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Rio de Janeiro


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bruno Braga



Bruno Braga




























Bruno Braga




































Wednesday, February 19, 2014

E as ligações do MÍDIA NINJA (Fora do Eixo) com os Black Blocs? Autoridades policiais, INTIMEM o CAETANO!


Bruno Braga.





O advogado de Fábio Raposo e Caio Silva de Souza – os rapazes responsáveis pela morte do cinegrafista da Band – expôs publicamente o óbvio: que jovens são “aliciados” e FINANCIADOS por políticos e partidos para tocarem o terror em protestos e manifestações.

A polícia anunciou que irá investigar a denúncia do advogado. Sendo assim, há um elemento nesta trama que deve ser incluído nas diligências: o MÍDIA NINJA. O grupo – braço do Fora do Eixo que se apresenta como jornalismo “independente” – tinha o privilégio de cobrir os protestos desde dentro. Tinha um acesso que era vedado pelos “mascarados” à imprensa “tradicional” (como a Band do cinegrafista Santiago Andrade).

Uma figura “célebre” e “ilustre” – com afetação de “intelectual” – poderia contribuir com os trabalhos policiais: CAETANO VELOSO. Em sua coluna no jornal “O Globo” – sob o expressivo título “Um dia aventuroso” -, Caetano descreveu a visita que fez à sede do Mídia Ninja (Fora do Eixo-Rio de Janeiro): “Estou escrevendo ao chegar em casa, de volta, não da secretaria, mas do apê da turma da MÍDIA NINJA. É que Sidney queria falar com alguém que estivesse mais perto dos manifestantes. Saímos da Central, ele, Olga Bronstein, Yvonne Maggie e eu, de metrô, rumo à Zona Sul. Paramos no Largo do Machado, elas seguiram de táxi, e nós dois fomos comer sashimi. Sidney estava certo de que havia uma reunião da Mídia Ninja na UFRJ e me arrastou com ele. Chegamos ao enorme prédio da universidade e ninguém sabia nos dizer onde se dava a tal reunião. Numa portaria indicada, o porteiro fez umas ligações para descobrir. Daí apareceu uma moça, bonita e elegante em sua simplicidade, e nos disse que Carioca estava num apartamento ali em frente. Sidney ainda perguntou se a reunião era lá. Não era “a” reunião, mas eles estavam lá e queriam falar conosco. Andamos com ela. Carioca nos encontrou na faixa de travessia de pedestre. Muito doce, ele foi conversando até entrarmos no apê. Tudo muito limpo e alegre. CONTAVA QUE UM MEMBRO DO BLACK BLOC TINHA IDO À REUNIÃO DA VÉSPERA e que os aconselhara a não sair no dia 7. Eles, blocs, iam, mas os outros não deviam ir. Perguntei se isso seria uma ameaça. Não parecia, ele disse. Contava mais para mostrar como os discursos dos manifestantes têm sido variados. Repetia sempre a palavra querida dos Fora do Eixo: “narrativa”. Mas a conversa dele era boa. Ele explicava O SENTIDO DE CERTOS ATOS VIOLENTOS, mas entendia os argumentos de Sidney” (Os destaques são meus. O texto completo pode ser acessado através do link: [http://oglobo.globo.com/cultura/um-dia-aventuroso-9874195?service=print].

Na sede do Mídia Ninja (Fora do Eixo), Caetano ainda posou como “mascarado” (Cf. foto). Parece ter o que contar sobre o seu “dia aventuroso”. Poderá colaborar com as investigações sobre as ligações do jornalismo dito “independente” e “ativo” com a QUADRILHA Black Bloc – e ser, quem sabe, o ponto de partida para expor PUBLICA e DEFINITIVAMENTE a ligação do Mídia Ninja (Fora do Eixo) com o PETISMO-SOCIALISMO-COMUNISTO e a instrumentalização de manifestações e protestos. Autoridades policiais, INTIMEM o Caetano.



ARTIGOS RECOMENDADOS.

Revista Veja. “Quem é Pablo Capilé (o Ninja do PT)?” [http://b-braga.blogspot.com.br/2013/09/quem-e-pablo-capile-o-ninja-do-pt.html].



Nota publicada no Facebook em 18 de Fevereiro de 2014.






Saturday, February 15, 2014


Bruno Braga.





Você, trabalhador brasileiro, tem dinheiro para ir a Brasília? Garanto que – se tiver – suas economias dariam para custear apenas as passagens. Mas, o MST – grupo de “pobres trabalhadores sem-terra” – é capaz de deslocar uma tropa imensa até a capital do país (Cf. foto).

De onde saiu o DINHEIRO para que a guerrilha rural PETISTA-SOCIALISTA-COMUNISTA pudesse BARBARIZAR em Brasília? Nesta marcha – em 12 de fevereiro - houve até uma tentativa de invasão do Supremo Tribunal Federal.

