotografa um brasileiro, é espião; quando um brasileiro fotografa um russo, é paparazzo. Já perseguição brasileira a um iraniano faz lembra do cachorro que corre atrás do carro. Se o carro para, o cachorro, que não sabe dirigir, foge com o rabo entre as pernas. No mais, países espinonam países e empresas espionam empresa desde que países e empresas passaram a existir. Aliás, traidor é traidor desde que o mundo é mundo.




Daniela - 

04/11/2013 às 17:35


No nosso Brasil está tudo errado, só quem tem poder e dinheiro se dá bem. Se roubar uma galinha, ou trazer alguns artigos importados irregularmente do Paraguai dá cadeia e todo o rigor da Lei (o que está correto). No entanto, o corrupto que levou mais de 500 milhões em São Paulo tá na rua, livre , leve e solto. Onde tem que haver o investimento, na Segurança Pública, só de desonera, e se corta o orçamento, cada vez mais… tenho nojo dessa gentalha que está acabando com as riquezas do Brasil, senão vejamos:
Dificuldades na Polícia Federal

fonte: O Estado de S.Paulo

Fantasiados de bruxas e monstros, policiais federais realizaram na quinta-feira, em vários aeroportos do País, um protesto intitulado “Dia das Bruxas da PF”. A manifestação, segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais, tinha o objetivo de denunciar o “castigo” que o governo estaria impondo à Polícia Federal (PF) em razão de suas investigações anticorrupção. Pode haver aí algum exagero retórico, mas o fato é que a PF, no governo de Dilma Rousseff, está sofrendo acentuado corte de investimentos, e executa-se apenas uma fração de seu orçamento.

A contenção de recursos tem sido a norma, e os agentes da PF se queixam de que, em razão disso, o órgão está sucateado – com graves consequências para áreas sensíveis, como, por exemplo, o combate ao narcotráfico e ao crime organizado.

Um levantamento feito pelo site Congresso em Foco constatou que os investimentos na PF caíram quatro vezes nos últimos dez anos. Em 2002, o último ano do governo de Fernando Henrique Cardoso, foram gastos R$ 81 milhões; no ano passado, Dilma destinou apenas R$ 20 milhões. O atual governo, aliás, é o responsável pela maior redução nesse período. O volume de recursos chegou a crescer na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, atingindo o pico de R$ 93 milhões em 2005.

Já o orçamento da PF, que saltou de R$ 1,5 bilhão para R$ 4,3 bilhões na última década, parou de crescer no governo Dilma. O orçamento de 2012 foi de R$ 5 bilhões, mas houve contingenciamento de R$ 700 milhões, segundo o estudo.

A direção da PF argumenta que o importante não é a execução do orçamento, mas o dinheiro empenhado. Por esse raciocínio, destinou-se à rubrica de investimentos na PF algo em torno de R$ 206 milhões. O problema é que foram executados apenas R$ 20 milhões. Entre o final do governo FHC e o início da administração Lula, até 5% do gasto total da PF era relacionado a investimentos. Com Dilma, o porcentual caiu a menos de 0,5% – o resto se destina a salários e a custeio.

Ainda que os recursos empenhados quase nunca coincidam com o dinheiro efetivamente gasto, o porcentual de investimentos na PF executados pelo atual governo é muito inferior à média dos últimos 10 anos, que chega a 33%.

Policiais federais disseram ao Congresso em Foco que, graças aos cortes constantes, são obrigados a apelar a diversos “jeitinhos”. Um deles é qualificar como “proteção de fronteira” operações que só remotamente envolvem algum país vizinho. O objetivo da manobra é aproveitar o fato de que o governo não contingencia recursos destinados à vigilância das fronteiras.

O corte atinge também o custeio e leva a situações constrangedoras. Os sindicatos dos agentes dizem que a PF não tem recursos para a manutenção de aeronaves que atuam no combate ao narcotráfico. Por isso, a polícia é obrigada a ceder seus aviões a outros órgãos, como o Ibama e a Polícia Rodoviária Federal, para livrar-se dos gastos. Quando precisa de alguma aeronave, a PF tem de pedi-la emprestada – e tem de atrasar suas operações enquanto aguarda a resposta.

Outra reclamação dos policiais é a falta de pessoal, principalmente para apoio administrativo. Segundo a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, a escassez obriga a PF a tirar agentes de investigações e deslocá-los para a administração, enfraquecendo o trabalho de campo.

