Banner

SMA

Nossa Senhora



Rio de Janeiro


sábado, 5 de outubro de 2013

Para cobrar IPTU mais caro, Prefeitura de SP “valoriza” Cracolândia








-





/ notícias


4 DE OUTUBRO DE 2013

Segundo nova tabela, áreas nobres como a rua onde mora o prefeito tem a mesma valorização de bairros degradados do Centro





Terrenos em áreas como a degradada região da cracolândia, no centro de São Paulo, e a rua Afonso de Freitas, no Paraíso, onde mora o prefeito Fernando Haddad (PT), tiveram a mesma valorização nos últimos quatro anos.

A informação consta da nova Planta Genérica de Valores, documento que define o valor oficial do metro quadrado em cada rua da cidade e que integra uma das bases de cálculo do IPTU.

A tabela foi encaminhada ontem à Câmara Municipal como parte da revisão do tributo proposta por Haddad para o próximo ano.

Segundo os cálculos da prefeitura, o preço médio do metro quadrado na rua Helvétia, que nas madrugadas vira ponto de concentração de viciados em crack, valorizou 128% em comparação a 2009 –ano da última revisão.

Na rua de Haddad, o aumento foi próximo, de 132%.

Contribuintes dos dois locais com reajustes similares reclamam da cobrança.

“Tem lixo espalhado, um monte de nóia. O certo seria o imposto baixar”, afirma Maria da Silva, 43, dona de um restaurante na Helvétia, que hoje paga R$ 387 de IPTU.

Morador de um prédio ao lado do de Haddad, Marcos Behar, 66, diz que o imposto de R$ 220 já consome 10% de sua aposentadoria e acha que mais aumento é “absurdo”.

(…)

TUDO IGUAL

Situação semelhante ocorre em cerca de 30 endereços consultados pela Folha em regiões com perfis diferentes.

Os aumentos variaram em uma faixa entre 112% e 140%.

A Berrini, endereço de luxuosos prédios comerciais, e a rua Pascoal Zimbardi, em São Miguel Paulista (extremo leste), ao lado de uma favela, por exemplo, tiveram a mesma valorização, de 131%.

O levantamento mostra que a valorização calculada pela prefeitura ocorreu independente da infraestrutura dos locais e do aquecimento do mercado, ao contrário do que afirmou a gestão ao divulgar sua proposta.

De acordo com o Executivo, a revisão foi feita considerando a valorização ou a desvalorização dos terrenos nos últimos anos, para corrigir “distorções hoje existentes”.

Técnicos da prefeitura, porém, dizem que os reajustes foram calibrados de forma a ficarem praticamente homogêneos em toda a cidade.

A grande mudança, afirmam, foi na tabela de valores do metro quadrado construído, também considerado no cálculo do imposto.

De acordo com corretores, as valorizações dos terrenos não correspondem à realidade do mercado. Eles dizem que a quantidade de terrenos livres para novos empreendimentos é cada vez menor, por isso eles valorizaram bem mais em áreas nobres do que em outros locais.

(…)

(grifos nossos)



1 Comentário



Meu bairro tem recebido a especulação imobiliária nos últimos anos. Isso já vinha sendo péssimo, com derrubada da memória do bairro e prédios com dezenas de apartamentos no mesmo terreno em que havia, antes, uma única casa — em infraestrutura urbana para atender essa maior demanda, incluindo os inúmeros carros que serão despejados nas ruas, ninguém pensa.

Agora mais essa, culpa dessa mesma especulação. Perdemos duas vezes. Alguns anos atrás, o Kassabão já tinha aumentado o IPTU, prometendo que ninguém veria o seu aumentar em mais de 30% (30%!!!!). O meu aumentou quase 40%. E agora vai aumentar mais. Fui demitido de meu emprego anterior, culpa da “estratégia de crescimento” do governo federal, e até arrumei um emprego novo, mas ganhando cerca de 15% a menos. E vou ter de encarar um IPTU de 20% a 30% mais alto.

Boa, Haddad!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

E-mail *

Site

Comentário*




PUBLICIDADE

Leia Também



Enquete


Quem você acha que Lula indicaria hoje para o STF?

Tarso Genro, o poeta de mão cheia
O próprio Lula
Rui Falcão, o faltão da Assembleia Legislativa
Saul Goodman, o advogado de Breaking Bad
Rosemary Noronha, a Rose, certamente tem algum sobrinho formado em Direito
Greenhalgh, o advogado dos companheiros




PUBLICIDADE
© 2012 Implicante.org
Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Obedeça a Deus e você será odiado pelo mundo.








-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905