Apesar de tocar o terror em Brasília, a presidente Dilma recebeu – no dia seguinte – sem qualquer constrangimento os dirigentes do MST. E disse a eles: “passem tudo o que puderem passar de informações para nós do que está errado que faremos as mudanças” [http://www.mst.org.br/node/15722]. Prometeu assentar 30 mil famílias até o final do ano. Quer dizer, a presidente concederá mais e mais terras ao seu aliado SOCIALISTA-COMUNISTA no campo – que contraria descaradamente o próprio discurso militante contra a propriedade improdutiva, sendo ele o maior LATIFUNDIÁRIO do país. 



PT-MST – aliados no projeto SOCIALISTA-COMUNISTA.




Em Brasília, presidente do PT participa do 6º Congresso Nacional do MST. No dia 13 de fevereiro, Rui Falcão – com bonezinho e tudo – esteve presente no “ato político” promovido pelo braço de seu partido no campo. Não deu a mínima para o VANDALISMO promovido – no dia anterior - pelo grupo na capital federal, quando seus militantes tentaram invadir o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Mas, qual o problema? Se a Presidente da República desprezou tudo isso e recebeu a guerrilha rural SOCIALISTA-COMUNISTA – adulando-a com promessas de que receberia mais terras - por que o presidente do seu partido – junto com o Ministro Gilberto Carvalho e o Governador do Rio Grande do Sul, Tarso “Poeta-punheteiro” Genro – não poderia publicamente prestigiá-la?




Notas publicadas no Facebook em 14 de Fevereiro de 2014.






Friday, February 14, 2014


Bruno Braga.





Em Novembro de 2013, a revista Época denunciou a existência de um campo de treinamento utilizado pelo Black Bloc no interior de São Paulo. Leonardo Morelli revelou à publicação que a CNBB (através do Fundo Nacional de Solidariedade) repassou dinheiro à ONG coordenada por ele - a Defensoria Social –, que é ligada à QUADRILHA de mascarados. Morelli menciona ainda a participação de “padres” católicos “combonianos” na organização criminosa (Cf. Época. Novembro-2013 [http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2013/11/bblack-blocs-afirmam-que-sao-financiadosb-por-ongs-nacionais-e-estrangeiras.html]).


Foto de Leonardo Morelli e “mascarados” publicada na revista Época.

É óbvio que não se trata de um trabalho da Igreja Católica propriamente, mas de um “apostolado” dos “sacerdotes da revolução” - que se infiltraram dentro da Igreja para instrumentalizá-la em favor de um projeto de poder. Adeptos da Teologia da Libertação que dão continuidade à sua tradição de fomentar o banditismo: o mesmo TERRORISMO SOCIALISTA-COMUNISTA do passado, agora com uma nova roupagem – e que o país vê hoje como combustível de um rojão que produziu uma vítima fatal: o cinegrafista da Band, Santiago Andrade. 

Ou os católicos assumem de vez o DEVER de proteger a sua Igreja, ou a verão sendo instrumentalizada outras tantas e tantas vezes por agentes do CRIME ORGANIZADO. 



Nota publicada no Facebook em 11 de Fevereiro de 2014.







Wednesday, February 12, 2014


Bruno Braga.




A cubana Ramona Matos Rodríguez abandonou o “Mais médicos”. Ela fez uma série de denúncias contra o programa e deu mais publicidade ao que já era um escândalo pornográfico: a exploração de “profissionais” cubanos pelos ditadores Castro e pelo governo federal PETISTA. Depois foi a vez de Ortelio Jaime Guerra. Ele deixou o programa “Mais médicos” e fugiu para os Estados Unidos. Ortelio escreveu uma mensagem para os amigos do Vale do Ribeira que dá uma dimensão do controle exercido sobre os cubanos: “Meus amigos de Pariquera Acu, eu preciso que voces conhecan QUE TIVEI QUE IR EMBORA DE LA SIM FALAR ISSO PRA NINGUEN POR CUESTIONES DA MINHA SEGURANACA [...]”.



 
Barbacena-MG tem na cidade uma amostra de um escândalo NACIONAL. No entanto, nada é dito sobre o assunto, nada é feito. Sobretudo as autoridades públicas, que têm o DEVER de agir, parecem inertes. É vergonhoso.




ANEXOS.

I.



“Cubano anuncia por rede social que abandonou Mais Médicos e seguiu para os EUA” [http://oglobo.globo.com/pais/cubano-anuncia-por-rede-social-que-abandonou-mais-medicos-seguiu-para-os-eua-11562768#ixzz2sxENunOz].

O Globo. 10 de Fevereiro de 2014.






Mais um “profissional” cubano - tido por “médico” – escapa da exploração PETISTA-SOCIALISTA-COMUNISTA. Ortelio Jaime Guerra deixa o programa “Mais médicos” e foge para os Estados Unidos. Para os amigos do Vale do Ribeira, onde atuava, ele deixou uma mensagem em portunhol: “Meus amigos de Pariquera Acu, eu preciso que voces conhecan que tivei que ir embora de la sim falar isso pra ninguen por cuestiones da minha seguranca (...)”.