Delegados e agentes da PF se queixam de que essa situação tem afetado a qualidade de sua ação. Sindicalistas dizem que o setor de inteligência e a qualificação de profissionais estão comprometidos, enfraquecendo a PF no momento em que ela será especialmente exigida, por conta da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

O próprio governo admite que a época não é boa para relaxar a segurança, na qual a PF tem papel fundamental. A esse propósito, convém lembrar o que disse ao Congresso, há pouco mais de um ano, o diretor de contraterrorismo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Alberto Sallaberry. Para ele, o Brasil encontra-se em situação de “vulnerabilidade sem precedentes”.
Fonte: Estadão




José Carlos - 

04/11/2013 às 17:32


Elles, como todos os picaretas deste e de outros mundos (sim, Chavez está em outro mundo…) sempre fizeram o quê quando se veem em dificuldades internas? Acham o inimigo externo de plantão. Nem nisto Dillma consegue inovar! Seu (des)governo é de uma mediocridade total.
Quanto à espionagem americana, alguém já deveria ter alertado a eles que é inútil espionar Dillma: ella não fala língua conhecida e também não produz ideias próprias.
Por fim, foi excelente o cancelamento da viagem aos EUA: economizamos alguns milhões de reais em mais uma viagem inútil.




Luiz - 

04/11/2013 às 17:30


Caro REI, porque Dilma … nao explica a espionagem feita pela ABIN a Eduardo Campos em SUAPE, onde foram presos tres espioes da ABIN que simplesmente se identificaram para nao serem presos. So no Brasil maravilha mesmo.




Lilyane - 

04/11/2013 às 17:30


Achei mesmo que o post anterior era uma metáfora.




alberto santo andre - 

04/11/2013 às 17:29


como bom brasileiro ,o governo petista, e daquele que diz; o que eu faco esta certo ,e mesmo que os outros façam a mesma coisa, estao errados ,entao vazamento de informaçoes por snodwen,sobre os eua segundo os petralhas fazem dele um cidadao do mundo, porem uma pessoa que vaza informaçoes sobre o governo brasileiro esua espionagem e criminoso ,ou seja o famoso jogo de; um peso; duas medidas.gostaria que tivessos um snodwen no brasil para colocar a publico os gastos feitos com os cartoes corporativos pela ex-primeira dama ,pela sua reserva imediata ,pelos seus filhos ,e pelo futuro zumbi da falida democracia brasileira ,podemos ter certeza que caso isto aconteça teremos muitos mais motivos para termos raiva desta corja que seus puxa sacos que entram na rede para desqualificar aqueles que nao fazem parte das suas tropas de muares.




elouquisa - 

04/11/2013 às 17:28


Hahahahahaha!”Os agentes brasileiros descobriram que ali havia telefones,computadores e rádios comunicadores”.Ou,seja,os espiões brasileiros não tinham noção do que se passava ali dentro!Até minha filha de 10 anos espiona o pai dela com mais competência!Vergonha alheia!




angela - 

04/11/2013 às 17:28


Rei aonde fica Maracangalha, ACHO QUE VOU FICAR UNS TEMPOS POR LÁ OU NA TRIBO DOS THUCARRAUMANI.




Alex Wie - 

04/11/2013 às 17:27


Eu nem iria escrever RA, ainda mais nesta tarde chuvosa, mas sempre busco um pequeno intervalinho no meu trabalho.
É que tratando-se de snowden, assange, chelsea e companhia, dá uma preguiça lascada.
Agora o “GUVERNO” querm pegar o Snowden kkkkk, só neste país mesmo.
Cacilda quanta esculhambação, basta ver meus posts, falando sobre Austin Powers e Marta Hari.
Ai ai ai, que preguiça falar nisto.




Carlos Eduardo - 

04/11/2013 às 17:25


Esses PTralhas, são atrapalhados até para espionar. kkkkkkkkkkkkk

Me lembra o Mario fofoca da novela, são cômicos. kkkkk




angela - 

04/11/2013 às 17:25


Falando em grandes empresas estou sem telefone a mais de 15 dias reclamei ,estou com um monte de protocolo de reclamação e no final ainda me mandaram subir no poste e arrumar que o problema está do poste para dentro,sendo que o telefone tem linha só que quando disca o primeiro número dá ocupado e pra resolver isso vou ter que fazer uma via sacra com a saúde frágil que tenho e nimguém ta nem aí. Então por que não espionam o tratamento que o consumidor recebe das empresas prestadora de serviço mal prestado e o procom é outra merda pública




benesaturnino - 

04/11/2013 às 17:24


Eu não demonizo esse tal de Snowden porque ainda tenho a esperança de que um dia ele vai revelar os segredos que existem na história do uso do Cartão Corporativo do Brasil.
Esse assunto interessa muito porque afeta até a Segurança Nacional, e é o gasto mais lastreado de falta de vergonha.
Essa obra prima pelo que dizem saiu da genialidade de FHC e os petistas nem agradeceram esse presente.
Vamos lá Snowdem solta o verbo.