II.



Mais médicos – a aberração PETISTA-SOCIALISTA-COMUNISTA. 

“Mais médicos ´descumpre´ leis trabalhistas brasileiras, diz procurador”.


G1. 10 de Fevereiro de 2014.




O Procurador do Ministério Público do Trabalho – Sebastião Caixeta – apontou a INCONSTITUCIONALIDADE dos contratos firmados pelo governo federal com os “profissionais” cubanos (tidos por “médicos”, mesmo não tendo eles sido submetidos ao exame que avalia a capacidade técnica para o exercício da atividade). O Procurador, depois de uma audiência com Ramona Matos Rodríguez – a “médica” cubana que abandonou o “Mais médicos” – reconheceu a relação de trabalho nos contratos estabelecidos (maquiada como um curso de pós-graduação), a violação do princípio da isonomia (com relação aos outros profissionais que participam do programa), a ausência de 13º salário e de férias remunerada. O reconhecimento da autoridade pública fortalece ainda mais as denúncias contra o “Mais médicos”, a aberração PETISTA-SOCIALISTA-COMUNISTA. 




ARTIGOS RECOMENDADOS.
BRAGA, Bruno. “Mais médicos. Barbacena-MG e a adesão ao programa PETISTA-SOCIALISTA-COMUNISTA” [http://b-braga.blogspot.com.br/2013/12/mais-medicos-barbacena-mg-e-adesao-ao.html].

______. “Mais médicos. Barbacena/MG anuncia o programa PETISTA-SOCIALISTA-COMUNISTA” [http://b-braga.blogspot.com.br/2013/12/mais-medicos-barbacenamg-anuncia-o.html].

______. “Mais médicos. Barbacena/MG prestes a aderir ao programa PETISTA-SOCIALISTA-COMUNISTA” [http://b-braga.blogspot.com.br/2013/11/mais-medicos-barbacenamg-prestes-aderir.html].

______. “Mais médicos. Barbacena-MG e o programa PETISTA-SOCIALISTA-COMUNISTA” [http://b-braga.blogspot.com.br/2013/12/mais-medicos-barbacena-mg-e-o-programa.html].

______. “Nota de esclarecimento. Programa ´Mais médicos´ e exclusão do grupo “Barbacena, quem verdadeiramente se importa” [http://b-braga.blogspot.com.br/2013/12/nota-de-esclarecimento-programa-mais.html].






Monday, February 10, 2014


Bruno Braga.





O policial – por ofício – tem o DEVER de preservar a ordem pública, a segurança das pessoas e o patrimônio público e privado. 

O petista (SOCIALISTA-COMUNISTA) promove a glamourização do banditismo e a dissemina por meio de todos os canais culturais; ele trabalha – recorrendo a todo tipo de artifício e ardil - para manchar a imagem dos policiais e das corporações. O petista está empenhado na efetivação do projeto de “desmilitarização” das polícias, que, em outras palavras, significa o enfraquecimento e subjugação das polícias ao poder político. Portanto, o policial petista (SOCIALISTA-COMUNISTA) contribui com a divinização do bandido que ele tem o dever de combater e com a desmoralização de sua atividade – e, consequentemente, com a sua própria – e com a domesticação das corporações. 

O PETISMO-SOCIALISMO-COMUNISMO – para o fortalecimento do seu projeto de poder - tem uma parceria firmada com o CRIME ORGANIZADO e com o NARCOTRÁFICO. Ele utiliza a GUERRILHA URBANA e a RURAL. Isto é, o PETISMO-SOCIALISMO-COMUNISMO submete a ordem pública, a segurança das pessoas - e até a VIDA delas -, o patrimônio público e privado aos propósitos e interesses de seu grupo revolucionário. Nestes termos, um “policial petista” TRAI todos os DEVERES do seu ofício. 

Enfim, um policial que se apresenta como “petista” (SOCIALISTA-COMUNISTA) é, ou uma besta quadrada ou um integrante da QUADRILHA PETISTA-SOCIALISTA-COMUNISTA - não um policial, mas um bandido fardado. 






Bruno Braga.



Um “médico petista” (SOCIALISTA-COMUNISTA) colabora – por sua condição, vínculo e independentemente de suas convicções pessoais – com o programa “Mais médicos”. Assim, depõe contra a sua nobre atividade. Concorda com uma aberração jurídica que corrompe o seu ofício, aprova a exploração do trabalho escravo (no caso dos “profissionais” cubanos) e avaliza um simulacro de atendimento à saúde que coloca em risco a VIDA da população.


O médico é um defensor – JURAMENTADO – da VIDA. O “médico petista” (SOCIALISTA-COMUNISTA) trabalha – por sua condição, vínculo e independentemente de suas convicções pessoais – para a CULTURA DA MORTE – para a legalização definitiva do ABORTO no país.


Por isso, a MEDICINA e o PETISMO-SOCIALISMO-COMUNISMO são incompatíveis e inconciliáveis. E um “médico petista” (SOCIALISTA-COMUNISTA) – quem o tolera e com ele é conivente – é, ou uma besta quadrada ou um cretino de fato. 





Wednesday, January 29, 2014


Bruno Braga.




A página da paróquia de Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) no Facebook, há poucos dias, trazia um conteúdo referente ao 13º Intereclesial de CEB´s. Tomei a iniciativa de sugerir – no espaço da publicação destinado aos comentários – um conjunto de notas que redigi sobre o evento que aconteceu recentemente em Juazeiro do Norte-CE. Sob o título “Intereclesial SOCIALISTA-COMUNISTA”, as notas expunham sobretudo a ação de agentes e grupos revolucionários para “instrumentalizar” as comunidades eclesiais e utilizá-las em favor de um projeto de poder (Cf. I. [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/01/intereclecial-socialista-comunista.html]; II. [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/01/intereclesial-socialista-comunista-ii.html]). O padre Euder Canuto – um dos editores da página – se manifestou, e a partir daí desenvolvemos uma discussão sobre o tema. A discussão, no entanto, foi suprimida da página da paróquia. Por ter sido apagada do seu lugar de origem, senti-me no dever de reproduzi-la aqui, incluindo a resposta que não pude apresentar por conta da supressão do conteúdo (Cf. item II). Esta última resposta eu mantive em sua redação original, apesar do encontro – o leitor notará o convite no texto abaixo - que tive com o padre Euder Canuto. Oportunidade em que pessoalmente pontuamos algumas questões, debatemos outras. Na qual eu informei ao padre que reproduziria aqui neste blog – por um princípio de honestidade intelectual – a discussão que foi deletada e ofereci o espaço para que ele pudesse, caso julgasse necessário, se manifestar. 

I. 


Paróquia de Nossa Senhora da Piedade escreveu: "Bruno Braga, é sempre um risco as caricaturas que fazemos acerca de quaisquer pessoas ou grupos. Por isso, delicadamente peço que evite promover pelo menos no face de nossa paróquia quaisquer que sejam estas caricaturas. Aqui, nós postamos notícias, compartilhamos a diversidade de nossa Igreja e não há espaço, nesse sentido, para diminuir ou desvalorizar este ou aquele grupo eclesial. Evidentemente, espero que compreenda."

22 de Janeiro de 2014.

***

Bruno Braga.

Em resposta ao autor do comentário que não se identificou. Permita-me algumas considerações. Não posso eximir-me delas por causa de critérios de publicação ou de princípios de boa conduta, porque o caso envolve algo infinitamente mais importante: a Igreja Católica.

Para afirmar que as publicações sugeridas promovem “caricaturas” seria necessário apontar nelas – nas publicações - as incoerências e distorções. Sem este esclarecimento, a sentença que pura e simplesmente define - “caricaturas” - torna-se ela mesma “um risco” (para utilizar a expressão empregada no comentário acima). Eu explico. 

Um leitura rápida e superficial das publicações sugeridas é o suficiente para notar que elas não trazem nenhuma crítica às CEB´s em si. Portanto, diferentemente do que o responsável pelo comentário observou, as publicações não têm a pretensão de “diminuir” ou “desvalorizar” qualquer “grupo eclesial”. Nelas há sim uma advertência sobre a ação de pessoas e grupos que estão empenhados em INSTRUMENTALIZAR as CEB´s com o propósito de utilizá-las como plataforma para a promoção de projetos de poder.

Esta situação não é nova e nem desconhecida. Em 1980, o Papa João Paulo II a denunciou em uma mensagem aos líderes das comunidades de base do Brasil: “Ser eclesiais é sua marca original e seu modo de existir e operar. Formam-se em comunidades orgânicas para melhor serem Igreja. E a base a que se referem é de caráter nitidamente ECLESIAL e NÃO SOCIOLÓGICO OU OUTRO. Sublinho também esta eclesialidade porque o perigo de atenuar essa dimensão, se não deixá-la desaparecer em benefício de outras, não é nem irreal nem remoto, antes é sempre atual. É PARTICULARMENTE INSISTENTE O RISCO DE INTROMISSÃO DO POLÍTICO. Esta intromissão pode dar-se na própria gênese e formação das Comunidades, que se congregariam NÃO A PARTIR DE UMA VISÃO DE IGREJA, MAS COM CRITÉRIOS E OBJETIVOS DE IDEOLOGIA POLÍTICA. Tal intromissão porém, pode dar-se também sob a forma de INSTRUMENTALIZAÇÃO POLÍTICA DE COMUNIDADES que haviam nascido em perspectiva eclesial” (os destaques são meus) (Cf. Vaticano [http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/messages/pont_messages/1980/documents/hf_jp-ii_mes_1980711_comunita-base-brasile_po.html]).