NERO - 

04/11/2013 às 17:22


PO REI, O ROTO FALANDO DO ESFARRAPADO. ESSE MEDÃO DOS AMERICANOS TEREM GRAVADO E REGISTRADO OS ‘PARTICULARES’ TRAÇADOS NO BRASIL, AS NEGOCIATAS CABELUDAS, AS CANTADAS E ASSEDIOS, AS PROPOSTAS INDECOROSAS, O TOMA LA DA CA DOS BASTIDORES DESTA PODRE POLITICA, A VIDA SEXUAL DOS MEMBROS DA CORTE, TUDO ISSO DEVE DEIXAR APAVORADOS AQUELES QUE TEM RABO PRESO, DEVEM E MUITO E SÃO CHEIOS DE SEGREDINHOS CABELUDOS. QUANDO DISSERAM AO PAPA QUE ELE TERIA SIDO ESPIONADO A SUA RESPOSTA FOI BEM CLARA, PODEM ESPIONAR A VONTADE, NÃO TEMOS NADA A ESCONDER. PORTANTO MESTRE, PREVALECE AQUELE VELHO ADAGIO, QUEM TEM RABO, RABINHO OU RABÃO PRESO, QUE SE CUIDE , OS AMERICANOS ESTÃO AÍ.




Carlos S - 

04/11/2013 às 17:19


Por favor Reinaldo, não esquecer que os cubanos também estão chegando, juntamente com os médicos importados, para reforçar “nosso” time.
Isso é importante destacar, pois até os orgãos de inteligência das Forças Armadas já perceberam essa “manobra amiga”.
E depois ficam acusando só americanos !!! Pode ? Cinismo puro !




Luiz - 

04/11/2013 às 17:16


Snowden é traira. Deixa ele por lá. Idiota útil. Tá com os dias de glória contados. Irá aprender na prática como se vive em uma sociedade comunista.
Aqui no Brasil, a … fez como na fábula “A Raposa e as Uvas”. Não tem espionagem à altura então despreza aquilo que inveja e não consegue fazer.




ZEZO - 

04/11/2013 às 17:15


Vai que o OBAMA falou: É melhor vocês baixarem a bola, pois sabemos até os números das contas bancaria em paraísos fiscais, onde seu partido envia remessas de dinheiro?




Aldemar Parola - 

04/11/2013 às 17:11


No Brasil todos acham que o Snowden está certo, mas a ABIN vai punir os agentes brasileiros que divulgaram as informações de espionagem aos russos e iranianos.




Marcos F - 

04/11/2013 às 17:10


Há um engano na reportagem: “contrainteligência”, quem a faz exclusivamente é a Presidência – inclusive a ex-presidência. A Abin faz contraespionagem com os … amigos!: o Grande Irã, nossos amigos de Moscow (putzin!) – gente boa.
Essa de espionar sala vazia dos americanos … eu conheço a tecnologia, mas … os brasileiros são muito engraçados.




Carvalho - 

04/11/2013 às 17:10


Que vergonha! Espião brasileiro, além de ruim de serviço é fofoqueiro, deixou vazar as informações. Isto me faz lembra o personagem de Chico Anísio, Bento Carneiro – o vampiro brasileiro.
Mas uma coisa aprendemos com esse fato. Para espionar quem tem que investir muito em ciência e tecnologia. Espero que D. Dilma tenha aprendido a lição. Não se faz espionagem com gambiarra e jeitinho brasileiro.




angela - 

04/11/2013 às 17:07


Espionar o que se nosso país ta parecendo uma prostituta das mais rampeiras ,qualquer um que chegar aqui com dolar ou euro,escraviza os brasileiros e faz a vida e o povo brasileiro merece ,quem manda não se interessar por politica e viver contando os dias pra se aposentar? Merecemos o que temos e toca o terror dos que não apanhou mas gostam de bater.fui.




josé reis barata - 

04/11/2013 às 17:01


Sim, ridículo que muitos chamam de mico.
.
Viver é perder a privacidade do eu.




Ron - 

04/11/2013 às 16:59


Então Lucas Ferraz também é um traidor?




Rodrigo - 

04/11/2013 às 16:59


Cada um é livre para ler o que quiser. Criticar de maneira elegante também… porqeu se preocupar com o que você escreve, será que tem medo que você possa CONVENCER as pessoas do seu ponto de vista? Resumindo: ponto de vista válido é sómente o do consenso geral? Quem vai ditar o que ele é? A suzana, a miriam, o pha???

◄ 
● 
● 
● 
● 
● 
+ Lidas
◄ 
● 
● 
● 
● 
● 
● 
● 
● 



Seções



Artigos em VEJA

Arquivo

OKSTQQSSD« Out 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 


Serviços

Assinaturas












Nome: Nasc.: E-mail: CEP: Apenas 9x R$ 47,00

Saber +
Serviços
Aponte erros


Editora AbrilCopyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905