Neste pronunciamento o Papa João Paulo II – pressuponho - não estava promovendo “caricaturas”. Estava descrevendo uma realidade efetiva. Reconhecida por ele e também pelos seus sucessores. É de conhecimento geral a atuação de Joseph Ratzinger antes mesmo de ser Bento XVI (Cf. sobretudo a instrução “Libertatis Nuntius”, na qual ele avalia a Teologia da Libertação, um dos mecanismos utilizados para instrumentalizar as CEB´s). O próprio Papa Francisco (ao qual os mal-intencionados agora se apegam para justificar suas ações e projetos) durante a Jornada Mundial da Juventude no Brasil. O Sumo Pontífice alertou para as “tentações” que podem comprometer o trabalho pastoral e missionário. Entre elas está a “ideologização da mensagem evangélica” - que inclui o REDUCIONISMO SOCIALIZANTE, uma pretensão interpretativa com base em uma hermenêutica fundada nas CIÊNCIAS SOCIAIS, que engloba desde o liberalismo de mercado até as CATEGORIZAÇÕES MARXISTAS (os destaques são meus) (Cf. [http://www.vatican.va/holy_father/francesco/speeches/2013/july/documents/papa-francesco_20130728_gmg-celam-rio_po.html]).

Agora. Basta verificar a NATUREZA, os OBJETIVOS, o DISCURSO e as AÇÕES dos agentes que parasitam as CEB´s (ou ler os textos e documentos publicados pela própria organização do 13º Intereclesial) para identificar aquilo que os Papas e a Igreja Católica proíbem, denunciam e condenam. É uma realidade que está fartamente documentada. As publicações sugeridas apenas reproduzem um pouco deste material.

Há um testemunho que é relevante: o do padre Marcelo Rossi. Questionado pela Folha de São Paulo sobre as CEB´s, ele respondeu: “Acho as CEB´s importantes, mas hoje o nosso povo precisa de grandes espaços” [...] SE FICAR FECHADO NA CEB, ESQUECER A ORAÇÃO, FICAR SÓ NA POLÍTICA... SE OLHAR TODOS OS QUE ESTÃO NO GOVERNO, A MAIORIA SURGIU DA CEB”. [Folha] A CEB ESTÁ NA ORIGEM DO PT. [Pe. Marcelo] O PT SURGIU DA CEB. ENTÃO, QUE NÃO POLITIZE. O PERIGO É ESSE: CAIR NA POLÍTICA (os destaques são meus) (Cf. [http://b-braga.blogspot.com.br/2013/07/nao-guerra-nao-acabou.html]).

Retomo o início desta resposta para preparar a conclusão. O “risco” de afirmar que as publicações promovem “caricaturas” não é apenas o de negar uma realidade conhecida – descrita por autoridades eclesiais e pelos Papas – e amplamente documentada. Não é somente o de colaborar com pessoas e grupos que parasitam as CEB´s e declaram abertamente o compromisso de instrumentalizar a Igreja - e consequentemente submetê-la a projetos de poder. É mais que isso. É o “risco” de contribuir para corromper fé católica com o que aquela atitude – fundada no pretexto da “diversidade” – permite e em certa medida fomenta. Rebeldia contra a tradição. Desprezo da liturgia. Descaracterização das celebrações. Aviltamento dos sacramentos. Rebaixamento dos santos e da própria Santíssima Virgem Maria. A mundanização de Jesus Cristo. O deslocamento de Deus para segundo plano. Colocar em perigo a salvação das almas, por consentir que o fiel trabalhe para o SOCIALISMO-COMUNISMO e prepare a sua EXCOMUNHÃO (Cf. [http://b-braga.blogspot.com.br/2012/05/um-alerta-aos-catolicos.html]).

Enfim, diante do que foi exposto, afirmar que as publicações sugeridas apresentam “caricaturas” já não é apenas “um risco” de funestas realizações, mas contribuir efetivamente com elas. Uma contribuição que se dá, ou por puro desconhecimento do assunto e da realidade (hipótese improvável que já não pode mais ser alegada); ou por omissão; ou por comprometimento consciente. Mas, independentemente do modo em que se dá esta contribuição, ela implica uma responsabilidade: a de quem está dentro da Igreja Católica e se pronuncia em nome de uma paróquia, porque tem o dever e o compromisso protegê-las.

Atenciosamente,Bruno Braga.


II.


Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Senhor Bruno Braga, meu irmão, um dos editores responsáveis pelo face da Paróquia sou eu, Pe. Euder Canuto, e esse comentário que fiz anteriormente em relação ao seu, pede, delicadamente, uma posição de compreensão sua. Como muito bem você disse, em todos os segmentos podem existir pessoas com más intenções e desejo de instrumentalizar essa ou aquela iniciativa. Assim, como você disse valorizar a CEB naquilo que ela tem de original, eu também. Em nosso face, nossa única intencionalidade é promover o que há de bonito numa Comunidade Eclesial de Base ou numa Comunidade de Comunidades, como nossa Igreja intitula a Paróquia no Doc. nº 104, da CNBB. Quanto às confusões e inserções políticas que ora ocorrem, partidarizando ou instrumentalizando a comunidade eclesial, concordo plenamente que esse não é e nem deve ser o caminho, afinal o próprio Cristo fugiu desse caminho e nós, como Igreja, não podemos nos desviar por aí. Afinal, o que pode mesmo transformar o homem é o coração convertido a Jesus Cristo e, por isso mesmo, solidário na luta com os irmãos que sofrem. Mas, o simples fato de você intitular sua matéria e seu comentário de "Intereclesial Socialista-Comunista" já "caricatura" sim todos os membros do encontro, não lhes dando sequer a possibilidade de que de fato possam se defender ou que outras pessoas possam assistir ou procurar conhecer o que lá ocorre. Por exemplo, sua crítica ao Pai Nosso dos Mártires parece, intencionalmente, também, ser uma manifestação de que desejaria omitir dos membros da Igreja, que somos todos nós, irmãos, e que devemos sim enfrentar os embates da fé não com a crítica destrutiva do diferente, mas com um diálogo de quem deseja construir pontes. A oração cantada por eles é uma oração bonita que canta o sofrimento de um povo, que clama por justiça. O sofrimento do nosso povo se expressa nessa canção e não vejo nada de mal nisso desde que não a absolutizemos como a Forma oficial. Afinal, a forma oficial é o Cristo mesmo que ensinou no Evangelho e foi preservada pela Igreja, certo? E desconheço se o desejo é torná-la a forma oficial. Parece-me que não. Acolho-o, com carinho, se quiser, para sentarmos numa dessas terças-feiras na nossa secretaria paroquial para um diálogo maduro, onde não prevaleçam apenas os aspectos negativos de uma determinada realidade, mas onde ocorra a possibilidade de um encontro fraterno onde também descubramos uns nos outros os valores e, assim, compartilhemos e nos ocupemos de defender o que é essencial: nossa fé em Jesus Cristo, salvador e libertador. Um Salvador do homem todo e de todos os homens. Não sou eu e muito menos a nossa página oficial do face que dividiremos o mundo em bons e maus. Acho que essa é uma tarefa para o único Juiz da História, o Filho de Deus. Aguardo-o, fraternalmente, para um diálogo. Somos irmãos, vamos nos unir em torno de Jesus Cristo e como Igreja ir em missão para anunciar e construir o Reino de Deus. O Papa nos lembrou recentemente que "as divisões são um escândalo para a Igreja". Não o conheço ainda pessoalmente, não nos dividamos. Prefiro de verdade não ser de Apolo nem de Paulo, somos todos irmãos!

24 de Janeiro de 2014.

***

Bruno Braga.

Padre Euder Canuto,

Antes de qualquer consideração, agradeço a gentileza do convite. Talvez não se lembre, já estivemos juntos. De qualquer maneira, enquanto não surge uma oportunidade para assentarmos e termos uma conversa mais detida sobre o assunto, podemos manter aqui, penso eu, um diálogo tão “maduro” quanto em privado, e que pode produzir – se já não está produzindo – bons frutos.

Muito bem. Padre, eu “compreendi” o que expôs no seu primeiro comentário. No entanto, “compreender” não significa “concordar”. E neste caso específico eu não poderia deixar de externar a minha discordância, mesmo que ela não se adeque aos critérios de publicação da página da paróquia no Facebook ou que aparentemente viole princípios de boa conduta. Porque a Igreja Católica está acima de tudo isso. E se a temos como preocupação comum, não precisamos a princípio temer “divisões”, mas nos preocuparmos em estabelecer uma conversa franca e objetiva.

Padre, se o “único” propósito da página da paróquia no Facebook é “promover O QUE HÁ DE BONITO numa Comunidade Eclesial de Base” (as aspas reproduzem as suas próprias palavras com um destaque meu), então ela está promovendo – assim como o senhor denuncia nas minhas publicações – uma “caricatura” das CEB´s. Uma caricatura “BONITA”. Porque omite o que nelas escandalosamente existe de “FEIO”: a instrumentalização política e a corrupção da fé católica (Cf. comentário anterior). 

Ademais. Se o senhor, padre, reconhece a face “FEIA” das CEB´s e afirma não concordar com ela, mas decididamente se empenha em promover apenas o “BONITO”, e quando alguém expõe alguns traços daquele temível rosto o senhor o adverte por promover “caricaturas”, há ai – na mais branda das hipóteses - uma grave omissão. 

Padre Euder Canuto, em nenhum momento neguei, existem fiéis que participam “de coração” do Intereclesial de CEB´s. Por isso utilizei o termo “instrumentalizar”, que pressupõe a existência deles. No entanto, infelizmente, padre, a face tenebrosa das CEB´s é a que prevalece há décadas, e por isso mesmo gerou manifestações e intervenções de Papas e de altas autoridades eclesiais (Cf. comentário anterior). Aqueles católicos de “boa-fé” pouco representam naquilo em que a Intereclesial adquire expressão oficial. Eles não participam da redação dos documentos. Não elaboram a carta final que estabelece princípios e intenções. Não contribuem com as “análises conjunturais”, que traçam as linhas de orientação para o trabalho das comunidades nos próximos anos e onde se chega a cogitar até uma possibilidade de “ruptura” fundada no Concílio Vaticano II, aproveitando ardilosamente a figura e o discurso do Papa Francisco (Cf. Manoel Godoy). Tudo isso fica a cargo de lideranças e “intelectuais” – SOCIALISTAS-COMUNISTAS - que tomaram as CEB´s e as INSTRUMENTALIZARAM para promoverem suas bandeiras e projetos de poder. Para tirar a prova – e identificar o conteúdo que a Igreja Católica condena e abomina - basta consultar e ler os próprios documentos publicados pela Intereclesial (fonte: [http://www.intereclesialcebs.org/]).

Outra consideração importante. O senhor reduz o material das publicações a uma “critica destrutiva do diferente”. Sim, em certo sentido ele contém uma crítica do DIFERENTE. Mas não é por criticar o diferente que a crítica deixa de ser procedente. É necessário avaliar o “conteúdo” do alegado DIFERENTE, porque ele pode ser uma “oposição” ou uma “incompatibilidade” identificada pela crítica. Por exemplo. Quando denuncio a participação de grupos ABORTISTAS em um evento católico, eu estou apenas manifestando uma intolerante crítica do “diferente” ou apontando uma oposição inconciliável com o princípio cristão de valorização da VIDA? Expor a orientação SOCIALISTA-COMUNISTA dada à Intereclesial de CEB´s é somente uma “crítica destrutiva do DIFERENTE“ ou identificar uma “incompatibilidade” de natureza entre o SOCIALISMO-COMUNISMO e a doutrina católica que pode definir inclusive a excomunhão do fiel? (Cf. sobretudo [http://b-braga.blogspot.com.br/2012/05/um-alerta-aos-catolicos.html]). Fica claro, nestes termos, que reduzir o material das publicações a uma “crítica destrutiva do diferente” é um equívoco.

Com relação ao “Pai Nosso dos Mártires”. Eu não sei se compreendi bem o que o senhor quis dizer, padre. Mas a minha crítica não tem o propósito de “omitir” – “intencionalmente” – aquela “manifestação” dos “membros da Igreja” (o que aparece entre aspas são suas próprias palavras). Não pretendo “omitir” nada. Mas é preciso verificar se aquela canção é de fato uma “manifestação dos membros da Igreja”. Para isso, não é possível apegar-se somente a alguns trechos da letra da música, por exemplo, àqueles que se referem ao “sofrimento de um povo”, como o senhor observa. É preciso ampliar o espectro de análise. Relacionar a autoria – a influência da Teologia SOCIALISTA-COMUNISTA da Libertação – e o contexto de apologia ideológica da revolução social e política. Este plano mais amplo, que abarca os trechos recortados, está sintetizado na própria letra, quando se proclama um “pai nosso REVOLUCIONÁRIO”. Uma sugestão. Assista a este vídeo do “Pai Nosso dos mártires” [http://www.youtube.com/watch?v=lsPDR_912ls]. Desconheço a relação dele com os autores da música. De qualquer maneira, o vídeo traz uma iconografia que inegavelmente tem uma correspondência – pelo que já foi exposto ao longo desta conversa - com o espaço e o contexto no qual a canção é entoada. Confira no tempo 00:14. Jesus Cristo é representado como um líder revolucionário, e na sequência, com os mesmos traços, aparece Che Guevara, o psicopata que comandava fuzilamentos de cristãos em Cuba e afirmava: “Não sou Cristo nem filantropo. Sou totalmente o contrário de um Cristo” [...] “Um revolucionário deve se tornar uma fria máquina de matar movida apenas pelo ódio”. Nestes termos, chamar aquela canção de “oração” e dizer que ela é uma “manifestação dos membros da Igreja” é no mínimo um contrassenso.

Bom, padre, o senhor é um sacerdote. Consequentemente É da Igreja Católica. Portanto, não lhe é dado proclamar indistintamente que prefere “não ser de Apolo nem de Paulo”. No caso em tela – em que há uma inegável instrumentalização das CEB´s e corrupção da fé católica – isto significaria eximir-se das responsabilidades do seu vínculo. Imagine só. Um sujeito entra na sua casa. Toma a cabeceira da mesa e com o dedo em riste começa a ditar regras para a sua família. Promove uma verdadeira “revolução” nos hábitos e costumes – desprezando e cuspindo em uma tradição que foi cultivada ao longo de anos. O sujeito faz tudo isso e o senhor lava as mãos dizendo que não é de “Apolo nem de Paulo” e que a justiça é divina. Pior. Ainda adverte quem denuncia a situação, contrariando até mesmo o que diz o chefe da casa. Ora, padre, isto é completamente despropositado. 

Encerro relembrando a conclusão do meu último comentário. É OMISSÃO maquiar a escandalosa e inegável instrumentalização das CEB´s e a consequente corrupção da fé católica. Para um sacerdote é uma atitude extremamente grave, porque ele tem a responsabilidade de proteger a Igreja Católica. Responsabilidade sobre a qual será de alguma forma chamado a prestar contas, sendo-lhe vedado eximir-se dela alegando desconhecimento do assunto e da realidade. Padre Euder Canuto, eu assumo aqui a responsabilidade de parecer indelicado, ríspido e até grosseiro. Porém, eu também seria cobrado caso não tivesse lhe dito tudo isso. De qualquer forma, está feito.

Atenciosamente,Bruno Braga.







Friday, January 17, 2014


Notas.
Bruno Braga.




I.










O 13º Intereclesial de CEB´s foi “prestigiado” por ninguém menos que Frei Betto (Cf. foto). Terrorista durante o Regime Militar – um office boy de Carlos Marighella -, ele foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). É um “apóstolo” da Teologia da Libertação, um instrumento forjado para modular a fé católica em favor de um projeto de poder. Lula confessou que a teologia revolucionária foi fundamental para a sua ascensão e eleição. Betto, a propósito, foi conselheiro pessoal do então presidente Luiz Inácio. E foi uma das peças fundamentais para o fortalecimento do Foro de São Paulo: ocupou a direção civil (segundo Anatoli Olink) da organização SOCIALISTA-COMUNISTA fundada por Lula (PT) e por Fidel Castro que hoje praticamente domina a América Latina.


As Comunidades Eclesiais de Base foram tomadas de assalto pelo movimento revolucionário. A estratégia ardilosa foi confessada pelo próprio Betto – dito “frei” – em uma conversa com o ditador Fidel Castro sobre religião: “Há um número infinito de Comunidades Eclesiais de Base em toda a América Latina; no Brasil existem cerca de 100 mil Comunidades Eclesiais de Base, que são grupos de cristãos, operários, campesinos, marginalizados, nas quais se reúne perto de 3 milhões de pessoas” [...] “Não é fácil convencer um operário, ou um campesino, de que deve lutar pelo socialismo, mas é muito fácil dizer o seguinte: “Olha, homem, nós cremos em um só Deus” [...] (“Fidel y La Religión”. Conversaciones con Frei Betto. Oficina de Publicaciones Del Consejo de Estado: La Havana, 1985. pp. 282-283). Ou seja, Betto assume sem nenhum pudor que manipula a fé para que ela favoreça a revolução SOCIALISTA-COMUNISTA. 




ARTIGOS RECOMENDADOS.


BRAGA, Bruno. “Intereclesial SOCIALISTA-COMUNISTA” [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/01/intereclecial-socialista-comunista.html].
______. “A promoção efetiva da Teologia “Socialista-Comunista” da Libertação” [http://b-braga.blogspot.com.br/2013/05/a-promocao-efetiva-da-teologia.html].
______. “Não, a guerra não acabou” [http://b-braga.blogspot.com.br/2013/07/nao-guerra-nao-acabou.html].




Nota publicada no Facebook em 17 de Janeiro de 2014.




II.








O 13º Intereclesial de CEB´s recepcionou a GUERRILHA RURAL SOCIALISTA-COMUNISTA: o MST (Cf. foto). Em vez da evangelização, o fomento da “luta de classes” – da agitação e da baderna, das invasões e dos conflitos brutais no campo.


O movimento revolucionário toma de assalto a Igreja Católica sob o olhar passivo – ou até entusiasmado - dos fiéis. A Igreja que ele tem o compromisso e o dever de zelar instrumentalizada para favorecer o projeto de poder PETISTA-SOCIALISTA-COMUNISTA.




ARTIGOS RECOMENDADOS.


BRAGA, Bruno. “Intereclesial SOCIALISTA-COMUNISTA” [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/01/intereclecial-socialista-comunista.html].





Nota publicada no Facebook em 17 de Janeiro de 2014.







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Um alerta aos católicos.
Sobre a possibilidade de excomunhão do fiel católico no caso de envolvimento com o Comunismo.



Links




A Cruzada religiosa do Kremlin.
A história não contada da Teologia "Comunista" da Libertação.



Che, Anatomia de um Mito.
Documentário de Luis Guardia, 2005, sobre Che "El Chancho PORCO" Guevara.



Documentário "Reparação".
Sobre a "luta armada" no Brasil, que visava - não a "Democracia" - mas o Socialismo-Comunismo.



Depoimento imprescindível. Ladislav Bittman.
O homem que a Comissão REVOLUCIONÁRIA da Verdade não pretende ouvir.



O Grito Silencioso / Eclipse da razão
Documentários. O Dr. abortista que se converteu em defensor da vida. Denúncia da cultura da morte e de seu projeto macabro.












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-O coletivismo é a negação da liberdade, porquanto a sede da liberdade é o indivíduo. Tanto é que a pena mais severa na história da humanidade é a privação da liberdade. A essência da liberdade é una e indivisível e daí a designação do sujeito como "indivíduo".

Aluízio Amorim

Filósofa russa Ayn Rand :



“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”



Ayn Rand nasceu em São Petersburgo em 1905